Calha de LED de 1920 a 11520 Lumens FVM (Faça Você Mesmo)


Gonçalo84

Recommended Posts

Boas malta

 

Eu sou um faz tudo. Tenho algumas bases de electricista, mecânico, canalizador, serralheiro, carpinteiro e de pneumática e como tal custa me dar muito dinheiro por coisas que consigo fazer com aspecto profissional (ou aproximado).

 

Já fiz muito projectos 'malucos' e felizmente sempre me saíram bem (por exemplo uma maquina de jogos arcade com milhares de jogos tipo Metal slug e Puzzle bobble etc mas quando a senhora se mudou cá para casa teve de ir para o sótão porque "não combinava com a decoração :sleep:).

 

Isto tudo para dizer que vou ter, em principio, um aquário novo 100x45x45 - 200L brutos e como no actual tenho fitas de led coladas na tampa do aquário (que fiz) vou ter de por uma calha. Primeiro porque dá um aspecto mais bonito e segundo porque... bem, não há segundo, o bonito chega :)

 

Então vamos lá começar:

 

1º Perfil ou calha em U de alumínio tipo esta:

 

50-p%C3%A7s-lote-1-metros-pc-fixa%C3%A7%

 

 

porque tem bom aspecto por causa do canelado em cima mas mais larga para poder levar 3 fitas de led, ou então lisa tipo esta (4.96€/m):

 

3574-large_default.jpg.

 

que é própria para leds (embora tenha de pôr 3 juntas) e por isso existe topos porreiros para ela (0.74€/un).

 

3589-large_default.jpg

 

Logo se vê.

 

 

2º FItas led:

 

 

3723-large_default.jpg

 

Fita led 2400 Lm/m x 3m = 7200Lm (se quiser ponho mais uma e fico com uns estonteantes 9600lm!): 7.38€/m

 

Ainda tenho de me aconselhar aqui com a malta para ver quantos lm vou mesmo precisar.

 

3º transformador

 

Já tenho um tipo este:

 

 

 

4º Instalação eléctrica faz-se facilmente

 

5º Dimmer: em estudo... Se alguém souber onde se encontra deles em conta, preferencialmente em Portugal (evito comprar no estrangeiro por uma questão de princípios) tipo este:

 

sku_269307_1.jpg

 

6º e último: os suportes.

 

Há duas hipóteses viáveis:

 

Os tipo suporte metálico (um simples arame de inox quinado tipo as da Zetlight)

 

ou os em acrílico (um bocado mais complicados) mas que dispensam os topos das calhas podendo assim usar qualquer calha de alumínio.

 

chihiros-led-a901.jpg

Está em aberto até a aquisição da calha.

 

E pronto.

 

O meu objectivo é fazer algo bastante parecido com a calha da Chihiros (valor da calha de 90cm com 8200Lm é de +/-120€):

 

 

chihiros-led-a901.jpg

Acho que consigo fazer mais ou menos por 40€ no máximo.

 

Bom negócio? :tongue:

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está a calha em alumínio anodizado.

 

Foi dos restos de uma fábrica de caixilharia e por isso o preço foi a raiz quadrada de 0.

 

IMG_0734.jpg

 

 

IMG_0735.jpg

 

 

IMG_0736.jpg

 

ainda vou passar hoje por outro sitio para ver se arranjo outra estéticamente mais agradável, apesar de esta já ser simples e bonita.

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades na calha

 

Está semi-pronta! Semi porque não acabei o outro lado porque não sei o comprimento exato do aquário novo, assim que o tiver é so cortar à conta e fazer aparafusar o outro apoio.

 

Segue imagens:

 

IMG_0745.jpg

 

Apoio em acrilico transparente 10mm com os perfis pintados com spray branco

 

IMG_0746.jpg

 

Escolhi outra calha rectangular e aparafusei duas juntas para ter mais largura ficando assim com 9cm e elevada 20 cm para ver se consigo que ilumine o aquário todo na sua profundidade (45cm)

 

IMG_0747.jpg

 

 

Isto são os apoios dos apoios. Um simples perfil plástico para vidro de 10 mm. Vai ser colado na parte inferior do acrilico e assim apoiar no vidro.

 

 

 

 

IMG_0749.jpg

 

IMG_0750.jpg

 

Mais novidades em agosto já com as fotos finais :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Fixe

 

 

Mais novidades quanto tiver o aqua. Que vai ser dia 13 de agosto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o que quiseres, neste momento tou inclinado para usar as fitas de led que já tenho (2000 lumens 6500k) mas se não achar suficiente compro outras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não poderás uma tira 4000k a 3/4 da parte de trás para as plantas ?

Posso, tenho espaço para 4 fitas de led. Posso por as fitas que quiser. Agora só tenho 3 vou ter de por mais uma, se achar que estas não são suficientes.

Essa calha vai ficar brutal.

Obrigado. Estou de férias no Algarve mas estou ansioso para voltar para montar tudo:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

boas,

 

faltam as cenas dos próximos capítulos...

 

actualiza isto Gonçalo, estou curioso com o resultado final :rolleyes:

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também estou curioso, especialmente porque vou montar uma em breve. Nova montagem com DIY a monte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá quase malta. Já veio a fita com 2400 lumens por metro e já as montei mais ou menos.

 

Ainda tenho de dar um jeito nos suportes porque têm 25cm decomprimento porque era para pôr outra calha de alumínio ao centro, para a luz ficar bem dividida pelos 45cm de profundidade do aqua, mas com esta fita não vai ser preciso. Então vou cortar os apoios 5 ou 7 cm para centrar um pouco mais a luz.

 

Pus 4 fitas de 80cm cada que dá:

 

1000mm----------2400lumens

800mm----------- x

 

800x2400/1000 = 1920 lumens cada bocado de fita x 4 = 7680 Lumens! ainda fiquei com 2 bocados e posso acrescentar se precisar ou diminuir. É a gosto do cliente.

 

Ainda vou pintar também a calha e os suportes de branco ou cinza. A decidir no momento. Vai ficar muito clean ;)

 

Mas já estou em condiçoes de fazer contas como deve ser.

 

A fita custou 36.90 (tinha encontrado a mesma noutro sitio bem mais cara) e tem 2400/m e gasta 10.8w/h.

 

3723-large_default.jpg

 

 

Comprei também umas uniões rápidas para não estar a soldar a fita. Fica muito fácil de trabalhar. Gastei 3. 0.73€ cada = 2.19€

 

3308-large_default.jpg

 

 

Os apoios foram uns 5 ou 6 euros já não me lembro bem.

 

 

O transformador já tinha mas custa 10€.

 

3279-large_default.jpg

 

e mais fita isoladora e uns bocados de termo-plástico, parafusos e porcas e uma lata de spray dá no total uns 4€.

 

Resumo:

 

36.90 + 2.19 + 6 + 10 + 4= 59.09

 

Ora se contarmos só o que usei de fita dá: 23.61 + 2.19 + 6 + 10 + 4= 45.80€

 

Existe lojas que vendem esta fita ao metro eu é que tive de mandar vir de Fanzeres (perto do Porto) e online eles não vendem aos bocados.

 

Sábado ou Domingo ponho fotos de ela terminada. Mas posso adiantar que com estas 4 fitas manda um cagaçal de luz que é coisa séria biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Algas, cá vos espero! :tongue:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calha quase quase aí a arrebentar...

 

IMG_0958.jpg

 

união rápida

 

 

IMG_0959.jpg

 

Fita estupidamente brilhante que a testar fiquei cego várias vezes.

 

 

IMG_0960.jpg

 

Calha virgem. Os apoios ainda vão ser alterados de modo a ficar mais rasteirinha

 

 

IMG_0961.jpg

 

Começando a montagem...

 

 

Hoje estou a pintar as calhas e a acabar os apoios e depois só falta soldar a fita rgb para o efeito moonlight.

 

Ainda vou mandar vir este controlador

 

http://www.ebay.com/itm/Programmable-LED-Time-Dimmer-RGB-Controller-TC420-DC12V-24V-5-Channel-20A-/252486733918?hash=item3ac961d05e:g:z0QAAOSwExJXobAb#shpCntId

 

para ficar com uma cena mesmo porreira com o amanhecer e anoitecer à maneira.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O material que comprei é igual excepto os leds. Comprei os 5050 mas Double Row. Quantos lumens vais utilizar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Gonçalo Parabéns pelo projecto antes de mais... Podes me dizer o nome dessa loja em fanzeres ou a loja online que etavas a falar? Tenho estudado este tipo de iluminação a ideia era pendurar no tecto com fio de pesca transparente e a mesma calha mas nao acho que valha apena ter que comprar 5m de fita ;) para usar praticamente metade e como moro perto passava por lá..obrigado

Editado por Carlos Silva123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado. A loja é a Teclusa.

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para dizer que a calha está finalmente pronta e funcional.

 

Mas só vou mostra-la quando tiver o aqua em condições, senão começam a falar mal de mim. E isso só vai acontecer no fim de receber o móvel, que conto que seja para a próxima semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Optei por esta porque foi oferta! E a cavalo dado não se olha o dente. :)

 

Este é 5A 60W e dependendo das fitas que quiseres usar tens de adaptar o transformador a elas.

 

Eu por exemplo tenho 3.2 metros de fita que a 10.8W por metros dá 35W.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah ok ja percebi pois de graça é outra coisa ;).. tem unioes rápidas para transformador desktop ele custa 8.49 a diferença é pouca so me parece mais simples de montar, não sei se o facto de ser turbinado fará diferenca hehe so perguntando lá mesmo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, o desktop parece me a mim que é mais para uso caseiro e o turbinado é uso industrial. Para nós chega bem o caseiro. O que interessa mais é a potência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calha pronta!

 

- Calha de alumínio 40x20 c/888mm de comprimento (para aquário de 900mm) anodizado com ranhura para opcionalmente pôr vidro ou acrílico (optei por não pôr para evitar possível condensação)

 

- Suportes em acrílico pintados de branco com as medidas de 250x25x6mm

 

- Bocado de um perfil de plástico para vidro de 10mm (o meu aqua é de 8mm mas é para ser mais fácil tirar e pôr a calha).

 

Calha montada neste momento com 9600 Lumens que corresponde a 5 fitas de 80cm com 1920 lumens cada. Posso pôr 11520 lumens ou reduzir em 1920 de cada vez, por exemplo 7680, 5760 etc...

 

Foto de longe para não comprometer a remontagem do Jungle Fingers ;)

 

IMG_0991.jpg

 

Abraço

Editado por Gonçalo84
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais