bettaa

.Membro
  • Content Count

    198
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Community Reputation

38 :)

4 Followers

About bettaa

  • Rank
    Membro Júnior
  • Birthday April 13

Profile Information

  • Sexo
    Feminino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Braga (Braga)
  • Localização
    xx

Recent Profile Visitors

963 profile views
  1. bettaa

    Aquario "doente"

    Estou a pensar em comprar 5 plantas que seriam, anúbia petit, rotala rotundifolia, cryptocorye wendtii tropica, musgo de java ou musgo spiky (este parece ser mais exigente em cuidados) e o monosolenium tenerum, mas se calhar estou a querer avançar demais para os meus conhecimentos e para o tamanho do aquário... Alguma destas cresce muito e precisa de muita atenção em podas? Sabem se a cryptocoryne wendtii tropica cresce em altura? Estou a pensar em colocar na parte de trás para fazer alguma sombra às anúbias petit. Quem já colocou o musgo Monosolenium tenerum, também conhecido por pellia, sabe se é de fácil manutenção? No site da trópica dizem que sim, mas às vezes a realidade é outra...
  2. bettaa

    Aquario "doente"

    Pessoal Quanto ao substrato, como ainda sou uma "caloira" 😊, decidi não inventar. Vou comprar mais um saco de NEO Plant Soil 3L. Assim penso ser suficiente para as medidas do meu aqua que são, (CxAxL) 40x25x30 - 30 Litros, confirmam? Vou aproveitar para comprar umas recargas de testes PH e FE. Como irei montar um plantado, em tamanho pequeno e com plantas de fácil tratamento, acham que deverei comprar um teste PO4?
  3. bettaa

    Aquario "doente"

    Não estou a querer incomodar. Pelo que me pareceu ver ele não tem vindo ao fórum. Se não ficar totalmente esclarecida farei como sugere. Vou tentar usar as bolinhas para fazer o declive atrás e dar um pouco de volume em altura mas não pretendo colocar muita quantidade. Mas estou a pensar que se a granulometria das bolas for muito grande o substrato poderá escorregar por entre elas.
  4. bettaa

    Aquario "doente"

    Obrigada pela ajuda @Brunomcc2000 Então vou procurar no IKEA para dar mais volume ao substrato. Penso em colocar as bolas por baixo do substrato. Já perguntei ao @A. Ferreira,no tópico dele, mas para já ainda não consegui resposta.
  5. bettaa

    Aquario "doente"

    Pois, mas se a minha outra alternativa é colocar o areão de rio numa meia de vidro... Estas bolas pelo menos servirão para mais um lugar para a proliferação das bactérias, como disse o [mention=72733]A. Ferreira[/mention] ...A minha maior dúvida é se as bolinhas poderão fazer mal ao ambiente no aquário. Mas, se o A. Ferreira usou no seu aqua é porque não farão mal. Eu não o conheço mas fiquei com a ideia que ele também é um dos "professores" neste fórum. Mas aproveito para pedir a alguém que conheça essas bolas se me poderá dizer se não há problema em as colocar debaixo do substrato.
  6. Olá @A. Ferreira Vou fazer uma remontagem no meu aquário de 30 litros e estou a pensar em usar essas bolas de Leca, juntamente com o substrato NEO soil compact plants 3L. A minha dúvida é esta: misturou as bolas com o substrato ou colocou as bolas de Leca por baixo? Desde já agradeço a sua ajuda.
  7. bettaa

    Aquario "doente"

    E o que acham desta ideia que o [mention=72733]A. Ferreira[/mention] usou no seu cubinho de Verão? Também é um aqua de 30 litros mas este é um cubo. Posso dar altura ao substrato e as bolinhas servem de cama para as bactérias como disse o A. Ferreira. Só ainda não consegui perceber como é que ele fez. Se colocou as bolinhas por baixo do substrato ou se fiz mistura. Mas pelas fotos, no tópico, parece-me que colocou por baixo do substrato. Vou tentar perguntar-lhe no tópico que é este: [/url]
  8. Vou confessar que até agora eu não gostava muito desses "inquilinos" e quando fazia uma limpeza ao aqua, tratava de os retirar dos vidros. Agora vou deixá-los ficar!😊 Muito obrigada pela sua ajuda @Alvaro Silva
  9. Lapas de água doce?...Estou sempre a aprender, neste fórum.😊 Quanto a serem mais um elemento de limpeza, então vou ter de as despedir. 😁 É que, como se vê pelas fotos, os vidros estão a começar a ganhar algas. E também já notava no anterior aquário que esses ovinhos estavam agarrados às folhas das anúbias. E essas também estavam carregadas de algas de muito má saúde.
  10. bettaa

    Aquario "doente"

    Então acha que não haverá problemas no enraizamento das plantas? Na parte de trás estou a planear colocar as cryprocoryne Wendtii tropica e as rotala rotundifolia. Se for assim o saco de 3 litros já deverá ser suficiente, não?
  11. Pessoal Sabem o que é isto que está agarrado aos vidros do meu aquário? Já apareciam num anterior aquário de 30litros que atualmente está vazio para nova montagem. Agora também apareceram no aquário de 15 litros que está a servir de estadia temporária para 4 camarões Amano, que são a única fauna que tenho atualmente. O aquário não tem solo nenhum. Desde já adianto que nunca tive caracóis no aquário.
  12. bettaa

    Aquario "doente"

    Passei este post para a secção doenças e pragas por me parecer mais adequado ao que quero perguntar
  13. bettaa

    Aquario "doente"

    O aquário está vazio. Eu já tinha pensado em abrir o saco de substrato mas não o fiz porque tenho medo que apanhe humidade ambiente e se estrague, depois de aberto. Eu só deverei montar o aquário no final do mês, início do próximo. Eu tenho um bocado de areão de rio que pensava colocar também. Estava a pensar em colocar a areão dentro de uma meia de senhora na parte de trás para fazer o desnível e depois colocar o substrato por cima. Ou então colocar o areão na parte da frente e o substrato atrás com o desnível. Mas desta forma tenho receio que o substrato comece a "avançar" para cima do areão.
  14. bettaa

    Aquario "doente"

    Muito obrigada a todos. Mas eu quero frisar que a minha dúvida baseia-se em se o substrato será suficiente para que a raíz das plantas que pretendo colocar cresça sem problemas. Como tenho um filtro de mochila, se fizer um desnível de trás para a frente este não poderá ser muito alto para o substrato não ser agitado ou sugado pelo filtro. A minha preocupação é essencialmente em termos de saúde das plantas/aquário e não estética.
  15. bettaa

    Aquario "doente"

    Obrigada pela ajuda. Se calhar vou comprar mais um saco de 3L. Lá está, sou mesmo caloira e não pensei nisto antes. Um saco de 8L fica ao mesmo preço dos dois de 3L...