Recommended Posts

Posted

Caros e sapientes Amigos, :?

 

Estou a montar o meu 2º aqua que tem 40x24x20. Pequenino mas esforçado LOL!

 

Não queria gastar dinheiro em substrato fértil, até porque julgo que seria difícil encontrar uma quantidade tão pequena à venda (julgo que seria necessário 1kg, 2 no máximo), situação que me levaria a ter de comprar mais do que preciso...

 

Assim, e porque gosto de plantas, pensei em aproveitar umas bolas da JBL que tenho aqui em casa. Chama-se JBL 7 bolinhas...

 

A ideia era moer estas (terrivelmente) duras pedras e espalhar o pó daí resultante por debaixo do areão.

 

Que vos parece? Tenho receio que as cinco que me restam resultem numa eventual 'bomba de nutrientes', o que, num aqua tão pequeno seria letal...

 

Obrigado pela atenção!

Posted

Olá.

 

Deixa-me contar-te uma estória... que por acaso é verídica, e além do mais passou-se comigo.

 

Eu também tenho dessas bolas da JBL e já as usei em 2 aquários.

Um deles, sempre teve poucas plantas, ou pelo menos, plantas não muito exigentes (era o meu aquário dos L's) e esteve montado durante uns 2-2,5 anos. Já o outro, esteve montado uns 7-8 meses e foi sempre um plantado (ao início não era muito denso... mas pronto).

 

Tanto um como o outro, quando os desmontei, as bolas ainda estavam practicamente intactas :?

Não digo que não sirvam para nada, mas o facto é que practicamente não conseguir ver nenhum consumo significativo delas...

 

O meu conselho, para um aquário desse tamanho, é que uses Akadama ou outro substracto argiloso, e não coloques qualquer tipo de substracto fértil. Faz fertilização líquida. Para essas dimensões, o leque de plantas disponível também não é muito grande e quase todas elas (se não todas, mesmo) conseguem-se manter fertilizando a coluna de água somente.

 

Se não tens experiência ainda em substractos férteis, o meu conselho é o anterior... depois é pior a emenda que o soneto, e aí desistes dos plantados de uma vez por todas porque só consegues criar algas, sem saber o porquê delas aparecerem. Deve ser o que dita o afastamento de quase toda a gente que já passou por plantados e desistiu... bem, há uns que não desistiram, mas que mudam de gostos... mas esse pessoal não conta (é para ti Space :evil:)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Posted (edited)

Obrigado pela resposta, caro 'quase' vizinho :?

 

No aqua grande que tenho (140L úteis) utilizei o Sera Floradepot e não me tenho dado mal, mas adiante...

 

O teu conselho é que use Akadama mas, segundo julgo saber, só se vende em sacos de 15 litros, certo? Eu deveria precisar de 1 ou 2 litros, digo eu. Seria uma despesa enorme... ou estou enganado?

 

Uma opção a considerar poderia ser ver se alguém aqui da comunidade tem um resto de akadama para vender... mas não deverá ser fácil encontrar.

 

Só mais uma coisa. Até ler a tua resposta pensava que Akadama seria substrato fértil. Não é assim?

 

AB!

Edited by plisboa
Posted

Olá.

 

A akadama também se vende em litragens mais pequenas. Por exemplo no AKI, há sacos de 2-3 litros (não sei a granulometria). Mas também encontras em algumas lojas de aquariofilia, principalmente em Patrocinadores do Fórum (Redfish e Horizonte Aquático).

 

Quanto à Akadama ser ou não fértil... isso é uma conversa gira :)

 

A Akadama não pode ser entendida como um areão fértil, tal como os vendidos pelas marcas de produtos de aquariofilia.

A Akadama não tem Macro nutrientes... nutrientes esses que quase sempre estão presentes nos substractos férteis da ADA, ELOS, etc...

 

O que a Akadama tem, e muito, são micro nutrientes... mas na forma oxidada (composição da argila)!!

 

A menos que tenhamos bicharocos e outras coisas a transformar esses óxidos em compostos utilizáveis pelas plantas e/ou algas, eles não vão causar qualquer tipo de problema ao nosso aquário.

 

Mas convém também esclarecer uma coisa importante. Apesar da Akadama ser rica em Micros numa forma oxidada, e mesmo havendo esses micro-organismos a ajudarem as plantas superiores, esses aquários não dispensam a fertilização com Micro nutrientes. Ou seja, lá por a Akadama ser rica em Micro nutrientes, não quer dizer que as plantas consigam tirar tudo o que queiram facilmente. Muitas das vezes, se não em todas as vezes, a fertilização com Micro nutrientes numa forma já assimilável pelas plantas, é necessária (fertilizantes de Micros, tipo o TMG, Kent Botanica, etc...).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Posted

olá plisboa!

 

permite que te corrija: num aquario plantado com essas dimensões, vais necessitar de 4 ou 5kg de substrato! digo isto, porque um dos meus tem +/- essas dimensões (alberga um cardume de pseudomugil gertrudae) e não se consegue uma altura significativa para uma boa sustentação das raízes das plantas, se não for nessa quantidade.

Posted

Obrigado pelo alerta, mas já estava a contar com isso mesmo :puppydogeyes:

 

Comprei 4kg de areão e ia complementar com o fertilizante também por baixo do areão.

 

De qualquer forma, o meu obrigado pela dica!

 

Já agora, perguntava-lhe que tipo e intensidade de luz tem para esse aquário?

Pessoalmente estou a pensar em colocar duas lâmpadas da Digilamp de 20W cada numa calha DYI...

 

Será suficiente? Será demasiado?

  • 9 years later...
Posted

bom dia o que posso por no meu lago com cerca de 1500 litros para fertilizar as pllantas pois as que ainda nao cresceram totalmente os peixes estao a roelas ums nennufares mas nao queria tirar os peixes da agua nem as tartarugas

o que posso meter para as ajudar a crescer visto que ja puz uma rede a volta das plantas ate a superficie