Tozé Nunes

Administrador
  • Posts

    7,530
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    102
  • Country

    Portugal

Everything posted by Tozé Nunes

  1. Esclarecido! Tantos nomes para definir um tipo de pedra!
  2. Nacional 2 é uma estrada, pá! Devias percorre-la pelo menos uma vez na vida para ficar a conhecer o interior! E depois de o consultor da top100 ter espantado o mundo com o Et Pluribus Unum, tudo o que vier depois perde na comparação!
  3. Ora deixa cá ver por onde começo... Começas logo mal nas medidas! É 45x30x30!!! Extra claro! Com a qualidade na colagem da ILA Europa! O filtro é o Aquael Versamax FZN-Mini! Que tal como o nome indica é Mini! Cá em casa funciona bem e só coloquei um skimmer para sugar o co2 à superficie aumentando a distribuição de circulação de água! E olha que o meu cascata está carregadinho de materias porosas biológicas!!! Calha W/RGB Twinstar 450CC II !!!! Nem o nome do substrato usado sabes dizer??? É o Help Advanced Soil Plants 8L !!! Bucephalandra deep purple Elocharis sp. minima Pediste a Yao Yai Nope! Já disse que não é uma 450B mas sim uma 450CC II??? Logo tu que não és nenhum totó vais confundir alhos com bugalhos?? Até parece que não sabes que a série B apenas usa leds brancos e azuis??? Não viste a cor desta calha??? Tivemos duas edições com as calhas brancas e com apenas 300mm e dali sairam montagens brutais com as plantas em óptimo estado e cor! Ah e tal a calha é fraca... Ouro verde? Tá tudo bem contigo? Também não percebeste que o fertilizante da apt é incompleto? O apt1 é para usar em aquários novos quando o substrato fertil está na máxima força, daí não trazer N nem P? Tu disseste ouro verde mesmo??? Em relação às pedras, é normal no meio de uma caixa vor umas pedras diferentes digo eu. Provavelmente vem todas da mesma pedreira e como tudo na vida pode haver umas mais maciças que outras. O que fazemos é selecionar as mais bonitas para ficar na frente e as mais feias esconder ou por baixo ou depois com a vegetação! Osto para não falar que sobrou algumas pedras noutras caixas de outros concorrentes! Era só perguntar, digo eu! Ao menos admites! 😆 Agora dá é uso às mãozinhas que talento não te falta!!!! P.s era só ir ver outros tópicos do desafio e copiar o setup!!! E abrir o excel com a tua escolha de plantas que me enviaste!
  4. Olá Bruno. As imagens tem que estar alojadas nalgum lado na internet! Seja numa cloud tipo flickr seja na galeria do fórum. Depois de fazeres o upload para esse local já podes "inserir uma imagem a partir de um link" associado à imagem que pretendes. Não é possível carregar uma imagem directamente do teu pc ou telemóvel para o fórum.
  5. A foto que coloquei foi tirada de um ângulo inferior e com grande angular (do telele) para perceber como será a foto final. Mas sim, vais ver mais plantas pelos reflexos laterais que de frente 😁 A maior incógnita é se vou conseguir fazer um tapete no meio entre as pedras! Nem sei se consigo lá meter a tesoura! E sendo cuba... Entretanto vou rezando a nossa senhora do melt que protega as didiplis que Isto não está fácil para elas! Das Cryptocoryne parva já sabia que ia dar melt, agora até as Anubias estão a passar mal! Mas faz parte do processo!
  6. Há quem meta sal nos aquários... O Abóbora mete açúcar! E o prémio para o aquário mais doce vai para...🥳
  7. Para saberes a resposta é ir acompanhado as 12 montagens!
  8. A classificação fica sempre a cargo de mestres do aquascaping mundial! É uma das honras de quem participa saber que os seus trabalhos são avaliados e comentados por malta do calibre de um Fukada san! E depois já se sabe que há malta que vota por amizade! Mas a ideia fica no ar! Talvez estabelecer um "prémio do público" não seja má ideia!
  9. Mais uns tópicos dos aquários do desafio: Vejam, comentem, avaliem!
  10. Grande layout @Vera Santos 👏 Agora falando do elefante na sala: Quem é o "consultor"? 🤔
  11. Ah pois é! No Desafio de aquascaping aquariofilia.net as coisas não são tão "fáceis" 😁! É um pouco mais tipo blindscaping 😅. O hardscape está muito bom. Agora no que toca à escolha de plantas é que vejo aí um verdadeiro desafio. A Ceratopteris thalictroides é enorme! Vai ser difícil molda-la ao tamanho do aquário. E por falar em moldar, escolheste uma erva daninha 🤣🤣🤣 para colocar no plano traseiro! Tesoura nisso! Acho que devias colocar aí outra planta de caule para criar altura e para equilibrar com o lado direito com esse feto que tens! Se achavas que o desafio era montar um layout sem ver o hardscape, imagina agora cuidar dessa vegetação toda para não esconder o hardscape!
  12. São os cortinados! Olhando à escolha das plantas de caule eu espero que na traseira fique tudo com vermelhos e laranjas, um bocadinho como a Nacional 2 fica durante o verão 😬
  13. Após uma pandemia mundial que nos obrigou a suspender os eventos de aquariofilia eis que a "normalidade" voltou e com ela veio a necessidade de retomar o desafio de aquascaping aquariofilia.net, sendo esta já a terceira edição. E como não podia deixar de ser cá estou eu com mais um aquário! Desta vez decidi usar uma rocha vulcânica que, além de ser uma estreia para mim, pensava eu que ia ser mais leve de transportar... 🤣 Com a ajuda preciosa do @ismael_figueira que já não bastava ter furado à porta da FIL ainda teve que se sujeitar a seguir as minhas indicações na elaboração do layout! As más linguas vão dizer que isto foi batota e que eu devia ser desqualificado! Pois foi feito um requerimento nesse sentido durante o dia da montagem e após cuidada análise da parte da organização 🙄 foi indeferido! Eis portanto o N2 que atravessa Portugal de Chaves a Faro por entre montanhas e planícies simbolizado pelas paredes de pedra recortadas para passar a estrada. Resta-me agradecer aos que acreditaram e nos apoiaram mais uma neste evento, aos aquascapers que participaram e a todos os que foram assistir no domingo passado. Data da montagem: 09/10/2022 Aquário: ILA Europa 45X30X30 cm extra claro Substrato: Help Advanced Soil Plants 8L Iluminação: Calha W/RGB Twinstar 450CC II 8h/dia Filtragem: Filtro cascata Aquael Versamax FZN-Mini Hardscape: Relief Stones da Strideways Flora da Aquaflora: Anubias barteri var. nana mini mini Bucephalandra Lamandau mini red Cryptocoryne 'parva' Micranthemum sp. 'Montecarlo' Hemianthus callitrichoides 'cuba' Gratiola viscidula Proserpinaca palustris 'cuba' Rotala 'Hra' Rotala 'orange juice' Limnophila sp vietnam Fauna: A decidir Fertilização: 2hr aquarist apt1 Co2: pressurizado 1 bps 8h/dia