cmam

Membro
  • #Conteúdo

    446
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

4 Seguidores

Sobre cmam

  • Aniversário 08/03/1991

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Porto (Porto)
  • Localização
    Senhora da Hora

Quem visitou o meu perfil

2936 visitas ao perfil

cmam's Achievements

  1. A ver se percebo. continuas a dizer que risca mais? e é cientificamente comprovável? podes não ter pretensões de ser professor mas podes ajudar quem sabe menos que tu. Afinal é para isso que serve o forum.
  2. mas não risca mais. Se a comparação fosse entre um aquário em acrílico e outro em extra-claro, ainda percebia a dúvida na escolha porque o acrílico risca com facilidade. Agora entre vidro float ou extra-claro não há dúvidas, só se a carteira não o permitir.
  3. o extra-claro risca mais? em que te baseias para dizer uma coisa dessas?
  4. Imagina que colocas uma lâmpada vermelha a apontar para ti. de que cor é que ficas? Os leds RGB funcionam da mesma maneira. A ADA por exemplo tem uma lâmpada hqi verde, para que as plantas aparentem ser mais verdes do que são na realidade. Isso significa que a lâmpada puxa mais pelo verde? A minha experiência diz.me que o verdadeiro segredo para plantas bem vermelhas é a sobredosagem de ferro. Sem isso não há calha rgb que te crie a ilusão.
  5. As calhas RGB é só marketing. eu tenho a 601 e é muito boa mesmo, a nova rgb ainda nao experimentei. Porque nao experimentas a serie e 601?
  6. não sei se já resolveste o problema mas vou dar-te uma possível solução. Aquilo que te aconteceu foi que o substrato fértil entrou em contacto com a coluna de água. Tens de certeza nitritos e nitratos e vais ter certamente problemas com o acumular dessas substancias. para resolver a coisa, compras um substrato com granulometria mais fina tipo areia e colocas por cima dos que tens atualmente. Antes de fazeres tudo isso, retiras os peixes e plantas para um recipiente e tiras 100% da água. com isto os sedimentos assentam todos no fundo e depois ficam cobertos com o novo substrato que colocares. Depois introduzes agua nova. usa o seachem prime e adiciona bactérias desnitrificantes para teres a certeza de que fica tudo bem. Com isto tens o problema resolvido. Em relação às plantas, não tens condições para as manteres. procura por plantas para aquários low tech, há imensas por onde escolheres. Boa sorte
  7. vou-vos passar a minha experiência com esta planta. é uma das minhas plantas favoritas devido à facilidade e versatilidade. é uma flutuante, mas que podes enterrar se quiseres, no entanto nunca ganha raízes e ao fim de algum tempo a parte enterrada apodrece, talvez devido à falta de luz e a planta acaba por se soltar.
  8. não te posso ajudar mas gostava de te agradecer. não sabia que as cryptos e anubias eram toxicas para camarões quando podadase por isso tenho de te agradecer. será que uma enorme tpa nao te resolveria o problema? tipo 80% adicionados muito devagar, num sistema gota-a-gota para que a fauna não sofresse com isso. Adicionando o seachem prime para remoção de metais pesados. achas que te poderia ajudar?
  9. os rizomas dos fetos de java não podem estar enterrados senão vão apodrecer. se não sabes o que é o rizoma procura na net e percebes o que te digo. o mesmo para as anúbias.
  10. cmam

    Chihiros A-Series

    Pessoal esse marca tem distribuidor na península ibérica. Só estão à espera que chegue o material para começar a distribuir para as lojas. Tem calhas até 120cm e até podem escolher com controlo remoto até. O preço cá vai ficar um pouco mais caro nas de 60 cm, mas nada de especial. Uma calha de 90cm vai ficar a cerca de 80/85€. Existem outros produtos dessa marca extremamente interessantes por um preço competitivo. Esperem mais um bocadinho e podem comprar.
  11. tens novidades? fiquei intrigado. Cumprimentos.
  12. Bom dia, Montei um aqua terrário à cerca de 1 mês para experimentar algo novo e estava tudo muito bem até que fui de férias uma semana. Quando voltei tinha as plantas todas pretas, algumas já todas desfeitas como se estivessem a fazer melting e parece que tenho teias de aranha nas plantas. Em relação à flora que está com problemas tenho anubias petit, uma espécie de hedera mini e as outras não faço ideia, foi a típica compra por impulso sem conhecer nada da planta mas estavam a crescer todos os dias até ter ido de férias por isso não sei o que possa ser. Vou aprender a postar fotos e depois coloco, agradecia imenso que os mais experientes me conseguissem ajudar.
  13. o lojista está certo. Se quiseres peixes que exijam águas alcalinas utilizas areia de coral ou outra com o mesmo efeito. Se quiseres peixes com águas neutras usas um substrato ativo tipo o da tmc ou algo parecido. Se quiseres águas mesmo mais ácidas tens o ADA malaya ou africana que te deixam a água com ph de 5.4/5.6.
  14. Para um comunitário de 30 litros e para não estarmos condenados a adicionarmos meia dúzia de peixes o ideal é sempre colocar micro peixes tipo rasboras mosquitos. com 30 litros consegues colocar 20 peixes sem o menor problema e ainda podes acionar outras espécies tipo corydoras habrosus e se quiseres os tais red cherry. Pesquisa espécies de micropeixes e vês que ainda existe uma grande variedade. O que me parece mesmo fora de questão é ter barbos tigre. São peixes que precisam de viver em grupo e crescem bastante tendo em conta o tamanho do aquário.