Alpha Roots


Gonçalo84

Recommended Posts

- Ah e tal quero um betta! - disse ela entusiasmada.

- Não pode ser por causa dos escalares, iriam andar à bulha e era uma desgraça... - replicou ele a contemplar a desilusão na cara da namorada.

Passados uns meses:

- E neste podemos pôr um betta? - perguntou a menina.

- Não pode ser por causa dos camarões... era um festim para ele e sai fora de escala do layout... - disse ele admirado com a obra feita.

- Nunca me queres comprar um betta! - exclamou ela já danada com a resistência dele.

- Eu faço um aquário só para ele pronto.

- Outro aquário? Nem penses!

O silêncio tomou conta do sofá.

Passado uns dias:

- Está bem, mas quero daquelas plantas com nenúfares. 

- Feito! - acedeu ele ansioso por um novo projecto.

 

Betta Roots

Setup

Início da montagem:

Hardscape: 10/07/2017

Plantação: depois das férias 

 

Aquário:

45x28x30 - 37L com fundo vinil preto 

 

Móvel:

Aparador da sala

 

Iluminação:

Luminária DIY com projector Led 20w 1300 lumens 6000k e apoio tipo candeeiro de secretária.

 

Filtragem:

Filtro cascata 200l/h Jeneca

 

Media:

Equo Stilla ciclada

Esponja

 

Substrato:

ADA Amazônia com 6 meses

Tropica Plant growth

Dennerle deponit Nutriballs

Areia decorativa


CO2:

Ainda indeciso se uso ou não... Em princípio não vai precisar

 

Aquecimento:

Eheim thermopreset 50 (tem apenas 17 cm de comprimento)

 

Hardscape:

3 raízes de Red moor

Seixo de basalto rolado

 

Fertilização:

Ainda não sei

 

Flora:

Echinodorus Palaefolius var. Latifolius

Nymphea Lotus

Anubia barteri var. nana

Anubia Gracilis

Bucephalandras Wavy Green e Deep Purple

Anubia Petite

Lobelia Cardinalis Mini

Blyxa Japónica

Hydrocotyle Tripartita

 

Fauna: 

Betta half-moon

Talvez umas corydoras anãs

E uns red cherry / red sakura


Fotos:

Teste no sitio em que vai ficar

 

36034369236_420fe7d031_o.jpgSem título by Gonçalo Silva, no Flickr

 

Podem ver como vai ficar a luz, só me falta arranjar uma base

 

35941585891_19af82fe68_o.jpgSem título by Gonçalo Silva, no Flickr

 

Vista de baixo aquando a lavagem do aqua.

Foi tudo colado com silicone neutro. As pedras ao vidro e os troncos às pedras

 

35265861133_8ce68a5abf_o.jpgSem título by Gonçalo Silva, no Flickr

 

De volta ao sótão ao banco de ensaios.

 

Já com a areia:

 

No intervalo das pedras meti lã de filtro para impedir que o fértil ou o amazónia se misturasse com a areia.

 

35234280274_22e1fb81fc_o.jpgSem título by Gonçalo Silva, no Flickr

Com o fértil e as bolas fertilizantes:

 

Vista lateral

 

Vista frontal com mais uns toques no hardscape.

Só falta mesmo o Amazônia que vai ficar a secar durante a próxima semana enquanto dou uns mergulhos...

 

Todo o hardscape tinha cá por casa, restos do Red Canyon e do Brown fingers in the jungle.

O filtro também era escusado já que tenho aqui 2 internos, mas um é de 600l/h e o outro de 900... um bocado overkill especialmente para um beta.

O termo igual. Tenho aqui 2 mas de 200w...

Editado por Gonçalo84
  • Gosto 2
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos os aquários tem uma história! Adorei a maneira como conseguiste dar a volta a ela para teres mais um aquário em casa! 

Já escolheste que betta vais colocar? E pergunta muito importante: Essa garrafa do lado é de fertilização???? :p

há 4 minutos, Inácio Sanches disse:

É a primeira vez que vejo alguém colar assim as pedras ao fundo, qual o motivo?

Eu sei o motivo! mas vou deixar que seja o Gonçalo a dizer :)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em grande gonçalo... Levar ao engano as pessoas, devagarinho. ;)
Gosto muito do layout. Podias levar esse à pet. As pedras até ja nem saem do sitio.
Continua
Abraço

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Isaac, o fórum está à espera de um retorno teu em grande!

Boas Inácio, colei por 2 razões, primeiro quando é a parte do esfrega-esfrega é melhor as pedras estarem bem fixas, segundo este aquário é para ir à pet-festival, o que implica 1 hora de viagem para mim e uns solavancos pelo caminho... E obrigado pelo elogio :my_cool:

Grande Tozé, sabes como é, dinheiro para almofadas e cortinados há sempre, agora para calhaus, paus e vidro já é outra conversa :my_biggrin: 

A garrafa troco na boa por umas anúbias, não sou grande fã de gin, e é por isso que a garrafa ainda está cheia :my_tongue:

Em relação ao bicho já actualizei o setup, vai ser um half-moon, já os vimos na Aquaeden e aquilo realmente é um bicho engraçado. Eu por mim ia para um crown tail branco, mas ela não gosta e o objectivo deste aqua é mesmo agradar-lhe :my_sleepy:

Obrigado Vasco, sim o objectivo é mesmo esse, como disse em cima, este vai ser o nano que vou levar à Pet.

 

Por acaso estou a gostar muito do layout, tive muitos dias meia horita no sótão a ultimar pormenores. maior parte dos troncos são cortados e colados com silicone, e as peças eram grandes de mais para 45 cm, então tive de levar isto à fábrica e cortar os cus com rebarbadora para ter espaço para as plantas.

 

Abraço

Editado por Gonçalo84
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo!

Layout muito bem elaborado, felizardo do betta que for ocupar esse espaço ;)

Acho que conseguiste uma óptima composição da ramificação do tronco, acho que conseguiste preencher bem o aqua, muito fixe mesmo, parabéns!

...ah, e acho que vou precisar de uma dicas tuas para conseguir convencer a mulher a fazer mais umas compras! :P lol

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Filipe Sampaio disse:

Mais um excelente projecto Gonçalo...
Parabéns.
Não fizeste um passo a passo da calha? Parece muito fixe

Abraço

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk
 

Obrigado Filipe. Não fiz mas talvez ainda faça. É muito simples na verdade. O projector custou apenas 16€, o pescoço tirei de uma máquina velha, é todo de metal e muito resistente, e agora tenho de arranjar uma boa base pesada porque o bicho pendurado ainda é pesado.

 

há 1 hora, Miguel Simões disse:

Boas Gonçalo!

Layout muito bem elaborado, felizardo do betta que for ocupar esse espaço ;)

Acho que conseguiste uma óptima composição da ramificação do tronco, acho que conseguiste preencher bem o aqua, muito fixe mesmo, parabéns!

...ah, e acho que vou precisar de uma dicas tuas para conseguir convencer a mulher a fazer mais umas compras! :P lol

Cumps,

Obrigado Miguel, isto até é simples:

 Tens gatos? Se tens sabes que não consegues obrigá-los a fazer coisas nem podes ir ter com eles, tens de os deixar vir ter contigo! A mesma coisa com as mulheres, não peças, fá-las querer uma coisa e agarras-te a isso! :my_biggrin: Neste caso foi o betta e a lotus. 

reece.JPG

Abraço pessoal

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais umas fotos com pormenores adicionadas ao post inicial. 

Abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Plantado! Ontem vim da Aquaeden carregadinho de plantas para este aqua e olhem como ficou o resultado:

As fotos não são as melhores porque foram logo a seguir de encher. Água um pouco turva e bolinhas por todo o lado. Para a semana prometo fotos melhores.

36346268321_4489065023_o.jpgDSC_0014 by Gonçalo Silva, no Flickr

 

35648302424_c362e6f443_o.jpgDSC_0007 by Gonçalo Silva, no Flickr

 

36346271511_3448e9401b_o.jpgDSC_0025 by Gonçalo Silva, no Flickr

 

36346272401_2cc9e8b9dd_o.jpgDSC_0024 by Gonçalo Silva, no Flickr

 

36437560236_340e7ac4df_o.jpgDSC_0023 by Gonçalo Silva, no Flickr

 

36346274781_f64d38ff16_o.jpgDSC_0022 by Gonçalo Silva, no Flickr

 

35648299504_95f49b92a3_o.jpgDSC_0021 by Gonçalo Silva, no Flickr

 

Fiz umas filmagens mas ainda não as vi e a bateria da camera não estava a cooperar por isso não prometo vídeo, mas vou tentar.

 

Abraço

Ps: Lista de plantas no primeiro post actualizada.

Editado por Gonçalo84
  • Gosto 1
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pessoal.

 

Fotos de hoje, já com a água mais clara.

Fiz umas mudanças nos rizomas, este para aqui, aquele para acolá...

36133434520_4c814f6273_o.jpgDSC_0056 by Gonçalo Silva, no Flickr
 
36133435990_db04d87572_o.jpgDSC_0055 by Gonçalo Silva, no Flickr
 
36133438320_ee04c68e0a_o.jpgDSC_0054 by Gonçalo Silva, no Flickr
 
36133440070_58763a0bc4_o.jpgDSC_0051 by Gonçalo Silva, no Flickr
 
Abraço
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ligeiro melt a acontecer na Lotus e na buce deep purple. A lotus posso ser culpa minha, acho que separei mais de metade das raizes do bolbo, mas deixei ficar para ver se ela se aguentava.

A ver vamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 54 minutos, Luís Cardoso disse:

Muito natural... a ver se essas folhas grandes depois encaixam... a lotus nesse tamanho vai ser tramada

 

Obrigado Luis, eu sei que a lotus não é feita para nanos, mas foi uma exigência por isso não tive remédio. Nunca tinha tido nenhuma e fiquei surpreso com o tamanho dela. Bem maior do que esperava, então plantei-a mais para dentro para que fique só a espreitar na parte direita das raízes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo, 

 

O aquário está muito bem preenchido e layout bem enquadrado. Tenho a mesma duvida do Luis, essa lótus aí pode ficar muito grande mas depois veremos como fica. 

Qual é a capacidade desse filtro? Parece que há pouca movimentação da água e a que há esta localizada somente nas plantas, possivelmente poderias ter mais beneficios na circulação se o filtro estivesse na parte mais aberta. Compreendo o porquê de colocares a ali o filtro, assim fica escondido e não interfere visualmente. Tenta encontrar a melhor relação rentabilidade/beneficio que possas retirar desse filtro.

 

Abraço   

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Ismael. O filtro faz 200l/h, tem dois compartimentos, um tem stilla ciclada que tirei do outro filtro e o outro uma esponja para a filtragem mecânica. Já tive o filtro na outra ponta e sinceramente não é assim tão diferente, faz circulação na mesma, o filtro é fraco mas acredito que vai chegar para o objectivo deste aqua. Um projecto lento para um peixe que não gosta de muita corrente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Gonçalo, está muito giro, quando falaste em lotus também fiquei naquela, mas se a namorada gosta acho muito bem que faças a vontade, olha dis-me uma coisa, porque é que tu achas que a tua buce meltou, retiraste-a ou ainda estas a tentar, é que eu tive aqui duas nos meus naninhos e meltaram mesmo, tive de as tirar, se calhar se tivesse deixado os rizomas, provavelmente rebentavam outra vez....e curioso que meltaram as duas que estava, coladas nas rochas, outras duas que ficaram junto ao substrato aguentaram-se...duvidas e mais duvidas, onde será que eu errei...

Quanto ás fotos estão óptimas, tenho de aproveitar umas para continuarmos o projecto das fichas...tem estado parado por minha culpa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 49 minutos, Vera Santos disse:

Boas, Gonçalo, está muito giro, quando falaste em lotus também fiquei naquela, mas se a namorada gosta acho muito bem que faças a vontade, olha dis-me uma coisa, porque é que tu achas que a tua buce meltou, retiraste-a ou ainda estas a tentar, é que eu tive aqui duas nos meus naninhos e meltaram mesmo, tive de as tirar, se calhar se tivesse deixado os rizomas, provavelmente rebentavam outra vez....e curioso que meltaram as duas que estava, coladas nas rochas, outras duas que ficaram junto ao substrato aguentaram-se...duvidas e mais duvidas, onde será que eu errei...

Quanto ás fotos estão óptimas, tenho de aproveitar umas para continuarmos o projecto das fichas...tem estado parado por minha culpa.

 

Logo se vê como vai correr com a lotus, apesar de ser fora de escala acho que vai ficar bem ali.

A buce por enquanto só meltou umas folhas, ainda não foi toda, mas mesmo que vá as folhas todas vou deixar o rizoma, até porque já vi ali umas folhinhas novas. Pode ser de adaptação ao estado submerso. Não posso dizer mais porque é as primeiras buces que tenho, mas o Laurence quando as mudou para o aquário dele mais recente diz que também teve muito melt. Logo se vê.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Tchii não faz update deste post desde Agosto. Vergonhoso.

Está tudo a correr bem, sem algas, meti a calha Chihiros que estava ali parada e está com 8h diárias a 100%.

Co2 meti um resto de garrafa que tinha aqui e quando acabou não meti mais.

As folhas novas da echinodorus crescem literalmente 1 cm por dia, até tenho fotos disso, depois meto. As anubias e as buces dão flor com força, resumindo tudo vai bem.

Foto de hoje:

24399397398_c27d1e94df_o.jpgAlpha Roots - dia 90 by Gonçalo Silva, no Flickr

Abraço

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto muito dessas pedras verdes! :P 

A Lotus dá cabo da escala! 

As echinodorus estão brutais! 

Aguenta esse aquário óleo menos até ao início de fevereiro! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Tozé Nunes disse:

 

Este aqua é para ser low maintenance! Para dar trabalho já tenho o outro e o gato :D

Quando me lembro faço uma tpa (devo ter feito umas 4 ou 5 no máximo) e já tentei limpar as pedras, mas aquilo é mesmo pequeno! tenho de cortar o cabo a uma escova de dentes.

A lotus dá cabo do layout? Se visses antes do fds :D cortei-lhe umas 5 folhas e na echinodorus umas 10! Isto aqui cresce tudo muito bem.

Vou aguentar com certeza até depois do festival. 

Abraço

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.