kevin 69

.Membro Ausente
  • Content Count

    372
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    5
  • Country

    Portugal

kevin 69 last won the day on April 15

kevin 69 had the most liked content!

Community Reputation

29 :)

4 Followers

About kevin 69

  • Rank
    Hiper Membro Júnior
  • Birthday 11/28/1993

Contact Methods

  • Website URL
    http://www.runescape.com
  • ICQ
    0

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Vagos (Aveiro)
  • Localização
    ábéiro

Recent Profile Visitors

2,979 profile views
  1. Boas! Obrigado. Isso dá iluminação é verdade, não sei o que hei de fazer...quanto a areia, tenho de ver se trato de fazer mais limpezas. Deixo aqui um vídeo rápido para verem o estado actual. Tive que replantar as plantas traseiras que já estavam a ficar feias. De resto só fiz a poda dos musgos e umas limpezas mais a fundo.
  2. Boas! Acho o aquario muito equilibrado e bonito. Gosto muito. Pessoalmente acho que um aquario tem sempre algumas algas. O não natural seria precisamente a ausência delas. Felizmente as fotos de concurso não as mostram 😄. O problema é sim quando se sobrepôem a plantas...etc. Cá por casa tambem me aparecem bocados de BGA, sempre nos mesmos sitios e nunca alastram. Ataca praí 1/10 das cabeças de plantas de caule (basta cortar as afetadas), aparece numa parte de substrato entre o vidro que acredito coletar residuos (deixo porque não cresce), e aparece numa parte da madeira que aparenta ser mais mole (esfrego com esfregão). BBA tambem aparece na raiz(por estar em decomposição) mas basta esfregar. Acho que peixes/madeira/solo tendem a ser meio poluentes, é inevitavel, tento portanto dar conta do resto. TPA's, levantar a sujeira, esfregar, tirar folhas mortas/á superficie, remover manualmente algas, enfim, reduzir ao máximo fontes de amonia/lixo. Se as plantas estiverem saudaveis e mantiveres as limpezas isso vai ao sitio. Se o problema persistir e piorar, o excel poderá não ser solução (longo prazo). Cumprimentos!
  3. Boas! A manutenção é importante sim, mas se chegas a todos os recantos está bom! Acabaste de colocar dois aspectos muito importantes, primeiro relativamente a iluminação. Duas barras de leds são suficientes para plantas não exigentes/faceis. Segundo no que toca a temperatura da água. Não sou nenhum expert em discus mas parece-me que precisam de águas a rondar os 28-30ºc. Acho que juntando estes requisitos a tua escolha de plantas fica consideravelmente reduzida. O que por um lado simplifica um pouco as coisas 😅. A nível de hardscape, deveria ficar a teu critério. Pessoalmente, acho que discus+madeiras fica sempre bem.
  4. Boa noite! Parece que tens um excelente projecto em mente. Não tenho grandes conselhos para te dar visto nunca ter construido nada alem de aquarios convêncionais. Posso garantir-te no entanto uma coisa, a manutenção de um aquario plantado é importantissima e imprescindivel. A ideia de fazer uma TPA sem molhar a manga para remexer/limpar/aspirar/podar parece-me (pessoalmente) meio utópica. Seria importante levar isso em consideração. Quanto ao resto, diria que o melhor será mesmo veres aquarios/setups e veres o que preferes.
  5. Este aquário está muito bonito, parabéns! Pessoalmente acho que só melhorou com o caminho mais delimitado. Tem muito mais detalhe e profundidade! Cumprimentos
  6. Boa tarde. Gostaria de começa por desejar os meus votos de boa saúde para todos os utilizadores do fórum. Os tempos não são os melhores mas acredito que não tardará a melhorar. Posto isto, e tendo em conta que estou confinado, tenho andado as voltas com este aquário. O aborrecimento fez com que metesse mãos á obra e alterasse umas coisas. Comecei por acrescentar umas rochas que apanhei na praia e tinha aqui em casa. Lembro-me de na altura escolher pela cor e textura. Quanto a madeiras, tinha umas peças que apanhei num trilho da serra da estrela que acredito serem do gênero junípero. Não acho (espero não me enganar) que me venham a dar grandes problemas visto que já os tinha há 2 anos e continuam intactos. A madeira é relativamente rija e estava completamente seca do gelo/sol. Posso dizer que em duas semanas ainda não verifiquei taninos na água/fungos/deterioração ou mesmo comportamento estranho dos peixes. Estéticamente, lembram-se as famosas manzanita wood. Relativamente a plantas, a rotala h'ra dava um ar meio monotono as moitas, pelo que acrescentei Ludwigia super red e rotala green. A manutenção desta semana ainda não foi feita pelo que podia estar em melhores condições...Tenho vindo a reparar também que a iluminação parece unsuficiente para cobrir os 45cm de largura do aquário. A frente parece demasiado escura.
  7. kevin 69

    Magma

    Nem mais! Pelo aspecto geral, vê-se que está bem equilibrado (filtro ciclado portanto), isto não menosprezando os teus dotes de limpeza/manutenção. Está muito bonito, aguardo só prova fotográfica desses tais peixes escondidos 😅
  8. Obrigado! É seguir a receita e tratar das manutenções haha Boas Álvaro! Tens toda a razão, mudanças são sempre um risco num aquário estável. Acho no entanto que adicionar uma planta não faria grande diferença. Pelo menos notável. Eu acredito que a poda tenha maior influência, a brincar, são baldes de plantas que saem do "sistema". Das plantas que mais tenho gostado de ver(Myriophyllum guyana):
  9. kevin 69

    Magma

    Já tens o filtro ciclado?
  10. Boas Bruno! Primeiro que tudo, acho que tens um projecto muito interessante, parece que não te apressaste para defiir os pequenos detalhes, e muito bem! A nível do hardscape, acho que é um pouco ao gosto de cada um, eu gosto do teu. Se pudesse acrescentar o meu pózinho, num ponto de vista funcional, talvez deixasse mais espaço entre os ramos e o vidro da frente (para limpeza/manutenção), relativamente ás rochas, talvez tentasse dar mais altura/elevar algumas. Mas lá está, eu prefiro como está, é a tua versão!
  11. Bom dia! Parece que 2019 deixou mais uma montagem. Desta vez bem mais positiva que a de 2018. Assim o espero. A nível estético, nada de muito complexo, um arranjo simples mas forte de troncos e rochas de modo a compôr/preencher o plano intermediario. Este aquario tem como foco as montagens mais antigas do takashi amano, um pouco á imagem daquilo que se vê na montagem do florestas submersas. A ideia foi tentar fazer algo simples de executar e manter por um periodo prolongado, portanto nada de silicones, colagens de hardscape, árvores miniatura ou canyons improvisados. Quanto ao nome, é bem simples. Cá em casa estão sempre a reclamar do som que produz a água á saida do filtro (quando me esqueço de repôr a água evaporada). O aquario foi montado em Outubro (4 meses), e está relativamente estável há 2 meses. Os primeiros 2 meses deste aquario foram assombrados por algas de todo o tipo, BBA,BGA, staghorn, diatomaceas, green spot...O que foi felizmente remediado através de umas limpezas e dois blackouts. Setup: Aquario: 80(c)x45(l)x40(a) Filtro: Eheim eXperience 350 (1050L/h) Iluminação: Chihiros a801, 100% 9 horas por dia Hardscape: Hornwood, rocha de lava, seiryu stone, rochas encontradas na praia, areia de silica Substrato: Tropica substrate, tropica soil, tropica capsules Fertilizantes: DIY (7ppm N, 7ppm K, 2ppm P, 0.5ppm iron/micros) semanalmente desde há um més. Manutenção: TPA 50-70% semanal, limpeza do filtro e difusor a cada 3 semanas. Flora: Anubia nana petite, Microsorum pteropus trident, bolbitis heudelotii, rotala vietnam h'ra, myriophillum guyana, marsilea hirsuta, eleocharis accicularis, cryptocorune petchii, Taxiphyllum barbieri, Vesicularia dubyana 'Christmas' Fauna: Caridina japonica, otocinclus affinis, pristella maxillaris, hyphessobrycon rosaceus, paracheirodon axelrodi, poecilia wingei, microgeophagus ramirezi Agora que o aquario está equilibrado, estou a ponderar fazer algumas alterações, nomeadamente na flora. O que acham de adicinoar uma ou outra planta no plano traseiro? tenho preferência para plantas de caule/moitas mas estou aberto a sugestões. Qualquer outra dica seria bem vinda. Deixo algumas fotos:
  12. Boas noites! Mais duas semanas e nada de sinais de melhorias, bem pelo contrario. Parece que estou cada vez mais longe de equilibrar isto. A nivel de parametros/setup: circulação: 800-900L/h (780+300 bruto) Iluminação: 75% chihiros a801 Fertilização: Full EI Agua: 25º ph:6.8 gh: 3 kh:? No4: 10-20ppm (tenho mantido dentro destes valores) CO2: amarelo/verde A rotala colorata em pessimo estado. Mostra folhas com falta de cor/transparencia e folhas mais velhas têm buracos/amareladas A maior parte das plantas de caule têm vindo a perder as folhas velhas Algumas pontas parecem "mirrar" Praticamente 100% da tennelus faleceu. diatomaceas continuam Estes sintomas estagnaram há coisa de duas semanas(depois de morrer a tennelus), e apesar de não piorarem, tambem não melhoram. Para remediar isto, tenho tentado excluir possiveis causas. Começando pela limpeza(a cada 5 dias): -50% tpa -limpeza do difusor -limpeza do filtro e skimmer Aumentar o CO2: -Apesar do indicador de CO2 mostrar uma cor amarelada 2/3h depois das luzes acenderem, tentei aumentar o nivel de co2. Em 3 horas consegui meter os meus rams á superficie. Voltando portanto aos valores anteriores. -Tentei aumentar a difusão, ao mudar o posicionamento do difusor e da saida do filtro. Sem qualquer melhoria visivel. Diminuir a intensidade de luz: O objectivo era á partida limitar carência de CO2(e/ou nutrientes), caso existisse. Estou há mais de 2 semanas a 75%, sem grande sucesso. Agradecia a vossa colaboração visto que estou meio a nadar com este problema. cumps
  13. Boa tarde, Venho pedir-vos mais uma vez ajuda. Desta vez para um problema que tenho vindo a observar já ha algum tempo (de uma forma leve a partir primeira semana). As plantas têm andado a mostrar sinais de carências. Começou inicialmente com a althernanthera, depois alguns pés de rotala (poucos) e agora a tennelus e monte carlo. Isto começou a partir da primeira semana , portanto há 20-25 dias. Parametros: Temperatura - 25-26ºc Iluminação - 100%, chihiros a800, 8h dia CO2 - inicia uma hora antes das luzes, difusor rhinox Circulação - skimmer 300lt/h e filtro 780lt/h Ferts - Sigo a dose recomendada EI (receita comprada engarrafada) GH - 3 dGH KH - ?? PH - 6.8 Possibilidades: Demasiada luz -> Não seria de esperar um boom de algas? Niveis de CO2 baixos -> Implica a primeira, pelo que as algas tambem viriam em força. Aumentei o CO2 há uns dias, e visto a reacção dos vivos, acabei por voltar á quantidade que tinha. Pondo então de lado esta possibilidade. Nutrientes -> O EI não tem falhas. Daí ter escolhido este método. Acabei portanto reduzindo (há coisa de 2 dias) o output da calha para 70%. E até hoje, nenhum melhoramento. Estou portanto á mercê das vossas sugestões...
  14. Obrigado Álvaro, tambem sou muito fã de aquarios com ar mais selvagem. Bem, uma semana passou e parece que foi mais susto que outra coisa. Apesar de os achar ainda um pouco tímidos. Hoje para minha surpresa, encontrei um dos SAE a passear pela casa...Pelas minhas leituras, é um comportamento que pode acontecer com alguma façilidade. Não tendo necessariamente que estar ligado a algum outro factor. Espero ter sido este o caso. De qualquer forma, restam-me 2 SAE, e sei que deveria adicionar pelo menos mais 1. Mas parece que seria mais sábio esperar a ver como se comportam os outros SAE. Aguardo sugestões quanto a este problema...Quanto a fauna, seria oportuno começar a introduzir mais fauna? a minha ideia é compor um único cardume grande.
  15. Plantas vermelhas tenho imensas, se vires a minha lista de plantas, vê que tenho pelo menos 5. O probelma é que sou muito nabo, e o vermelho teima em não vir . Hoje foi dia de introduzir o marisco, portanto a fauna passa a ser composta por 16 caridinas japonica e 3 sae. Estão há umas 3 horas no aquario, e noto alguns sinais de stress, os camarões não param quietos, e nadam demasiado, inclusive á superficie. Pelo meu entender da coisa, atribuí parte da culpa ao CO2(é estranho porque os peixes estavam saudaveis com este nivel de co2) e reduzi um bocado. Dia 23: