Mudança de aquário - permanência do ecosistema


Adozinda Monteiro

Recommended Posts

  • 2 semanas depois...

Olá Adozinda. E uma descrição mais detalhada desse aquário, com todo o equipamento utilizado, plantas, fauna... Fico a aguardar.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva José Carlos

O que me aconteceu com um dos meus aquários acontece a qualquer um: fuga de água num dos cantos inferiores e a necessidade urgente (fim de semana) de resolver o problema.

Tenho 2 aquários: um em Paramos/Espinho (em casa dos meus pais, com anúbia, guppys, néons e uns caracóis pequeninos (que fazem uma limpeza 5* a todo o aquário  e que um colega do Porto Santo me ofereceu e levei alguns para o aquário de Espinho) e um em Porto Santo/Madeira, onde resido, com anubia, mollys negra e caracóis.

Há cerca de ano e meio que não ia a casa dos meus pais e o aquário estava a "aguardar " apenas com 2 néons, caracóis e uma anúbia viçosa e forte. Em 2 semanas comprei 5 néons, 2 guppys fêmeas e um macho e ainda um coridorus albino. Repus a água (da torneira, com adição de Aquasafe) e tudo parecia bem até que... fuga de água!

Aproveitei todas as dicas do fórum e juntei a experiência acumulada: Peguei numa geleira, transferi a água cuidadosamente, as plantas, os peixes... e deixei o areão e o estrado antigo (filtro de fundo) no aquário.

No dia seguinte comprei o único aquário disponível numa das lojas mais perto de casa, com as dimensões aproximadas do antigo (mais de 15 anos):

«Aquário da marca Juwel, Primo Line 60 um aquário de elevada qualidade, com luz LED moderna e sistema filtrante eficiente.

Materiais de elevada qualidade e tecnologia perfeitamente coordenada que asseguram a máxima qualidade e segurança. Possui sistema de filtragem Bioflow, lâmpada fluorescente de baixo consumo de 8 W, termostato automático de 50 W, bomba EccoFlow de 300 l/h e impulsor.

Dimensões disponíveis: 61 x 31 x 37 cm (capacidade 57 litros

Montei o novo aquário e comecei a colocar tudo, tentando não agitar a água e o areão. Não lavei qualquer peça do antigo aquário.

Optei por transferir o  estrado de fundo e mantive a bomba de ar. Aproveitei praticamente quase toda a água (que não chegou a ficar turva) e não liguei o termostato, já que água estava morna.

No final do dia, os peixes estavam todos calmos e ao fim de 4 dias avistaram-se os caracóis.

Na semana seguinte, estavam ainda todos bem e as guppy brindaram-nos com os alevins (não os costumo separar, deixo a natureza trabalhar!)

Julgo que tive alguma sorte!

Gostei da lâmpada LED e vou tentar substituir a fluorescente do Porto Santo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meio desse azar todo até teve muita sorte. Uma fuga maior e poderia não ter tido tempo para fazer a troca. Aliás... esse aquário antigo parecia estar à sua espera para se despedir de si 🙂 . Agora é que fiquei mesmo curioso para ver as imagens. Quer deste, quer do outro que tem em Porto Santo. 

Quanto à luz led... são aquários com tampa? Se assim for não será difícil fazer a troca. Geralmente só tem mesmo que trocar a lâmpada. Aquários com calha não são mais difíceis de trocar, mas são mais dispendiosos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.