Vasco Ferreira

Moderador GERAL
  • Posts

    2,538
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    49
  • Country

    Portugal

Everything posted by Vasco Ferreira

  1. há uma vida atrás.. montei uma coisa para ser praticamente sem manutenção. usei microrasboras. Colocar um cardume de 20-25 não é nada demais! e dão um aspeto brutal.
  2. Parabéns. Belo nano! Agora é escolher bem o cardume!
  3. Está a ficar TOP!!! Gosto muito da escolha das plantas!!!! Muito old school Parabéns
  4. Quando encheres...já estás farto do aquário e desmanchas. 😁
  5. Evellyn tens de testar a água, ou aguardar o tempo normal para que a ciclagem se dê. Os aceleradores ajudam, mas sem testar ficas sem saber se o processo está ou não concluído.
  6. Muito bom Bruno, tlv a melhor foto que já apresentaste. Mesma assim não dá para puxar um pouco mais pela profundidade? Abraço
  7. então que tal está a correr essa ciclagem?
  8. Dá para ouvir os grilos a cantar! 😉 Esse sempre foi um grande problema ao longo dos anos.
  9. Diz-se tanta coisa... Em tanto tempo de aquários já ouvi quase tudo e o seu contrario. O aquário neste momento está em processo de "cura" não vejo como estar a alterar constantemente os parâmetros vá ajudar. EU honestamente não faço...faço tudo normal. uma, máximo duas por semana. Nunca usei ADA, mas tb um dia gostava de experimentar só para ver o que aconteceria. Abraço
  10. Só não vejo a necessidade de TPAs diárias. Deixa a coisa amadurecer naturalmente, sem andares sempre a mexer num sistema que não está estabilizado. Duas por semana chegam e sobram. Outra coisa é teres a noção que não sabes a grande maioria alterações/ evolução/ variação do que se passa ao nível ao sistema e por isso tenta manter as coisas o mais simples possivel.
  11. Muito bom nano! João faz uma TPA normalmente, se está tudo bem, não vale apenas preocupar com um não problema. Deixa a coisa seguir o seu curso normalmente. Vão aparecer algas...mas isso é o comum. Abraço
  12. Bernasfig...e substrato que usaste? Pessoalmente não vejo uns grandes benefícios de TPAS tão drásticas e tão recorrentes. Podes fazer, mas menos e em menos quantidade. Ocorrer melt é normal em algumas plantas, desde que não seja generalizado. Vai dando novidades.
  13. Carlos.... água nisso. Se estas a fazer um dry-start e estás a ter problemas e o tapete não está a crescer, mais vale meteres água nisso e dares umas boas condições para isso crescer.
  14. Esquece esse rio de pedras pequenas no meio...não está com nada. Podes a meu ver se, queres um iwaguimi clean, seguir apenas o sentido em que levas as pedras que tens, quase em todo o comprimento do aquário. Do lado esquerdo deixas um espaço vazio só para o tapete, ou seja, o aquário segue praticamente só a direção do ponto de fuga (a estrela vermelha). Desse ponto para a esquerda a presença de hardscape será sempre residual. Necessitas de mais umas quantas predras Just my 50cts
  15. Viva Rui, Que necessitavas ao certo? Aquilo que escreveste é um bom inicio, mas necessitas de concretizar. Exemplo De forma simples, as regras seriam as seguintes: - Cada participante dispõe de um aquário de tamanho previamente definido - qual seria a dimensão, pode ou não ser variável? - Equipamentos base serão especificados em momento oportuno - tem de ser definido logo, aliás quanto mais limitares menos gente participará? - O "plantel" inicial é igual para todos os participantes - isto quer dizer o quê, ao certo? - Semanalmente, cada participante tem que actualizar o registo de "jogo" com a informação pertinente que será disponibilizada a todos os participantes - Outras a desenvolver Estamos aqui para te ajudar e colaborar, mas como te referi, por experiencia, todos os detalhes tem de estar previstos, antes de pores a coisa "a concurso".
  16. Ena, Ena...o tipo de aquários que mais gosto. Força nisso, vai testando dentro do próprio aquário, só assim consegues verdadeiramente afinar o resultado final. Parece-me ainda tudo muito linear, mas a foto não está centrada e fica difícil avaliar. Vai dando novidades!
  17. e vidro e agua e cenas...não há?
  18. Para mim foram os eventos mais gratificantes em que participei. Pelo convívio, pela possibilidade de criar novos layouts, pela competição e pelo feedback que tivemos de toda a gente que foi ao pet festival e viu o que o fórum tinha para mostrar. Só espero que este ano seja possível realizar...porque por mim...estou in!!!!
  19. Viva Rui, Antes demais parabéns pela iniciativa. É sempre de louvar pessoal com vontade de coisas novas. A ideia em si parece-me bem estrutura, mas de difícil execução. Não estou a tentar de forma nenhuma demover-te mas "nós" temos experiencia em realizar algo análogo e por conhecimento de causa foi algo extremamente difícil de mobilizar. Em concreto estou a falar dos desafios aquascaping. Podes ver aqui Era fornecido o kit completo, organizado um espaço e todos estivemos um dia no convívio e realizar as montagens que posteriormente foram apresentadas na Pet festival. Os eventos foram um sucesso mas tivemos dificuldade em atrair participantes e o Tozé em consequência comeu 3 dedos da mão direita e um da mão esquerda. 🙂 E havia a possibilidade de não gastar praticamente nada. Era um desafio que podia ficar quase de borla Não é fácil juntar um conjunto de participantes que queiram começar algo ao mesmo tempo. Abraço
  20. Nuno claramente retirar as Botia e colocar um grupo de 6 ottocinculos como equipa de limpeza. Nessa altura inserir também uma colonia de Red cherry seria uma boa adição. São camarões muito fáceis de manter, reproduzem-se e fazem um trabalho espetacular.
  21. Ficou muito bom... Apenas tenho uma noticia para ti...quando montares vai fica bem diferente!! 😆 Dentro do vidro e com o substrato acaba sempre por mudar consideravelmente. Mas para estudo ficou muito bacano. Outra coisa...cuidado com espaço para plantares e com as pedras de pequena dimensão no plano frontal. rapidamente desaparecem senão temos cuidado.
  22. Assim, sim...vale apena!!!! Bom material, tem tudo para correr bem. Vai deixando novidades