AQUÁRIOS
Coloca aqui o setup do(s) teu(s) aquário(s) e os registos diários do(s) mesmo(s).
Subforums
AQUASCAPING
- 35.8k posts
- 19 followers
Área para tópicos relativos a montagens e técnicas de desenvolvimento e melhoramento de Aquapaisagismo.
Subforums:

- VERTIGO
- By Vera Santos,
LOW-TECH
- 4.7k posts
- 2 followers
Área dedicada à troca de ideias sobre aquários low-tech, ou seja, aquários com utilização de reduzida tecnologia e manutenção.
NANO AQUA
- 12.3k posts
- 7 followers
Porque grandes coisas vêm em pequenos pacotes, este espaço é dedicado aos nanos, e respectivos habitantes, equipamento e cuidados.
PALUDÁRIOS, TERRÁRIOS E AQUA-TERRÁRIOS
- 5.1k posts
- 1 follower
Esta é uma área dedicada a todos os temas relacionados com este tipo de ecossistemas.
Subforums:
3,398 topics in this forum
-
- 6 followers
- 19 replies
- 2.2k views
Data da montagem : 08 de Agosto de 2020 Dimensões do aquário: 80 x 30 x 40 cm Filtro: Fluvial 207 Termostato: 100 W (regulado para 22º) Iluminação: Calha improvisada com 2 luzes T8 de 10W e 4 focos Flood de 15W (5 horas diárias) Sistema de CO2: DIY Substrato fértil: Aquario NEO Soil Compact Decorações: Rocha de Granito Fauna: 7 Otocinclus + 8 Amano Shrimp + 16 Tanichtys Albonubes Plantas: Monte Carlo Frequência das TPA's: 1 vez por semana Não consigo estar quieto. Depois de ter montado um aquário em Março (https://www.aquariofilia.net/forum/topic/260404-segunda-tentativa/) e o ter remodelado em Junho (htt…
-
- 1 follower
- 5 replies
- 688 views
Boas, eu tenho duas mollys, em que as duas apresentam diferentes problemas, uma apresenta as barbatanas dorsal e a de trás fechadas e a a segunda está a nadar na vertical as vezes
-
- 3 followers
- 52 replies
- 2.1k views
Setup - Aquário de água doce: 1 - Nome do Aquário: Aquatlantis Evasion EVO 120. 2 - Data da montagem: 10/01/2021 3 - Dimensões do aquário: 118×54.7×38 3.1 - Volumes bruto e útil: bruto:245L. 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro: Fluval 407 4.2 - Termostato: Fluval E300 4.3 - Iluminação/Foto-período: Barra LEDS Branco JJ-5630 18W (1040) Barra LEDS Multi-Cor JJ-5630 18W (1043) Transformador 12v 8.3A 4.4 - Sistema de CO2: Mais tarde irei adicionar. 4.5 - Outro equipamentos adicionais: Eheim Air Pump 200 (3072) com 2 saídas. 5 - Substratos & decorações 5.1 - Substrato fértil: AQUA GRO (OCEAN FREE) 5.2 - Substrato inerte: Flourite com rocha vulcânica mistur…
-
- 0 replies
- 390 views
Eu tenho uma beteira q eu n uso pra nada entao eu tava pensando e criar uma ponte entre meu aquario de 12l e a minha velha beteira pro meu peixe betta Alguem pode me ajudar a liga-los?
-
- 6 followers
- 217 replies
- 24.3k views
Venho apresentar o meu 2º aquário,1º plantado. Montagem dia 01/12/2014 Material Aquário Aquatlantis style led 80 - 80x40x35 112l Filtro JBL 701e - 700 L/H Termostato JBL 100S - 100w - 25ºc Iluminação Aquatlantis 80 led 16w 8h dia Hardscape Substrato fértil AquaBasis plus JBL Substrato inerte Manado JBL Tronco raiz do deserto Rochas de xisto Parâmetros NO3 - 10 mg/l NO2 - 0 mg/l GH - >7°d KH - 6°d pH - 6,5 Cl2 - 0 mg/l Flora Cabomba caroliniana Aponogeton madagascariensis Lilaeopsis novea-zealandiae Fauna 2 Otocinclus affinis Fertilização Ainda não faço.
-
- 1 follower
- 1 reply
- 404 views
Coloquei os peixes no aquário novo a mais o menos uma semana, algums morreram, mas no mais estavam todos se desenvolvendo bem, porém, hoje de manhã, os mato grosso ficam o tempo todo nas costas das corydoras tentando mordiscar elas, já até estão com alguns pedacinhos arancados, alguém pode me dizer algo que eu possa fazer? Aquário de 300l Com algumas plantinhas
-
- 2 followers
- 32 replies
- 1.7k views
Boas tenho 3 cometas atualmente em um aquário de 70 litros. E quero fazer um upgrade no Natal. Podem me dar sugestoes? N interessa o preço, desde que tenho os litros indicados para os peixes. CUMP
-
- 3 followers
- 57 replies
- 5.2k views
Já por cá andei hà alguns anos atrás já tive alguns projectos todos dentro de água doce mas acabei por me afastar deste mundo pelo facto de não ter residencia fixa nos ultimos anos o que agora parece que vai mudar. Sem grande planeamento acabei por voltar a entrar numa loja na minha área de residencia e ao ver tanto peixe acabei por não resistir e passados uns dias lá voltei e comprei um aquário pois todos os que tive anteriormente acabei por deixá-los para trás. Neste momento o capital não é muito ao contrário da vontade e eu sei que a pressa aqui é inimiga da perfeição como em tudo mas com cerca de 3 semanas já com o aquario em casa e sem ter tido tempo para me dedicar …
-
- 0 replies
- 438 views
Boa Noite! Estou querendo montar um aquário 1,20mx1mx0,50m de acordo com um site foi calculado a espessura de 10mm. Estava pesquisando sofre a trava francesa e gostaria de saber se ter alguma largura e espessura pra ser calculada e como se faz. Se alguém puder ajudar. Abraço!
-
- 4 followers
- 16 replies
- 1.1k views
Olá pessoal, Tenho um aquário guardado na despensa (só vidro) e como é Natal e chegou o subsidio decidi gastar uns trocos e montar um novo projecto cá por casa. A ideia ainda não está completamente definida mas será plantado de água doce, em termos de fauna ou será para um Betta e alguns outros peixes que complementem o ecossitema tipo umas corydoras pigmeu, ottocinclus, e estou tentado a colocar uns camarões mas quero colocar muitas plantas e providenciar esconderijos para os mesmos... Sugestões/Opiniões? 1 - Cocoon 43L - Aquatic Nature 2 - 19/11/2020 3 - Dimensão: 45x30x32cm Volume bruto: 43L 4 - Equipamentos a Instaladar …
-
- 5 followers
- 60 replies
- 4.5k views
Boa noite a todos, Apos bastantes anos de pausa no hobby, decidi recomecar no mesmo. Sera a minha primeira experiencia com um aquario grande, bem como com plantas de maior exigencia que tentarei manter. Ainda nao tenho tudo definido a nivel de Fauna e Flora, mas gostaria de ter 1 ou 2 casais de Ramirezi, acompanhados talvez de um cardume de Neons e de outro pequeno cardume a definir, acompanhados claro de uma equipa de limpeza completa. 1 - Nome do Aquário - Sem nome 2 - Data da montagem - 18.02.2020 3 - Dimensões do aquário - 100*40*50cm 3.1 - Volumes bruto e útil - Bruto sao 200l 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro - Oase Biomaster 600 4.2 …
-
- 2 followers
- 2 replies
- 430 views
Data de montagem - 03.01.2021 Dimensões - 30x30x35, 31 litros Equipamentos: - filtro hang-on 200l/h - termostato fluval M50 - Twinstar 30B, 8 horas Substrato e Decoração: - tropica plant grow substrate, 1l - dennerle shrimp king active soil, 4l - horn wood, dragon stone Fertilização - Fauna - Flora: Rotala spec. Green, Rotala rotundifolia orange juice, Rotala spec. H'Ra, Juncus repens, Hydrocotyle tripartita japan, Eleocharis pusilla, anubias nana petit, anubias nana bonsai, bucephalandra pygmea bukit kelam, microsorum pteropus wyndelov, taxiphyllum barbieri Parâmetros: - 23.° Enviado do meu SM-T510 através do Tapatalk
-
- 2 followers
- 6 replies
- 636 views
Boas, Após anos de estudos e preparação ora aqui vai... o inicio de uma grande dor de cabeça 😂. 1 - My first mistake. 2 - 7/12/2020 3 - 120*50*45 3.1 - 270L brutos e 230L úteis??? 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Eheim pro 3 1200XLT - EHEIM SUBSTRATpro - Seachem Matrix - Seachem Purigen 4.2 - Termostato: Inc. no filtro 4.3 - Iluminação: Twinstar ll 1200SA Foto-período: 12H (10h-1% 12h-25% 14h-50% 16h-60% 18h-50% 20h-25% 22h-1% 00h-0%) 4.4 - Sistema de CO2: Garrafa 1.5L com redutor de 2 manômetros com válvula de ajuste fino. Injeção direta Qanvee 4.…
-
- 2 followers
- 2 replies
- 434 views
1. 2. Data de montagem 08.11.2020 3. 80x40x40, 128l brutos 4. Equipamentos 4.1 e 4.2. OASE Filtosmart 200 thermo 4.3 Twinstar Light II 600CC RGB, 8 horas 5. Substrato e decoração 5.1. Deponitmix da Dennerle, 2,4kg 5.2. Tropica aquarium soil 9l e tropica aquarium soil powder 3l 5.3. Ryouh stone e ent wood 5.4. Areia 6. Tropica premium nutrition 1xsemana após TPA 7. 8 corydoras duplicareus 6 puntius tetrazona 18 trogonostigma heteromorpha 6 otocinclus affinis 8. Ludwigia spec. Super red, althernanthera reinickii mini, heteranthera zosterifolia, limnophila aromatica, hygrophila difformis, cryptocoryne wenditii green, cryptocoryne lucens, lila…
-
- 3 followers
- 8 replies
- 1.5k views
Para celebrar a minha mensagem nº 600 decidi partilhar o meu aquário mais pequeno... Inicialmente este aquário era só para camarões... depois com a necessidade, transformou-se numa maternidade para os Platys que me têm nascido nos últimos meses até terem tamanho suficiente para irem para o aquário da "creche". Aquário: cubo de acrílico de 18cm, portanto leva pouco mais de 5L de água. Filtro: filtro de esponja com bomba de ar USB revestida a silicone e extremamente silenciosa. Termostato: nano de temperatura fixa da Marina (só para os meses mais frios). Luz: LED de 15cm da BPS (marca vendida nos Chineses) Substrato: Pedras de Lava da JBL…
-
- 2 followers
- 8 replies
- 847 views
Faz umas semanas que ela vem perdendo escamas, como se fosse algum tipo de queimadura. Não encontro nada a respeito na internet, ela se alimenta e nada normalmente, mas às vezes percebo que anda se esfregando nas paredes do aquário, mas não sei o que é ou como tratar. É o meu primeiro peixe, então no momento está em um aquário sem filtro de 20 litros, mas estou estudando e vou providenciar um. Trato a água com protect plus da labcon. O que pode ser?
-
- 1 follower
- 2 replies
- 514 views
Boa noite, Foi me oferecido há uma semana, mais um aquário, um filtro interno (apenas com a esponja) e 2 kinguios comuns, o aquário tem capacidade para 30L (40x25x30) e os peixes têm menos de 4cm. Ao aceitar o aquário sabia perfeitamente que este não tinha as condições para os peixes, portanto decide encomendar um de 100L (tamanho máximo que tenho disponível) e irei também comprar um EHEIM Classic 350. Fiz um teste de água e deu Nitrito-0 e Nitratos-10, portanto acho que o aquário já se encontra ciclado. A minha questão é, como devo proceder? Devo começar o aquário novo do zero e fazer o ciclo de azoto? Passo o máximo de água do aquário velho para o no…
-
- 2 followers
- 22 replies
- 3.6k views
Finalmente o meu aquário está a meu gosto. [gallery640x480] [album]5027[/album] [/gallery] Aquário 79cmx29cmx40cm (35cm água). 80 litros de água doce. Filtro interno Marina Jet-Flo 100 + 270 g de Sera siporax mini Professional. Iluminação: Uma lâmpada fluorescente 30W. Aproximadamente 59cm. Decoração. Tijolo 15 (12 furos). Partido de modo que ficou com três níveis diferentes, onde foram colocadas plantas e um esconderijo que é possível espreitar. Dividi o aquário, na parte esquerda tem areia, na parte direita não tem substrato. Areia branca (média) do Aki. Foi peneirada e aproveitei os graus maiores. Por baixo coloquei um pouco de te…
-
- 3 followers
- 14 replies
- 1.4k views
Como as mudanças de país estão quase concluídas e para o lago ainda estou á espera de material, consegui (mais uma vez) convencer a minha mulher que um aquário ficava bonito na sala! 😁 Consegui comprar um aquário em segunda mão de 200L, com móvel, já com filtro Fluval 406, uma luz LED e um termostato externo Hydor e cá vai disto... estava indeciso entre comprar um Flowerhorn ou experimentar alguma coisa que ainda não tivesse tido e depois de uma visita á Casa dos Discus, decidi optar pelos Discus. Quero plantas, mas não quero usar substrato. Comprei uns troncos onde quero pôr uns Fetos Java e umas Anubias e também já tenho algumas plantas flutuantes. Pintei…
-
- 4 followers
- 39 replies
- 3.7k views
Data da montagem : 19 de Julho de 2020 Dimensões do aquário: 35 x 25 x 29 cm Filtro: Interno. Comprado na Loja China Iluminação: Diz que é LED de 1,5 Watts, mas tenho as minhas dúvidas. Também foi comprado na loja China Substrato e Rocha: "Roubados" do Rio Alto, na Estela - Póvoa de Varzim. Daí o nome. Vamos começar assim... conhecem o meu aquário plantado??? Se não conhecem, deviam conhecer. Fica aqui o link. Fico à espera de opiniões. https://www.aquariofilia.net/forum/topic/260948-ainda-sem-nome/ A minha ligação aos aquários é relativamente recente... comecei em Setembro do ano passado porque resolvi recuperar um tanq…
-
- 1 follower
- 3 replies
- 488 views
Boa noite malta necessitava de opiniões. Tinha um aqua maior do que o que aparece na foto mas entretanto partiu e tinha este de suplente. Retirei as plantas que me sobraravam( anubias essencialmente) e coloquei neste. O da foto ainda está a ciclar mas quero adicionar e revesti lo todo. Agora neste quero meter guppys mollys e assim mas necessitava de opiniões de como o revestir . Alguém ai com ideias ??? P.s no antigo tinha discus logo não estou habituado a que tipo de fauna necessitam os guppys e assim. Obrigado Enviado do meu SM-G975F através do Tapatalk
-
- 1 follower
- 3 replies
- 943 views
Boa tarde. Tenho um aqua da aqualntis com minibiobox a filtrar, (filtro interno), queria colocar um externo eihm eco pro 130. O aquário tem a tampa com luz, sabem como posso fazer a alteração, basta rasgar a tampa e passar as mangueiras ou a kits para poder fazer a alteração. Obrigado
-
- 1 follower
- 3 replies
- 745 views
Tenho um comete laranja, ele está muito mal, está com a cauda e barbatanas desfiadas, na base delas está vermelho, ele só fica na superfície do aquário (boiando), cospe tudo que come e está perdendo o brilho das escamas, eu estou tratando ele com o bacter da labcon, queria saber se estou fazendo certo ou tenho que fazer outra coisa, queria muito salvar, me ajudem por favor
-
- 3 followers
- 30 replies
- 2.3k views
Após uns anos de Dark Age na Aquariofilia, no inicio do mês de julho montei o meu aquário de 60L. Seguindo as regras "by the book" coloquei substrato fértil, substrato inerte, um tronco, algumas plantas, filtro de cascata, iluminaria e termostato. Para inicio da ciclagem coloquei Nutrafin Cycle (bactérias Nitrificantes) e de vez em quando fui colocando um pouco de comida para peixe e mais Nutrafin Cycle. Na semana passada reparei que já apareciam algas (algas castanhas tipo cabelo) a algumas algas também no tronco. Aproveitei para mexer um pouco no setup colocando um novo filtro (Thermopump Hydor EKIP 300) pois o termostato que tinha estava avariado, mais umas…
-
- 5 followers
- 29 replies
- 2.1k views
Boa noite, estou me a iniciar por estas áreas, apesar de ter um lago com kois e cometas já á uns anos, e a sorte não ser muita, vou montar agora um aquário 😉 O aquário como o próprio nome indica será uma espécie de quadro, ainda não sei bem no que me estou a meter, mas o material começa se a juntar... A ideia principal é cortar uma parede que divide o corredor da entrada da casa, de uma sala, e ficar uma espécie de quadro virado para o corredor, e o restante na sala. As medidas dele são 100x40x68, em vidro extra claro de 10mm. A ideia será criar algo que pareça o mais natural possivel, e com o mínimo de acessórios á vista para tentar cumprir esse objectivo, para t…
-
- 1 follower
- 4 replies
- 726 views
Boa Noite sou o Carlos e estou em Belas. Já tive este hobby nos anos 80, mas voltou novamente e estou no escuro e existe a tecnologia ( voltar a aprender) comprei algum equipamento e estou na fase de montagem do mesmo, mas ainda não decidi o peixe a minha intenção seria uma unica especie agua doce tropical ( tetra diamante ou nematobrycon palmeri, aphyocharax anisitsi) e alguns camarões... mas estou receptivo a sugestões. Setup - Aquário de água doce: 1 - Nome do Aquário - Ada p60 2 - Data da montagem- já montado com fauna e flora 3 - Dimensões do aquário - 60x30x36 .1 - Volumes bruto e útil- 60 L 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Fi…
-
- 2 followers
- 9 replies
- 854 views
Bom dia, inscrevi-me neste site na esperança que me pudessem ajudar.. comecei à pouco tempo neste mundo dos aquários.. Comprei um aquário de 30l e um termostato de 200w.. A minha duvida é quanto gastarei por mês só relativamente ao termostato? E valerá a pena comprar um termostato por exemplo de 50w em vez de usar o de 200w?? No caso de querer colocar lá peixes de água fria haverá algum que posso colocar? Entre o peixe cometa e o peixe telescópio algum seria mais aconselhado? E poderei juntá-los? Desculpem ser tantas perguntas mas já comprei o aquário à mais de um mês e ainda não coloquei lá nada para ter a certeza que faço as coisas como deve de ser.. Obrigad…
-
- 0 replies
- 531 views
Fica aqui o setup que tenho neste momento: Setup - Aquário de água doce: 1 - Nome do Aquário: AQUATLANTIS BERMUDES 60 2 - Data da montagem: Maio/2020 3 - Dimensões do aquário: 60*30*42,5 3.1 - Volumes bruto e útil: 54 Litros 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro Mini Biobox 2 (Cargas Filtrantes+Bomba interior 330l/h) 4.2 - Aquecedor com termostáto 50 W 4.3 - Iluminação T8 Super Light Lamp 4.5 - Outro equipamentos adicionais: Air Pump EHEIM Air 100 5 - Substratos & decorações 5.2 - Substrato inerte 5.3 - Decorações: Pedras e Troncos 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) 7 - Fauna 8…
-
- 1 follower
- 4 replies
- 1.3k views
Fiz um nano com tudo comprado do chines ja vai um mes e tudo andar bem Setup Filtro jix-618h kkk Termostato 50w jix Luzes: duas barras de led sou deus sabe Medidas do aqua 30×20×+20 Substrato fertil Humus Substraro akadama Hardcape Troncos creio que sejam do deserto Flora Elocharis acicularis Riccia Musgo de java Hygrophila corymbosa Alternanthera reineckii pink Salvinia Fauna 3 iritherina werner 10 cristal red shrimps 2 ottos Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk
-
- 3 followers
- 9 replies
- 578 views
Olá, Bom dia! O meu aquário é relativamente novo (cerca de dois meses), é de 60 litros, com substrato inerte, bem plantado (plantas low-tech) e com espécies pequenas (rásboras, dânios, tetras, alguns invertebrados (caracóis), corydoras e néons. Por causa das plantas apresentarem um aspecto menos bom, foi-me recomendado que pusesse umas cápsulas fertilizantes junto às raizes das plantas (da Tropica) e foi o que fiz, juntamente com um pequeno esguicho de fertilizante líquido (pus muito pouco). Desde então, na zona da cortina de água tem-se formado esta camada de espuma. Os níveis da água estão aparentemente bons, mas, mesmo assim, fiz uma TPA de cerca de 25%. A espuma conti…
-
- 1 follower
- 3 replies
- 467 views
Boas.. já alguem alterou um eheim pick up e tirou o tubo central para aplicar midias por camada? Acham que funciona? obrigado
-
- 3 followers
- 14 replies
- 1.7k views
Data da montagem : 09 de Junho de 2020 Dimensões do aquário: 80 x 30 x 40 cm Filtro: Fluvial 207 Termostato: 100 W (regulado para 22º) Iluminação: Calha improvisada com 2 luzes T8 de 10W e 4 focos Flood de 15W (6 horas diárias) Sistema de CO2: DIY Substrato fértil: Aquario NEO Soil Compact Decorações: Rocha de Granito Fauna: 7 Otocinclus + 7 Caridina Multidentata + 8 Tanichthys Albonubes Plantas: Monte Carlo Frequência das TPA's: 1 vez por semana Boas. Comprei, finalmente, um vidro novo, e aproveitei para mudar todo o layout anterior (https://www.aquariofilia.net/forum/topic/260404-segunda-tentativa/). Não estava descontent…
-
- 0 replies
- 402 views
Boas, Não tenho muito o que dizer, só o básico, provavelmente nesses dias, teve uma pequena queda de temperatura (eu tinha removido o termômetro por conta que a colisa batia a cabeça) e ontem havia um pequno ponto branco, eu achei que fosse sujeira, até hoje. O ponto estava na coridora, enorme, eu ouvi dizer que poderia tratá-la com Azul de Metileno ou fungicida da alcon, mas nunca com sal. A minha dúvida é: posso tratá-la com Permanganato de potássio? e o rémedio Ictio da alcon?
-
- 1 follower
- 7 replies
- 714 views
Olá Sabem onde posso comprar (preferencialmente online) 2 Lâmpadas T8 30W (preferencialmente, pq é para aquário plantado, Sera Plant Color T8 30W 90cm) e 1 de 15W 45cm? tenho que pensar em mudar isto para led
-
- 1 follower
- 2 replies
- 420 views
Olá a todos. Procurei e encontrei algumas postagens, mas muitas delas já antigas , então resolvi por um novo debate. Tenho um aquário de 200l , novo, 1 mês e no fim da ciclagem. Optei por montar plantado, setup abaixo: - Substrato Fértil AquaPedra ( Acredito que nacional, sou Brasileiro ) - Sump 90l com Perlon, Cerâmicas, Zeolita e 100g de carvão ativado ( Esse coloquei para tirar algumas impurezas que temos na água brasileira, mas não vou deixar muito tempo para não afetar as plantas. - Bomba de 2000 l /h - Termostato 200w - Leds 6000k , somando 45w ( DIY ) - Sem CO² , por conta do preço, por inicio não conseguirei manter. …