bettaa

.Membro
  • Content Count

    249
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Community Reputation

43 :)

4 Followers

About bettaa

  • Rank
    Super Membro Júnior
  • Birthday April 13

Profile Information

  • Sexo
    Feminino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Braga (Braga)
  • Localização
    xx

Recent Profile Visitors

1,050 profile views
  1. De que tamanho é o teu aquário? Estou a imaginar que não deve ser grande porque se o fosse os Neon tinham forma de se esconder. No entanto estariam sempre em stress. O Betta é, por natureza, um peixe agressivo e por isso não devemos colocar peixes vistosos junto com o Betta. Se forem peixes muito coloridos ou com caudas compridas ele, normalmente, ataca-os. Claro que há Bettas não são excessivamente agressivos. Há relatos de Bettas que convivem com Neons mas no teu caso parece que não vai ser possível. Se o Betta está a matar os Neon sugiro que o mudes para outro aquário. Entretanto pode ser que alguém mais experiente tenha outra solução.
  2. Pessoal Como está no nome do tópico qual a diferença entre a Ludwigia sp. Mini Super Red e a Ludwigia Palustris? Pelas pesquisas que fiz não consegui explicação. A única diferença que encontrei foi: a Ludwigia sp. Mini Super Red aparece como vendida pela Aquaflora e a Ludwigia Palustris é vendida pela Trópica. A planta é a mesma e o que muda é o nome ou há alguma diferença entre elas?
  3. bettaa

    Ofirscape 112l

    .... esse tapete faz vir ao de cima o 5º pecado mortal....a inveja ...está simplesmente maravilhoso...apetece deitar em cima dele... Parabéns!
  4. Pessoal O que acham da Staurogyne Repens para colocar na frente do aquário? Também já me sugeriram a Eleocharis Acicularis e a Monte Carlo. Vi aqui no fórum que a Eleocharis Parvula seria melhor que a Acicularis. Noutro tópico falam da Glossostigma como não sendo muito difícil mas no site da trópica é classificada como muitíssimo exigente.... Já não sei o que pensar. Ou é melhor esquecer o tapete num aquário sem CO2?
  5. Eu também tenho um aqua de 30L que neste momento não tem fauna mas anteriormente eu tive 6 camarões Amano juntamente com um Betta e não tive problemas. Agora, quanto aos camarões Amano, deves comprar de tamanho grande senão o Betta vai fazer "mariscada"😁. Inicialmente eu não tive esse cuidado e os Amano iam "desaparecendo"😐. Depois comecei a comprar camarões Amano grandes e notei que "impunham mais respeito" ao Betta.😁 Mas deixa ver se alguém mais experiente vem dar a sua opinião.
  6. bettaa

    Patinho Feio

    No sábado fiz uma TPA quase total, limpei o filtro e quando enchi o aqua a água ficou limpa. No dia seguinte já estava menos limpa. Na segunda feira fiz uma TPA de 40% mais ou menos e ficou melhor. Hoje voltou a aparecer o que parece ser um pó branco. Até tirei uma foto macro da linha de água que baixou devido à evaporação. Eu li algures pelo fórum que poderá ser o substrato a largar algumas bactérias (não sei se estou a dizer corretamente) uma vez que tenho poucas plantas no aquário. Já planeava comprar mais plantas e vou tentar fazer isso mesmo durante esta semana.
  7. Boas @Pedro “Pedro”, peço desculpa "desenterrar" este tópico. Se calhar já desmontaste este aqua mas, se fosse possível, queria saber o teu feedback sobre as plantas que colocaste no teu aqua e qual a intensidade de iluminação usaste. Eu tenho um aqua Scalare também de 30 L com as dimensões 40x25x30 e também com uma Calha Chihiros A-Series e também sem CO2. Estou a pensar comprar a ludwigia super red mini ou a ludwigia palustris e gostava de saber o teu feedback dessa planta num aqua low-tech. As plantas ganharam aguentaram-se e ganharam cores bonitas? A qual nível colocaste o dim? Ou seja a intensidade de iluminação? Desde já agradeço a tua ajuda. 😉
  8. @Vera Santos ou outra "alma gentil" que queira ajudar☺️, eu falei na ludwigia palustris porque fiz uma pesquisa no site da trópica e essa estava classificada como de fácil manutenção. Mas se souberem outras que possam ter cores engraçadas por favor não se acanhem em deixar a vossa sugestão.☺️ Mas sempre com a ressalva da não existência de CO2 e com a calha chihiros, no aquário.😊
  9. Falei em melt porque sou uma total caloira nesta área.😳☺️ Mas penso que já percebi. Poderei conseguir fazer crescer as plantas, concretamente a ludwigia palustris, mas nunca terá as cores e vivacidade que teria num aquário com CO2 e calhas com RGB.
  10. @Vera Santos obrigada pela ajuda. A rotala rotundifolia até está a crescer. Vêem-se rebentos nas pontas. Quanto às plantas vermelhas, concretamente a ludwigia palustris, a necessidade de CO2 é para que cresça melhor e com mais cor? O que estou a perguntar é, caso eu coloque essa planta mesmo sem CO2 ela poderá crescer no aquário mesmo não ficando com a vivacidade e cor que o CO2 e boa luz podem proporcionar? Ou, pela vossa experiência, vai meltar?
  11. Pessoal o meu aqua tem o seguinte setup: Setup Dimensões do aquário: 40x25x30cm - Scalare Volume: 30 L Filtro: Eheim liberty 2041 Iluminação: Calha Chihiros A-Series para aquas de 40 cm (8000K e 3850lm) Sistema de CO2: Sem CO2 Substrato: NEO Soil Compact Plants - 6L Hardscape: Troncos Jungle Wood Pedras de xisto Flora Anubia Pangolino Anubia Nana Cryptocorine Wendtii Green Rotala Rotundifolia Musgo Spiky Fauna: Ainda não coloquei. Uma vez que a Cryptocoryne Green não se está a aguentar quero colocar outras plantas no aquário. O aqua não tem CO2 e não irei colocar no curto/médio prazo. Por este motivo, penso que terei de escolher plantas que não sejam de manutenção exigente, certo? Andei a ver outras plantas no site da trópica e gostei destas: Limnophila Sessiliflora ou a Limnophila Heterophylla para colocar atrás, caso a Cryptocoryne não se aguente. Pelo que li no site da trópica serão fáceis e sem muita exigência, certo? Também vi esta Ludwigia palustris e adorei...tem uma cor vermelha linda....mas não sei se num aqua sem CO2 e com a calha que tenho se irá aguentar... Quanto à parte da frente do aqua também pensei numas plantas tapete, mas voltei a ter a dúvida que mencionei acima...sem CO2 é possível? Podem deixar aqui a vossa ajuda/opinião, a qual desde já agradeço?
  12. bettaa

    Patinho Feio

    Sim, o filtro está no máximo. Hoje voltei a fazer uma TPA quase até ao substrato. Para já não está mal, vamos ver amanhã. No fim de semana, farei uma TPA ainda maior e vou limpar o filtro.
  13. bettaa

    Patinho Feio

    O filtro está no máximo mas não vejo que faça levantar o substrato. O aquário foi montado a 8 de novembro. Remexi no substrato no fim de semana seguinte (15 de novembro). Ainda não tem 30 dias.... Notei esta névoa desde que remexi no substrato. Não estou a meter a condicionadores na água. Nunca usei. No fim de semana passado fiz uma TPA quase total. No início a água fico limpa mas ao final do dia voltou a ficar com a tal névoa. Vou fazer como dizes. Outra TPA valente e limpar bem o filtro. Se nada resultar já fico a pensar que é como diz o Sr. Álvaro Silva. Estou a imaginar coisas... E não vos volto a chatear sobre este assunto.
  14. bettaa

    Patinho Feio

    Então imagina eu, que sou caloira nesta área. Sim, tem um pequeno candeeiro Led. Mas está constantemente ligado porque a tomada com temporizador está no aquário principal onde liguei a calha.
  15. bettaa

    Patinho Feio

    Já ando para fazer isso mas tenho-me esquecido...😳 Dentro do filtro tenho as seguintes matérias filtrantes: numa das laterais está a esponja azul que veio com o filtro; na outra lateral coloquei cerâmicas mesh da Eheim e Seachem Matrix 250ML; no centro coloquei cerâmicas mesh da Eheim e Sera Siporax mini; no topo coloquei mais lã filtrante. Nas duas saídas das quedas de águas coloquei lã filtrante. Eu sei, mas eu falava de, no limite, retirar tudo de dentro do filtro e lavar em água corrente, uma vez que a água do aquário não me parece em condições. Mas isso irei fazer em último recurso.