Aquário 100L - Estalecas


estalecas

Recommended Posts

Boas

 

Quais são os peixes e testes tens feito para controlar?

 

Boas Pedro,

 

Os peixes são Neons Chineses, em relação a testes não fiz nada até porque não os tenho! Em vários anos nunca senti necessidade de ir por aí e nunca tive problemas claro que seria melhor se os fizesse mas para já não os tenho. Pela primeira vez estou a usar produtos como o que referi no post anterior de aplicação semanal de forma a controlar os niveis de amonia que possa existir de resto controlo apenas o comportamento dos peixes e vou adicionando fauna gradualmente para evitar qualquer problema, se sentir que existem comportamentos estranhos ou problemas serios com os peixes aí irei comprar testes de forma a saber o que deva ser corrigido.

 

Cpts.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas malta,

Estive ausente uns meses e este projecto tem se mantido mais ou menos na mesma.

Neste momento acabei de adquirir um filtro novo de cascata por ser a melhor opção a meu ver para o espaço que tenho disponivel e de forma a retirar um filtro bastante fraco que veio com o aquario quando o comprei. A nova aquisição foi um Seachem Tidal 55 e fiquei surpreendido com o tamanho do menino.

Após esta compra vou finalmente mudar a tampa actual para uma de vidro e preciso também de investir em nova iluminação e será nesta parte da iluminação que gostaria de pedir algumas sugestões. O objectivo será ter uma luz equivalente ou superior ao que tenho actualmente pois chega para as plantas que tenho actualmente, ou seja, pouco mais de anubias e valisnerias.

Neste momento para colocar o novo filtro tive de retirar a tampa e por sua vez a luz, estando a usar uma luz de um aquario Cocoon que tinha de forma provisória, assim que tiver uma nova luz e tampa irei postar fotos do update.

 

Cpts.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Bom dia a todos,

Após uma limpeza, podas e com a introdução de um filtro externo Fluval 107 venho deixar-vos um update do meu aquário que estava meio que ao abandono nestes últimos meses.

Ainda o quero popular mais um pouco mas para já aqui pela zona as escolhas de fauna estão bastante limitadas nesta altura. Mas aceito sugestões!

 

Video: Fish Tank - Aquarium 100L

 

Setup - Aquário de água doce:

Aquario Comunitário 100L

16/08/2020

Características:

Dimensão: 75x35x40cm

Volume bruto: 105L

Equipamentos Instalados

Filtro Externo: Fluval A440 107

Termostato: AQUAEL - Gold 100 (incluído)

Iluminação: LED 16 W (Incluído)

 

Substratos & decorações

Substrato fértil: Pro Soil Aquatic Nature - 1L

Substrato inerte: Zolux - Aquasand (Preta) - 3L

Substrato: AQUAEL Aqua Grunt - 3L

Decorações: Troncos

 

Fauna

  • 2 x Bótias Palhaço
  • 16 x Barbos Pentazona (5riscas)
  • 3 x Ancistrus
  • 6 x Corydoras Aeneus
  • 1 x Viuva Negra
  • 2 x Barbos Cereja

 

Plantas

- Vallisneria Gigantea
- Anubias
- Bola de Musgo
- Se alguém me ajudar a identificar as plantas que estão na zona central do aquário no substrato agradeço. 

 

Editado por estalecas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito giro! Não me importava nada de ter um aquário assim...

Normalmente detesto esse tipo de fundo (já gostei mas foi há 30 anos atrás). Mas neste caso, dada a limitação técnica que ainda tens, acho que te permite ganhar uma ilusão de profundidade bastante agradável. Enquanto não tiveres mais plantas ou enquanto elas não crescerem, acho que está muito bem.

Na última atualização parece-me que não referes as plantinhas todas. Porquê, não sabes o que são?...

 

Quanto à fauna é que discordo bastante de algumas das tuas opções. Suponho que compraste por impulso, porque eles são giros. Mas deverias ter feito uma breve pesquisa sobre cada um, antes de os comprar...

Bótia palhaço - sim, é lindo. Mas sabes o que ele pode crescer, se não o matarem antes?

Barbos (pentazona?) - são espetaculares... quase que não era preciso mais nada, mas 5 é pouco e podem ficar muito agressivos uns com os outros, pelo que uma maior quantidade permite diversificar os "elos mais fracos".

Ancistrus - existem tantos e tão diversos que esse nome pouco me diz... Mas claro que são giríssimos, desde que não cresçam demais.

6 Coridoras - Muito bem, espero que sejam todas da mesma espécie, pois é mais interessante. Menos do que 6 é desperdício, porque a interação entre elas é que é giro de ver.

1 Viúva Negra - Não entendo, veio de outro aquário? É que essas meninas são peixes de cardume, e uma sozinha deve andar triste. (eu prefiro as viúvas alegres 😉 )

Barbos cereja - também são peixes de cardume (menos mal que me parece um casal). Devias ter pelo menos 6.

 

Menos variedade e mais compatibilidade...

Que tu compres o aquário por impulso, compreendo e até acho muito bem! Que tu experimentes a adaptação de algumas plantas à tua montagem, é natural... Mas podes ter mais calma quando escolheres os peixitos. Afinal de contas hoje em dia existe um amiguinho chamado Dr. Google!

Eu gosto muito deste site: https://www.seriouslyfish.com/knowledge-base/

existem outros, naturalmente, se não consigo encontrar aqui, peço ajuda ao Dr, Google!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mocho,

Obrigado pelo teu feedback, irei responder a algumas das tuas perguntas/provocações.

Em termos de flora, sim não sei o nome de todas e achei desnecessário especificar os tipos diferentes de Anubias (2).

Bótia Palhaço: sim há anos que tenho sem qualquer problema, estes moram aqui desde 2017. Eles não sabem mas eu sei que se necessário podem passar para um aquário maior.

Os Barbos que dizes serem espetaculares eu também adorei, na loja havia apenas 6 e fiquei com todos na esperança de arranjar mais de futuro para compor o cardume, para já procurei em algumas lojas no Algarve e não encontrei mas a procura continua e mais tarde serão mais mas sem pressas.

Ancistrus existem tantos tipos realmente que estes são os mais comuns que se encontram em loja e que não crescem como os que estás a dar a entender.

Corydoras todas da mesma espécie, no video que está para quem quiser ver e para quem sabe o mínimo deve saber decifrar, é fácil. Não comprei um cardume maior pois como já tenho os Bótias a ocupar bem a area de fundo não achei que seria bom povoar mais.

Viuva Negra: Eram 8 em tempos, as rainhas do aquário mas esta é a ultima sobrevivente do cardume.

Barbos Cereja: Tenho sempre um casal em todos os aquários e acabam por andar muito junto com o cardume dos outros Barbos neste caso. Já me reproduziram em comunitário sem qualquer tipo de cuidados e parecem viver felizes.

Aquário: Esteve 6 meses sem qualquer intervenção humana por motivos de força maior. Com isto houveram perdas de fauna e flora significativas e após uma boa limpeza, mudança de grande parte da agua, introdução de novo filtro e 2 meses a estabilizar foram introduzidos 2 pequenos cardumes (Corydoras, Barbos), o casal de barbos cereja e 2 ancistrus, todos os outros foram os resistentes.


Que tu comentes em tom de esperto sem saber a história por trás achando que sabes tudo é só triste. 

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, efetivamente tudo tem uma explicação...

Não pretendia de todo ofender-te, se assim o sentiste peço desculpa. Não sei tudo, nem nunca o saberei, mas estou sempre disponível para aprender até morrer.

Já te disse que gosto do teu aquário!i Espero que ele te continue a dar muitos momentos de satisfação.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 18/08/2020 at 20:02, JoseCarlosMarques disse:

Eh pá... tira lá esse fundo e pinta o vidro de preto para podermos apreciar o teu trabalho...

Boas José,

Ao fim de vários membros a indicarem que use um fundo preto, fica aqui a promessa de que assim que possível irei proceder a essa alteração e assim que aconteça deixo aqui um update. 

 

Obrigado pelo feedback.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, estalecas said:

Boas José,

Ao fim de vários membros a indicarem que use um fundo preto, fica aqui a promessa de que assim que possível irei proceder a essa alteração e assim que aconteça deixo aqui um update. 

 

Obrigado pelo feedback.

Boa! E se queres uma opinião em como fazê-lo... compra 2 ou 3 frascos de tinta acrílica nos chineses, mais um rolo (dos mais pequenos). Depois de tirares esse sticker, limpa bem o vidro com álcool, e vai dando ligeiras camadas de tinta... uma atrás de outra até teres tudo  bem tapado. Põe uma luz por trás, se for preciso, para ver se a tinta está suficientemente espessa. Geralmente, comigo, por volta da 4ª mão a coisa começa a ficar pronta. Nessa altura, espera que a tinta seque e dá mais uma demão. Não é difícil... a tinta acrílica seca muito rápido. O segredo está em deixar secar a primeira demão muito bem.

Espero o resultado.

Abraço

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, JoseCarlosMarques disse:

Boa! E se queres uma opinião em como fazê-lo... compra 2 ou 3 frascos de tinta acrílica nos chineses, mais um rolo (dos mais pequenos). Depois de tirares esse sticker, limpa bem o vidro com álcool, e vai dando ligeiras camadas de tinta... uma atrás de outra até teres tudo  bem tapado. Põe uma luz por trás, se for preciso, para ver se a tinta está suficientemente espessa. Geralmente, comigo, por volta da 4ª mão a coisa começa a ficar pronta. Nessa altura, espera que a tinta seque e dá mais uma demão. Não é difícil... a tinta acrílica seca muito rápido. O segredo está em deixar secar a primeira demão muito bem.

Espero o resultado.

Abraço

Mais fácil ainda é colar cartolina preta com fita cola. 4:40 no vídeo:

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Mais fácil ainda é colar cartolina preta com fita cola.

Não será uma solução tão duradoura, João. Quantas mudanças de água consegues fazer sem molhar a cartolina?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Não será uma solução tão duradoura, João. Quantas mudanças de água consegues fazer sem molhar a cartolina?

Uso cartolina em 3 aquários já há bastante tempo e ainda lá estão sem qualquer problema e sem nunca os ter trocado. Já tive um que ficou bastante molhado por causa das bolhas da bomba de ar e mesmo assim não ficou estragado. 

Não sei como faz as mudanças de água, mas eu não costumo molhar a parte de trás dos aquários... a não ser quando me esquecia da torneira ligada com a mangueira a encher o aquário, mas até para isso já arranjei solução! 😅

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

22 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Uso cartolina em 3 aquários já há bastante tempo e ainda lá estão sem qualquer problema e sem nunca os ter trocado. Já tive um que ficou bastante molhado por causa das bolhas da bomba de ar e mesmo assim não ficou estragado. 

Não sei como faz as mudanças de água, mas eu não costumo molhar a parte de trás dos aquários... a não ser quando me esquecia da torneira ligada com a mangueira a encher o aquário, mas até para isso já arranjei solução! 😅

Também não costumo molhar a parte de trás do aquário, mas já me aconteceu, ao limpar os vidros antes de tirar a água. É uma solução... mas eu sinto-me mais seguro com o vidro pintado. Como em tudo, no mundo dos aquários... cada um procura a solução que mais lhe convém...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novo update:

Consegui finalmente arranjar mais 10 Barbos Pentazonas (5 listras) para adicionar aos 6 que já tinha. Neste momento já sinto que tenho um cardume destes meninos e talvez ainda aumente o cardume para os 20 exemplares num futuro próximo. 

Assim que substituir o fundo do aquário para preto coloco um novo video, no meu caso irei aplicar um vinil preto de forma a não ser definitivo e assim posso se necessário mudar no futuro, esta opção fica em conta e não se molha como a cartolina caso aconteça por salpicos ou algum descuido na manutenção.

IMG-1683

 

Obrigado pelo feedback.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa!

Mas vou continuar a chatear-te a cabeça para pintares isso com tinta acrílica. Na altura em que montei o meu segundo aquário (https://www.aquariofilia.net/forum/topic/261152-rio-alto-25-litros-24-horas-limite-de-50€/) a ideia era gastar só 50€ com o tanque e fui aos chineses comprar um vinil para o fundo. O problema com o vinil é que é feito para se ver do lado contrário que o vemos através do vidro... ou seja... tu metes o vinil no aquário e (como geralmente poupam na cola) a imagem com que ficas do fundo é toda ela irregular. Fica tudo às manchas. Se comprares um vinil decente, e mais caro, imagino que a coisa não aconteça, mas agora vou contar-te outra historia...

Quando comprei o acrilico para pintar esse segundo aquário, em vez de preto comprei castanho. Não ficava mal, e deixei estar. Entretanto fiz um risco enorme no vidro da frente e resolvi virar tudo ao contrário. Tive que raspar a tinta acrílica do vidro de trás e pintar o da frente. Podes ver o resultado no link que te deixei em cima. Funcionou, e o risco (agora no vidro de trás) não se nota nada.

Deixo à tua consideração... mas tinta acrílica não é, de todo, permanente. Uma làmina bem afiada resolve o assunto em quase tempo nenhum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os cenários de fundo de aquário da lojas de animais são bons e existem também em preto e azul.

Tenho bastante azul se quiseres!

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 26/08/2020 at 13:10, HomemPeixe disse:

Os cenários de fundo de aquário da lojas de animais são bons e existem também em preto e azul.

Tenho bastante azul se quiseres!

Boas Homem Peixe,

Esta semana estive pela loja da minha zona a ver se havia desses que referes mas infelizmente não tinha com a altura necessária para o meu aquário. Entretanto um amigo que trabalha com vinil já me disse que me vem aplicar aqui um fundo preto por isso esta solução vai demorar um pouco mais mas em breve será feito esse update.

Entretanto já adicionei mais alguns peixes e espero hoje ainda fazer uma filmagem para verem como está a coisa.

 

Obrigado e abraço. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia malta,

Aqui fica um video de update filmado dia 30 de Agosto enquanto alimentava o pessoal. Como podem ver temos novidades em termos de fauna.

(calma que.o fundo preto irá aparecer em breve).

Fish Tank 30.08.2020:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Bom dia malta e boa semana a todos, ainda não arranjei o fundo preto mas aqui vai...

 

Update: 15/11/2020

Características:

Dimensão: 75x35x40cm

Volume bruto: 105L

Equipamentos Instalados:

- Filtro Externo: Fluval A440 107
- Termostato: AQUAEL - Gold 100 (incluído)
- Iluminação: LED 16 W (Incluído)

 

Substratos & decorações
- Substrato fértil: 
Pro Soil Aquatic Nature - 1L
- Substrato inerte: Zolux - Aquasand (Preta) - 3L
-Substrato: AQUAEL Aqua Grunt - 3L

Decorações: Troncos, barro e cerâmica. 

Fauna:
- 2 x Bótias Palhaço
- 16 x Barbos Pentazona (5riscas)
- 3 x Ancistrus
- 6 x Corydoras Aeneus
- 1 x Viuva Negra
- 2 x Barbos Cereja
- 2 Betta Fêmea
- 2 Platys
- 2 Ramirezi

Plantas:
- Vallisneria Gigantea
- Anubias
- Echinodorus Cordifolius
- Anubia Heterophila Lancelota
- Ludwigia Peruensis
- Limnophila Sessiliflora

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. O meu comentário anterior está um bocado desatualizado, porque aconselhava-te a tinta acrílica preta mas afinal descobri que o vinil é a melhor opção, pela facilidade com que o podes trocar. A minha primeira experiência com vinil é que não foi a melhor. Fui atrás do mais barato e acabei por comprar uma película que deixava muito a desejar. Entretanto, e como decidi mudar o fundo do meu aquário de preto para fosco, andei a pesquisar um pouquinho mais e as melhores soluções que encontrei foram numa loja de publicidade que imprime em vinil. Não quis a impressão, como é óbvio, e vou eu tratar da sua colocação, pelo que só me venderam mesmo a película e ficou bastante em conta. Pensa nisso, e liga para algumas lojas desse género na tua zona. Continuo a achar que o negro, no teu caso, poderá ser a melhor solução, mas vê alguns vídeos na Internet antes de decidires a cor. Como vou à procura de um estilo mais minimalista, e o meu aquário tem apenas 30 cm de profundidade, vou optar pelo fosco porque me permite depois uma iluminação por trás para criar alguns efeitos e uma maior sensação de profundidade. O negro, por seu lado, enfatiza mais as cores das plantas. Podes ver este vídeo, onde explicam isso tudo e onde também podes aprender a colocar a película: https://www.youtube.com/watch?v=fRpjWee5uRA&t=1s.

Abraço.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, JoseCarlosMarques disse:

Boas. O meu comentário anterior está um bocado desatualizado, porque aconselhava-te a tinta acrílica preta mas afinal descobri que o vinil é a melhor opção, pela facilidade com que o podes trocar. A minha primeira experiência com vinil é que não foi a melhor. Fui atrás do mais barato e acabei por comprar uma película que deixava muito a desejar. Entretanto, e como decidi mudar o fundo do meu aquário de preto para fosco, andei a pesquisar um pouquinho mais e as melhores soluções que encontrei foram numa loja de publicidade que imprime em vinil. Não quis a impressão, como é óbvio, e vou eu tratar da sua colocação, pelo que só me venderam mesmo a película e ficou bastante em conta. Pensa nisso, e liga para algumas lojas desse género na tua zona. Continuo a achar que o negro, no teu caso, poderá ser a melhor solução, mas vê alguns vídeos na Internet antes de decidires a cor. Como vou à procura de um estilo mais minimalista, e o meu aquário tem apenas 30 cm de profundidade, vou optar pelo fosco porque me permite depois uma iluminação por trás para criar alguns efeitos e uma maior sensação de profundidade. O negro, por seu lado, enfatiza mais as cores das plantas. Podes ver este vídeo, onde explicam isso tudo e onde também podes aprender a colocar a película: https://www.youtube.com/watch?v=fRpjWee5uRA&t=1s.

Abraço.

Só tenho uma coisa a dizer em relação a isto... Cartolina preta... simples, barato e eficaz... 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

57 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Só tenho uma coisa a dizer em relação a isto... Cartolina preta... simples, barato e eficaz... 

Lá vem ele com a cartolina... Isso molha-se, rapaz! E transmite um aspecto manhoso aos visitantes que leves a casa... lol.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Lá vem ele com a cartolina... Isso molha-se, rapaz! E transmite um aspecto manhoso aos visitantes que leves a casa... lol.

Ahahah, o que achas que está ali nestes 4 aquários? Vês alguma coisa manhosa? Eu sou picuínhas e até eu me esqueço que aquilo está agarrado com fita cola! 🤣

large.20201116_164248.jpg

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Ahahah, o que achas que está ali nestes 4 aquários? Vês alguma coisa manhosa? Eu sou picuínhas e até eu me esqueço que aquilo está agarrado com fita cola!

Eu sei que não fica mal. Estou a pegar contigo. De qualquer forma continuo a dizer que a película é uma coisa mais permanente, e dá-te mais segurança quando estás a fazer a manutenção do tanque. Olha, comprei película fosca por 10€, hoje. Em tamanho que dava para esses 4 tanques. Tem 1,5 metros por 60, se não me engano. Deixa de ser forreta e investe numa coisa dessas!

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.