Tozé Nunes

Administrador
  • Content Count

    7,005
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    75
  • Country

    Portugal

Everything posted by Tozé Nunes

  1. 90x45x45 é uma medida standard, seria a minha opção, aliás o aquário maior que tenho tem essa medida. Depois se pretendes uma montagem menos atafulhada de hardscape basta uma calha. No caso de apostares forte no hardscape provavelmente vais precisar de uma segunda calha para iluminar tanto o plano frontal como o traseiro.
  2. Olá Joana, de repente ao olhar para o teu aquário lembrei-me do meu primeiro aquário há 30 anos atrás... a única coisa diferente é que a minha calha era com uma lâmpada fluorescente T8 em vez dos leds... e eu digo-te já que esse filtro interno não vai servir para muito além de manter a agua em movimento... devias ter como prioridade futura a aquisição de um filtro externo! Aconselho-te a visitar algumas lojas de aquariofilia, aí na margem sul tens pelo menos 2 muito boas, a soluções aquáticas no Barreiro e a The fish Shop no Seixal. Entretanto vai mantendo as trocas parciais de água e disfruta das vistas tal como o gato 😁
  3. Depois da palestra vem a parte mais engraçada que é a construção do hardscape.
  4. Comigo também tive essa felicidade, mas ao fim de umas 5 posturas decidiram que já chegava...
  5. Marquem nas vossas agendas, no próximo sábado a partir das 15 horas podem assistir online à montagem de um aquário ao vivo pela dupla de aquascapers João Candeias e Pedro Ceríaco em Évora. Por causa dos constragimentos devidos à pandemia só podem estar presentes 10 pessoas, se desejarem ainda há alguns lugares disponíveis, para garantir a entrada contactem os aquascapers, sff.
  6. Experimenta fazer uma encomenda numa loja de aquariofilia.
  7. Não precisas de pedir desculpa. Aliás essa loja ainda nem estava na listagem de lojas aqui. Aproveitei e criei mais algumas lojas aí do Norte que estavam em falta. Se souberes de mais alguma avisa. O tapatalk apenas abre a parte "normal" do fórum, há outras áreas que fazem parte do fórum que através do tapatalk não tens visibilidade. Experimenta a versão mobile usando um browser (Chrome, Firefox, etc etc) para teres acesso à area de avaliação das lojas, classificados, downloads, ...
  8. Boas, aqui não é a área indicada para este tipo de publicações. Por favor faz a tua avaliação aqui: Podes copiar aquilo que escreveste aqui na tua avaliação. Depois avisa para apagar este tópico.
  9. Mas se há representante da marca na Suiça, porque é que tiveste que enviar para a Alemanha para reparação ? Nao devia ser o representante a tratar disso?
  10. Ainda tens muito que aprender, tá visto!!!😅 A cena passa-se assim: Compras um novo e dizes que enquanto está a ciclar tens que manter os peixesno aquário antigo... Se ela ao fim de seis meses perguntar "afinal esse ciclo do azoto demora quantos meses?", dizes que apenas 3 meses mas que entretanto tiveste que arranjar uns camarões para limpar as algas no novo aquário e que na loja não te informaram que não os podes ter junto dos peixes que já tinhas antes...😁 Se ela insistir dizes que já prometeste oferecer-los á ....... (colocar aqui o nome daquela miúda gira do qual ela tem ciúmes) ou uma ex-namorada tua...
  11. Acho que devias repensar a posição do equipamento. Para mim faz mais sentido o skimmer ficar no canto oposto a mandar agua de encontro ao filtro principal. E o drop checker está tão em baixo porquê?
  12. É uma opção! Mas quem te garante que comprando outro aquário desmachas esse??? Se ainda não percebeste este hobby faz-se de adições e não substituições 😆
  13. Se o co2 é de origem biológica não dá para ligar/desligar... corres o risco de haver uma explosão pela parte maia fraca porque o co2 biológico nunca pára! Ainda bem 😄 mas eu não conseguia dormir descansado com essa pedra aí 😆 Já deu para perceber que tens ali uma zona com sombra por baixo da pedra grande, o tapete nessa área vai demorar mais a expandir...
  14. Sim, é suficiente. Ideal era ter pelo menos 70 mas não é os 10 cms a menos de cada lado que vai fazer grande diferença. Depende muito do layout, às vezes o hardscape cria sombras que depois temos que compensar com a iluminação. Basta ver que os aquários tambem tem mais largura que as calhas e nunca ninguém refere isso. No teu caso para o teu aquário com 30 cms basta uma calha mas em aquários com 45 ou mais já necessitam de 2 calhas para iluminar tanto a parte da frente como atrás.
  15. Bem, são ambas leds bancos. A chihiros é muito mais potente por isso terás que por travões nela para não ires em frente na primeira curva 😁. Eu poupava mais um pouco para ficar com a 600EA por ser rgb, a cor delas é brutal e não necessitas de controlar intensidade, já vem afinada para obter os melhores resultados. Mas tu é que sabes o que pretendes 😁
  16. Mas olha que tinhas aiuma montagem muito boa para concorrer! Fizeste algum tópico com essa montagem de que colocaste foto? Estava brutal.
  17. As chihitos são famosas pela jarda que mandam! Por isso é que é necessário regular a sua intensidade ou tens uma explosão de algas! 😁
  18. Este ano tivemos 3 estreias lusas (pelo menos) e logo em lugares de destaque, o que nos motiva ainda mais para continuar no bom caminho. Parabéns pela montagem muito nature aquarium, agora passado estes meses após a sessão para a foto ainda deve estar melhor. E obrigado pela partilha, é sempre apreciado por todos saber a história por trás da foto final.
  19. Nos links que colocaste são ambas de 60 cms e preço muito parecido...daí ter dado a minha opção. E um controlador custa perto de 20 euros... Podes me indicar onde foi que eu disse isso??
  20. As Twinstar também podem ser controladas na intensidade usando um pequeno aparelho entre a cablagem. Eu optava pela 600EA por ser rgb e emitir uma cor linda.
  21. Desenterrando este tópico, só para saber como foi a continuação desta montagem e se foste a algum concurso internacional com ele.
  22. Samuel, primeiro que tudo quero te dar parabéns por 3 motivos: pelo teu aquário, ficou excelente! Depois pela tua fantástica colocação no iaplc e finalmente por teres aceite o desafio de explicar tudo muitissimo bem aqui! Só queria realçar um ponto, quando sugeres diversos materiais para criar altura mencionaste esferovite que não aconselho de todo. Não só porque se por algum motivo ele se soltar vai criar uma derrocada como ao mesmo tempo é um material que é extremamente poluidor e devia ser erradicado o seu uso em qualquer situação. O esferovite é das piores coisas que andam espalhados pelos nossos oceanos e extremamente difícil a sua recolha por se esfarelar. Infelizmente foi/é usado pela industria pesqueira contribuindo para a morte de muitas espécies marinhas. Desculpa ter estragado um pouco o teu tópico ao mencionar isto mas é um assunto que me diz muito hoje em dia.
  23. Boa pergunta! A costa portuguesa é muito extensa e a temperatura varia um bocadinho entre a costa norte e a algarvia , já paea não falar nas ilhas 😁. Usando como referência Cascais vê aqui mais info: https://www.seatemperature.org/europe/portugal/cascais.htm