JocaAlex

Membro
  • #Conteúdo

    62
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    United States

1 Seguidor

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Amadora (Lisboa)
  • Localização
    Damaia

Quem visitou o meu perfil

2006 visitas ao perfil

JocaAlex's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

15

Reputação

1

Community Answers

  1. Sabes bem quais são as minhas "tentações" neh... XD Neste momento o mais importante é dar tempo ao tempo, deixar o aquário ciclar perfeitamente e maturar um pouco. A seu tempo testar com uns planorbis que te vou dar que ajudam ao efeito e fazer a rodagem com uns neos durante 1 mesito, quando tudo estiver estabilizado e seguro, tens as condições criadas para qualquer espécie que queiras ter. Entretanto vai abusando do Stability que o coração agradece :) No que toca a linhagens e qualidade, temos conhecimentos nas melhores origens por isso é apenas uma questão de gosto. Sabes que eu ainda vou demorar mais que tu a completar o projeto e sabes qual a minha ideia, mas não está nada decidido. Os caracóis são algo excelente para todos os aquas, mas não propriamente as phisas. Ajudam na ciclagem, contribuem para a decomposição de matéria orgânica e para a limpeza geral, assim como para o controlo de algas, são um adereço natural lindo, mas quando chegas ao ponto em que são a espécie dominante torna-se muito chato. Sabes que eu tenho quase tudo nos meus... melanoides, phisas, planorbis, ampularias, neritinas, clithons, lapas... mas de facto controlar as phisas é um trabalho inglório, talvez mesmo impossível, uma vez instalados... Talvez se houvesse phisas azuis eu mudasse de opinião! XD Abração!
  2. Boas Bruno e uma boa noite a todos os nossos companheiros! Já tinha visto algumas fotos, mas não tinha acompanhado os passos da montagem. Está, de facto, bastante interessante e com um visual amplo e limpo, algo que para o pessoal dos plantados é um longo processo de aprendizagem... deixar 1cm2 sem um pé parece tortura! :p Em relação às phisas, bem, eu luto contra elas há anos, não as mato mas retiro-as para um único aquário, ainda assim elas vão aparecendo. São um daqueles bichinhos incríveis, que se autofecundam e basta apenas UM para que consiga tornar-se uma praga. Pessoalmente gosto mais de planorbis e daqui a uns dias estou em condições de te poder dar uns quantos da minha criação, pelo menos esses reproduzem-se a um ritmo mais modesto. Agora é deixar ciclar bem, sabes que é um processo complexo e que requer o seu tempo em montagens novas e tb me trouxe bastantes dissabores, mas quando estiver pronto vai valer a pena :) Quando decidires qual a "marca" dos bicharocos que vais colocar aí diz, pode ser que me influencies a mim tb no meu projeto ;) Abração e tudo a correr bem!
  3. Obrigado a todos pela vossa opinião e ajuda, o fórum tem estado em atualização e pensei que este tópico já nem fosse existir... Até hoje não imagino o que possa ter acontecido, as suspeitas são muitas, mas na altura não efetuei testes e desde logo comecei a tomar medidas drásticas, o que levou a que perdesse o rasto dos acontecimentos. As principais suspeitas recaem sobre três hipóteses principais: 1. ou a toxicidade das plantas efetivamente, uma vez que fiz uma poda radical e arranquei vários exemplares, pelo que o envenenamento poderia ter sido causado quer pelos caules quer pelas raízes; 2. ou, como o Tozé disse, ao ter remexido no substrato ter libertado quantidades elevadas de metano; 3. ou, a que com o tempo mais me intrigou, ter sido uma acumulação tóxica de fertilizantes, nomeadamente cobre. Eu sempre fiz fertilização com macros e com micros, mas sendo o cobre um metal pesado e verificando as bulas ele está presente em todos os fertilizantes, poderá ter-se acumulado até níveis críticos e, uma vez atingido o limite tóxico, os efeitos tornaram-se irreversíveis. Esta é hoje a teoria que mais me deixou a remoer. Como eu na hora apenas quis salvar os animais, fiz tpa´s de imediato e em grandes quantidades, sem ter efetuado quaisquer testes, a minha suspeita imediata foram as plantas e o que fiz foi mudar o máximo de volume de cada vez pelo máximo de vezes, sem sucesso... Utilizei água da torneira sim, mas tb água de Sintra que sempre foi a que havia utilizado. A água da torneira sempre repousada pelo mínimo de 24h e tratada com Prime ou Nutrafin aquaplus, pelo que a cloramina não deverá ter sido a gota. Eu não tenho peixes para poder atestar os efeitos e apenas os camarões sofreram baixas, já que os caracóis se mantiveram incólumes e não notei que fossem afetados. Por aí talvez um indício de que o cobre possa ter estado na origem deste acontecimento, já que os camarões são muito mais sensíveis a ele. Não sei se porventura um pico de amónia ou de metano teria os mesmos efeitos nos caracóis. Neste momento mantenho o aquário sem qualquer camarão, por mais pura que a água possa parecer, por mais garantias que os testes possam dar... a memória ainda não desvaneceu e o receio de lá colocar camarões é muito grande, pelo que os mantenho em outros dois aquários, estando este apenas com plantas e caracóis, à espera de ser reconfigurado. Mais uma vez, obrigado a todos pela vossa ajuda e por manterem este tópico. Abraços.
  4. Sim, é um cubo... um pouco pro retangular... lol Tem 28 de largura e 33 de profundidade e altura. A largura é a medida menor, deve ter sido feito à medida para poupar na calha A questão aqui é o suporte, como tem o vidro em cima e tem de estar sempre a ser retirado, só tem 3mm de cada lado para apoio interior, não posso colocar um suporte que me invalide o uso da tampa... Aliás, esse é o motivo porque ainda não fiz eu mesmo o projetor, ando a tentar inventar um suporte que possa utilizar aqui.
  5. Sim, o cubo é bonito e de facto merecia uma luz melhor. Eu optei por comprar lâmpada de led compacta e a conexão, só ando às voltas com a cabeça como fazer o suporte, ainda não me decidi... Uma chihiros para esta largura não deve ser cara, o Gonçalo tb já me deu essa dica, vamos ver.
  6. Não estão nada Dannigs... Apesar do pearling estão a estiolar bastante. Crescem imenso mas as folhas são esparsas e os entrenós bastante distantes, tenho mesmo de alterar a luz... O que lhes vale é o CO2. Amanhã coloco fotos. A única coisa boa é que é fácil retirar podas, crescem para todos os lados com bastante comprimento.
  7. Sim Bruno, podes crer que se tiverem oportunidade eles consomem "proteína", sobretudo jovem e incauta... Até os SAE, em jovens são essencialmente vegetarianos mas após crescerem as necessidades nutricionais aumentam e não recusam qualquer comida viva. Eu recordo-me que quando os tinha eles estavam sempre à espera da comida e têm uma visão tão boa quanto os outros peixes ao contrário do que se possa supor, competiam com rasboras ou colisas pelas artémias e larvas de mosquito, não se acanham e as algas deixam de estar no cardápio se tiverem outra coisa para comer...
  8. Nas dragonstone nem com a escova de dentes me safo, quase que desfaço a pedra e a base das algas mantém-se lá, firme e hirta! :s Se isto não for lá com os caracóis terei de fazer um blackout...
  9. Pois, eu digo de reprodução referindo-me aos camarões mesmo. E nesse caso não confiaria jamais nos ottos lol Mesmo com os ottos continuas a ter algas? Não serão staghorns? Nesse caso só H2O2 ou então retirá-las manualmente, não há quem coma isso. Eu sou suspeito pois não tenho peixes, apenas controlo as algas com caracóis e com os camarões. Talvez por isso as algas estejam a rir-se de mim mas meti hoje 20 planorbis e 3 horn snails a ver se controlo isto. Tenho feito TPA quase diariamente e nem assim me livro delas. Julgo que a fonte sejam mesmo as dragon stone, ainda por cima não as fervi antes da montagem, já estou arrependido... Estamos os dois em guerra contra as algas!
  10. Eu ainda vos estou a conhecer Gonçalo, por isso é sempre bom saber que temos pessoas com mais conhecimentos para nos poderem ajudar, não queria tirar mérito a ninguém, antes pelo contrário, é muito benéfico poder contar com a vossa generosidade, quanto mais ideias, melhor para todos Bruno, não podes pensar assim... tens de criar espaço para todas, tens de pensar RGB!! XD Abraços.
  11. Eu estou perante o mesmo dilema e o membro Gonçalo84 ajudou-me imenso. Tal como o nosso moderador António disse, existem leds de grande eficiência a preços já mais apelativos. O Gonçalo recomendou-me um modelo bem interessante para essa medida que pode ser adquirido em Lisboa a bom preço. Eu sei que ele virá certamente comentar este tópico por isso não pretendo divulgar um know-how que é dele e que muito me ajudou sem o seu consentimento, mas poderás contar com essa ajuda. Ponderar desistir dum aqua por causa de 10cm (!?)... posso adiantar que irás adquirir uma calha de alta potência por metade do preço de outro aquário
  12. Bom projeto Filipe. Aproveitar materiais para fazer algo assim é fantástico. Muito bom mesmo. Quanto a iluminação podes contar sempre com os conhecimentos do Gonçalo, nunca nos deixa ficar mal. Bruno, entendo perfeitamente. Luzes vermelhas... plantas vermelhas... Coitadinhas das plantas verdes, já foram! Eu só consigo pensar que a natureza foi muito engenhosa ao não criar plantas azuis! Abraços.
  13. Boas Guilherme. Nem fales em algas, estou a passar pelo mesmo com o minha montagem recente. Eu estou a braços com as diatomáceas, não param de surgir na dragon stone, é o foco delas. No caso das filamentosas não conseguirás resolver o assunto com umas neritinas ou uns planorbis? Tenho neritinas e horn snails num outro de 23L montado há uns 6 meses com CBS e Fires e posso dizer que nunca vi lá uma alga que seja... Claro que podes sempre colocar um otto, mas eu suspeito sempre deles em aquários de reprodução. Penso sempre que inicialmente alimentam-se das algas e consideram alevins ou crias um petisco... até ao dia em que tomem as crias como alimento e as algas como sobremesa apenas. Mas isso é apenas a minha opinião. Já sabes que com invertebrados está fora de questão qualquer algicida ou mesmo H2O2... Boa sorte com isso, tenho acompanhado o teu projeto e é exatamente o meu tipo de layout, estou a torcer pelo melhor.