brunofasoares

.Membro
  • Content Count

    1,778
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    15
  • Country

    Portugal

brunofasoares last won the day on October 4

brunofasoares had the most liked content!

Community Reputation

386 :)

4 Followers

About brunofasoares

  • Rank
    Membro Entusiasta
  • Birthday 08/23/1978

Contact Methods

  • Mail
    brunofasoares@gmail.com

Profile Information

Recent Profile Visitors

6,488 profile views
  1. Normalmente não é uma planta muito fácil de manter. As folhas em baixo costumam ser as primeiras a dar sinal de carências, especialmente ao nível da luz. Por isso requer umas podas para se manter no seu melhor. Parece-me bem. A Eleocharis é que está feia... tem alguma alga agarrada?
  2. Então uma pequena actualização... Nada demais a não ser uma peuqena batalha contra umas algas que apareceram nos corais. Fiz alguns testes a ver o que podia ser e está tudo dentro do normal. Dos testes feitos no dia 3 de Dezembro, alguns resultados: KH - 9 PH - 8 Ca - 425 Mg - 1650 Nitratos e fosfatos quase zerados, nada de significativo. Principalmente nas Acanthastreas estavam a aparecer algumas algas que se foram fixando. Pedi ajuda a uma pessoa que disse que desde que não tapasse por completo a cabeça do coral não havia problema. Fui vendo 2 Acans cada vez mais fechadas, uma delas já quase toda tapada pela alga e sem haver resolução para o problema. Este fim de semana resolvi começar a meter as mãos dentro de água e começar a limpar os corais. Então a Acan verde e azul estava pouco afectada e foi fácil limpar. Uma das Acans vermelhas estava tão mal que retirei fora do aquário, coloquei no balde da TPA e fui limpando, puxei, aspirei, soprei, salvo seja, com uma pipeta e a alga lá foi saindo, tanto de um como do outro coral. Estou mais satisfeito, mas ainda tem vestigios e espero que realmente possam sobreviver e voltar a ter o aspecto que já tiveram. Fiz o mesmo tratamento a todos os corais dentro do próprio aquário, soprar com a pipeta, mandando água para cima dos corais e foram saindo algumas algas que estavam no meio deles. Conclusão da história, não deixem os vossos corais descuidados e assim que virem algas tentem remover logo. Portanto vou optar por continuar com este método. Entretanto nas TPA´s vou começar a remover o máximo de algas possível do meu aquário, pelo menos estas algas que surgiram na ciclagem do aquário. Está bem melhor porque as Astraeas foram limpando, e fizeram um bom trabalho. Claro que são apenas 2 por isso demoram, mas nas pedras noto uma boa diferença. Sem dúvida que são excelentes para se manter como equipa de limpeza. Aconselho vivamente. Agora no solo, nesta última TPA, removi algumas algas, mas vem sempre areia agarrada, junto com as algas. Acham que há problema começar a remover, mesmo que venha sempre alguma areia atrás? Não irá afectar a biologia? Amanhã já coloco umas fotos de como está agora. Como disse não fiz alterações ao nível do layout, mesmo para não estar a dificultar mais a vida aos corais.
  3. Até te mandava mas já não tenho nos bookmarks. Se entretanto encontrar mando-te o link...
  4. Tiveste aí um surto de algas valente. Foi descuido ou algum excesso?
  5. Mais depressa morreu ou foi na TPA. Duvido que tenha ficado debaixo do solo, até porque eles acabam por escavar e sair. Lembro me de ver vídeos de criadores de camarões (talvez uns japoneses ou tailandeses, não tenho a certeza) em que remexiam o solo ao ponto de levantar tudo até voltar a pousar no fundo. Os camarões nunca ficam soterrados, acabam por sair debaixo do solo sem problemas... dizem que o fazem para estimular a reprodução. Sinceramente nem me atrevo a tentar.
  6. Nem precisavas de tanto Aquabasis, mas também não se estraga. As plantas acabam por consumir. Manado também me parece bem. A questão é o layout. Porque não fizeste primeiro o layout, troncos e pedras, e depois então colocavas os solos? Envia fotos para vermos como está...
  7. Mas tens uma folha ou várias? E é apenas de uma planta ou várias plantas com carências?
  8. Caber até cabe, mas de vez em quando convêm virá-lo para não estar sempre a ver o mesmo... Agora a sério, de vez em quando o pessoal vem aqui ao fórum comentar para ajudar os outros. O Bruno, independentemente da sua experiência, tem vindo sempre ajudar os outros membros, o que é de valorizar. Se ele dispende do seu tempo, o mínimo que devemos fazer é agradecer. Nem todos concordam com as opiniões dos outros e acho que nem devemos concordar sempre, devemos ter espirito crítico e não aceitar as informações só porque sim. Devemos investigar, procurar o mais possível por outras opiniões, o que nem sempre é fácil encontrar informações válidas. É precisamente o contrário de há 20 anos atrás quando comecei, hoje em dia existe muita informação, mas nem sempre fiável. Mas tudo isto não invalida que se tenha de respeitar a opinião dos outros. Até porque muitos não comentam aqui e noutras plataformas precisamente porque outrora foram desrespeitados e deixaram de gostar de participar. Penso que este fórum tem essa ideologia de respeito e entreajuda e nunca será demais reforçar este tipo de atitude e compromisso.
  9. Esse muco desaparece passado algum tempo. Podes remover com a mão ou uma pinça.
  10. This advert is COMPLETED!

    • VENDA
    • NOVO

    Vendo sistema de osmose inversa "Filtermaster Osmopower 2.0 190L". O sistema está novo, ainda na caixa embalado e por abrir. Tem garantia de 2 anos (menos 1 mês que passou desde a compra). A razão pela qual estou a vender é a falta de compromisso do membro que me pediu para encomendar junto com o meu pedido/encomenda. Como sabem, especialmente quem segue o meu tópico de água salgada, tenho o sistema de osmose da Aquili e que troquei os cartuchos quando fiz esta montagem, por isso não preciso deste. Vendo este precisamente por ser novo. Foi dada autorização para venda pela moderação dos classificados. Vendo por 50 euros, portanto abaixo do preço que está no mercado.

    50.00 EUR

    , Lisboa - PT

  11. Isso é porque não viste alguns de um comerciante nacional... não vou entrar em pormenores.