Aquário Bioplast (100x40x50)


R.Rodrigues

Recommended Posts

Depois de muitos "ses" e alguns negócios falhados acabei por adquirir um aquário usado há uns meses (100x40x50).

Já tive alguns aquários mais pequenos no passado, mas com tantas mudanças de casa e 10 anos depois o meu material resume-se a uma pedras, filtros de esponja, bombas de ar que nem sei se funcionam, uma bomba eheim de circulação e alguns acessórios. Depois de umas pesquisas e leituras aqui pelo forum, lojas de material, preços etc chego ha conclusão que de aquários sei que são uma caixa de vidro com água, sou adepto do diy e nos tempos livres gosto de me entreter com projetos, desde que fiquem mais económicos ou com melhores características do que comprando já feito.

O aquário em questão é um Bioplast, no transporte para casa livrei-me logo da moldura no fundo e pousei em espuma que ainda tinha pela garagem.

large.20210514_211557.jpglarge.20210514_211634.jpg

 

 Nos dias seguintes, se não semanas, não contente com os 65cm a altura do móvel, comecei a magicar uma forma de levantar o mesmo, numa visita ha garagem dos meus pais encontrei um tampo de secretaria antigo com a mesma cor, aglomerado de 22mm, espetáculo. Numa noite desmontei o móvel todo, transformei o corredor em carpintaria e reforcei o fundo com cola e mais uns parafusos, no dia seguinte cortei o tampo para deixar o móvel com 79cm e comecei a montar.

large.20210514_214521.jpglarge.20210514_214704.jpglarge.20210514_215029.jpglarge.20210516_154438.jpglarge.20210516_154453.jpg

Entretanto está assim, como precisava da largura das portas depois de montadas e estruturalmente não faz falta, falta cortar a travessa para a frente e arranjar perfil para os puxadores.

large.20210518_203937.jpglarge.20210518_204154.jpg

Editado por R.Rodrigues
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • R.Rodrigues changed the title to Aquário Bioplast (100x40x50)

Entretanto enquanto o controlador das luzes não chegava fiz um teste com fitas de led que tinha cá por casa de outros projectos. 0 controlador pedi um Tc-421 do chinoca lá ver quanto tempo se aguenta.

As fitas tenho 5 tiras com 94 ou 95cm, 3 x 6000k e 2 x 3500k, 120led/m na casa dos 800Lm/m se não me engano.

Fiz uns testes com duas 6000k e dps com dois pares de 3500 + 6000. já com película "frost" no fundo (não se nota) e um tronco e pedras que tinha por casa.

large.20210530_183209.jpglarge.20210530_183216.jpglarge.20210530_183053.jpglarge.20210530_183112.jpglarge.20210530_210553.jpg

 

Agora quero por mais uns leds de cores, não sei se ponha mais uma fita com leds vermelhos e azuis ou apenas alguns vermelhos, azuis e talvez verde, o mais fácil para mim era a fita porque que deixei espaço para ela e tenho portas livres no controlador.

Algo do genero, não sei se é o mais indicado ou se alguem já usou me posso das feedback.

H19d21b89762c4411a0918271a714e438y.jpg

Editado por R.Rodrigues
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu, no teu lugar, só tinha pintado esse móvel de preto, para ficar com uma cor mais neutra. Tirando isso tudo me parece perfeito. Se quiseres umas dicas de DIY, apita. O meu aquário foi todo montado por mim (com excepção do filtro e do termostato), no início. Entretanto fui trocando o que fiz por coisas de marcas mais conhecidas no ramo. Alterou alguma coisa dentro dos 5 vidros? Não. Mas alterou bastante o aspecto exterior de todo o equipamento. Eheh. Desde já te digo uma coisa... se o objectivo é teres um aquário plantado, com plantas mais exigentes, essa luz é pouca. Mas isso depende do que queres para o teu projecto. Boa sorte, e vai postando novidades.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Quanto ao preto era a ideia inicial, até porque a mobília/ decoração da sala é ha base de preto e cinza, comprava as laterais logo em preto e ficava com muito pouco para pintar, por algum motivo a maria não autorizou, ralhou cmg para não o fazer que gostava da cor, quando encontrei o tampo da mesma cor, siga, foi só cortar e montar, menos trabalho me deu e ela não chateou.

A ideia é dentro do que aqui chamam de low tech, plantas fácies de manter, pouco exigentes em luz, crescimento lento se possível para facilitar as manutenções, a ideia é o aquário servir para relaxar um bocado e distrair do trabalho e outros hobbies/vícios que tenho e não me tornar escravo dele.

Estou a tentar poupar onde consigo com materiais que já tenho, para canalizar esses euros para filtro, Iluminação tinha a fita de 6000k um amigo orientou-me umas pontas da de 3000k, gastei 23eur no controlador só por luxo, uns relógios de 3eur faziam o mesmo exceto que era on/off sem a função dimmer. um dia se aguentar pode servir para uma calha melhor.

Tronco tenho o que aparece nas fotos, mas quero arranjar outro para dar altura ali no lado direito, as pedras vieram de uma ribeira, onde posso ir recolher mais, ha dias deram-me uns desperdícios de "lages" de xisto que ainda não as fui buscar para ver o efeito, em casa para substrato tenho algum areão, akadama e uns 20Kg de areia de silica, não querendo usar areia quase de certeza que vou precisar de adicionar mais alguma coisa porque não sei se os 14L da akadama vão chegar, talvez fértil nas zonas que quero plantar mais.

Filtro é que é a minha grande duvida, comecei por pensar em usado ou barato chines, meti de parte isso porque em tempos usei eheim e ainda hoje tenho lá bombas que durante anos funcionaram tanto em aquários como no pc e ainda hoje funcionam, ainda ponderei a hipótese de ter dois filtros mas para o que quero e para começar acho que não preciso, então acho que me fiquei por Fluval 307 que talvez se torne curto, Fluval 407, e agora estou bastante muito inclinado para o Sicce Whale 500 que encontrei por 130eur mas se souberem onde posso comprar um JBL E1502 barato avisem que compro logo.

Editado por R.Rodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, R.Rodrigues said:

Quanto ao preto era a ideia inicial, até porque a mobília/ decoração da sala é ha base de preto e cinza, comprava as laterais logo em preto e ficava com muito pouco para pintar, por algum motivo a maria não autorizou, ralhou cmg para não o fazer que gostava da cor, quando encontrei o tampo da mesma cor, siga, foi só cortar e montar, menos trabalho me deu e ela não chateou.

Se a Maria está contente, toda gente está contente 🙂 !

Quanto à calha... logo vês como se dão essas tais plantas que queres utilizar. Mas se não quiseres gastar muito dinheiro e ter uma boa quantidade de luz, podes sempre optar pelos focos Flood que vendem nos chineses por 7,5€. Foi a minha primeira opção, e a qualidade da luz era bem porreira. Tive foi que construir uma calha de madeira à medida do aquário, onde eles encaixavam. Mas já percebi que isso não seria problema para ti.

Como substrato... isso que tens serve. Talvez tenhas que comprar mais um bocado de akadama, mas serve. De qualquer forma, se queres uma coisa para longo prazo, aconselhava-te a comprar um substrato fértil com longa duração. Os melhores são caros, como é óbvio, mas a longo prazo acabam por compensar porque também têm mais tempo de vida. Eu que o diga... optei por um dos mais baratos e agora sinto que tenho que o trocar porque já me parece esgotado de nutrientes. E para mudar o substrato tenho que desmontar todo o aquário e começar tudo de novo... (nada que não me dê gozo, claro. eheh).

Essas rochas parecem muito interessantes. E se vieram de uma ribeira não devem dar-te problemas. Se fosse a ti esquecia o Xisto e optava por dar um passeio nessa tal ribeira para trazer mais algumas para casa. E tentava encontrar umas maiores... para o teu tamanho de aquário, justifica-se. Misturar duas qualidades de rocha não me agrada muito, mas o aquário é teu... tu é que sabes. Nessa tal ribeira, não arranjas também mais uns troncos perdidos? Aproveita esta altura de mais calor para procurar... encontras as coisas mais secas.

Por último, o filtro... como dizes, e bem, apostar numa marca melhor traz benefícios! Acredita. Não conheço esse Sicce Whale 500, mas conheço bem a gama Fluval, e recomendo. Com a Eheim ou a JBL também não ficavas nada mal servido. Desde que se adeque à quantidade de água do teu tanque...

Basicamente acho que tens tudo muito bem delineado. Fizeste bem os trabalhos de casa. Eheh. Continua, porque acho que vais no bom caminho. Mal posso esperar para ver actualizações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

On 05/06/2021 at 10:07, JoseCarlosMarques disse:

Essas rochas parecem muito interessantes. E se vieram de uma ribeira não devem dar-te problemas. Se fosse a ti esquecia o Xisto e optava por dar um passeio nessa tal ribeira para trazer mais algumas para casa. E tentava encontrar umas maiores... para o teu tamanho de aquário, justifica-se. Misturar duas qualidades de rocha não me agrada muito, mas o aquário é teu... tu é que sabes. Nessa tal ribeira, não arranjas também mais uns troncos perdidos? Aproveita esta altura de mais calor para procurar... encontras as coisas mais secas.

Boas,

A ideia não era misturar, ou umas ou outras, as lajes de xisto na minha cabeça ficavam bem talhadas de diferentes medidas e "arrumadas" tipo livros, na minha cabeça funciona, era so para ver o que conseguia fazer porque não encontrei exemplos.

Fim de semana passei por outra zona da mesma ribeira e estas (exceto a branca) chamaram a minha atenção. large.Rochas.jpg

Hoje também já me chegou o filtro, optei por um Sicce Whale 500 e aproveitando os preços da proaquarium pedi logo mídia extra para atafulhar o filtro, 1L de Matrix e 1L de Neo Media Pure, o filtro já trás uma porção de Bioker Ceramic Rings, Akuapure e Akuaclear ("zeólitos, coco, carbonos e resinas.") que não vou usar e fica para outros usos

Já cortei a travessa para fechar o móvel mas enganei-me nas medidas, aliás, a medida está certa ao mm, esqueci-m foi de deixar folga para as portas abrirem, ainda ando de volta da iluminação a fim de tornar as ligações mais simples e práticas para se tirar e por a tampa, a ver se consigo um tempinho do feriado para terminar essas duas coisas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Essa tal ribeira tem bastante potencial! Já vi pedras à venda em lojas de aquariofilia muito menos interessantes que essas. Se lhe conseguires juntar mais um ou dois troncos como aquele que tens, acho que vais ficar com um belo aquário. Queres mais uma dica, que o pessoal por vezes se "esquece" de fazer? Apanha umas pedritas mais pequenas para colocar uns detalhes aqui e ali durante a montagem. Dá um ar mais natural. E não tenhas medo de ir para as pedras maiores... vai por mim...

Quanto ao filtro, não conheço marca portanto não posso falar. Mas se foi comprado na ProAquarium deve ter um mínimo de qualidade. Nunca os vi a vender coisas (mesmo baratas) de má construção.

Essa de cortar as tábuas à medida e não equacionar as folgas já me aconteceu tantas vezes... até em projectos ligados a outras coisas, onde não penso na tinta ou no verniz que aquilo vai levar depois. Eheh. Em gavetas, então, é quase sempre certo que me acontece. Mas da maneira como o teu aquário está montado, as portas não abrem mesmo, com essa tal tira, ou não consegues por a mão para as abrir? Porque se for o segundo caso, podes sempre optar por aqueles fechos de pressão. Ou muito mais simples que isso... dois puxadores. Eheh. 

Continuação de bom trabalho. Estou mortinho por começar a ver essas rochas dentro dos vidros... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, JoseCarlosMarques disse:

Essa de cortar as tábuas à medida e não equacionar as folgas já me aconteceu tantas vezes... até em projectos ligados a outras coisas, onde não penso na tinta ou no verniz que aquilo vai levar depois. Eheh. Em gavetas, então, é quase sempre certo que me acontece. Mas da maneira como o teu aquário está montado, as portas não abrem mesmo, com essa tal tira, ou não consegues por a mão para as abrir? Porque se for o segundo caso, podes sempre optar por aqueles fechos de pressão. Ou muito mais simples que isso... dois puxadores. Eheh. 

Boas, ai as gavetas que um gajo se esquece de dar o desconto da corrediça.

Os puxadores de origem tirei logo, eram umas coisas foleiras em plástico, ainda lá estão os furos, mas com a má qualidade das fotos não se notam. Estava a pensar em usar esses fechos de pressão do ikea, com a pressa medi 13cm e cortei com 13cm está justo fiquei sem folga para as portas, com a minha serra consigo tirar mais ou menos 3mm é na boa, só que tenho tudo na garagem dos meus pais então não é só ir ali cortar e acabar de montar.

Por acaso tenho-me esquecido das pedras pequeninas e troncos também ainda não tive sorte, tenho de ir a uma parte mais estreita ou açude para ver se me safo, só que os dias são curtos e não sobra tempo para tudo..

Obrigado pelos comentários, também já estou a a ficar impaciente para ver as coisas montadas e começar a pensar em vivos. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para ir mantendo atualizado, móvel completo e andei a brincar com pedras sobrando apenas um registo.

Madeira cortada para ficar simétrico com a folga das portas, acabei por comprar os fechos de pressão do IKEA que fica mais clean assim sem puxadores, um dia tapo os furos (nas fotos mal se notam)

large_aqua.jpglarge.aqua_233530.jpg

 

Tenho um horário incompatível com as lojas de especialidade locais, nomeadamente a Aquapicanço de Faro, estou a ter dificuldade em arranjar plantas, já vi que algumas lojas online fazem envios, qual é o vosso feedback de mandar vir plantas e processo de plantar após a chegada?

Desenterrei um 25 ou 30L da garagem com um filtro de esponja onde estou a pensar colocar as plantas todas antes de ter tempo ao fim de semana para montar tudo, a ver se até ao fim do mes conseguia meter agua.

Editado por R.Rodrigues
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficou impecável, esse móvel. Parece novo. Muito bem!

Em relação às plantas... eu sempre encomendei as minhas por correio e nunca tive problema com isso. Aliás... se as comprares In-Vitro é mais que normal que, depois de chegarem às tuas mãos, ainda possam estar umas duas semanas no frio antes de serem plantadas. O grande problema quando compras por correio é encontrar uma loja que tenha tudo o que queres, porque geralmente fica sempre a faltar uma ou outra espécie e um gajo fica fdd. Eheh. Eu costumo enviar as minhas da www.solaqua.net. De Lisboa para o Porto, portanto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Só para ir mantendo atualizado, parte eléctrica praticamente feita, de futuro devo adicionar um controlador de temperatura exterior (STC-1000), a tampa também já está mas não fotografei com uma ficha no meio para em caso de tirar a tampa, suporte para a pedra maior disfarçado com silicone e areia falta colar a pedra ao suporte e colar umas pedras para reforçar a coisa não vá a montanha rebolar... de resto está encaminhado, o 20L está a ficar pequeno para as plantas que já lá tem, ainda me falta Vallisneria para a lateral direita e por trás da pedra e pensei em Microsorum "trident" para fazer uma pequena moita nas pedras á esquerda da maior mas não havia.

large.1092611379_parteelectrica.jpglarge.teste.jpglarge.teste01.jpglarge.teste02.jpglarge.20210625_233117.jpglarge.20210625_233214.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Como não percebo nada da parte elétrica, nem vou comentar. Mas parece arrumadinha 🙂 .

Em relação às pedras e ao tronco, elevava apenas um bocadinho a parte direita toda. É fácil de fazer... quando estiveres a por o substrato pões mais do lado direito. Para dar uma espécie de ideia de "cascata" da direita para a esquerda. Acho que o tanque ganhava mais dinamismo. E já agora rodava um bocadinho aquela pedra maior do lado esquerdo. Só porque as outras parecem estar todas viradas para um lado e essa para o outro. Sempre que olho para essas pedras fico invejoso. Eheh. Quem me dera a mim ter um rio perto de casa onde pudesse ir apanhar coisas dessas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não cheguei a dizer mas o aquário tem vista da sala sobre o lado esquerdo, dai eu querer elevar e fechar mais o lado direito com a pedra e plantas mais altas e o lado esquerdo pedras mais baixas e vegetação mais rasteira.

O lado esquerdo ainda está em desenvolvimento, vou cortar a ponta do tronco e tenho mais umas pedras que quero tentar, do lado direito também acho que pode subir mais um pouco, tive de fazer aquela base para suportar a pedra, está forrado com silicone de aquário e areia para disfarçar,  já vi aquários em que deixam a esferovite no fundo para fazer altura estou na duvida de deixe e inclusive troco por outra mais alta ou tento arranjar um tapete daqueles de plástico para subir e sempre circula alguma água por baixo digo eu, assim subo mais um pouco e poupo no substrato, caso contrario fico com  mais de 8cm de substrato naquela zona, só para camuflar essa base são 4 ou 5cm num dos lados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 hours ago, R.Rodrigues said:

Não cheguei a dizer mas o aquário tem vista da sala sobre o lado esquerdo, dai eu querer elevar e fechar mais o lado direito com a pedra e plantas mais altas e o lado esquerdo pedras mais baixas e vegetação mais rasteira.

Isso vai de encontro ao que te disse. E é mais uma razão para tentares elevar ao máximo esse lado direito. Não sei é se os 40cm de profundidade que tens serão suficientes para elevar muito o fundo e ter um declive para a frente. Digo isto porque tenho o mesmo problema no meu... quando acabo de o montar está muito bonitinho, mas depois os camarões e os caracóis começam a fazer das suas e o substrato vem todo por ali abaixo. De qualquer forma, podes sempre usar uma pedacinhos de folha de plástico, para criar socalcos e evitar que isso aconteça. Ou uma planta de tapete, que depois de bem enraizada também ajuda a manter o substrato no lugar.

 

6 hours ago, R.Rodrigues said:

caso contrario fico com  mais de 8cm de substrato naquela zona

Olha que 8 cm de substrato não é muita coisa. No meu aquário já tive quase 20, e só tenho 40cm de altura. Uma coisa que descobri e que te pode ajudar bastante a subir o substrato são estas grelhas em plástico: https://www.mundocolumbofilo.com/grelha-rejilla-pombal-plastico-preto-50x50x5cm?cat=2. Funcionam que é uma maravilha, e podes cortar à medida e colocar umas em cima das outras. Com esferovite corres sempre o risco dele flutuar depois de encheres o aquário. Ah, e como são mais abertas, ajudam à circulação de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, JoseCarlosMarques disse:

Não sei é se os 40cm de profundidade que tens serão suficientes para elevar muito o fundo e ter um declive para a frente. Digo isto porque tenho o mesmo problema no meu... quando acabo de o montar está muito bonitinho, mas depois os camarões e os caracóis começam a fazer das suas e o substrato vem todo por ali abaixo. De qualquer forma, podes sempre usar uma pedacinhos de folha de plástico, para criar socalcos e evitar que isso aconteça.

E isso que não queria, ter um declive muito acentuado, neste caso os 8cm são praticamente a meio do aquário talvez a 25cm, mas foi a contar do zero porque as horas já não davam para mais então se contar com pelo menos 4cm na frente já só sobre 4, tenho margem para subir mais um bocado sem problema, o roofmate eu até o colo ao fundo para evitar levantar, mas uma grelha desse género sempre permite alguma circulação de água, não sei se com o tempo não acumula muito lixo, ainda sou do tempo de usar daqueles filtros de fundo com uma pedra difusora, penso que ainda existem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas R.Rodrigues 

Ainda existem,foi como eu comecei há quarenta anos atrás , olha aqui 189.jpgeste é de placas pequenas ainda cá tenho em casa uma caixa com estas placas,e havia outras placas inteiras que por acaso também cá tenho uma.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com 4 cm à frente e 8 atrás quase nem notas a diferença. Acredita em mim. E sempre ajuda a criar a ilusão de maior "peso" à direita e menor à esquerda. De qualquer forma, é uma questão de experimentares. Compra o substrato assim que possas, mete-o dentro do aquário e vai mostrando as imagens aqui ao pessoal. Eheh. Já disse muitas vezes que esta parte da experimentação é a que tem mais piada para mim. Quem me dera ter um aquário vazio, como o teu, para andar a "brincar".

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas R.Rodrigues 

Ainda existem,foi como eu comecei há quarenta anos atrás , olha aqui 189.jpgeste é de placas pequenas ainda cá tenho em casa uma caixa com estas placas,e havia outras placas inteiras que por acaso também cá tenho uma.

Saudações 

Já tinha ouvido falar dessas soluções, mas nunca tinha visto nenhuma. Tenho um primo que veio cá a casa um dia destes e viu o meu aquário... começamos a falar e descobri que também ele, quando era mais novo, se dedicou muito tempo à Aquariofilia. Deixou há una anos porque a mulher estava farta de o ver "gastar" água. Mas isso porque o homem se lembrou de fazer um aquário de quase 3 metros que levava um filtro que (pelo que percebi) funcionava como esse que apresenta na imagem. Ele é muito habilidoso, e aparentemente tinha comprado os materiais e feito tudo sozinho. Por acaso fiquei curioso para ver esse sistema de filtragem, mas acho que a mulher o "obrigou" a livrar-se mesmo do tanque.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Alvaro Silva disse:

Ainda existem,foi como eu comecei há quarenta anos atrás

Pois eu não foi ha tanto tempo, aliás 40 ainda não tenho eu, mas ha 20 e pouco anos ainda usei disso.

 

há 54 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Compra o substrato assim que possas, mete-o dentro do aquário e vai mostrando as imagens aqui ao pessoal. Eheh. Já disse muitas vezes que esta parte da experimentação é a que tem mais piada para mim. Quem me dera ter um aquário vazio, como o teu, para andar a "brincar".

Substrato já tenho, Akadama e 5litros de JBL Aquabasis, ver se no fim de semana já mostro novidades

Os vidros são baratos, quando a materiais não faltam cursos de agua e barragens ai para o norte, isso é falta de pegar na mulher e ir dar uns passeios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, R.Rodrigues said:

Substrato já tenho, Akadama e 5litros de JBL Aquabasis, ver se no fim de semana já mostro novidades

Fico à espera de ver. E vais ser tu finalmente a explicar-me o que raio é isso da Akadama... é algum tipo de rocha que fica por baixo do substrato? Já ouvi muita gente falar sobre isso mas nunca percebi o que é. Quanto aos 5 litros de JBL... não achas pouco? Ou é uma espécie de camada só, que vai por cima da Akadama?

 

4 hours ago, R.Rodrigues said:

não faltam cursos de agua e barragens ai para o norte, isso é falta de pegar na mulher e ir dar uns passeios

Compreendo o que dizes... mas o aquário que ele tinha, aparentemente, era enorme. Devia levar para cima de 300 litros de água. Já viste a quantidade de garrafões que não tinhas que encher e carregar de um lado para o outro para encher um aquário desse tamanho? lol. Acho que a mulher o tinha obrigado a acabar com o hobby ainda mais cedo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, JoseCarlosMarques disse:

Já disse muitas vezes que esta parte da experimentação é a que tem mais piada para mim. Quem me dera ter um aquário vazio, como o teu, para andar a "brincar".

há 12 horas, R.Rodrigues disse:

Os vidros são baratos, quando a materiais não faltam cursos de agua e barragens ai para o norte, isso é falta de pegar na mulher e ir dar uns passeios.

Eu tava a dizer isso para ti, eu já ando a pensar noutra caixa de vidro "para a mulher" só com camarões, caracóis e um cardume de peixes micro ou algo assim.

Akadama, é um tipo de argila japonesa de origem vulcânica usada como substrato para bonsais, nos aquários já é usado ha alguns anos talvez tenha caído em desuso por hoje em dia haver tanta escolha, realmente só me apercebi da dimensão da oferta agora que tive de procurar para um aquário de 200lt, dizem que é inerte mas tende a baixar ligeiramente o ph, é bastante porosa e permite um bom enraizamento, por ser tao porosa é capaz de com o tempo se tornar ligeiramente fértil e ir libertando nutrientes que absorveu, depois de ter comprado o aquário e começado a procurar por substrato tirando ideias aqui pelo forum dei por mim a fazer contas e gastava mais de 100eur em substrato, com JBL poupava 30 ou 40eur, por fim decidi arriscar com akadama que nunca usei nem vi ao vivo, ou era isso ou uma saca de areão, que não tenho nada contra, aliás o 20L como me iam dar uns pés de vallisneria e sagittaria (continuo ha espera) tem areão e polvilhei terra de vaso no fundo para fértil, ao fim de 5 dias com um filtro de esponta e a batata doce lá dentro tinha nitritos e nitratos a menos de 0.5 fiz uma troca de talvez 50% voltei a medir ao fim de uns dias e tinha tudo a zero, que me desculpem os mais puristas mas não é preciso tanta complicação ás vezes as coisas mais simples funcionam tao bem.

 

Já me estiquei no texto, mas faz uma pesquisa aqui pelo forum que encontras muita gente que já usou/usa akadama, sem contar com google e os japonicas que até em concursos usam, há e o saco de 14L acho que foi prai 16Eur mais 10eur dos 5L de JBL Aquabasis que acho que só comprei influenciado pelas leituras, mas mal não faz e é como disse no primeiro post, não tenho aquários ha mais de 10anos nem nunca tive um tao grande, o pouco que sabia cheguei a conclusão que não sei nada hoje em dia é muito fácil ler opiniões/reviews completamente opostas do mesmo produto e se tínhamos duvidas antes só conseguimos ficar com mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem. Vou procurar mais um bocadinho sobre isso. Mas realmente é como dizes... neste hobby há tantas maneiras de fazer as coisas. O primeiro aquário que eu tive tinha terra de vaso, como o teu, coberto com gravilha. Vi alguém que monta os aquários dessa maneira na internet e resolvi experimentar. No meu caso acho que não resultou porque estava a tentar fazer um "Dry Start" ao mesmo tempo. Um dia abri o aquário e o cheiro era tão intenso que decidi deitar aquilo tudo fora. Fui para um substrato da AquaRio, que na primeira montagem funcionou que foi uma maravilha. Isto ainda com CO2 que fazia em casa e com umas lâmpadas LED que comprei nos chineses. A carpete que tinha fechou em quase um mês. Entretanto decidi mudar para uma luz mais "profissional", para um sistema de CO2 de botija, e acho que dei cabo do aquário. Nunca mais tive uma carpete tão saudável.

Eu não quero um aquário maior. O tamanho que tenho serve-me muito bem. Neste momento está quase entregue ao acaso. Alimento a fauna todos os dias, mas tirando isso não lhe mexo há mais de um mês. Ando com um problema de saúde que me afecta os músculos, e não consigo estar muito tempo à volta do aquário. Pode ser que a coisa melhore entretanto...

Fico à espera de ver novidades do teu tanque este fim de semana! Não me desiludas 🙂 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tem fértil, substrato e andei a brincar com a configuração, segui o conselho do Jose Carlos e subi a pedra maior mais 4cm, depois de montar é que vi o qual fácil era ter subido mais 2 ou 3cm, falta de experiencia, foi tarde de mais que já não dava para alterar, pois usei o roofmate que cobri com silicone e areia como o suporte da pedra e foi colado ao fundo, não tirei fotos😟. Para referencia futura usei 5litros de JBL Aquabasis e quase tudo dos 14L da Akadama, pensava que ia precisar de mais.

Para Flora para já tenho, Echinodorus bleheri, Ludwigia Palustris Super Red Mini, Vallisneria Nana, 2 ou 3 Anubias nana, Microsorum e uma meia dúzia de pés de Sagittaria Subulata.

large.20210705_220225.jpglarge.20210705_234700.jpglarge.20210705_234507.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Rodrigues!

Depois de ver aquela primeira imagem e de ter lido que tinhas colado tudo fiquei com algum receio de ter que te dizer que aquela pedra maior estava muito chegada atrás e à direita, mas já percebi pelas restantes imagens que a pedra está solta e que a podes movimentar. Ainda bem, porque acho que a tua composição está quase perfeita. Os meus sinceros parabéns.

Vou deixar-te só umas pequenas dicas que podes ou não experimentar. Mas lembra-te sempre que o aquário é teu, e és tu que tens que gostar dele acima de qualquer opinião (menos a da tua mulher, claro! nunca contraries a tua mulher!!!).

Eu inclinava ligeiramente a pedra maior para a esquerda, até tocar o tronco. Neste momento está muito vertical, o que faz com que pareça pouco natural. Dessa forma também ajudaria a transmitir aquela sensação de movimento da direita para a esquerda, que o teu aquário tem, e que está muito bem conseguida.

Outra coisa era chegar ligeiramente a pedra maior à esquerda um pouco mais para cima. Não sei se será possível ou não, pelas características do tronco, mas mesmo que esconda um bocadinho a parte de trás, julgo que ficavas a ganhar.

A outra pedra que tens à esquerda, mais atrás, não está lá a fazer quase nada. Quase não se vê. Das duas uma... ou tentava elevá-la, de forma a que ficasse mais visível, ou passava-a para a direita, debaixo do tronco. De qualquer maneira, acho que devias tentar repetir aquele conjunto de pedras pequenas que tens à direita, na esquerda. Neste momento a coisa parece um bocadinho desequilibrada.

Por último, nivelava todo o substrato na frente. Lá porque ele sobe atrás, à direita, não quer dizer que tenha que estar mais subido à frente também. Mas isso é mesmo uma opinião pessoal... gosto de ver o substrato todo à mesma altura, na frente.

Não leves a mal estes reparos. São só pequenas dicas. Se eu tivesse o hardscape que tens agora já ficaria muito contente!

 

large.large.20210705_234507.jpg.ff8da38214397d9d39d890a5ec428451.jpg

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.