[Duvida] substrato jbl manado


Luis M. Leal

Recommended Posts

ola a todos eu sou novo no mundo da aquafilia e apesar de me fartar de ler há sempre duvidas...

 

a minha é a seguinte , tenho areia sílica 1mm mas queria por substrato para as plantinhas... a minha duvida é a areia tem "peso" suficiente para não deixar passar o substrato fértil ? ou devia por uma camada de com mais mm ( 2-3) ?

 

 

qual seria a quantidade necessária para cobrir uma área de 100x35?

 

 

 

eu estava a pensar por a seguinte combinação ,

 

substrato fértil( um baratinho só para uma pequena ajuda as plantas 3.5L)

substrato maior ( tipo JBL Manado será que 3L chega ?)

e areia sílica 1mm (esta tenho muitos quilos xD )

 

plantas são plantas de fácil manutenção...

 

 

espero estar a explicar me bem ,

aguardo alguns comentários

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui podes ver que 3,5L dão para fazer 1cm de altura nesse aquário.

Sugiro que metas 1 ou 2cm de fértil e 5 de inerte. Podes meter menos mas fica sempre 'menos bem'...

 

http://www.theaquatools.com/volume-calculator

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui podes ver que 3,5L dão para fazer 1cm de altura nesse aquário.

Sugiro que metas 1 ou 2cm de fértil e 5 de inerte. Podes meter menos mas fica sempre 'menos bem'...

 

http://www.theaquato...lume-calculator

 

 

hmm ok , entao 7L de fertil e depois tenho 25kg de areia silica 1mm , obvio q nao vou por toda , mas ja da para fazer uma boa camada para nao fugir nada de baixo certo ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes tentar poupar no fértil colocando só nas zonas do aquário que tencionas plantar.

Eu não usava a silica. Consta que é má para a saúde das raízes, porque não as permite 'respirar'.

Aposta antes numa camada de 5cm de Manado.

Claro que isto é tudo bom de dizer, porque depois entram os custos na equação ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha experiência, a sílica não tem problema nenhum. Não é com 5 ou 6 cm de areia que vai haver problema. As raízes são bem fortes... O único problema mesmo é que se suja imenso!!!

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...