Bolas De Nutrientes Da Jbl Como Substrato?


Paulo Lisboa

Recommended Posts

Caros e sapientes Amigos, :?

 

Estou a montar o meu 2º aqua que tem 40x24x20. Pequenino mas esforçado LOL!

 

Não queria gastar dinheiro em substrato fértil, até porque julgo que seria difícil encontrar uma quantidade tão pequena à venda (julgo que seria necessário 1kg, 2 no máximo), situação que me levaria a ter de comprar mais do que preciso...

 

Assim, e porque gosto de plantas, pensei em aproveitar umas bolas da JBL que tenho aqui em casa. Chama-se JBL 7 bolinhas...

 

A ideia era moer estas (terrivelmente) duras pedras e espalhar o pó daí resultante por debaixo do areão.

 

Que vos parece? Tenho receio que as cinco que me restam resultem numa eventual 'bomba de nutrientes', o que, num aqua tão pequeno seria letal...

 

Obrigado pela atenção!

Link to comment
Share on other sites

Olá.

 

Deixa-me contar-te uma estória... que por acaso é verídica, e além do mais passou-se comigo.

 

Eu também tenho dessas bolas da JBL e já as usei em 2 aquários.

Um deles, sempre teve poucas plantas, ou pelo menos, plantas não muito exigentes (era o meu aquário dos L's) e esteve montado durante uns 2-2,5 anos. Já o outro, esteve montado uns 7-8 meses e foi sempre um plantado (ao início não era muito denso... mas pronto).

 

Tanto um como o outro, quando os desmontei, as bolas ainda estavam practicamente intactas :?

Não digo que não sirvam para nada, mas o facto é que practicamente não conseguir ver nenhum consumo significativo delas...

 

O meu conselho, para um aquário desse tamanho, é que uses Akadama ou outro substracto argiloso, e não coloques qualquer tipo de substracto fértil. Faz fertilização líquida. Para essas dimensões, o leque de plantas disponível também não é muito grande e quase todas elas (se não todas, mesmo) conseguem-se manter fertilizando a coluna de água somente.

 

Se não tens experiência ainda em substractos férteis, o meu conselho é o anterior... depois é pior a emenda que o soneto, e aí desistes dos plantados de uma vez por todas porque só consegues criar algas, sem saber o porquê delas aparecerem. Deve ser o que dita o afastamento de quase toda a gente que já passou por plantados e desistiu... bem, há uns que não desistiram, mas que mudam de gostos... mas esse pessoal não conta (é para ti Space :evil:)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pela resposta, caro 'quase' vizinho :?

 

No aqua grande que tenho (140L úteis) utilizei o Sera Floradepot e não me tenho dado mal, mas adiante...

 

O teu conselho é que use Akadama mas, segundo julgo saber, só se vende em sacos de 15 litros, certo? Eu deveria precisar de 1 ou 2 litros, digo eu. Seria uma despesa enorme... ou estou enganado?

 

Uma opção a considerar poderia ser ver se alguém aqui da comunidade tem um resto de akadama para vender... mas não deverá ser fácil encontrar.

 

Só mais uma coisa. Até ler a tua resposta pensava que Akadama seria substrato fértil. Não é assim?

 

AB!

Edited by plisboa
Link to comment
Share on other sites

Olá.

 

A akadama também se vende em litragens mais pequenas. Por exemplo no AKI, há sacos de 2-3 litros (não sei a granulometria). Mas também encontras em algumas lojas de aquariofilia, principalmente em Patrocinadores do Fórum (Redfish e Horizonte Aquático).

 

Quanto à Akadama ser ou não fértil... isso é uma conversa gira :)

 

A Akadama não pode ser entendida como um areão fértil, tal como os vendidos pelas marcas de produtos de aquariofilia.

A Akadama não tem Macro nutrientes... nutrientes esses que quase sempre estão presentes nos substractos férteis da ADA, ELOS, etc...

 

O que a Akadama tem, e muito, são micro nutrientes... mas na forma oxidada (composição da argila)!!

 

A menos que tenhamos bicharocos e outras coisas a transformar esses óxidos em compostos utilizáveis pelas plantas e/ou algas, eles não vão causar qualquer tipo de problema ao nosso aquário.

 

Mas convém também esclarecer uma coisa importante. Apesar da Akadama ser rica em Micros numa forma oxidada, e mesmo havendo esses micro-organismos a ajudarem as plantas superiores, esses aquários não dispensam a fertilização com Micro nutrientes. Ou seja, lá por a Akadama ser rica em Micro nutrientes, não quer dizer que as plantas consigam tirar tudo o que queiram facilmente. Muitas das vezes, se não em todas as vezes, a fertilização com Micro nutrientes numa forma já assimilável pelas plantas, é necessária (fertilizantes de Micros, tipo o TMG, Kent Botanica, etc...).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Share on other sites

olá plisboa!

 

permite que te corrija: num aquario plantado com essas dimensões, vais necessitar de 4 ou 5kg de substrato! digo isto, porque um dos meus tem +/- essas dimensões (alberga um cardume de pseudomugil gertrudae) e não se consegue uma altura significativa para uma boa sustentação das raízes das plantas, se não for nessa quantidade.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelo alerta, mas já estava a contar com isso mesmo :puppydogeyes:

 

Comprei 4kg de areão e ia complementar com o fertilizante também por baixo do areão.

 

De qualquer forma, o meu obrigado pela dica!

 

Já agora, perguntava-lhe que tipo e intensidade de luz tem para esse aquário?

Pessoalmente estou a pensar em colocar duas lâmpadas da Digilamp de 20W cada numa calha DYI...

 

Será suficiente? Será demasiado?

Link to comment
Share on other sites

  • 9 years later...

bom dia o que posso por no meu lago com cerca de 1500 litros para fertilizar as pllantas pois as que ainda nao cresceram totalmente os peixes estao a roelas ums nennufares mas nao queria tirar os peixes da agua nem as tartarugas

o que posso meter para as ajudar a crescer visto que ja puz uma rede a volta das plantas ate a superficie

Link to comment
Share on other sites