Aquário plantado, necessário substrato fértil?


taiko

Recommended Posts

Ora boas, como o título indica, eu gostava de saber se para ter um aquário plantado é mesmo necessário meter substrato fértil. Faço esta pergunta pois quando fui ontem à loja para comprar deparei-me com preços muito altos. Não fazia ideia de que o substrato fértil era tão caro.

 

Eu sei que depende do tipo de plantas que se quer. Eu quero iniciar um aquário plantado com plantas de nível de exigência baixo. Eu acho que até já tinha lido algures, em tempos, que as plantas de nível de exigência baixo requerem apenas luz, e talvez um pouco de adubo líquido e pouco mais. É isso?

 

É que sendo para o que é se pudesse poupar o dinheiro nisso melhor lol.

 

Desde já, obrigado pela ajuda,

Fábio.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas um plantado requer muitos nutrientes logo precisas substrato fertil parece caro agora mas depois sai barato.

agora montas sem substrato fertil mais para a frente desmontas tudo para meteres substrato fertil porque não fica como idealizas.

não é assim tão caro procura em lojas online porque depende da marca e no sitio onde compras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Curioso... Ainda hj fui a uma loja apenas de aquariofilia para comprar substrato etc e o senhor da loja (bem a meu ver) perguntou me se ia ser muito plantado ou pouco, plantas exigentes ou pouco exigentes, eu como apenas pretendo algumas plantas e musgo ele aconselhou me a não gastar dinheiro no substrato fértil, afirmando não valer a pena e que o substrato passado alguns meses perde o efeito. Afirmou tbm que para o meu caso seria melhor e mais rentável os fertilizantes líquidos... Eu levei em consideração, já que qualquer outro queria era vender e aproveitava para fazer mais dinheiro...

 

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá taiko,

 

Se queres uma resposta mais concreta seria mais fácil se fizesses uma pequena lista das plantas que pretendes para te poderem ajudar.

 

Por exemplo, eu não tenho esse substrato, no entanto consigo manter anubias, Hygrophila Siamensis, musgo de java, aegagropila linnaei e alternanthera reineki, costumo usar substrato liquido e de tempos em tempos coloco umas pastilhas na raízes.

 

Em relação à alternanthera reineki, esta é um pouco mais difícil manter, mas acabei por comprar esta semana um sistema de CO2 pressurizado para ver se consigo ter mais sorte :), contudo existem várias plantas de baixa exigência.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá ver uma coisa eu interpreto plantado um aquario coberto de plantas. Se for só para ter umas plantas dá para excluir o substrato fertil.

Só com fertilizante liquido á quem tenha plantas em areia de silica e bonitas

Agora tudo depende das plantas que queres.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

No meu caso é quase só areia e plantas, uso fertilizante líquido e às vezes pastilhas para as raízes também, mas eu tenho plantas de média é fácil manutenção!

Editado por Luiji
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, é isso que tenho receio. Se tivesse que gastar o dinheiro só uma vez não tivesse que mexer mais no substrato, era na boa. Custa sempre a comprar mas era na boa. Mas não gosto muito da ideia de ter que voltar a comprar passado alguns meses. Até porque depois do aquário montado não quero estar a ter que desmontar a cada meia dúzia de meses. Uma vez montado é para ficar montado.

 

Eu sei que o substrato fértil é o mais recomendado para aquários plantados, mas ainda assim acho que deve ser possível manter um aquário plantado somente com adubo líquido, ou até eventualmente com adubo em bola, que também aqui tenho.

 

As plantas que eu quero meter são de fácil manutenção. Ainda não tenho a certeza das plantas que lá quero meter. Mas esta eu quero... Eleocharis parvula. Esta e mais uma outra que tenho no meu aquário actual (a sobrevivente, com vários pés). Não sei qual o nome, tenho que tirar foto e pedir para ma identificarem.

 

Quero apenas plantas de fácil manutenção pois ainda não tenho muita experiência em aquários plantados e até porque quanto mais difícil o nível de manutenção mais luz exigem. E tenho que ter também em conta os gastos.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, numa loja aconselharam-me o substrato fértil ou solo fértil, sendo que o substrato fértil precisa de ter pedra/areia ou algo assim para não fica em contacto directo com a água, ao passo que o solo fértil não precisa de ter mais nada. Mas também é mais caro, obviamente.

 

Está correcta esta informação? E se sim, que quantidade precisaria eu de meter (solo fértil) num aquário de 200L (100cx40lx50a)?

 

Só me falta mesmo ver isso e completar a iluminação e estou pronto para iniciar. :)

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Se vais ter umas plantas aqui e outras acolá, existe sacos mais peuenos de substrato fértil, e logicamente mais baratos. No entanto um aquário com essas dimensões não deve ficar lá muito bonito (opinião pessoal) com umas plantas aqui e outras ali! Depois sempre podes optar por plantas tipo as anúbias, fetos de java, cryptos, que dão vida ao aquário mas não têm de ficar plantadas! As duas primeiras não podes mesmo plantar!

Já agora, se quiseres plantas desse tipo e de baixa manutenção, avisa! Na próxima semana vou fazer uma poda e tenho um aquário semelhante ao teu, a diferença é que tem 120 cm, e está muito plantado!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, andei a pensar e já encomendei um saco de 25L de JBL Manado (31,90€) e um saco de 5L de JBL Aquabasis Plus (16,90€), na Vida Animal, com portes grátis pois foi uma compra superior a 40€. Espero ter sido uma boa compra. :D

 

E sim, planeio ter mais do que apenas algumas plantas. Para já, neste aquário, quero apenas plantas de fácil manutenção pois ainda estou a aprender. Vai ser o meu primeiro aquário a sério e, principalmente, plantado e não quero ter mais problemas do que possa saber lidar. Para além de que se tivesse plantas com média/difícil manutenção a luz teria que ser melhor (gasto maior de luz) e também CO2, que não é propriamente barato.

 

Mas bem, adorava ficar com mais umas podas (significa sempre mais umas espécies poupando algum hehe). Mas só se fossem enviadas pelo correio, pois já vi que és do Funchal. Eu sou de Lisboa. Não é lá muito perto. :P

 

Já agora, se quiseres seguir o projecto (ou tentativa de... hehe) criei aqui este tópico. Podes mandar o teu bitaite. ;)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=244054

 

Desde já, obrigado,

Fábio.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que sim. Pelo menos é o aconselhado nos sacos da JBL. "80 - 100 cm", "100 - 200L" é o que diz no saco.

 

Quanto às anubias e fetos de java, acho que já li que têm que ser amarradas a pedras/troncos.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais