AQUÁRIOS
Coloca aqui o setup do(s) teu(s) aquário(s) e os registos diários do(s) mesmo(s).
Subforums
AQUASCAPING
- 39.7k posts
- 13 followers
Área para tópicos relativos a montagens e técnicas de desenvolvimento e melhoramento de Aquapaisagismo.

- Nova Empreitada
- Last reply by JoseCarlosMarques,
LOW-TECH
- 5.2k posts
- 4 followers
Área dedicada à troca de ideias sobre aquários low-tech, ou seja, aquários com utilização de reduzida tecnologia e manutenção.
- A Cabana dos Amano - Low tech
- Last reply by Ricardo PCorreia,
NANO AQUA
- 12.5k posts
- 4 followers
Porque grandes coisas vêm em pequenos pacotes, este espaço é dedicado aos nanos, e respectivos habitantes, equipamento e cuidados.

- Verdant Haven (Aqua Hospital)
- Last reply by JoseCarlosMarques,
Esta é uma área dedicada a todos os temas relacionados com este tipo de ecossistemas.

- Peixe espada gravida?
- Last reply by Alvaro Silva,
3,416 topics in this forum
-
- 7 replies
- 1.5k views
Boas a todos. Tenho um aquário com 6 guppys, 2 espadas, 4 mollys, um limpa vidros e uns 12 alevinos de guppys, e queria saber se os tetra neons são compativeis tanto com os peixes que tenho como o meu aquário... Setup - Aquário de água doce: - Dimensões do aquário Litragem - 60L Volume - 60x30x30 - Equipamentos Instalados Filtro Interno Marina JF75 Termostato Iluminação/Foto-período - 10-12h por dia Sistema de CO2 - Não Outro equipamentos adicionais - Termómetro - Substratos & decorações Substrato fértil - Fertil Plant Prodac Substrato inerte - Cascalho Decorativo Decorações (pedras, troncos, etc) - Um tronco,…
-
- 3 replies
- 667 views
Bom dia !!! Gostaria de saber como amigos desse hobby sensacional como plantar plantas no na parte de trás do aquario mas como se fosse uma parede de substrato
-
- 1 follower
- 16 replies
- 3.2k views
Boas, sou o Nuno e estou a montar o primeiro aquario. Segui algumas indicações da loja onde comprei (Ornimundo). Para já em cerca de 48h noto a agua muito turva (penso que esteja a ficar cada vez mais). Vou necessitar de ajuda e conselhos, a ideia é ter peixes de cardume. (Guppies e Neons na maioria) 1 - Nome do Aquário - Nunext 2 - Data da montagem - 12-05-2017 3 - Dimensões do aquário 3.1 - Volumes bruto e útil - 81 x 36 x 45 cm - 110L 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro - Pump Juwel ECCOFLOW 300 l/h Int. 4.2 - Termostato - Juwel AquaHeat 100 W 4.3 - Iluminação/Foto-período - NovoLux 80 LED - 10.5 W 4.4 - Sistema de CO2 - Pump Juwel ECCOFLOW 5…
-
- 8 replies
- 2.1k views
Olá, O meu nome é Marta e há imenso tempo que não participo em fóruns de aquariofilia, mas agora com um novo projecto surge a necessidade de procurar ajuda entre os mais entendidos. Neste momento tenho um aqua de 240l, com 120cm de frente, onde vive um pleco leopardo no alto dos seus 8 anos e 50 cm de comprimento, 1 peixe joia, um multipuntata, e meia dúzia de labidochromis caeruleus. Existia também um oscar, mas que faleceu há uns meses atras depois de aparentemente ter sofrido de uma qualquer doença que o inibia de nadar. este aqua funciona com um filtro externo. Bem este set up tem 8 anos, e sinceramente a manutenção com filtros externos é complicada, p…
-
- 1 follower
- 3 replies
- 1.4k views
boas pessoal no meu aqua de 40 litros(50x27x35) há uns dias aconteceu um grande desastre que foi um neon morto que estava entalado numa fenda de um dos meus troncos e como era na parte de trás dos troncos eu não conseguia ver e conclusão, ainda consegui recuperar o meu escalar, um tetra e um rasbora arlequim e pû-los num aqua de +- 20 litros. Infelizmente o que me restou fazer foi desativar o aquário e agora está parado...Mas agora gostava de tentar fazer um plantado. na minha montagem anterior já tinha co2( das 14H até ás22H), iluminação em led com 1080 Lm (das 15H até ás 23H e a nível de fertilizante punha o dennerle v30 complete.(acho que por ou não por era a m…
-
- 8 replies
- 1k views
Bom dia Encomendei agora o meu novo aquário, pretendendo retomar este hoby fantástico. Nas lojas que tenho ido tem me falado e direccionado para o novo Fluval Fx4. Vi também o eheim pro4 600 e o JBL . O que vcs me dizem. Se no futuro pretender alterar para plantados ou Discus por exemplo qual seria mais polivalente. Obrigado Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
- 1 follower
- 2 replies
- 827 views
Aquariofilia em Português - Regresso às Origens
-
- 6 replies
- 1.6k views
Boa tarde meus caros, já há muito que não apareço por aqui. Acabei por reaproveitar uma estrutura que tinha e montei um aquário grande. Setup: Aquário de 300l - 1,20cm de comprimento, por 50cm de largura e 50cm de altura. Termostato 300w. Filtro rena 1200l/h Luz OSRAM lumilux HO 54w/880 com uma Philips master tl5 Adquiri um JBL e1000 que quero trocar, gostaria de sugestões para o fazer. Numa experiencia anterior sem querer misturei Manado com areão neutro preto. E nesta montagem adicionei sílica. Flora: umas plantas que comprei de uma poda (já actualizo) Fauna: 1 labeo fernatus, 1 comedor de algas albino, 1 pangasius sutchi 1 barbo tigre, 1 barbo verde, 2 b…
-
- 2 followers
- 17 replies
- 3.1k views
130lts 96lts 60lts 50lts 20lts 10lts Todos com filtro de placa de fundo https://flic.kr/p/SjFcPY https://www.flickr.com/gp/148553334@N08/2bKn58 https://www.flickr.com/gp/148553334@N08/1NPe90 https://www.flickr.com/gp/148553334@N08/rn6g3F https://www.flickr.com/gp/148553334@N08/0869un https://drive.google.com/open?id=0B5PpvE9TD27gbnZ6QXVxbEN0cWM https://www.flickr.com/gp/148553334@N08/73D465 Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
- 8 replies
- 2.2k views
1 - Nome do Aquário - A comuna 2 - Data da montagem - 28/05/2017 3 - Dimensões do aquário 3.1 - Volumes bruto e útil - 38L (volume bruto) 28L (volume útil estimado) 4 - Equipamentos Instalados - Conjunto Marina 10G 4.1 - Filtro - Marina S15 Slim 4.2 - Termostato - JBL 50W 4.3 - Iluminação/Foto-período - Tenho dúvidas e vou precisar de ajuda para descobrir quando decidir quanto a fauna e flora a colocar. 4.4 - Sistema de CO2 - Não Existente. 5 - Substratos & decorações 5.1 - Substrato fértil - Substrato Sera de 2.4Kg, fotografia situada em baixo. 5.2 - Substrato inerte - 5Kg de gravilha preta de marca Aqua Now (Aquarium gravel) 5.3 - Decorações - Pedra vulc…
-
Desert 1 2
by Silva_Jorge- 2 followers
- 38 replies
- 3.8k views
Boa noite pessoal, já me apresentei à algum tempo, mas só agora é que posso apresentar o aquario pois só montei o aquário no sábado dia 14-1-17. Bem o aquario foi adquirido com kit e é composto por : Aquario : 55 x 30 x 34.8 - 55L Marca : Aquatlantis Filtragem : Mini BioBox - 80L Marca : Tecatlantis Termostato : EasyKlim Marca : Tecatlantis I luminação : Não faço ideia - vinha com o kit Marca : Aquatlantis Flora : - Musgo Java - 14-1-17 - Echinodorus Bleheri - 14-1-17 - Bacopa Amplexicaulis - 14-1-17 - Salvinia Natans 11-2-17 - Hygrophila Polysperma - 11-2-17 - Vallisneria Americana ' Gigantea ' - 11-2-17 Fauna (em principio será assim ) : - …
-
- 1 follower
- 7 replies
- 3k views
Olá pessoal, comprei essa guppy da loja e já veio gravidinha, mas esta demorando um pouco pra nascer os alevinos... não sei quando vai nascer .-. A temperatura está a 26~27C O que acham dela gente? Tá pra nascer?? Enviado do meu iPad usando Tapatalk
-
Boas, Esta é a minha aventura para um verdadeiro plantado, com o pouco que tenho conseguido ao longo dos anos, com algumas alegrias e desilusões pelo meio, com bastantes percalços, desde a batalha com os Plecos (que consegui ganhar apos varias semanas de desespero... Mandei-os para a casa da sogra, e lá são felizes e não me arrancam mais as plantas) passando por uma desgraça no meu filtro DIY na altura que mais falta fazia... mesmo no mei de um "puxa para aqui, arrasta para ali", de plantas e troncos numa bela tarde de "nevoeiro" mas sempre a tentar ganhar esta guerra de ter um ambiente natural para os meus Endler. Este meu aquário está longe de chegar perto de verdade…
-
Novo projecto 1 2 3
by [C4]- 55 replies
- 6.6k views
Boas. Alguns já sabem, outros ainda nao. Este ano tenho em mente realizar um novo projecto. Passar de 54L para 240L. Criei este topico para ir descrevendo os varios passos, e porque preciso de muitas opinioes para o layout, e fauna a incluir. Provavelmente as actualizações serão so de 3 em 3 meses conforme for chegando o meterial.... Se tudo correr bem, devo conseguir montar o aquario lá para o Natal. Milestones e estimativa de custo: 1º Trimestre: Comprar o tanque. 120x40x50 com travamentos franceses. -> Já concluido. Veio da aquarist e é lindo. É pena só ter ar la dentro. 2º Trimentre: Iluminação/Tampa.(250€) 3º Trimentre: Movel + Filtro (0€ + 200€). Tenh…
-
- 0 replies
- 527 views
Enviado do meu ONEPLUS A3003 através de Tapatalk
-
- 5 replies
- 3.9k views
Boa tarde a todos! Sou nova aqui porque tenho necessidade de colocar a minha dúvida aos mais entendidos pois sou nova nisto e tenho apenas 1 Betta apesar de já ter tido muitos peixes.. Vou ao que interessa.. Eu encontrei um "esconderijo" em barro cá em casa e achei engraçado para o meu betta.. Procurei como o tratar e muitos diziam para ferver e limpar bem e foi o que fiz.. Mas reparei que ficou com um cheiro Intenso a barro.. Posso colocar mesmo assim?
-
- 1 follower
- 9 replies
- 2.1k views
Boas a todos e a todas! Alguns de vós provavelmente já me conhecem, e sobretudo já conhecem o meu aquário, no tempo em que tinha um betta. Uma vez que ele faleceu decidi fazer uma “mexidela” no dito aquário e experimentar uma outra espécie: Guppys. Decidi também criar um novo tópico para o meu aquário, uma vez que o anterior estava na secção dos bettas, e uma vez que não tenho nenhum pareceu-me a melhor coisa a fazer… assim deixo-vos as características do meu aquário actualmente e algumas fotos: Novo Retiro 1 – MARINA 10G LED 2 - Data da montagem: 18/11/2016 3 - 51.3 cm L x 26 cm W x 32.8 cm H 3.1 - Volume bruto 43,75 L (aproxima…
-
- 2 replies
- 1.1k views
Olà,gostaria de saber on posso contactar uma empresa que fabrique aquarios,pricisava de mandar fazer um com 950x60x100,podem me contactar via este mail hilario-pereira1@hotmail.fr obrigado
-
- 1 follower
- 63 replies
- 7.1k views
“Na cultura e nas crenças espirituais dos aborígenes australianos, houve uma época que os sagrados espíritos totêmicos e ancestrais formaram a terra e toda a criação. Esse acontecimento é por vezes referido como o Sonho...” “tjukurrtjana” na língua ancestral tem um significado semelhante a "sonhar" ou "tempo de sonhar". (http://partopelomundo.com/blog/pt/2011/12/30/the-dreaming-australian-aborigenes/) ############# Data de Montagem: 13 de março 2016 Aquário: Aquapor C100xP30xA40 (120 litros) Móvel: Toucador Queen Anne (com peça de wallmate entre o aquário e o móvel, os cantos foram arredondados e foi pintado de preto, para isolar o aquário em term…
-
- 2 replies
- 1.1k views
Olá, meu nome é Diego e estou voltando agora ao aquarismo. Já tive aquários dos oito aos dezessete anos e tive que abandonar o hobby por falta de tempo, mas agora quero recuperar esses anos perdidos! Meu aquário principal tem o seguinte setup: 1 - Nome do Aquário: - Comunitário Alcalino 140l 2 - Data da montagem - 03/02/2017 3 - Dimensões do aquário - 70x40x50 3.1 - Volumes bruto e útil - Bruto: 140l - Útil: 120l 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro - Hang-on Tetra Whisper Ex30 605 l/h com perlon, 100ml de purigen e cerâmicas - Canister Hopar Kf-2218 1200 l/h com perlon, 1l de cerâmicas e 1l de Seachem Matrix 4.2 - Termostato - 300w 4.3 - Ilumi…
-
- 54 replies
- 5k views
Boas amigos... Depois de ter desmontado o The Desert original ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=248937&page=2 ) fiz um reset e cá está ele de novo... Espero que corra melhor... Data da montagem :03/06/2016 Setup: Aquário 100x45x45 ( 200l ) by Ecoarium Filtro JBL CristalProfi e 1501 greenline Aquecedor JBL Protemp s 300W CO2 pressurizado Calha led diy com 110w, 6500k e 7500 lumens ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=247253 ) Hardscape: JBL manado JBL aquabasis Pedras vulcânicas Flora: Eleocharis acicularis 'mini' Micranthemum 'Monte Carlo' Rotala bonsai Alternanthera reineckii 'Mini…
-
- 1 follower
- 6 replies
- 1.2k views
Bem não sei se estou a fazer corretamente mas foi me pedido para apresentar meu aquario bem como a min mesmo, sou novo tanto na aquariofilia como no forum, podem me chamar de Fernandes mesmo ahah, vivo em Lagoa, se alguem precisar de alguma ajuda nas proximidades é só falar. Ja agora setup do meu aquario Capacidade: -100lts Tipo: -panorâmico -comunitário Moradores: 1 betta 2 ramireziz 1 Gourami (colisa) 2 Cristal cat fish 1 pleco (cascudo) 1 molly sp 1 molly normal 4 neos 1 labeo bicolor 2 corydoras bronze 2 botias yoyo 1 Gold Fish (aqueles de agua fria) Fotos a seguir [/img]https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170412/0114969f9e4d45171002a1b3ab08b9…
-
- 1 follower
- 11 replies
- 1.8k views
Ola a todos! De volta a aquariofilia Apresento-vos o meu aqua
-
- 20 replies
- 2.3k views
Boa tarde, Deixo aqui o Setup e dados do meu aqua de 105 litros, após ter deixado a aquariofilia desde 2011. Aquario Aquael Leddy 80 Dimensões: 75x35x40 Volume: 105 litros Filtro: Aquael Asap 500 Termoestato: Aquael Comfortzone Fix 100W Iluminação: LED 16W Substrato: Special Groud Black (2x 8,4 kg) Flora: - 1 vaso de Staurogyne repens; - 1 vaso de Lilaeopsis Brasiliensis; - 1 vaso de Vesicularia dubyana christmas; - 1 tronco; Fauna: - Ainda afazer ciclo de azoto Abaixo as fotos do mesmo (com menos de 24h da montagem) Comentem e critiquem, para poder melhorar
-
- 6 replies
- 1.4k views
Boas pessoal Como já referi vou começar um novo projecto, 120L, finalmente um aquário a sério Plantado. Deixo vos aqui a foto dele: 75cm Comprimento 46cm Altura 37cm Profundidade Por enquanto com este material técnico: - Filtro Marina JF100 Novo - Termoestáto Bluclima 100Wt Ferplast -2 Lâmpadas Power-Glo Espero mudar de Filtro Interno para Externo daqui a uns tempos, para já é o que tenho... A minha Dúvida é a seguinte: -Que fauna eu meto dentro deste aquário ? -8x Danio Rerio -2x Ramirezi (Será que posso por mais que um casal deles?) - O resto fica para me ajudarem se faz favor Sugestões de tipos de substrato, troncos e roc…
-
- 17 replies
- 1.5k views
No quanto direito do aquario por vezes surge o aparecimento de agua em pequena qualidade aquario, o aquario tem um pequeno desnível para esse lado sera disso? O que sera? Obrigada pela ajuda Enviado do meu SM-J100H através de Tapatalk
-
- 4 replies
- 1.5k views
Boas malta, O meu nome é Válter, sou de Quarteira, tenho 20 anos. Venho vos mostrar o meu aquário, um cubo de 50cm comprado há um mês em segunda mão, o resto do material fui comprando aos poucos. Depois de reunir o material necessário e de comprar as plantas montei-o. Quando tinha 13 anos cheguei a ter um aquário de 100cm por 2 anos, tive que o desmontar e desde ai mantive um nano de 20L básico para não deixar matar o bichinho, decidi aventurar-me agora neste projecto. O cubo está na sala pelo que é um grande desafio, ter uma coisa bonita e agradável para que toda a gente o possa contemplar. Aqui fica o setup e as fotos, no fim do post coloco as minhas duvidas e medo…
-
- 3 replies
- 1.1k views
Boa tarde pessoal, Hoje quando cheguei a casa constatei que a travessa francesa do meu aqua descolou, tendo ficado com uma das partes caidas no interior. É um aquário de 240L e gostava de saber se é um risco ter isto assim. Já vos aconteceu? Obrigado
-
- 5 replies
- 1.4k views
Boas pessoal, estou a iniciar o meu primeiro projeto na área da aquariofilia. Ainda não está montado, pelo que ainda falta adquirir muitas coisas para o bom funcionamento. Setup - Aquário de água doce: 1 - Nome do Aquário: 2 - Data da montagem: Março de 2017 3 - Dimensões do aquário: 50x25x30 3.1 - Volumes bruto e útil: penso que são 40 Brutos e cerca de 35 utilizáveis 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro: Marina JF 50 4.2 - Termostato: RS-Electrical 50W 4.3 - Iluminação/Fotoperíodo: Por adquirir / Estou a pensar deixar entre 5 a 9 horas ligado 4.4 - Sistema de CO2: 4.5 - Outro equipamentos adicionais: 5 - Substratos & decorações 5.1 - Subs…
-
- 25 replies
- 3.6k views
Olá a todos! Ja ando nisto a algum tempo, a maior parte das vezes com sucesso, infelizmente nao tem sido o caso dos ultimos tempos. Acho que gastei a sorte de principiante toda . So tentei e tive sucesso em aquarios low tech. Começando do inicio - situacao actual: Aquario - Aquael aqualeddy 80: 75x35x40 Iluminacao - calha que vem com o aquario 18W leds... nao tenho mais informação, mas segundo o site a temperatura anda entre os 6500 e os 8000K. Filtro - jbl e401- 450l/h, 4,6l de volume. Fauna - 1 apisto, 2 rasboras, 4 neons, 2 corys pygmeus e 2 ottos. A ideia é desmanchar tudo e fazer um plantado decente. Tem de ser feito num dia porque os peixes vao ficar …
-
- 1 reply
- 750 views
Boas, Comprei um aquario , (1 Beta, 5 Platies e 2 Corrydoras) - O aquario tem 50L Gostaria de saber se é possivel Plantar sementes de (Glossostigma Hemianthus Callitrichoides) ou outras plantas sem colocar areia no aquario. O meu substrato é de pedrinhas que vendem nas lojas de aquarios. https://i.imgur.com/PxoBzxJ.jpg https://i.imgur.com/DDO9JrG.jpg Cumprimentos... :D
-
- 0 replies
- 1.1k views
Bom dia Apresento a 1º fase do meu projecto Dimensões: 30X30X45 30LT Filtro cascata 300L/h (marca ele, fiz lhe umas alterações acrescentei o tubo de entrada para vir buscar agua mais ao fundo do aquario e coloquei mais matérias filtrantes) Termostato: 200W (sei que é exagerado mas era mais barato que um de 75W) Luz: Aproveitei uma do meu trabalho é de 100W Led dimmavel esta neste momento a 35W Flora : 1 Anubia, a outra não sei qual é.. Fauna : 1 Betta Vailtail 1 Otocinclus 5 corydoras hanbrosus 10 Rasboras Harlequim 3 Anentome Helena A ideia é futuramente ter dois cubos iguais com filtro comum…
-
- 8 replies
- 1.3k views
Boa noite. Em meados de Dezembro (2016) comecei a desenvolver interesse por Aquarismo. Nunca tinha tido nenhum aquário/peixe e como tal 0 de experiência. Qual a minha surpresa quando em Dezembro me oferecem um Globo, com cerca de 10L e dois peixes de água fria.. Um deles um telescópio preto, que se mantém comigo até hoje, o outro infelizmente morreu. (apareceu dum dia para o outro com a cauda meia ruída, não percebi exactamente o que motivou a sua morte, talvez uma briga com o outro peixe?... a sua movimentação ficou bastante afectada... acabou por morrer) Nessa altura comecei então a pesquisar um pouco sobre este novo animal de estimação, e apercebi…
-
- 0 replies
- 605 views
Este é o meu novo projecto de iniciação ao aquascaping. Todas as opiniões e criticas são muito bem vindas! Link para Google Fotos: https://goo.gl/photos/ufzSzZ7hWLHCFRPm9
-
- 121 replies
- 11.9k views
Bom dia a todos. Este sábado vou buscar o meu novo aquário com as seguintes dimensões: 120x50x50 - vidro de 12mm Começo já por pedir desculpa ao user João Azevedo pois tenciono fazer algo parecido com o Wild Forest Vs Peaceful Meadow que está publicado aqui no forum. Mas, se serve de alguma coisa, já tinha esses planos antes de conhecer o aquário dele!! Para que nada me falhe (ou pelo menos não possa culpar a falta de conhecimento e planeamento por eventuais falhas), gostava de ter a vossa ajuda. SUBSTRATOS Com tanta informação, e mesmo em alguns casos contraditória, estou completamente baralhado quanto a isto. Aceito e agradeço toda e qualquer op…
-
Members