O Monstro


DianaPereira

Recommended Posts

Boa Tarde,

O "Monstro" foi o projecto que fez finalmente criar um perfil e fazer parte desta comunidade. É grande e assustador, e portanto não me queria aventurar sozinha. 

Quando planeei um novo aquário, tinha seguramente algo mais sensato em mente, digamos, mais pequeno! Mas quem consegue resistir a uma pechincha? E como  com todas as compras de impulso, já passei por várias fazes de arrependimento.😅 A entrega foi difícil, mas conseguiu cá chegar, ao 3º andar. Mas não sem algumas mazelas. 

Deixem-me então descreve-lo, este novo inquilino que ainda me assusta:

Tem 1,50 x 1,05 x 0,65 e como tal um volume máximo de 975L (já tinha mencionado que vivo no 3º andar?)

É um all-in-one, tem um sump traseiro. 

É um Monstro!

As imagens seguintes podem ferir algumas sensibilidades. 

XfxE70y.jpgrgDh6B4.jpgJeHr5F2.jpg

 

(O peixe-gato nao fará parte do stock final)

Ainda não sei se será sensato tentar encher o monstro de água...

O primeiro problema: foi danificado no decorrer da arduosa entrega:

no canto posterior inferior direito: (tenho o fragmento)

MLp9CSU.jpg

no vidro da frente e no de trás:

hWtl9ZP.jpg

O vidro partido é apenas o exterior nos 3 casos. A minha primeira pergunta é se isto afecta suficientemente a integridade do aquário. Nao estou tão preocupada com o efeito estético, mas com a possibilidade de KAPUT.  Segunda, é reparável? não tenho nenhuma experiencia com o assunto, mas quero acreditar que sim por agora😂

Não tenciono encher o aquário até ao topo, pois nunca mais iria dormir descansada com mais de 1 tonelada no 3º andar. Penso que ficará no máximo com cerca de 40cm de água,  ou 600L.

 

O segundo assunto em que preciso de ajuda é com o sump (caso o primeiro problema tenha resolução)

Lz8TVQ0.jpg

 

Dd1SXX6.jpg

clBQevd.jpg

Experiencia com sumps: 0

Não consigo ter certeza de como é suposto a agua fluir. Se colocar a bomba á esquerda, deve bombear agua para fora ou puxar para dentro do aquario? parece-me mais lógico que deva bombear de volta?

Parece-me que terei de fazer algumas alterações pois o design actual não permite que funcione com 40 ou menos cm de altura de água. 

Também não tenho ideia o que será a função do cubículo á esquerda que está completamente isolado e não tem nenhuma maneira para a agua passar. 

Tenciono desmontar estas divisórias, cortar o vidro e montar um sump mais adequado. 

 

Bem, fico a aguardar as vossas sugestões para esta primeira etapa. 

Desde já grata por qualquer ajuda 

 

Cumprimentos, 

Diana

 

 

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pessoalmente não arriscava encher esse aquário... não percebo nada de arquitectura nem de construção, não sei que tipo de peso é suposto um chão aguentar, mas é preciso lembrar que 1000L de água pesam 1000Kg, fora o peso do vidro, móvel e equipamento e esse peso vai estar concentrado na área do aquário. Para agravar, esses danos que o aquário sofreu não me inspiram grande confiança... especialmente tratando-se de 1000L de água. 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa Tarde a Todos,

Demorou, mas finalmente está ciclado e com Peixes! 

Apresento-vos os meus porquinhos aquáticos

3E9puIX.jpg

KfV61hq.jpg

AxuSKiu.jpg

D49XeP4.jpg

JKfU5cs.jpg

4WUhjYW.jpg

 

Ainda muito longe de concluído, muita coisa para fazer. O layout, pedras troncos, plantas, suporte para a luz, saída do filtro... nunca se acaba. 

Aberta a qualquer sugestão

Obrigada 😃

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, Alvaro Silva said:

Boas Diana Pereira 

Porque o aquário não esta cheio ate ai 5cm da borda?

Saudações

Boa Noite Alvaro,

Medo.

O aquário sofreu alguns danos no transporte até á minha sala. As fotos anteriores mostram os danos. 

Como está tem cerca de 500 litros.

Até que alguém entendido me garanta que não há problema em encher, ou talvez consiga reparar alguma coisa, acho que vou deixar assim. 

Estou a pensar em tentar fazer uma espécie de paludário, com muitas plantas a crescer acima da superficie, como papiro chines e outras do género. No sump estou a pensar por cestos pendurados na estrutura onde coloco gravilha e plantas, com água constantemente a passar pelos mesmos. Tenho de refazer a canalização de retomo da agua a fim de ser possível. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Epa... Fantástico!

Para além de inveja e admiração apenas sinto medo 😓 pelos danos.

Uma massa tão grande de água necessita de uma estrutura sólida e intrega. Mas tu és atenta e sensata pelo que, Fantástico!!

Está uma óptima montagem.

Longos anos de prazer.

Obrigado pela partilha.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.