• advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

bettaa

.Membro
  • Content Count

    155
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Community Reputation

37 :)

4 Followers

About bettaa

  • Rank
    Membro Júnior
  • Birthday April 13

Profile Information

  • Sexo
    Feminino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Braga (Braga)
  • Localização
    xx

Recent Profile Visitors

880 profile views
  1. bettaa

    Aquario "doente"

    Pessoal, estou a precisar comprar fertilizantes. Eu costumo comprar os da Tropica, o Specialised e o Premium. No entanto vi, na loja online da Solaqua uns fertilizantes da marca deles: Solaqua Macro & Micro. O preço é bem mais em conta. Acham um bom substituto para os fertilizantes da Tropica?
  2. bettaa

    Aquario "doente"

    Estou cada vez mais decidida a fazer um remake ao aqua...andei a ver preços pela NET e encontrei um preço + portes mais em conta na "Solucões aquáticas". Mas ainda não procurei nas lojas físicas. Se calhar tenho, também, de procurar plantas porque as minhas estão a desaparecer...vou procurar aquelas que falaste, as rotalas.
  3. bettaa

    Aquario "doente"

    É o primeiro da lista que me foi dada pelo Toze Nunes. 🙂 Esse também me pareceu em conta. Já agora qual a quantidade para um aqua de 30L? Pelo que vi há sacos de 3L e de 8 L. Achas que 3L serão suficientes?
  4. bettaa

    Aquario "doente"

    Esta é uma foto da cor do reagente PH da água da torneira que medi ontem. Além do que fiz ontem, hoje fiz umas pequenas medições ao aqua antes da TPA. PH: estará entre 7,5 e 8. Deixo aqui uma foto para verem a cor do reagente Medi, também: FE:<0,02 (mg/l) - Parece baixo(?) NO3: 1 (mas a cor está muito clara). Estará entre 0,5 e 1? Deixo uma foto dos três reagentes para verem a cor:
  5. bettaa

    Aquario "doente"

    Ufa, tantos fertilizantes....Se me decidir por fazer plantados, pelo menos algum deles devo encontar numas das (poucas) lojas de aquariofilia da cidade... No primeiro post eu coloquei os valores dos reagentes que tenho. Um deles é o KH. Naquele dia estava KH: 3 (eu deitei 3 gotas até a cor passar de azul para amarelo). Eu segui as instruções do reagente mas confesso que não sei se estou a fazer bem. Esse valor tem sido quase sempre o mesmo, de todas as vezes que medi o KH. Já aconteceu ser KH:2. Como eu disse as plantas começaram a "definhar" e nos testes que tenho feito, vejo que o FE apresenta sempre uma cor quase branca ou mesmo branca, em muitas vezes (na última medição que fiz o valor era FE:<0,02 (mg/l)). Então comprei os fertilizantes líquidos da trópica, o Specialised e o Premuim e coloquei uma borrifadela de ambos, umas 2 ou 3 vezes por semana. Mas notei que com isto as algas aumentavam e pareceu-me que o PH também aumentava. Será possível isto?
  6. bettaa

    Aquario "doente"

    Fiz agora uma TPA e aproveitei para medir o PH da água da torneira. Não encontrei uma cor igual na tabela mas o mais aproximado é o 6,5. A cor do meu teste é em pouco mais clara que o 6,5. O reagente que tenho é o 3-10.Do aqua ainda não voltei a medir. Quanto ao substrato não sei se me podem dar aqui nomes de marcas ou tipos para eu procurar....
  7. bettaa

    Aquario "doente"

    Olá @Tozé Nunes, obrigada pela tua ajuda. O areão de rio é o que usei desde sempre. Já passou por um aqua de 7,5 L, por um aqua de 15L e agora está no de 30L. Eu tenho os testes JBL à pouco tempo mas os valores deveriam estar normais porque o Betta aguentou-se uns 3 anos. Como se vê na foto, atualmente o areão está todo verde. Nunca medi o PH da água da torneira mas foi sempre a mesma água, também...mas irei medir. Quanto às pedras, apesar de estarem todas verdes, são mesmo de xisto. Trouxe-as de Piódão (uma das mais lindas aldeias de xisto😊) já há uns anos atrás (não me lembro quando). Recordo-me que antes de as colocar no aqua, fervi-as e fiz o teste do vinagre. Eu tinha em grande quantidade no aqua Elodeas e foxtail (de crescimento rápido). Muitas vezes tinha de retirar algumas e porque cresciam demais. Atualmente as foxtail já quase não existem e as elodeas são apenas uns pezinhos muito pequeninos. Hoje uma das poucas folhas que restam à Anúbia maior, apareceu com um buraco. Está a desfazer-se... Quanto às marimo balls devo retirá-las uma vez que são uma espécie de algas? A tua sugestão de fazer um remake total também já me passou pela cabeça. O aqua está mesmo a desaparecer....Por outro lado eu sempre quis montar um plantado mas nunca tive coragem de avançar. Eu sou uma completa amadora em aquariofilia....Vamos ver se vai ser desta...Quanto ao substrato, qual sugeres? O JBL Manado, por exemplo? Ou estou a dizer asneiras?🤭 Quanto ao filtro interno, eu já tive um pequeno que veio com o aqua de 15L mas penso que já me desfiz do filtro...Já vi nas lojas chinesas bombas de ar à venda. Se calhar para esta situação devem servir, não achas?
  8. bettaa

    Aquario "doente"

    Obrigada pela ajuda. Sim, já reduzi a intensidade da luz. E quanto à questão que coloquei sobre os fertilizantes? Coloco em simultâneo ou coloco um dia o premium e no outro o specialised?
  9. bettaa

    Aquario "doente"

    Já coloquei uma foto do aqua no primeiro post. Acrescentei que também tenho 5 Marimo Balls. Eu tinha mais Marimo Balls mas retirei porque acreditei que estavam a retirar-me nutrientes às restantes plantas. Não sei se fiz bem, o que acham? Como disse, eu tenho os fertilizantes líquidos Tropica Specialised e o Tropica Premium. Eu tenho colocado uma borrifadela de ambos ao mesmo tempo. Estou a fazer mal? Devo alternar? Estou a colocar os fertilizantes apenas ao fim de semana porque pareceu-me que sempre que colocava, as algas apareciam com mais força e as plantas não tinham melhoras...
  10. bettaa

    Aquario "doente"

    Além das esponjas tenho um saquinho de SERA Siporax mini e coloco também um pedaço de lã filtrante.
  11. bettaa

    Aquario "doente"

    Eu tenho ideia que quando coloco os fertilizantes da Tropica o PH fica mais elevado. Será possível? Enviado do meu GM1913 através do Tapatalk
  12. bettaa

    Aquario "doente"

    Faço TPA aos fins de semana. Fiz uma hoje de mais de 50% da água. Também limpei as esponjas do filtro. Estavam carregadas de sujidade. A calha permite regular a intensidade da luz. Eu já tentei quase todas as intensidades.Eu não tenho CO2 no aqua. As pedras de xisto sempre estiveram no aqua. Antes de as colocar fiz aquele teste com o vinagre. Não tenho conchas. Faço TPAs semanalmente. Vou fazer mais vezes.Enviado do meu GM1913 através do Tapatalk
  13. bettaa

    Aquario "doente"

    Não me parece que seja alguma pedra porque são as mesmas que sempre tive no aqua antes de isto acontecer...
  14. bettaa

    Aquario "doente"

    Pessoal Eu tenho um aquário com o seguinte setup: Aquário: Scalare 40x25x30 - 30 Litros Iluminação: Calha Chihiros A-Series para aquas de 40 cm (8000K e 3850lm) , ligada das 11:30 às 18:00h Filtro: Eheim liberty 2041 Substrato: Areão de rio Hardscape: Um pequeno tronco e pedras de xisto Flora: Elodea, Ceratophyllum Demersum (foxtail), Anubia Nana e Anúbia Barteri (esta não tenho a certeza. É um pouco maior que a outra) e 5 Marimo Balls. Fauna: 4 camarões Amano Eu já tenho este aqua às uns anitos (3 pelo menos) mas este ano (ou finais do anterior) não sei porquê o ambiente do aqua está super mau. Os vidros, o areão, as pedras e o tronco estão sempre cheios de algas, por mais que eu limpe. Atualmente as Anúbias estão com as folhas quase sem cor. As plantas deixaram de crescer e começaram a definhar. As Elódea e as Foxtail, que são plantas super resistentes (penso eu), quase desapareceram do aqua... Eu tinha um Betta e que morreu em abril. Ele tinha 2 anos e meio, mais ou menos. Poderia ser a idade que motivou a morte do Betta mas aconteceu mais ou menos na altura em que o aqua estava "doente". Os camarões Amano parecem ser super resistentes. São a única coisa que está a dar vida ao aqua... Eu vou comprei os fertilizantes líquidos Tropica Specialised e o Tropica Premium. Comecei a colocar uma borrifadela de cada mas parece que piorou. Não notei melhorias nas plantas e parece que dá mais vida às algas. Hoje fiz uns testes à agua. Usei os reagentes da JBL. Sou totalmente inexperiente na leitura dos resultados. Mas o que "salta mais à vista" parece ser o PH que está muito alto, acho eu. Estes são os resultados dos testes que tenho: KH: 3 (aqui eu deitei 3 gotas até a cor passar de azul para amarelo) PH: 9 NH4: <0,05 (mg/l) NO2: <0,01 (mg/l) NO3:<0,5 (mg/l) FE:<0,02 (mg/l) Não sei se me falta dizer mais alguma coisa. Peço a vossa ajuda para tentar diagnosticar o problema e tentar melhorar o ambiente do meu aqua. Eu quero comprar outro Betta mas não o vou fazer sem conseguir estabilizar os parâmetros do aqua. Seria a morte certa do peixe, penso eu... Desde já agradeço as vossas opiniões.😉 Aqui está uma foto do aqua com o pormenor das poucas plantas que restam. Pode ver-se que está bem verde devido às algas. Os vidros não estão muito mal porque eu fiz uma pequena limpeza no dia anterior à foto.
  15. bettaa

    Kit de testes parâmetros de água

    Vou procurar os preços dos testes individuais e comparar com a mala. Obrigada!