JoseCarlosMarques Posted August 28 Share Posted August 28 (edited) Enquanto planeio a minha mudança de casa, achei por bem desmontar o meu antigo aquário (https://www.aquariofilia.net/forum/topic/263221-já-é-um-sr-iwagumi/) para me poder concentrar naquilo que agora é mais importante. Mas como o bichinho está mais que entranhado, e não conseguia tirar da cabeça aquele que seria o meu próximo projecto, fartei-me de ver imagens e procurar hardscape aqui por perto para ver se me mantinha entretido e conseguia ir adiantando "trabalho". A ideia inicial passava por usar seixo rolado num aquário plantado, para tentar fugir um pouco ao que fiz anteriormente, mas as pedras que encontrei (com o tamanho que queria) eram bastante pesadas, e a preguiça de ir busca-las levou a melhor. Como cá por casa a opinião de que a montagem anterior estava mais que perfeita (só eu lhe consegui ver os defeitos 🙂 ), e como as pedras e o "dojo" estavam aqui à mão, resolvi dar-lhes mais uma oportunidade e tentar fazer uma coisa dentro do mesmo estilo. Comprei 2 ou 3 pedras novas, parti outras, e depois de algumas semanas de experimentação cheguei a um resultado que julgo poder funcionar muito bem. Vou manter-me, portanto, no Iwagumi plantado apenas com carpete, mas desta vez (já com muito mais experiência) acho que vou optar por misturar outras plantas (ainda não tenho a certeza de quais) e quero experimentar trabalhar com musgo. A base é a que vos apresento na imagem em baixo. Agora vou desmontar tudo e guardar esta fotografia no telemóvel para ir tirando notas daquilo que ainda poderá mudar e das tais plantas que vou usar. Qualquer opinião que possa vir do vosso lado será, como sempre, muito bem vinda. Tenham apenas em mente que desta vez colei os conjuntos principais, para ser mais fácil o transporte... não me digam, por favor, para rodar 3cm para a esquerda a rocha xpto, ou 4 para a direita aquela mais chegada à frente, porque há coisas que já não posso fazer e isso só me vai deixar frustrado 😛 . Aguardo o vosso feedback. Um grande abraço, e bem-vindos a esta nova aventura! Edited August 30 by JoseCarlosMarques 4 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
KoD Posted August 30 Share Posted August 30 Para mim está impecável… ficarei à espera de mais fotos. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
JoseCarlosMarques Posted August 30 Author Share Posted August 30 3 hours ago, KoD said: Para mim está impecável… ficarei à espera de mais fotos. Obrigado KoD. Um abraço! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
JoseCarlosMarques Posted September 4 Author Share Posted September 4 Segunda fase do processo (que também podia ter sido a primeira)... juntar todo o equipamento necessário para montar o aquário. Neste caso tive a tarefa facilitada porque, enquanto desmontei o tanque anterior, e tendo em mente que o teria que mudar de espaço, fui empacotando tudo direitinho para facilitar o transporte. Nunca pensei acabar com esta quantidade absurda de caixas. E não se esqueçam que o aquário e o móvel não estão incluídos na fotografia! Fica só a imagem para aqueles que julgam que para manter um aquário basta comprar um cubo de vidro e meter os peixitos lá dentro 😉 . 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
KoD Posted September 7 Share Posted September 7 Eu não tenho isso tudo... mas ainda tenho pedras e areia espalhadas pelo terraço... um dia tiro fotos para o pessoal vir cá buscar o que quer. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
JoseCarlosMarques Posted September 8 Author Share Posted September 8 11 hours ago, KoD said: Eu não tenho isso tudo... mas ainda tenho pedras e areia espalhadas pelo terraço... um dia tiro fotos para o pessoal vir cá buscar o que quer. Já tentei despachar algumas coisas - os filtros, por exemplo, porque estou a pensar comprar um novo, mas sem sucesso. Quando são coisas mais básicas e/ou mais baratas, costumo deita-las no lixo, para não estarem aqui a ocupar mais espaço. Mas os filtros ainda custaram perto de 100€ cada, e como são filtros porreiros queria ver se os dava. Já agora, se alguém estiver interessado... são dois Fluval 207. Funcionam os dois, mas um estava a servir como dador de peças, portanto precisa de algumas coisas para voltar a ser activado - veio, borracha... aquele kit de substituição da Fluval que custa 20€. Não é para vender... é para dar. Só têm que pagar os portes e seguem sem midia e com esponjas usadas. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vasco Ferreira Posted September 13 Share Posted September 13 Pq n experimentas vender no olx. Sempre ajuda a pagar a compra de novo material. Quanto à montagem tem bastante potencial, mas isso tem de ser feito dentro do "vidro". Fora, engana bastante, principalmente com os declives e aquilo que fica tapado pelas flora (algo que nas fotos parece ser bastante). Força nisso Quote ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha Link to comment Share on other sites More sharing options...
JoseCarlosMarques Posted September 13 Author Share Posted September 13 1 hour ago, Vasco Ferreira said: Pq n experimentas vender no olx. Sempre ajuda a pagar a compra de novo material. Quanto à montagem tem bastante potencial, mas isso tem de ser feito dentro do "vidro". Fora, engana bastante, principalmente com os declives e aquilo que fica tapado pelas flora (algo que nas fotos parece ser bastante). Força nisso Não quero vender porque muito sinceramente acho um gesto mais bonito passar o equipamento a pessoal que possa precisar dele aqui no Fórum. Agradeço o teu comentário em relação ao que apresentei. A próxima fase será essa... montar tudo dentro do aquário para fazer os ajustes necessários e começar a pensar nas plantas mais a sério. Assim que tenha isso pronto, volto a mostrar 😉 . Um abraço. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vasco Ferreira Posted September 14 Share Posted September 14 Compreendo, mas como referi no outro tópico é um hobby caro e qualquer coisa que ganhes ajuda no investimento de material novo. Se fizeres um preço simpático, tu ficas contente e quem compra também. Quote ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha Link to comment Share on other sites More sharing options...
JoseCarlosMarques Posted September 14 Author Share Posted September 14 3 hours ago, Vasco Ferreira said: Compreendo, mas como referi no outro tópico é um hobby caro e qualquer coisa que ganhes ajuda no investimento de material novo. Se fizeres um preço simpático, tu ficas contente e quem compra também. Eu sei que sim, mas não me dou muito bem com o OLX. A última venda que fiz veio com um conjunto de reclamações atrás. As pessoas acham que o equipamento vai estar impecável, mesmo quando lhes dizes que não está... esperam uma pexinxa e depois só te chateias com disparates por meia dúzia de trocos. Acredita em mim... por vezes o melhor é mesmo oferecer a quem precisa. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gonçalo84 Posted September 20 Share Posted September 20 Boas. Parece muito bem, mas acho que devias subir um pouco mais o grupo de pedras à esquerda. Quote Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017 Link to comment Share on other sites More sharing options...
JoseCarlosMarques Posted September 21 Author Share Posted September 21 19 hours ago, Gonçalo84 said: Boas. Parece muito bem, mas acho que devias subir um pouco mais o grupo de pedras à esquerda. Olá Gonçalo. Agradeço o teu comentário e vou tê-lo em conta quando passar as pedras para o aquário. Fiz tudo de maneira a que as pedras ficassem assentes no vidro de baixo do aquário, para ter maior estabilidade, mas como ainda tenho uns sacos de JBL Volcano Mineral que queria usar, é muito provável que haja uma elevação do hardscape. Tenho que avaliar essa situação. Um abraço. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts