Guilhas_86

.Membro
  • Content Count

    184
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Community Reputation

14 :)

6 Followers

About Guilhas_86

  • Rank
    Membro Júnior

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Portalegre (Portalegre)
  • Localização
    Portalegre

Recent Profile Visitors

1,037 profile views
  1. Guilhas_86

    Troca de aquario

    Bom upgrade 😉 Que corra tudo bem. Atenção apenas a uma coisa, se não estou em erro os escalares vão achar esses camarões de que falas um bom petisco...
  2. Guilhas_86

    Ajuda para novo projecto 120x50x60

    Eu tinha 6 mas num 120x50x50. De início não te parece muito mas quando os tiveres com 15-16 cms vais ver que é muito peixe para tão pouco espaço. Este vou comprar com mais 10 cms de altura justamente por causa dos Discus, quanto mais alto melhor e não vou para os 70cms porque o problema dos 70cms de altura além da manutenção mais complicada é que fica também mais difícil poder ter um sem travamento como pretendo.
  3. Guilhas_86

    Ajuda para novo projecto 120x50x60

    Agradeço o conselho. Eu sempre tive otocinclos com os Discus e embora visse isso acontecer (poucas vezes) assim que se colavam os Discus faziam com que eles saíssem. 😉 Corys cheguei a ter 24, mas neste não tenho vontade de as meter lá, quando são pequenas tudo bem, mas depois de crescerem levantam muita poeira e muita porcaria do chão, mesmo que aspires com regularidade é sempre uma chatice. Ancystrus tinha 6, quando se reproduziam oferecia as crias, 2 parece-me pouco para um aquário desta dimensão com troncos e pedras à mistura. 😉 Talvez ponha também umas sewellias lineolata, sempre tive e sempre adorei estes peixes.
  4. Guilhas_86

    Aquário 300 litros - Discus

    Bem trabalhado. Eu dava papa stendker, artémia congelada (normal, com alho, com spirulina), bloodworms, mysis, flocos, granulado, artémia desidratada e talvez algo mais que não me lembro... Mas correu sempre tudo 5 estrelas.
  5. Guilhas_86

    Aquário 300 litros - Discus

    Boas Luís, parabéns pelo aquário e especialmente pela fauna. O que lhe dás de comer? Eu tive Discus durante cerca de 2 anos e correu tudo às mil maravilhas mas confesso que levei muito mas muito tempo a aprender tudo o que conseguia sobre esta espécie. EM breve vou regressar ao vício e vai ser com 8 meninos desses. 😉 Os que tive comprei com 5-6cms e quando os vendi tinham 15-16cms, eram tratados como reis, tal como me parece que acontece com os teus.
  6. Guilhas_86

    Ajuda para novo projecto 120x50x60

    Muito boa sugestão, por acaso nunca tive bolbitis nos aquários anteriores e depois de falares nisso já estive a ver e há algumas que me agradam. Se houver reprodução há sempre quem agradeça a oferta do excedente. 😉 Mas de início vão ser necessários para a limpeza até porque serão pequenos. É isso, já pedi orçamentos e conselhos a duas casas mas até agora ainda não obtive resposta. Mais uma vez obrigado pela ajuda.
  7. Guilhas_86

    Ajuda para novo projecto 120x50x60

    Obrigado pela ajuda. Percebo o que dizes e agradeço a sugestão no que toca ao CO2. O problema é que terei de investir muito mais dinheiro, tempo e trabalho para ter um plantado digno desse nome. Embora tenhas toda a razão quando falas no crescimento e vigor das plantas com CO2 (não há qualquer dúvida), mas para o que quero não é prioritário, o foco serão os discus e há plantas fáceis bem bonitas que permitem um aquário bastante agradável. Para te ser sincero o que mais me custa na ausência de CO2 para o projecto será abdicar de um "tapete" verde.😒 De resto estou a pensar em pouco mais do que: bucephalandras, anúbias, echinodorus cryptocorines troncos e pedras, mas todas as sugestões são bem-vindas. Quanto à fauna penso em: 8 Discus, 6 Ancystrus, 10 otocinclus, 1 casal de ramirezzis, 40/50 peixes de cardume (estes ainda não sei bem quais serão) e alguns caracóis. No que toca ao substrato, embora saiba que há melhores, tenho-me dado bem com o aquagro soil da ocean free que consigo por pouco mais de 20 euros/8 litros, ou seja não é dos melhores segundo vejo/leio mas tem dado muito bem para o gasto e fica quase a metade do preço dos "topo de gama". Uma vez que optarei por plantas fáceis, não me parece pertinente gastar mais aproximadamente 200 euros em substrato. 🙄 Qualquer ajuda, sugestão ou conselho serão bem vindos. E se me permites queria perguntar-te se achas seguro um aquário 120x50x60(a) com vidro de 12mm sem travamento ou se terá de ser de 15mm? Quero jogar pelo seguro, aliás como tinho feito nos 2 de 120x50x50 que tinha com vidro de 12mm embora me tivessem aconselhado que o vidro de 10mm chegaria, mas de 12mm para 15mm só mesmo se for "obrigatório" uma vez que encarece bastante. obrigado.
  8. Guilhas_86

    Dúvidas quanto à espessura do vidro

    Boa noite Álvaro. Desde já agradeço a sua opinião. Esse aumento de 50 para 60cms de altura seria só para melhor acomodação dos discus, mas se encarecer muito devido aos 15mm irei novamente para a medida que costumo usar 120x50x50 com 12mm, onde tenho mantido os Discus impecáveis. Cumprimentos
  9. Boa noite. Para um aquário com as dimensões 120x50x60(a) sem travamento, o vidro de 12mm é seguro ou terá de ser de 15mm? Já tive 2 aquários 120x50x50 sem travamento com 12mm de espessura sem problemas (penso que com 10mm também dá mas preferi jogar pelo seguro), mas aumentando a altura para 60cms não será arriscado usar vidro de 12mm em detrimento do de 15mm? Obrigado
  10. Guilhas_86

    Ajuda para novo projecto 120x50x60

    No anterior tinha 2000l/h e bomba de 2000l/h e não achava demasiado,mas...talvez possa ser. O que acontece é que com a quantidade de matérias filtrantes que tinha o caudal do filtro ficava praticamente reduzido para metade, ou até menos.
  11. Olá a todos!!! Acho que há quase 2 anos que não vinha ao fórum escrever algo. 😞 Vendi por essa altura os aquários que tinha mas o bichinho nunca morreu e eis que estou a pensar avançar com um novo projecto, daí precisar da vossa ajuda. O que tenho pensado é um aquário com as seguintes carcterísticas: -Dimensões 120x50x60 vidro extra-claro com 12mm de espessura, provavelmente proveniente da vidromoldura. -Móvel Aquatlantis Fusion 120x83 40mm espessura. -Filtro 2000l/h com capacidade para 19 litros de matérias filtrantes (seachem matrix e purigen; sera siporax; lã de vidro e esponjas) -Aquecedor 2x300w eheim -Bomba de circulação 3000l/hora -Iluminação (aqui é onde estou a precisar mais de ajuda), do que estive a ver o que me pareceu melhor em qualidade preço foi a chihiros A 1201 plus, há alguma coisa melhor ou fico bem servido com esta?No anterior tinha a zetlight lancia 1200 plant e sempre deu para o gasto, embora se quisesse passar para algo mais exigente em termos de plantas sentiria sempre a falta de mais uma calha igual. O aquário vai ser um "plantado" com Discus (tenho saudades destes bichinhos) e não sei ao certo a exigência das plantas que vou usar mas provavelmente irei deixar as dificeis de parte uma vez que ainda não me decidi quanto ao CO2, daí o termo "plantado" estar entre aspas. Aceitam-se críticas e sugestões e claro, toda a ajuda será bem-vinda. Cumprimentos e obrigado.
  12. Guilhas_86

    Guilhas_86

  13. Guilhas_86

    Primeiros passos em aquariofilia..

    Boa noite mikeplopes, A situação da temperatura alta deveria preocupar-te bem como o método de a fazer baixar, das duas uma, ou colocas espécies que aguentem temperaturas altas na casa dos 29 graus como referiste anteriormente ou então terás de de arranjar uma solução de refrigeração melhor do que a referiste, uma vez que a temperatura irá sempre oscilar muito e muitas vezes o que provavelmente trará doenças e mortes.
  14. Guilhas_86

    180L plantado - equipamento para iniciar?

    Já foi desenvolvido.Fui suficientemente claro? Se tivesse alguma coisa a resolver contigo já o saberias.
  15. Guilhas_86

    180L plantado - equipamento para iniciar?

    Em primeiro lugar não fui mal educado apenas respondi ao teu atrevimento, como é teu apanágio. Em seguida mais uma vez eu não disse isso,isto é, não disse que a Sunsun era Alemã mas sim que as peças de que falo são feitas na Alemanha bem como réplicas perfeitas de alguns modelos Sunsun. De qualquer das formas fica aí o mito desvendado... www.wiltec.de