brunofasoares

.Membro
  • Content Count

    1,878
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    18
  • Country

    Portugal

Everything posted by brunofasoares

  1. Reparei na 5ªa feira que tinha um aiptasia bem pequena no plug de um zoa. Comprei 2 Lysmata Seticaudata. Já não vejo a pequena aiptasia, mas ainda lá está a outra no solo. São mesmo nocturnos e devem ter bom esconderijo porque ontem nem os vi. Comprei também o Reef Roids da Polyp Lab. Ainda nem abri. Alguém usa? Já me disseram para ter cuidado porque pode provocar um pico de fosfato... será melhor esperar até ter mais corais? Como os camarões não tèm muita comida disponível, pensei ser uma opção também para eles.
  2. É uma ideia o que fizeste. Tentar trocar por plantas ou equipamentos que te façam falta. Também podes fazer anúncio aqui no fórum tanto de troca como de venda. Há sempre alguém à procura de peixes... Com tanta criação é normal que estivesses a ter problemas.
  3. Se já tens menos peixes óptimo. Mesmo assim fazia TPA´s semanais de 50% durante 3 semanas a ver se os valores descem.
  4. Pensei que tivesse sido atacado por outro coral ou alguma daquelas pestes tipo nudibranchis que comem Zoanthus...
  5. É normal teres a amónia alta. Como te disse, tens peixes a mais e esse filtro se é mesmo interno fica sempre curto. Tenta fazer uma aspiração leve no solo, retira todo o lixo que encontrares, TPA´s semanais de 50%. Evita dares comida em excesso e se vires que fica alguma coisa no fundo retira imediatamente após a refeição. As plantas não consomem amónia, nem nitritos, o que elas consomem é o produto final, os nitratos. Não havendo bactérias nitrificantes suficientes a amónia não se transforma em nitritos, depois, não havendo bactérias nitrificadoras suficientes, o nitrito não se transforma em nitrato. Aliado a isso, o excesso de peixes e filtragem insuficiente...
  6. Falta as fotos... 😋
  7. Já desde à 2 semanas atrás comecei a ver algumas algas verdes a aparecerem nas rochas. Nada de mais na altura, mas agora já percebi que estão a formar pelo. Portanto presumo que sejam algas filamentosas certo? Anteontem observei um pouco e já me tinha dado idiea disso, mas ontem a Astraea estava mesmo em cima delas e consegui perceber que são mesmo pelos... será que a Astraea come estas algas? Será melhor remover?
  8. Apareceu um ofiúro... por vezes vêem-se tentáculos a sair das rochas e dos corais, mas o corpo é dificil se ver.
  9. brunofasoares

    bomba de ar

    O CO2 é um acelerador para as plantas durante a fotossíntese. Pelas plantas que tens, pelo menos para já, penso que não vale a pena. Que solo estás a usar?
  10. brunofasoares

    bomba de ar

    Injecção de CO2 depende do que queres fazer. Coloca uma foto do aquário que é sempre mais fácil ajudar.
  11. brunofasoares

    bomba de ar

    Num plantado nem convêm. Estás a permitir que o dióxido de carbono saia da coluna de água pela enorme agitação da superfície de água.
  12. Se viste 3 é bom sinal... costumo dizer que por norma são pelo menos o dobro das que vês. O Complete sim, já é uma refeição. Falta o Mineral... E esqueci-me de dizer. Compra o sal que diz GH+ para subires apenas o GH. Permite que consigas alterar o PH mais facilmente, caso seja necessário. O GH+/KH+ é mais desenhado para camarões du Sulawesi.
  13. Notas bem quando é fungo, tem uma pelicua à volta, mesmo tipo pelo como aparece os fungos nos troncos... Sim, tens de remineralizar a água. Apostava em GH mais alto, para os 8 ou 10, ou se seguires pelos TDS que é mais fácil, tenta fixar nos 300. Eu tenho algumas espécies com 500 de TDS.
  14. Coloca a água num sitio de maior corrente, para os ovos não fungarem. E se estiver algum fungado retira... eu sei... é dificil... Sim, isso percebi que seria por causa de problemas com a ecdise, mas desconhecia o nome. Mas se foi só esse pode nem ser relacionado com a tua água. Problemas apenas com o próprio camarão. Acontece, mas tinha lgo de ser com uma fêmea ovada. Problemas com ecdíses é complicado...
  15. Para os neocaridina não há-de haver problema, até porque já usei água a sair até aos 008. Mas se está a sair sem ser zerada, quer dizer que algum dos filtros já não está a fazer o efeito mais correcto. No salgado troquei tudo...
  16. Até queria separar o quanto antes. Até porque é um pedaço já razoável. Problema é que sendo a primeira vez tenho receio de fazer asneira, especialmente com este Zoa... O GSP tem crescido bem e a ideia era deixar ficar nessa pedra onde está, também por ser mais lisa. Tenho 2 pedaços e talvez coloque o outro na ponta contrária e deixá-los decidir para onde querem crescer. Estão com bom aspecto certo?
  17. Assim já consegues fazer algo engraçado, mesmo com poucas pedras e um tronco. É só uma ideia.
  18. Benvindo Nuno. Boa sorte com a nova montagem. Faz um post e partilha essa nova experiência.
  19. Isso são peixes a mais para um aquário de 70 litros. Depois tens a comida que sobra a apodrecer no aquário, mais as fezes deles, mais os restantes detritos como massa vegetal, etc... Qual o valor de amónia? E nitritos? E nitratos? Que filtro tens? Qual o regime de TPA´s?
  20. Para camarões basta que a tua casa seja como a minha, tubagem em cobre e já não é recomendado usar em aquários de camarões. Sim, é melhor usares a RO e com sais de reposição, até porque a meu ver tens uma água muito mole para os neos. Isso está bom para caridinas em termos de dureza. Além disso não vais precisar de muita água. Basta TPA semanal de 6 litros.