• advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Tozé Nunes

Administrador
  • #Conteúdo

    6389
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    39
  • País

    Portugal

Tudo publicado por Tozé Nunes

  1. Tozé Nunes

    filtro tetra ex 600

    Olá Tomás, todos os membros novos precisam de fazer um primeiro tópico ou responder a um existente dentro da área dos primeiros passos ou na área das apresentações. Após esse primeiro passo desbloqueiam o acesso às restantes áreas do fórum. Como a tua dúvida é sobre um filtro vou mudar para a área dos equipamentos. Em relação á tua pergunta, o meu primeiro filtro externo foi um Tetra ex600 plus e funcionou muito bem durante o primeiro ano, após isso começou a dar problemas com água a vazar pela cabeça, mudei de o-ring, usei um silicone próprio para vedar etc etc e de cada vez que tinha que mexer nele para fazer a manutenção voltava a perder água... O problema tinha a ver com o botão de ferrar o filtro que ao fim de uns tempos deixava de funcionar bem e deixava passar água para dentro da cabeça do filtro. Á palá disso nunca mais deixei nenhum filtro a funcionar sem ter por baixo um Tupperware... Mas isso não quer dizer que o meu caso seja igual ao teu! Eu tive azar com ele e após isso nunca mais larguei a linha clássica dos eheim, e todos os que comprei foi em segunda, terceira, quarta... mão 😀! Agora eu acho que para um aquário de 30 litros, esse filtro é sobredimensionado!!! Seria ideal para um aquário do dobro do teu (em litragem). Se o filtro estiver a funcionar bem pelo preço pedido é um bom negócio! Aproveitavas e arranjavas já o tal aquário maior!
  2. Tozé Nunes

    Concurso hardscape petfestival 2019

    Fotos dos 16 concorrentes do concurso de hardscape promovido pelo fórum aquariofilia.net e apoiado pela Aqua Design Center que teve lugar nos 3 dias da petfestival 2019.
  3. Tozé Nunes

    17.1_final.jpg

  4. Tozé Nunes

    18.1_final.jpg

  5. Tozé Nunes

    20.1_final.jpg

  6. Tozé Nunes

    19.1_final.jpg

  7. Tozé Nunes

    GiveRiver

    Eu não acho que esteja mal! E se o sistema está saúdavel não convém mexer muito! Podes por exemplo colocar mais umas plantas seja no solo seja agarrado aos troncos. Não! Só em casos extremos de muita circulação que impeça os peixes de conseguir apanhar a alimentação atempadamente.
  8. Tozé Nunes

    The way home - Dennerle scapers tank

    Melhorou substâncialmente! Agora é recuperar o plantado e tirar fotos decentes para ir a concursos 😉
  9. Bem vindo á comunidade. Estás á vontade para partilhar connosco a tua paixão e conhecimento sobre os guppies e tudo o resto!
  10. Tozé Nunes

    O meu Aquascape

    Muito bonito esse teu plantado, Pedro. Bastante harmonioso. Só não gosto muito da maneira como tens o musgo nos troncos. Esse catfish é espectacular 😀 dasse bem com os ancistrus? Nas fotos tens a calha presa a uma prateleira bem acima do aquário e também apoiada nos vidros. Qual é a versão que mantens agora e porquê? Muito boas fotos e vídeo! Ah! O meu cotovelo mandou dizer que tens aí uns focos de BBA 😂
  11. Tozé Nunes

    Kit Aquário recomendado pelo forum

    Ao longo dos mais de 14 anos que esta comunidade tem, milhares de novos membros nos perguntaram qual seria a melhor escolha para começar no hobby ou nos questionaram sobre se o kit X ou Y à venda seria uma boa escolha. A todos fomos respondendo com mais ou menos escolhas acertadas de acordo com o que existia à venda no mercado. Nas últimas semanas, aquando de mais um novo membro que nos procurava para saber qual material comprar, fez-se luz nas nossas cabeças e surgiu a ideia de criarmos um kit dentro de certos requisitos que entendemos ser os mais acertados para quem começa poupando assim algum dinheiro e dores de cabeça aos membros. Evitamos assim que os membros comprem os kits em grandes espaços comerciais, na sua grande maioria inadequados, obrigando a deitar fora algum equipamento por troca de material mais de acordo com o ideal. Aos nossos patrocinadores propusemos que dentro de uma lista de material que achamos equilibrada para quem começa o hobby ou mesmo para quem pretende adquirir novo aquário, que nos enviassem listagem dos produtos que cada um disponibiliza nas suas lojas. Podemos então desde já divulgar os kits que quer a Soluções Aquáticas quer A Casa dos Discus nos indicaram e que achamos serem boas escolhas daí levarem o selo recomendado pelo forum. Queremos desde já deixar claro que não teremos qualquer lucro associado à venda destes kits sendo da exclusiva responsabilidade dos lojistas toda a parte comercial e técnica dos produtos que compõe os kits. Este tópico será actualizado sempre que haja alterações de produtos. Boas compras! . . . . . .
  12. Tozé Nunes

    Caridinas japonicas reproduzem-se?

    Sim, claro. Que eu saiba ainda não são fabricadas algures num povoado chinês 😁 E disseram corretamente! As fêmeas ficam ovadas e até desovam mas os alevins só se desenvolvem em águas salobras. E elas crescem ou desaparecem de seguida? Se for o primeiro caso então não tens aí caridinas japonicas mas sim uma variante das neocaridinas? Eu também já comprei umas supostamente caridinas japonicas numa loja em Benfica e também vi a criação aparecer e desenvolver!
  13. Tozé Nunes

    Kit CO2 Neo

    Mais vale ter CO2 de fermentação do que nada. Mesmo as plantas menos exigentes vão ficar mais bonitas e mais saudáveis com a adição do CO2. Agora para mim para um aquário desse tamanho era de investir num kit de CO2 de botija!
  14. Tozé Nunes

    Kit CO2 Neo

    Eu tenho esse kit num cubo no meu local de trabalho e faz aquilo que se espera dele. Não é nem nunca irá substituir o uso de um bom kit de CO2 de botija mas para aquários nanos sem grandes pretensões de manter plantas muito exigentes serve tal e qual o CO2 de fermento em garrafas de refrigerantes que a malta usava e cuja receita está aqui no fórum. A vantagem em relação aos kits diy é o seu aspecto mais bonito e prático de fazer as receitas sem ter que andar a pesar os ingredientes, basta seguir as instruções.
  15. Tozé Nunes

    O aquário mais pequeno do mundo, versão diy hardcore

    Claro que aquilo não serve para colocar vivos lá dentro! Ele colocou lá uns alevins de guppies, creio eu! A piada toda está no trabalho brutal que o tipo teve para fazer aquele "aquário". Elevou a fasquia do diy a um nível de boss 😀
  16. Tozé Nunes

    Melhor sitio para colocar o difusor de CO2

    A melhor posição tem que ser aquela que permita que as bolhas de CO2 se espalhem pela maior parte do aquário antes de atingir a superfície. Há que estudar a corrente exercida pelo filtro e colocar o difusor no melhor local para o efeito. Como o meu outflow está colocado numa lateral do aquário coloco sempre o difusor no vidro oposto.
  17. Tozé Nunes

    Montagem de 2019

    João, nós "batizamos" os nossos aquários por ser mais fácil de identificar e se pretendes ir aos concursos de aquascaping vão sempre pedir um nome para cada aquário! Tens muitas variedades de tipos de nomes, há quem escolha algo pessoal tipo um nome de alguém ou algo de quem gostamos muito, há quem use referências locais, há os que gostam de nomes muito estranhos e há quem saliente algo que está dentro do aquário! E depois há quem misture isto tudo 🙂 Dá uma olhada nos nomes dos tópicos aqui na área do aquascaping ou nos concursos de aquascaping para teres uma ideia!
  18. Tozé Nunes

    Mudanças de água em aquarios a ciclar

    Olá Sara. A resposta á tua pergunta é que tem a ver com o substrato que utilizas! Se for um que liberte amónia de início, como exemplo o Ada Amazônia ou o Neo Plant Soil , deves fazer muitas trocas de água nas primeiras semanas para que a amónia não crie muitas algas! Se por outro lado for um substrato mais fraco a nível de nutrientes basta fazer uma TPA semanal de 30 a 50%.
  19. Tozé Nunes

    Unknown

    A elocharis quando pega torna-se um erva daninha 🙂 para fazer transição há outro tipo de plantas que podes usar tipo a Rotala bonsai, Staurogyne repens, Gratiola viscidula, ... Na mesma podes usar a elocharis do lado esquerdo, só aquele cantinho do lado direito é que não estou a ver, á partida terás menos luz no canto rente ao chão pois as moitas vão tapar um pouco a luz para o tapete
  20. Tozé Nunes

    Hedphelym

    Sendo assim respondendo à tua pergunta sobre fertilização tendo em conta o substrato da Tropica eu aconselhava que fosses já fertilizando com macros e micros, se não tens isso em casa compra uma embalagem verde da Tropica que tem micros e macros. Eu não deixava tanta altura de areia, apenas um a dois dedos de altura 😉
  21. Todos os anos temos vindo a acompanhar a participação portuguesa nos maiores concursos internacionais de aquascaping com cada vez mais qualidade e melhores classificações. Mas queremos ainda mais e para tal lançamos esta iniciativa para promover e lançar novos talentos lusos. Colocamos à disposição de 12 membros material adequado para que daqui saiam novas oportunidades e mais participantes quer em concursos quer na melhoria da vossa perícia na criação e manutenção de aquários de fazer inveja! Apresentamos a 1ª Edição do Desafio de Aquascaping aquariofilia.net Neste desafio terão a oportunidade de montar um aquário ao vivo, com uma série de equipamento e material que irá garantir o sucesso da vossa montagem! Nomeadamente um aquário ILA 45x30x30 em vidro extra claro, substrato NEO Plant Soil, uma calha de iluminação TWINSTAR 300c, plantas da Aquaflora, um filtro cascata Hailea SL- 306 e hardscape para que todos possam dar uso à sua imaginação! Para tal tem que se inscrever e deixar uma caução* até ao dia 07 de Outubro de 2018, dia em que todos os participantes montarão ao vivo na FIL os seus aquários, contando com a ajuda e conselho da nossa equipa. No final da montagem levam para vossa casa o resultado final que ficará a desenvolver até ao início de Fevereiro de 2019, altura em que obrigatoriamente levam tudo de volta para a FIL onde ficará para avaliação quer de aquascapers de renome internacional quer do próprio público que visitar o nosso espaço na Petfestival 2019. *A participação terá uma caução de 125€, totalmente reembolsável quando devolverem o kit completo até ao primeiro dia da Petfestival. O prémio para o grande vencedor será o próprio aquário. Os restantes participantes terão a oportunidade de ficar com todo o material de volta por apenas 100€ (na prática devolvemos 25€ da caução inicial), o que é um valor espectacular para o que levam para casa. Não percam esta oportunidade única e inscrevam-se, o concurso está limitado a 12 participações! A participação está limitada apenas a membros registados no site Aquariofilia.net e residentes em Portugal continental que tenham meios de transporte para se deslocarem por duas vezes aos pavilhões da Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações (antiga Expo 98) nas datas anunciadas. Todo o material colocado à disposição dos participantes é propriedade do fórum Aquariofilia.net. Para poderem ser inscritos devem ir aqui e preencher todos os dados. As inscrições só se tornam efectivas após confirmação do pagamento da caução. Só será aceite uma inscrição por cada membro. Se tiverem dúvidas façam o favor de as colocar aqui neste mesmo tópico antes de finalizar a inscrição. Contamos convosco!
  22. Tozé Nunes

    Desafio de Aquascaping aquariofilia.net

    Temos um pequeno vídeo para vossa apreciação, espero que gostem. Obrigado ao Bruno Carvalho por ter filmado e cedido as imagens e ao Ismael pela edição.
  23. Tozé Nunes

    Penedo Furado

    Boas noites malta, como já é sabido o fórum organizou um desafio de aquascaping e tive o privilégio de fazer parte também como participante junto com os outros 11 aquascapers. Vou precisar da vossa ajuda para conseguir levar até á petfestival um aquário que seja digno dessa honra de estar exposto perante todo o público que nos visita. Setup: • Aquário ILA Europa 45*30*30 em vidro extra claro com colagens invisíveis, trabalho magnífico! • Filtro cascata Hailea SL-306 com Eheim Substrat Pro • Calha led Twinstar 300c 7000k 1600lm 14W • Substrato AquaRio Neo Plant Soil +/- 6L • Ryouh stone, Red Moor wood, areia branca e basalto moído • Plantas Aquaflora: Hemianthus callitrichoides "cuba" Utricularia gramnifolia in vitro Elocharis sp "mínima" in vitro Cryptocoryne parva Gratuita viscidula in vitro Rotala indica ( ammannia sp. Bonsai) in vitro Rannuculus innudatus Vesicularia ferriei "weeping" in vitro Rotala sp. "Green" Rotala sp. "Vietnam" Rotala walichii Rotala sp. "Nanjenshan" Limnophila sp. "Vietnam" Ludwigia sp. "Mini super red" Hygrophila pinnatifida Anubias barteri var. nana "mini mini" Bucephalandra "wavy green" Há neste aquario algumas plantas que nunca tive e são consideradas difíceis desde o tapete de cuba, a famigerada ug, as rotalas aqui presentes e também a limnophila vietnam! Vamos ver se vai ser possível chegar ao fim com as mesmas plantas! Esta primeira semana faço tpa dia sim dia não de mais de 50% para retirar excesso de nutrientes e para a semana vou começar a fertilização apenas de potássio e micros
  24. Tozé Nunes

    Reborn

    Mais um mito que se foi espalhando ao longo do tempo por malta que se calhar nem unca usou isso... A única coisa que faz reduzir o fluxo é a porcaria que se vai acumulando nas torneiras e tapando os buracos das esponjas!!!