Primeira população - qual e quando?


Bangai

Recommended Posts

Boas,

 

Montei o meu plantado de 90l brutos (75l reais) faz hoje uma semana. Tenho-o deixado ciclar sozinho, usando as cerâmicas da montagem anterior para acelerar o processo de maturação, com o fotoperíodo adequado etc.
A este ponto gostava de saber quando devo começar a introduzir a fauna e que fauna devo começar a pôr, i.e. se começo por pôr umas Daphnias e posteriormente umas Neocaridinas, Melanoides, Tylomelanias, etc, e quando posso depois introduzir os peixes e a que peixes me devo limitar a pôr (estava a pensar em pôr peixes mais resistentes tipo Heterandrias e Tanichthys, e ao fim de algum tempo colocar algo mais tropical).

Quaisquer sugestões serão bem recebidas uma vez que este é o meu primeiro plantado cuidado :)

 

Cumprimentos,

 

Bangai

Link to comment
Share on other sites

Boas,

 

Plantado, camarões, peixes e tylomelanias são tudo coisas ligeiramente incompatíveis... Talvez pudesses começar com o setup completo do aquário e por pensar bem o que pretendes fazer com ele.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Share on other sites

Boas,

 

Plantado, camarões, peixes e tylomelanias são tudo coisas ligeiramente incompatíveis... Talvez pudesses começar com o setup completo do aquário e por pensar bem o que pretendes fazer com ele.

 

Cumps.

Boas,

 

Os stats do aquario são estes:

- Panorâmico de 70x20x50 de altura (90brutos, 75l reais já com substrato)

- Diversas calhas led: 3 discos de 2700K, uma barra de 2700K e uma Beamswork de 40cm com leds de 7000K e 10000K

- Biobox com cerâmicas e lã de vidro, bomba de 300l/h

- Termostato de 50w

- Substrato: ADA Aqua Soil Africana e Tropica Aquarium Soil

- Plantas: Hemianthus micranthemoides, Ludwigia palustris, Alternanthera reineckii 'mini", Micranthemum umbrosum "Monte Carlo" e uma outra espécie que ainda não consegui identificar mas é semelhante à Hemianthus.

Quanto à incompatibilidade entre Neocaridina e Heterandrias, pelo menos esta posso atestar que é inexistente ou pelo menos não tem expressão ao ponto de reduzir a taxa de reproduação de ambas as espécies no mesmo meio (tenho um viveiro onde crio Neocaridina davidii com Heterandria formosa e quer os camarões como os peixes estão a criar) porém tenho dúvidas sim caso introduza Tanichthys, não sabendo até que ponto ter uma boa densidade populacional de camarões no início consiga amortizar a predação dos Tanichthys às crias?

As Tylos ficam então de fora dada a incompatibilidade com a química da água, mas os Melanoides tuberculata deixam-me dúvidas se não irão remexer demasiado o substrato, ou se os Physa acuta não serão igualmente eficazes a comer os restos de comida?

Tencionava manter as coisas num nível muito subtropical, tendo flutuações sazonais de temperatura típicas do interior de casa (17/18ºC Inverno e 27/28ºC de Verão) mas se não fôr o melhor para as plantas que tenho, enveredarei pelo que melhor condições lhes der.

Link to comment
Share on other sites