Tozé Nunes

Administrador
  • Posts

    7,360
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    100
  • Country

    Portugal

Everything posted by Tozé Nunes

  1. Estimados membros Este ano o fórum Aquariofilia.net não estará presente na Petfestival que se realizará nos próximos dias 20 a 22 de Maio nos pavilhões da FIL em Lisboa, o que acontece pela primeira vez desde que fomos convidados a participar no ano de 2012. Devido à pandemia que assolou o mundo no início de 2020, data da ultima Petfestival na qual mais uma vez estivemos presentes a representar a aquariofilia nacional, a incerteza sobre a marcação de uma nova Petfestival para o início deste ano levaram-nos a ter que recusar o convite da organização para mais uma vez participarmos. No entanto sabendo do interesse da APB em estar presente, fizemos a ponte entre a organização e o José Pedro Fortunato da APB, que acumula com o cargo de moderador no nosso fórum. Não estando o fórum presente, felizmente que a aquariofilia nacional estará presente nas boas mãos quer da A P Betta, do Paraiso Pleco, do Grupo Português dos Discus e de outros que queiram participar. Alguns de nós que fazemos parte da equipa, que ano após ano temos estado presentes neste tipo de eventos teremos todo o prazer de trocar umas palavrinhas com quem se desloque aos pavilhões da Fil no próximo fim de semana. Apelamos por isso aos nossos membros, apoiantes e parceiros que nos tem apoiado ao longo destes 19 anos desde que foi criado o fórum aquariofilia.net que visitem e apoiem a aquariofilia nacional visitando o espaço dedicado à aquariofilia na edição deste ano da Petfestival. E que num proximo ano possamos estar novamente juntos.
  2. Tens fauna no aquário? Que plantas tens?
  3. O filtro novo compraste antes ou depois de aparecer a água verde? Mesma pergunta para a calha nova. E que equipamentos tinhas antes? Estranho teres os nitratos a zero... fazes alguma fertilização?
  4. A água verde é característica de aquários com iluminação forte e pouca corrente! Que plantas tens, que substrato usas, qual o período de iluminação, temperatura da água, o aquário está num local onde receba luz solar directamente nem que seja por alguns minutos? Que fauna tens? Que fertilizantes usas? Fotos ou videos também podem ser úteis para percebermos melhor.
  5. Na aquasabi tens alguns desses sais minerais à venda. Cá a Soluções aquáticas era a única (que eu conhecia) que ainda os vendia mas parece que já não os vende... Havia um site inglês* que não me recordo o nome mas que com a saida da UE passou a estar sob alçada dos custos alfandegários... Talvez alguma empresa nacional ou europeia que forneça químicos com pureza farmacêutica? *https://aquaplantscare.uk/product-category/aquatic-plants-fertiliser/
  6. Eu acho que devias arranjar uma base do tamanho do topo do móvel que seja rígida para colocar entre o móvel e o aquário porque neste momento tens todo o peso assente na parte mais fraca do móvel! Essa "madeira" está a ser segurada apenas por uns parafusos laterais às placas que sustentam todo o móvel! Estruturalmente o móvel depende das placas laterais que tocam no chão. Além disso, se tiveres algum percalço com água (o que é normalíssimo quando estamos a mexer nele) pode haver água que escorra para a junção das placas laterais com a de topo e todos nós sabemos de que material elas são feitas! Eu não arriscava! E cuidado com algum toque lateral no móvel, pode ser o suficiente para acontecer uma desgraça! P.s. fui pesquisar no site do Ikea e ainda mais certo fiquei do que tinha escrito! Tu estás a usar incorretamente esse móvel na vertical quando ele devia estar na horizontal! Aliás para os suecos, esse Kallax é considerado como prateleira de parede e sempre usado na horizontal porque assim foi desenhado.
  7. Todas as que conheço propagam-se rapidamente mas para isso há uma boa solução que é retirar as em excesso! Nunca mas mesmo nunca as libertar na natureza!!! Ou arranjam quem fique com elas ou deixar secar! Falas em entupir o filtro, isso só poderá acontecer com as lemna minor por serem tão pequenas. Evita essas!
  8. Se as plantas vieram de alguma loja e estão a iniciar a sua passagem do estado emerso para imerso devias usar o co2 agora para ajudar no processo. Depois com a estabilização do aquário e a entrada dos red rili reduzir gradualmente. Os perigos de teres aí tudo disponível para um plantado num copo de água é manter o equilíbrio! De cada vez que fizeres uma tpa grande os parâmetros oscilam vertiginosamente... Já pensaste na possibilidade de usar umas flutuantes para ir papando os nutrientes em excesso? Eu acho que umas Phyllantus fluitans ficavam aí muito bem!
  9. Boas @JoãogaFernandesum nano poderoso! Espero que tenhas mão nele porque sei o quanto difícil é manter um aquário desse tamanho estável! Tens aí uma calha potente, co2 pressurizado e um substrato para plantados mas depois colocaste plantas de sombra e de crescimento lento... para mais com pouquíssima litragem, está aqui uma receita para o desastre se não tiveres paciência para levar isso com muito cuidado! Sabes quantos litros de água isso leva realmente? É que fazendo as contas às medidas que apresentaste que calculo sejam as medidas externas do aquário daria uns 11 litros... com a quantidade de hardscape que colocaste isso deve estar perto dos 7L???
  10. Indo a uma vidraceira! Sem medo! Mal seria se um vidraceiro não conseguisse cortar um vidro! Então porquê??? No Verão ainda percebo, agora no inverno é essencial!!
  11. Foi o George Farmer que decidiu criar um iwagumi num 60p com apenas um vaso de Monte Carlo: http://scapefu.com/aquascape-analysis-of-george-farmers-one-pot-iwagumi/
  12. Boa tarde, estimados membros desta comunidade. Hoje a conta de um dos nossos moderadores foi vítima de um ataque informático que levou á criação de um tópico por parte externa com um conteúdo racial, xenófobo e homofóbico que em nada representa quer os ideais do nosso colega muito menos os desta comunidade! Assim que foi detectado esse tópico, foi apagado e a todos que o leram queremos pedir desculpa e informar que estamos a trabalhar para evitar novas situações idênticas. Isto foi um caso isolado e que não teve nada a ver com ataques ao site em si.
  13. Não duvides! Há muita hipocrisia! Não sei se a fauna estar em sítios diferentes é suficiente para ficares imune a desclassificação! O que já aconteceu muitas vezes é colocar um tronco ou retirar uma pedra por exemplo para tornar um layout "novo". Em relação às fotos que podes ir publicando basta seres criativo! Nunca publicar uma foto frontal sem equipamentos, com uma lente "normal" e não a grande angular que fica reservada para a foto final, mostrar pormenores, fotos ao aquário mais de esguelha, enfim há muitas possibilidades.
  14. Onde leste isso??? É este tipo de mitos que destroem a partilha de conhecimentos! Não, não é verdade que tirem pontos a aquários cujas fotos sejam publicadas! Nem o concurso mais "obtuso" no que toca às fotos - o Iaplc alguma vez afirmou tal coisa! O que eles desclassificam é a publicação da foto enviada para concurso ser publicada noutros concursos internacionais seus concorrentes directos, facto que a meu ver é uma vergonha mas aceita-se pois faz parte das suas regras pré definidas! Já o facto de pela calada, todos os craques do aquascaping andarem a partilhar as suas fotos em grupos privados ou directamente com quem mais tarde os vai avaliar deveria isso sim ser um motivo de vergonha!
  15. Este layout ficou poderosíssimo!o Parabéns! Já tens lista de flora? Não conhecia esta técnica de usar uma bomba de ar para humedecer o dry-start. Vai dando feedback sobre isso. Eu tinha lido algures que havia quem usasse uns bichinhos que iam comendo o bolor, a ver se consigo descobrir onde.
  16. Olá Sofia, bem vinda a esta comunidade. Olhando para as características técnicas do kit da Aquatlantis, parece-me ser uma óptima escolha para o que pretendes. Eu não sou fã de filtros internos mas podes adquirir um filtro de cascata facilmente, apenas ter em cuidado que o tampo de vidro pode ser um obstáculo a isso. Mas há sempre solução para isso, quer retirando a tampa quer cortando um pouco o vidro para caber o cascata. Já companheiros para o betta vai depender do feitio dele! Há uns que nascem pacíficos e outros que não suportam companhia... Umas neritinas são opções para ajudar na limpeza tal como seria uns camarões neocaridina se o betta for alérgico 😄 a marisco. Outras opções são peixes de fundo (ottocinclus, corydoras,...) sobretudo peixes que não tenham caudas coloridas que para alguns bettas podem ser considerados adversários! A nível de layout, podes usar um tronco ramificado e umas pedras na base como suporte para plantas de rizoma de fácil manutenção como são as classicas anubias (opta pelas mais pequenas tipo mini mini ou nano) e bucephalandras e no topo umas plantas flutuantes para criar um ambiente natural para o betta. P.S. um termostato é necessário nos meses mais frios do ano visto os bettas serem peixes de águas mornas (22 a 26°).
  17. Com a divulgação dos resultados do EAPLC de 2021 fechou-se o ano com a participação portuguesa a atingir grandes classificações. Podem ver tudo no tópico: Já sabem, os comentários devem ser colocados neste tópico.
  18. Para te ajudarmos convém que digas quais já contactaste!
  19. O problema de enviar um aquário é por causa do embalamento! A não ser que já venham do fabricante bem protegidos, os lojistas não querem arriscar ter problemas de o aquário se riscar ou quebrar pelo caminho, entendo isso. Por outro lado, perdem uma hipótese de facturar! Em relação ao tamanho, não dá para eventualmente aumentar para os 90 ou 100 cms que são tamanhos mais populares? Que lojas já contactaste?
  20. Bom dia Rui. O que aconteceu ao teu aquário é o pior dos pesadelos de qualquer aquariofilio! Conseguiste evitar perdas de vivos? Em relação à compra de aquário novo, qualquer loja que tenha em stock um dessas medidas pode te enviar isso por transportadora. O pior é se tem que encomendar e isso pode demorar dias! Já arranjaste uma solução provisória enquanto não tens novo aquário? Uma caixa de plástico daquelas maiores (60 L) à venda em qualquer loja do chinês para arrumação serve perfeitamente.
  21. A partir do momento em que colocaste uns calços acabou a história de ter o movel todo assente no chão, certo? Se fores a ver, qualquer móvel de cozinha ou wc está afastado do chão através dos pés por razões óbvias! Caramba, os prédios estão assentes em pilares! E suportam todo o peso com a vantagem de permitir algum movimento sísmico se bem feito! Quanto à "moda" de retroiluminar um aquário para ir a concurso é tão antiga quanto os concursos de aquascaping! 😁 Adiante, isso já tem hardscape dentro?
  22. 🙄😶 é nesta altura que se aplica o "eunãotedisse"...? 🤦 a sério que pintaste? De branco ainda por cima! Faltaste à aula onde se fala em iluminação traseira??? Que raio de fotografo és tu?? 😆
  23. Eu adoro as plantas flutuantes! Num aquário aberto criam um ambiente natural espectacular. Tirando as (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes que são proibidas e as Lemna minor que pelo tamanho pequeno se tornam uma chatice para quem precisa de meter as mãos na água, há outras espécies das quais sou fã como a Limnobium laevigatum ou as Salvinia minima ou as espectaculares Phyllanthus fluitans com as suas raízes vermelhas. Ter em atenção que elas tendem a tomar conta de toda a superfície do aquário pelo que regularmente devem ser retirados uma parte. Mas nunca as deitem fora! Se jos aquários crescem rápido imaginem o que acontece nos cursos de água! São altamente invasoras e devido à sua proliferação acabam por aniquilar a restante flora submersa levando à deterioração da oxigenação que afecta depois a fauna! Por isso sejam responsáveis na sua utilização! Nós, aquariofilistas, temos que dar o exemplo!