• advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

brunofasoares

.Membro
  • Content Count

    1,731
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    15
  • Country

    Portugal

Everything posted by brunofasoares

  1. Já alterei... desculpem o mau jeito...
  2. E eu fica grato que também estejas a seguir o tópico. Gostava que mais membros se juntassem, mesmo pelo gozo de ter mais opiniões TUGAS. O outro tópico no Reef2Reef não tenho estado a postar muito porque não obtive muitas respostas. Talvez ainda actualize hoje.
  3. Então se calhar ao partir essa do meio, aproveitar a parte maior para os Zoanthus e fazer mesmo uma ilha deles. O pedaço mais pequeno fica para o GSP. Já agora, qual o melhor sítio para colocar ambos? Já que vão todos ficar sozinhos, o melhor seria reposicionar de modo a que todos fiquem satisfeitos.
  4. Acho que essa imagem ficou como principal nos primeiros passos porque aparece-me na assintaura do meu tópico. Assim parece que é o meu . Como consigo alterar?
  5. Poucas novidades a não ser que entrou um pequeno Zoanthus no Sábado. O GSP vou colocar na pedra pequena do meio frente. Talvez parti-la um pouco e separar um pedaço para o Zoanthus. A alternativa para o Zanthus seria colocar no arco do lado esquerdo, que tem uma pequena plataforma para a frente, mas acho que é demasiado acima e vai levar com luz a mais. O que tenho em mente é fazer uma pequena parte do layout com alguns Zoanthus diferentes. Não sei se uma ilha ou na parte do declive. O que acham que seria a melhor opção? A pedra do meio frente tem uma falha a meio e será fácil partir.
  6. brunofasoares

    Hedphelym

    Os camarões são curiosos e onde quer que mexas é provável que lá vão "cheirar"...
  7. Obrigado. Vou tentar ir sempre actualizando. Obrigado João. Vou pesquisar a ver se encontro alguma coisa acessível e conseguir tirar umas fotos melhores. Já merece.
  8. A mim também, e com as das antigas que não estão protegidas, e eu com as mãos dentro do aquário...
  9. Então na 6ª feira lá fomos novamente à Zanclus à procura de umas Astraeas e como tinham 2 já grandinhas, aqui estão elas. Postas na areia (no caso em cima de algas) a comer tantas algas pelo caminho que até deixaram rastos. Têm estado a maior parte do tempo nas rochas e vidro traseiro, por vezes no chão a deixar mais "vestigios" da sua passagem. Os corais estão bem, e no dia que fui buscar as Astraeas, trouxe um GSP. Ainda estou a pensar onde realmente vai ficar... decisões. Na rocha pequena do meio, vão ficar alguns Zoanthus. Para já tenho um em vista. Um vizinho tem um para venda e hoje vou lá ver como está. A principio será o primeiro de alguns que quero colocar nesta rocha. Uma pequena ilha, mas já percebi que não vai dar para colocar muitos, talvez 2 ou 3. Os Zoanthus não se atacam uns aos outros, certo? E ficam umas fotos da praxe. Já apliquei um filtro de azuis do telemóvel, mas como só vai até aos 7000k, acaba sempre por se notar muito azul. Sempre ficam melhor que algumas que já tirei.
  10. Parabéns. Não são poucos concorrentes.
  11. Parece-me um pouco confuso por causa das plantas... mas também ainda agora começou. Tem potencial sem dúvida.
  12. Nem mais... TPA´s grandes ajudam a reequilibrar o aquário. Nos meus plantados até faço maior, dependendo da fauna, mas chego a fazer de 70% e 80%. Discus, tetras etc... até adoram este tipo de mudanças de água. Atenção às temperaturas.
  13. Já agora fica mais uma experiência... Quando vou fazer TPA e limpeza do filtro, costumo fazer como faço nas outras TPA´s regulares, mesma % de água, com a diferença que reservo um pouco de água num garrafão para encher de novo o filtro com água do aquário. De resto faço sempre limpeza do filtro no mesmo dia da TPA. Sempre fiz assim, e não digo que seja o melhor, mas é como aprendi e já o faço à 20 anos. Seja com que tipo de filtro for, seja em que tipo de aquário for.
  14. E a que loja é que costumas ir?
  15. Fazes testes de nitrato e fosfato. Logo vês onde está o desequilibrio. Deixar andar não vai resolver, e não é por desligares a luz que as algas vão desaparecer. Sem luz, mais depressa te desaparecem as plantas que as algas. Depois não podes fertilizar e quando achas que está bom, não fertilizar. Como não fazes testes, ou fertilizas ou não fertilizas. Esses desequilibrios é que levam as algas a surgir. TPA´s a valer, fertiliza, liga a luz 6 horas por dia, etc... mas principalmente testa os níveis de nitrato e fosfato e depois diz aqui os resultados. Sem isso é muito dificil resolveres o problema.
  16. Tozé, fui verificar se tinha avaliado a Zanclus e realmente já o tinha feito. Mas como na altura não tinha conhecimento na área dos salgados não avaliei. Fui lá agora mas não consigo alterar nada, a não ser os comentários. Gostava de poder completar a avaliação porque considero ser um espaço a visitar. De certeza que quem for conhecer percebe que existe qualidade especialmente em vivos e atendimento.
  17. Bomba de água por exemplo. Eu costumo usar garrafões de água porque os bidons estão na cozinha e os aquários no hall de entrada. Obviamente que depnde sempre do tamanho do aquário. Os meus aquários são todos pequenos e no máximo vou transportar 80 litros de água e nunca é de seguida, porque não faço as TPAs todas no mesmo dia. Se eu tivesse um aquário de 400 litros e a fazer TPA´s de 100 litros então utilizava uma bomba de água de certeza.
  18. Podem ser várias as causas, mas acho que acima de tudo foi falta de limpeza das pedras. Ao longo do tempo a alga foi acumulando e quanto mais alga houver mais cresce e mais depressa. Digo isto porque a alga está essencialmente nas pedras, enquanto que o resto do aquário me parece minimamente bem. Alguns sitios já se nota que a alga está a passar da pedra para o solo e a começar a agarrar-se às plantas mais perto das pedras. Como está, sinceramente, acho que já só mesmo retirando as pedras e lavando-as muito bem. Podes dar um bom banho de água oxigenada que ajuda a matar as algas e é mais fácil depois removeres. Esfrega bem até veres que estão bem limpas e depois voltas a colocar no aquário. Dentro do aquário tens sempre de as ir limpando senão corres o risco de voltarem a aparecer. O Tropica Specialized tem macros e micros, enquanto que o Premium tem ambos excepto Nitrato e Fosfato.
  19. Depende do aquário. Por norma tenho faço repouso em bidons. Tenho um de 60 litros e para os aquários que tenho chega. O que uso mais é água de osmose, mas mesmo assim faço cerca de 25 litros por semana. Tive um aquário de 500 litros à cerca de 15 anos que fazia TPA´s com água directa da torneira e nem usava quimicos nenhuns... hoje em dia já não aconselho.
  20. Amigo Álvaro, É mesmo, e que pena, porque têm muito espaço para peixes e plantas e está mal aproveitado. Infelizmente não é uma loja da especialidade... Abraço
  21. Time Left: 7 days and 7 hours

    • VENDA
    • USADO

    Vendo Planorbis Corneus, do aquário da respectiva foto. Vendo alguns menos coloridos, adultos e juvenis. Pack de 10 planorbis - 2 euros; Pack de 20 Planorbis - 3 euros; Pack de 50 Planorbis - 5 euros.

    5.00 EUR

  22. Tenta tirar uma foto mais ao nível do solo e visualiza também para teres uma ideia de como podes melhorar o layout. A foto também nos ajuda a perceber como está realmente ao nível das elevações. A Eleocharis não se vai ver facilmente e só depois de a Pogostemon crescer bem é que se vai fazer notar. O caminho já te tinha dito que está um pouco largo, mas podes corrigir com o crescimento das plantas e talvez até deixando a Montecarlo invadir um pouco esse espaço.
  23. A loja que o Álvaro refere é a Fishplanet. Copiei a informação abaixo do site deles... à algum tempo que não visito a loja. A de Benfica tem sempre muitos peixes mortos e sinceramente nunca comprei lá peixes por causa disso. Mas tem algum material e se fizeres o cartão deles até tens logo desconto. Tens uma loja depois do cemitério do Alto de São João, quando começas a descer do teu lado esquerdo. Tens de prestar atenção porque é um pouco escondida (colei a informação abaixo). A Casa dos Discus tem muito bons vivos, apesar de os preços não serem os mais acessíveis. Mas qualidade têm e isso também conta. Além disso tem algum material, e mesmo que não sejam preços melhores, tens sempre a oportunidade de ver o que pode interessar. Loja de Arroios Pr. ChileRua Cavaleiro de Oliveira Nº29/31(Junto à praça do Chile)1170-086 Lisboa – ArroiosTlf: 218 122 091 / Tlm: 911 928 486E-mail: loja.chile@fishplanet.pt __________________________________ A Casa dos Discus Rua Dom Fuas Roupinho Nº 1 A (junto à Av.Afonso III) Lisboa 1900-191 Lisboa Portugal Tel/Fax.:218 132 733 comercial@casadosdiscus.com lojaonline@casadosdiscus.pt
  24. Costumam dizer "É uma trabalheira, mas vale bem o sacrificio". Imagino a mão de obra que foi. Pelo menos foi uma bela aprendizagem e já podes começar a cobrar para fazer manutenções ao domícilio
  25. Em termos de aquascaping, se é o que pretendes fazer, então o solo vai sempre depender do espaço de plantação. Por exemplo, o 90x45x45, tens menos largura mas tens uma profundidade maior, o que vai fazer com que necessites de levantar ainda mais atrás, por isso ainda mais solo. Mas claro que no fim tudo depende do layout. Filtros só vou falar dos que conheço, por isso o Eheim Ecco Pro acho apropriado para o 100x30x40, para as outras medidas fica curto. O Fluval, depednde mesmo do que vais colocar de fauna. Mas mesmo assim acho um pouco curto para as medidas maiores. Se for mesmo o aquário mais pequeno, recomendo o Eheim Ecco Pro. Além de ser um filtro bem construído e duradouro, tem um consumo energético bastante bom. Termóstato de 200W para as medidas maiores e 150W para a menor. Agora, acho que primeiro tens de pensar bem nas medidas e só depois é que podes percebr o que vais precisar. Corres o risco de entrar em redundâncias e não te conseguires decidir facilmente. Se a questão é o gasto de dinheiro, ou o espaço, ou os consumos energéticos, ou as medidas melhores para um bom layout, ou alguma espécie de animal que tenhas em mente, então é por aí que deves começar. Boa sorte para a nova montagem.