Luminária 11000 Lumens para aqua de 90cm DIY


Gonçalo84

Recommended Posts

Boas pessoal

Aqui vai a reedição da minha anterior calha. A calha era boa mas desta vez queria algo que se regulasse em altura para as manutenções e a montagem do hardscape, e não queria nada agarrado aos vidros.

Retirei todas as fitas da calha antiga e reservei.

Comprei uma chapa de alumínio lacado cinza escuro com 88x25cm e tinha por aqui umas cantoneiras de alumínio anodizado que fixei em baixo por meio de rebites à chapa. Coisa simples e sem grande margem de erro.

Feito isto soldei todas as fitas de novo e isolei as pontas com mangueira termo-plástica. Tive o cuidado de soldar um fio de alimentação em cada ponta da fita, assim não perde intensidade ao longo dos 4.60m de fita SMD 5730.

34179524115_f19c6afa1d_o.jpgSem título by Gonçalo Silva, no Flickr

34139200576_847240029d_o.jpgSem título by Gonçalo Silva, no Flickr

34022173782_623fbd7cbd_o.jpgSem título by Gonçalo Silva, no Flickr

Fui experimentando à medida que ia soldando para ver se não tinha feito cócó.

34179520075_8c22a16dea_o.jpgSem título by Gonçalo Silva, no Flickr

No fim da solda colei fita dupla face para segurar as fitas, visto que estas já tinham perdido a cola original:

34139199046_23547897ca_o.jpgSem título by Gonçalo Silva, no Flickr

Liguei uma última vez...

34179517725_75b6c91438_o.jpgSem título by Gonçalo Silva, no Flickr

A seguir foi tratar dos apoios. Não queria uma calha suspensa ao tecto para não estar com furos e nunca me agradou ver os fios pendurados, então tinha por aqui uns bocados de tubo de 10mm e uns varões de 8mm onde o tubo iria correr por fora. Preferi fazer assim porque com o sobe e desce é normal haver um descascamento de tinta, então assim o que descascar é o que estiver por dentro.

Tirei umas medidas e dobrei os tubos, tendo o cuidado de os deixar iguais. Tirei as medidas para que os tubos seguissem ao longo do vidro lateral para nunca se verem em fotos frontais.

Soldei os varões de 8 numa base para poder aparafusar ao móvel, e pronto.

Eis o resultado:

Calha na posição mais baixa:

33795256170_460703dc22_o.jpgSem título by Gonçalo Silva, no Flickr

34050720901_073816ecf7_o.jpg1 by Gonçalo Silva, no Flickr

33797223020_6f4ff522dc_o.jpg3 by Gonçalo Silva, no Flickr

Calha na posição mais alta:

33370455973_b2f14061b9_o.jpg4 by Gonçalo Silva, no Flickr

Depois foi altura de experimentar com fauna. De notar que a fauna não se queixou da intensidade de luz:

34050729021_1fa56a430d_o.jpg2 by Gonçalo Silva, no Flickr

Feito.

Quanto a valores, a fita custou na altura 30/35€ (não me recordo com precisão), a chapa de alumínio foi 7€ (acho que fui roubado!), as cantoneiras de alumínio anodizado tinha-as aqui mas custam à volta de 5€/m no AKI, e o resto foi tudo material que tinha por cá por isso não posso quantificar.

Abraço a todos.

Editado por Gonçalo84
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas
Muito fixe...gostei do método.
Só uma dúvida quando sobes a calha como é que a fixas?
E 11000 lumens nao é fruta a mais..?

Enviado do meu SM-A310F através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Filipe Sampaio disse:

Boas
Muito fixe...gostei do método.
Só uma dúvida quando sobes a calha como é que a fixas?
E 11000 lumens nao é fruta a mais..?

Enviado do meu SM-A310F através de Tapatalk
 

Boas Filipe.

Obrigado ;)

A calha neste momento está fixa com "r's" ou golpilhas. Pensei em várias maneiras: pôr um parafuso com orelhas, só uns furos no varão interior e depois uma cavilha simples mas acho que vai ficar como está. Logo se vê. Deixei durante a noite assim levantada só com os r's e não caiu, mas os furos ainda estão em hipótese. Tenho é de os fazer certinhos para a calha ficar direita e fazer vários.

Quanto à potência. Se calhar é demais sim, mas no Brown Fingers in the Jungle tive com ela no máximo 6h/dia e estava mais baixa que esta no mínimo. Por isso acho que aguenta sem algas. Não desde o princípio obviamente mas quando o aqua já estiver maturado é na boa.

E há coisas que temos de ter em consideração: 

- os 11000 lumens são teóricos. É a informação que os leds traziam, mas nunca medi. 

- vou ter a trabalhar um controlador TC420 que tu conheces bem e vai-me permitir jogar com a intensidade na boa.

Coisas a fazer:

- Vou pôr um topos no tubos só que ainda não encontrei a medida exata e a forma que quero (completamente chatos, interiores e se possível cinza escuro, mas se for preto ninguém morre).

- pensar na maneira limpa de arrumar/esconder o fio.

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo,

Excelente trabalho! Ficou slim e com óptimo aspecto ;)

Relativamente à ideia do Filipe Sampaio (boa idéia) em passar os fios por dentro do tubo, nesta altura do campeonato terias de fazer um furo no tubo a meio da fixação da calha, mas no caso de não queres fazer furos ou andar a inventar podes sempre arrumar os fios em torno do tubo com isto, sempre ajudava a disfarçar...

458800Comoorganizarfiosdeaparelhoseletro

Gostei da tua calha, a única coisa que me parece pouco "resistente" é os apoios dos tubos no móvel, acho que em vez de estarem alinhados com a parte de trás do aqua deveriam estar alinhados com as laterais do aquário, mas atenção....é o que penso;)

Bom trabalho!;)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo, estive a ver a tua calha e gostei forma simples e pratica como pendurastes a calha. Tenho também funcionado com esse tipo de fita led mas agora tou em testes para passar para os power led.
Uma coisa que utilizei e que ajuda nas condensações e arrefecimento foi o perfil de aluminio com difusor transparente, já se consegue arranjar a 2€/metro.
5d4ab5d93727e8d47bef4d79121bfb7b.jpga183d935879a6bf7e22851ecb7ba3691.jpg755c6ec984467d7a46889f3954961128.jpg


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Filipe Sampaio disse:

Não consegues passar o fio por dentro do tubo?

Enviado do meu SM-A310F através de Tapatalk
 

Era o objectivo inicial mas depois vi que o tubo mais pequeno que tinha era o de 10x1, logo o de fora tinha de ser o 16x2 e já ficava muito pesado. Queria que ficasse tudo levezinho. E assim passava os fios mesmo lá para baixo, pelos tubos todos e pelo móvel.

Mesmo assim ainda posso. Entram no tubo e saem pela curva. Sempre disfarça um bocado. É um caso a estudar. 

há 4 horas, Miguel Simões disse:

Gonçalo,

Excelente trabalho! Ficou slim e com óptimo aspecto ;)

Relativamente à ideia do Filipe Sampaio (boa idéia) em passar os fios por dentro do tubo, nesta altura do campeonato terias de fazer um furo no tubo a meio da fixação da calha, mas no caso de não queres fazer furos ou andar a inventar podes sempre arrumar os fios em torno do tubo com isto, sempre ajudava a disfarçar...

458800Comoorganizarfiosdeaparelhoseletro

Gostei da tua calha, a única coisa que me parece pouco "resistente" é os apoios dos tubos no móvel, acho que em vez de estarem alinhados com a parte de trás do aqua deveriam estar alinhados com as laterais do aquário, mas atenção....é o que penso;)

Bom trabalho!;)

Cumps,

Boas Miguel, em relação aos apoios preferi assim para a vista frontal não ficar comprometida. Foi só por isso ;)

há 1 hora, kwala disse:

Boas Gonçalo, estive a ver a tua calha e gostei forma simples e pratica como pendurastes a calha. Tenho também funcionado com esse tipo de fita led mas agora tou em testes para passar para os power led.
Uma coisa que utilizei e que ajuda nas condensações e arrefecimento foi o perfil de aluminio com difusor transparente, já se consegue arranjar a 2€/metro.
5d4ab5d93727e8d47bef4d79121bfb7b.jpga183d935879a6bf7e22851ecb7ba3691.jpg755c6ec984467d7a46889f3954961128.jpg


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Boas Kwala, em relação aos perfis também tenho. Uso na back light. E preferi não usar, especialmente com o difusor, porque ou fica mesmo estanque ou então é pior. Entra condensação e fica molhado lá dentro. Sempre usei assim, mesmo num aqua com tampa e as fitas aguentaram sempre, são IP65.

Em relação aos power led para ter os mesmo lumens que estes gastavam o dobro, mas já tive de olho neles ;)

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais