JoaoRRM

Membro
  • #Conteúdo

    999
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

6 Seguidores

Sobre JoaoRRM

  • Aniversário 08/04/1994

Informação de Perfil

Quem visitou o meu perfil

4201 visitas ao perfil

JoaoRRM's Achievements

  1. Boa tarde, Venho apresentar o meu aquário que montei recentemente. Cubo de 25cm com sump traseira, bomba hydor regulável Iluminação, foco de jardim 10w 6500k Termóstato Eheim 50w A ideia era ter uns crystal red, colónia inicial de 10. A questão que coloco é onde os posso adquirir. Nas lojas tenho encontrado o 8 e 80, camarões que nem se vêm ou adultos reformados. Como nunca tive camarões não tenho conhecimento de criadores portugueses. Quando conseguir irei colocar umas fotos do aquário! Cumprimentos, JoãoM
  2. Boa noite, Na segunda feira efectuei a transladação de um aquário de uma casa para outra. No aquário inicial estavam 4 escalares, 3 ancistrus, 2 guppys, 3 corydoras e 1 ramirezi. Estes foram colocados num aquário temporário de 54 litros com água totalmente nova com o filtro do percedente (JBL Cristalprofi e901) e um cometa. No dia seguinte as corydoras e os ancistrus foram para o novo aquário juntamente com o filtro e até hoje continuam saudáveis. Nos dias subsequentes todos os peixes se encontravam em perfeitas condições de saúde, no aquário de temporário que ficou com um filtro de esponja e sem tpa's até hoje à tarde. Os escalares estavam normais, até apresentavam indícios de irem reproduzir, e no espaço de horas morreram. Encontrei-os ofegantes no fundo do aquário, com as barbatanas "presas", algumas manchas avermelhadas que presumo que sejam concentrações de sangue e as guelras estavam rosadas e não avermelhadas como de costume. Todos os peixes que se encontravam no aquário temporário com eles continuam bem, enérgicos e a comer. Efetuei testes de nitritos e estavam a 0,5mg/l, amónia não testei. O objetivo com este post é tentar perceber o que aconteceu, porque é que afetou apenas os escalares e se existe algum risco de voltar a acontecer com os restantes peixes que tiveram em contacto com eles. Cumprimentos, João Marques
  3. JoaoRRM

    Corais fechados ajuda

    Boas, Eu usei o mesmo método da ultima vez e não tive problemas. mas o outro aquário era 10x maior que este.. Adicionei uma startup pad da tmc para reduzir os nitritos. Agora será esperar
  4. JoaoRRM

    Corais fechados ajuda

    Já repeti os testes e os nitritos estão altos. Há algum risco para os corais? Cumps.
  5. JoaoRRM

    Corais fechados ajuda

    Boas, obrigado pela prontidão nas respostas. Eu repeti exatamente o mesmo processo que usei no outro reef e nunca tive este "problema", daí a minha preocupação pois pensei que pudesse ser algo mais grave. Amanhã vou fazer os testes novamente. Uma questão apenas xD É normal os discossomas deslocarem-se pelo aquário? Nada de extraordinário, apenas soltaram-se da rocha e estão a espalhar-se. Cumps.
  6. JoaoRRM

    Corais fechados ajuda

    Boa noite, Recentemente montei um nano de 15 litros e adicionei alguns corais ontem. Ambientei-os mas ainda não coloquei a luz ligada a 100%, apenas o esteve durante 20min. Nesses 20 minutos os corais pouco abriram. O fluxo é de 300l/h da sump. O corais que tenho no aquário são zoanthus, discossomas, uma euphyllia, um rhodactis e uma sarco. O único habitante é um turbo. Ontem fiz uma tap de cerca de 30% e hoje adicionei carvão ativado. O que acham que será? Cumprimentos, João Marques
  7. Boas, No dia 7 adicionei a primeira fauna! Um dorsigera laetacara e um tetra imperador. Na semana passada adicionei um cardume de 4 neons, que passarão a 6. Na altura da montagem entusiasmei-me e como podem constatar enchi-o com fetos de java. Gosto como está mas não me preenche a 100%. Vou retirar metade ou mais, com o intuito de lhe dar mais um ar de biótopo, deixando apenas pequenas zonas verdes. Vão para os classificados do fórum quem tiver interesse. A Fauna após a mudança vai ser maioritariamente ciclideos anões todos machos. Cumps.
  8. Boas, Passadas umas horas de meter o purigen a poeira desapareceu toda. A minha questão agora é a fauna.. A minha paixão são os discus, mas este aquário não serve.. Só sendo um casal. Uma das outras paixões são os ciclideos sul/ centro americanos de grande porte tipo o rivulatus, mas também não dará. O que me leva para os ciclideos anões e apistos, destes excluindo os ramirezis não tenho experiência nenhuma. Se me pudessem ajudar a escolher agradecia. Cumps.
  9. Boas, deixei o espaço do meio para eles. À frente vou meter umas anúbias pequenas e atrás elodea ou umas anúbias de folha grande. É de cascata sim. De momento está a trabalhar no máximo com lã de vidro adicionalmente às matérias filtrantes permanentes. O nível da água está no máximo, não há quebras na superfície da água. Amanhã vou meter um saco de purigen para ver se melhora. Cumps.
  10. Não tenho visto nenhum progresso no desaparecimento da poeira. Continua quase como quando o montei. Cumps.
  11. Boas, Obrigado! Mas foi tudo menos pensado. Nos últimos 5 meses reuni os troncos, quase todos eles individuais. As rochas apanhei nas férias de Natal.. e pronto 5 horas a "encaixar". O único erro foi mesmo o do areão. Não tenho visto grande progresso. A poeira é demasiado fina e leve. Estou a ponderar substituir alguma água. Cumps.
  12. Boas, Venho apresentar o meu mais recente aquário. Foi montado ontem à tarde, sem querer não lavei uma das areias que coloquei no aquário e a água turvou bastante. Como consequência as fotos não são as melhores. Setup: Aquário: 80x35x40cm 110L Iluminação: 2x.T8 4000k (vou substituir por uma mais fria) e 6000k Filtração: Aquel FZN-3 1200l/h, com zeolite, esponja média, microvec, siporax e substratct pro. Substracto: Areia amazónica Aquecimento: Eheim Jager 150w Flora: Fetos de várias espécies, maioritariamente de java Algumas anúbias Ainda vou adicionar algumas que não necessitem de ser plantadas. Fauna: Ainda não decidi mas vai ser o mais simples possível para diminuir a manutenção. Cumprimentos, João Marques
  13. O que ponderaria no máximo era o 701 e estava a puxar muito. O 401 parece-me ser interessante! Consome pouco e tem um bom volume de filtragem. Tenho a dúvida dos filtros de esponja pois usava-os nos aquários de crescimento dos discus, eram bastantes e nunca houve problema... E este nem metade dos peixes, nem com o tamanho dos discus vai ter..
  14. Não dispendioso xD Filtros de esponja? Em todos os aquários de água doce que tive duplicava a filtragem mínima sempre. Com um filtro externo demasiado potente ou com um externo e um interno a funcionar em simultâneo..
  15. Boas, podes explicar melhor o filtro caseiro sff. Eu sou adepto do overkill no que toca à filtragem, mas neste queria que fosse diferente. O mais simples possível. O filtro que tenho agora é um versamax FZN-3 que faz 1200l/h com 3 litros de volume para material filtrante. O problema é que o aquário vai ter tampa e não me apetece muito corta-la... Cumps.