Tozé Nunes

Penedo Furado

Recommended Posts

Boas noites malta, como já é sabido o fórum organizou um desafio de aquascaping e tive o privilégio de fazer parte também como participante junto com os outros 11 aquascapers.

Vou precisar da vossa ajuda para conseguir levar até á petfestival um aquário que seja digno dessa honra de estar exposto perante todo o público que nos visita.

Setup:

• Aquário ILA Europa 45*30*30 em vidro extra claro com colagens invisíveis, trabalho magnífico! 

• Filtro cascata Hailea SL-306 com Eheim Substrat Pro 

• Calha led Twinstar 300c 7000k 1600lm 14W

•  Substrato AquaRio Neo Plant Soil +/- 6L

• Ryouh stone,  Red Moor wood, areia branca e basalto moído

• Plantas Aquaflora:

Hemianthus callitrichoides "cuba" 

Utricularia gramnifolia in vitro

Elocharis sp "mínima" in vitro

Cryptocoryne parva

Gratuita viscidula in vitro

Rotala indica ( ammannia sp. Bonsai) in vitro

Rannuculus innudatus

Vesicularia ferriei "weeping" in vitro

Rotala sp. "Green"

Rotala sp. "Vietnam"

Rotala walichii

Rotala sp. "Nanjenshan"

Limnophila sp. "Vietnam"

Ludwigia sp. "Mini super red"

Hygrophila pinnatifida 

Anubias barteri var. nana "mini mini"

Bucephalandra "wavy green"

large.IMG_20181012_002807.jpglarge.IMG_20181012_003112.jpg

Há neste aquario algumas plantas que nunca tive e são consideradas difíceis desde o tapete de cuba, a famigerada ug, as rotalas aqui presentes e também a limnophila vietnam!  Vamos ver se vai ser possível chegar ao fim com as mesmas plantas! 

large.IMG_20181010_231704.jpglarge.IMG_20181011_184635.jpglarge.IMG_20181010_231938.jpg

Esta primeira semana faço tpa dia sim dia não de mais de 50% para retirar excesso de nutrientes e para a semana vou começar a fertilização apenas de potássio e micros 

• Gosto 4

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Mais um a seguir. Nunca é demais dizer, parabéns pela iniciativa e boa sorte!... 😉

Impressionante como consegues meter tantas variedades de plantas e não ficar logo à partida tudo atafulhado! As pedras também são muito bonitas, não as deixes ser demasiado engolidas pela flora...

Partilhar este post

Link para o post

Obrigado Carlos. 

há 21 horas, C Mocho disse:

As pedras também são muito bonitas, não as deixes ser demasiado engolidas pela flora...

Pelo layout duvido que as plantas tomem conta, já as algas... 🤔🤔

A calha fica precisamente por cima da parte rochosa... Eis um pormaior que não me lembrei durante a construção!! 

Por falar em construção, após decidir como iriam ficar as pedras segui o conselho do Tiago Miravent e utilizamos uma técnica para colar as pedras que foi utilizar espuma pu, própria para colar telhas que há á venda nas lojas de construção. A espuma vem  numa lata e a espuma sai como se fosse chantilly 😛

basta uma pequena pressão no doseador e sai uma espuma que se expande imenso! Depois da aplicação entre as pedras deixamos a secar e fomos almoçar, quando voltamos já tinha solidificado e o Tiago com um x-acto retirou a maior parte ficando só a necessária para unir as pedras e a verdade é que depois de plantado trouxe o aquário para casa e as pedras não se desmoronaram. E nem de propósito a espuma onde uniu algumas das pedras criou umas plataformas que me permitiram colocar substrato que pode servir para plantar alguma planta pequenina.

Pena eu na altura não me ter lembrado de tirar fotos ou vídeo desta nova técnica.

Em relação ao desenvolvimento das plantas, como seria de esperar há algum melt para já da Rotala green, indica e da limnophila! Quem não costuma falhar este processo é a crypto parva mas até hoje ainda está ali impecável!

Quanto a manutenção esta semana tenho feito trocas de 50% de água dia sim dia não.

Deixo-vos mais uma foto da zona que me faz mais feliz, coisas boas estão a acontecer aqui! 

large.IMG_20181012_234033.jpg

• Gosto 4

Partilhar este post

Link para o post

Um aquário tão bonito com o drop todo sujo... lava isso pá!

É impressão minha ou essas rotalas aí atrás já cresceram uns bons cms????

Se essa UG não meltar, guarda um bocado para mim que eu nunca consegui que ela vingasse 😞

Partilhar este post

Link para o post
On 12/10/2018 at 23:47, Tozé Nunes disse:

Por falar em construção, após decidir como iriam ficar as pedras segui o conselho do Tiago Miravent e utilizamos uma técnica para colar as pedras que foi utilizar espuma pu, própria para colar telhas que há á venda nas lojas de construção. A espuma vem  numa lata e a espuma sai como se fosse chantilly 😛

basta uma pequena pressão no doseador e sai uma espuma que se expande imenso! Depois da aplicação entre as pedras deixamos a secar e fomos almoçar, quando voltamos já tinha solidificado e o Tiago com um x-acto retirou a maior parte ficando só a necessária para unir as pedras e a verdade é que depois de plantado trouxe o aquário para casa e as pedras não se desmoronaram. E nem de propósito a espuma onde uniu algumas das pedras criou umas plataformas que me permitiram colocar substrato que pode servir para plantar alguma planta pequenina.

Até pode servir para selar algumas fendas entre pedras ou troncos (ou pedras e troncos) quando não queremos que o substrato passe para outra zona.

Será a mesma que se vê aplicar como isolante em paredes e tectos, e mesmo chão e que faz isolamento térmico e de água?

Partilhar este post

Link para o post

Gosto muito, mas, essa madeira, tem mesmo que ficar aí? e assim nessa posição? eu, cortava aí um galho que está a mais 🙂

Partilhar este post

Link para o post
há 1 hora, Pedro Moreira disse:

Gosto muito, mas, essa madeira, tem mesmo que ficar aí? e assim nessa posição? eu, cortava aí um galho que está a mais 🙂

👆

Partilhar este post

Link para o post
há 7 horas, brunofasoares disse:

Até pode servir para selar algumas fendas entre pedras ou troncos (ou pedras e troncos) quando não queremos que o substrato passe para outra zona.

Será a mesma que se vê aplicar como isolante em paredes e tectos, e mesmo chão e que faz isolamento térmico e de água?

Espuma de poliestireno expandido, serve para uma enurmidade de coisas, na construção civil e sim serve de isolamento térmico, é utilizado em paredes, tectos, coberturas, e outras tantas finalidades. 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
A espuma é esta:

https://www.aki.pt/tintas-e-drogaria/pequeno-isolamento/isolamento-paredes/espuma-pu/espumaputelhasmanualsoudal750ml-p33667.aspx

Ou aqui:

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Pintura-e-drogaria/Isolamento-e-impermeabilizacao/Espumas-de-poliuretano/13828255.aspx
  • Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post

Estou a gostar, curiosa por ver essas plantas crescidas, não diria que tinhas tantas espécies, como nunca tinha usado a vietnam, achei engraçado ver o crescimento e alteração de cor da planta, foi a que mais me surpreendeu. 

A acompanhar. 

Partilhar este post

Link para o post

Por aqui o melt vai em modo full speed!!

A Utricularia graminifolia tal como esperado não resistiu aos valores altos de nitratos! Mas no meio do lodo já apareceu algo novo verde:

large.IMG_20181017_013632.jpg

Quem também se está a adaptar é a cuba, vamos  ver se isto se desenvolve ainda este  ano...large.IMG_20181017_013751.jpg

E finalmente uma foto do conjunto:

large.IMG_20181017_013927.jpg

Mais dois dias e as rotalas chegam ao topo!

• Gosto 5

Partilhar este post

Link para o post

Ontem deu-me para inventar, a posição em que o filtro estava não beneficiava a circulação de água e de acordo com o meu layout fazia todo o sentido estar no lado direito. O problema era como colocar a calha e como bom tuga fui procurar soluções e um suporte de ventosas de um termostato sobre a tampa do filtro tem a altura ideal!

Kiss, don't do this at home!!

large.IMG_20181019_085824.jpg

• Gosto 4

Partilhar este post

Link para o post

Muito bom. Penso estarmos perante um caso de aquascaping radical extreme!!!

Partilhar este post

Link para o post

Esse difusor CO2, já merecia uma limpeza, para se tornar mais eficiente.

De resto, tirando o "pormenor" que já tinha sugerido, está impec...

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora

Tempo de vida do fórum

Data de criação do fórum: March 16, 2003 00:00:00