Reborn


Fábio.R

Recommended Posts

Boas pessoal

Depois de algum tempo afastado a gente volta sempre parar ao mesmo.

Vamos ver se desta vez o investimento vai valer a pena pois acho que tem tudo para dar certo.

Tentei fazer as coisas o mais calmo possível e comprar as coisas para nada dar errado, ou pouca coisa pois sempre dá.

Como ando numa de bonsais já á algum tempo e tenho aprendi algumas coisas voltei as plantas do aquário. Talvez com mais experiência.

A meu ver vai ser um aquário apenas de casa, para ir cuidando sem grande coisas, sem grande tretas.

Tens plantas difíceis e outras fáceis mas visto e ja tenho o equipamento todo sempre é mais fácil pois antes andava sempre a comprar aos poucos entao havia sempre algo que faltava e dava errado.

Preocupei-me em encher o aquário com o máximo de massa vegetal possível para as algas nao terem lugar e visto que tenho os peixes em standby no antigo aquário posso abusar um pouco mais no CO2.

A novidade desde ano ( talvez a minha proprioa prenda ) é a calha.

Entao vamos la ao Setup:

Setup:

 

Aquarium
90x45x45cm

Filter
Eheim professional 4+350

Heater
Eheim jager 200W

CO2
pressurizado - 4b/s

CO2
Neo - Até agora melhor difusor que ja usei, até melhor que ADA. Bolhas suuuppeeerrrr finas. muito bom

Lights
Twinstar 900SP com controlador - A 60% na primeira semana ( aumentando 10% todas as semanas até chegar a 100%)

Substract

Équo -fertil

3 sacos NEO SOil Plantas ( Vou testar este desta vez, sem ADA =))

Hardscape
Ryuoh Stone 35Kg +/-

Plants

ROTALA BONSAI
ALTERNANTHERA REINECKII MINI
MICRANTHEMUM MONTE CARLO
ELEOCHARIS ACICULARIS MINI
ROTALA WALLICHII
ROTALA SP. GREEN

ROTALA ROTUNDIFOLIA
Rotala 'Vietnam
STAUROGYNE REPENS
Anubias Pangolino

ANUBIA NANA

ANUBIA
Bucephalandra deep purple/ RED E GREEN
HYGROPHILA PINNATIFIDA

CRYPTO PARVA

CRYPTO UNDULATA

 


Fishes

9 - Otocinclus Affinis

18  - Hemigrammus Erythrozonus

2 - Casal Rams


Invertebrates


9 - Caridina Multidentata - Japonica

2 - Neritina Pulligera

 

Como disse nenhum peixe ainda está no aquario. A Agua é nova mas o filtro já está em uso á uns 5 meses. Aproveitei a agua desse filtro e enchi o aquario novo com agua nova.

Coloquei o acelerador biologico para o ciclo ser mais rapido. Daqui a 1 semana coloco os otos na 2º os camaroes  e na 4 os restantes.

50% de TPA de 2 em 2 ou de 3 em 3 dias na 1º /2º semana.

Devido a nao ter peixes estou a abusar um pouco no CO2 e tambem pela massa vegetal tambem nao será por ai. 4b/s até é pouco para este inicio mas como tenho ainda a 50% de luz tem de ser.

Ser fertilizante neste momento. Mas devo usar Florish ou tropica. Apenas alguns pós para ter os parametros nivelados os carencias. Não estou preocupado sinceramente com algas.

Talvez seja a experiencia de tar calmo quanto a isso.

O aquario já está plantado e tiro fotos agora de tarde quando as luzes acenderem. por enquanto so estas.

Não vou colocar aqui fotos de colocar substrato fertil, depois outro depois outra pedra etc porque ja toda a gente sabe isso =D

Estou a usar a saida o lilly pipe, sinceramente tambem foi uma boa escolha pois sai bem melhor a agua e o CO2 com este difusor as bolhas nem chegam ao topo, a agua consegue empurrar o co2 todo para as plantas o que é bastante bom e era/é o que se quer.

Vou em breve ( deve estar para chegar ) adquirir um Chihiros Doctor. Vamos la ver se tambem ajuda nas plantas e no aquario em geral mas nao há milagres. TPas e limpeza da nossa parte tambem ajuda.

Ora vamos la as fotos:

 

large.aqua1.JPGlarge.aqua2.JPGlarge.aqua3.JPG

 

Daqui a pouco tem as fotos com as plantas pessoal.

Grande abraço e vamos lá aprender outra vez =D

 

Editado por Fábio.R
  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio,

Isto promete, material, flora, layout já definido e com a experiência que já tens adquirido não há nada que corra mal

Estou curioso no resultado e certo que será de acompanhar!

Bom trabalho Fábio

Cumps,

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

Como prometi aqui ficam mais umas imagens da plantação, espero que gostem.

Como podem ver as bolhas do Co2 sao bem pequenas, mal deu para focar.

As plantas ja sentem o CO2, a monte carlo a tentar o pearling =D

large.25D00677-963C-470E-AAEC-1162558253B9.JPGlarge.3327EFF8-C856-4FFD-BA00-8CB0D29B5A2E.JPG

 

Vista Geral do Aquario ja com as plantinhas. a luz ta bem baixo 50% como disse por isso que tem essa cor mais escura. o drop ta verde.

Vou iniciar 3 h antes de ligar a luz e aumentar mais 1 bolha.

O difusor da NEO dá para fazer conta bolhas entao vou contar por la em vez  do contador normal.

large.0CF49DD5-FD7D-4B0C-AC90-519C0ADBE7E0.JPG

 

Grande Abraço

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fábio isso esta muito bom.
Tlv mais uns apontamento de rocha à frente para quando o tapete fechar n ser tudo verde.
Principalmente paciencia que era aquilo que re custava mais. 😉  lembra-te que nos primeiros 3 meses isso é um reboliço.

Bem vindo de volta.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

Miguel obrigado pelo comentário, vamos la ver se é mesmo desta =D

Vasco

Citação

Tlv mais uns apontamento de rocha à frente para quando o tapete fechar n ser tudo verde.

Eu pensei nisso mas eu achei melhor que nao pois ficava muito cheio pois as pedras parecem pequenas mas até têm alguma dimensão. Mas adicionar pedras é o menos pois é o mais facil. Vamos ver agora com mais experiencia e ter muita calma para nao stressar.

Como nao tenho peixes entao podemos fazer as coisas melhores.

Este aquario nao será para concurso nem nada, apenas para eu me entreter e manter em casa.

Vou adicionando os peixes as medidas das necessidades mas fertilização nao será preciso nos primeiros tempos.

Vamos deixar as plantas consumirem os nutrientes e boas trocas de agua ajuda sempre.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bom Miguel. Belo iwagumi. Material todo correcto e tudo pra correr bem. 

Forca nisso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo

Obrigado. Vamos la ver se isto corre bem. espero que sim

Já agora obrigado pela dica da twinstar. Luz fantastica. Não tem tanta intensidade como as flurescentes mas de certo faz um melhor trabalho. Quero ver é se na proxima semana vou aumentando e vendo a reacção das plantas.

Quero ir fazendo um estudo de cada planta para ver como cada uma está. Alias estamos sempre a aprender e se conseguir fazer deste aquario um laboratório de estudo bem melhor e tentar postar tudo aqui.  mas por agora tudo em ordem. tambem so tem 2 dias agora e vou fazer TPA de 50% hoje.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais umas fotinhas mais ao pormenor.

Ainda se pode ver as moitas a irem de emersas para submersas.

large.IMG_6271.jpglarge.IMG_6265.jpglarge.IMG_6267.jpglarge.IMG_6273.jpglarge.IMG_6275.jpglarge.IMG_6277.jpg 

 

Abraço

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Fábio.R disse:

Ainda se pode ver as moitas a irem de emersas para submersas.

Olá Fabio

Vai dando noticias acerca desse arranque regularmente. 

Vai fazendo TPAs regularmente e grandes. Sempre trabalhei com Equo e gostei muito! Na falta de Amazonia, foi a minha preferência sempre. Agora experimentei o Neo e tambem gostei! No entanto, tens muito material a mandar nutrientes para a coluna de agua, e com a adaptação das plantas elas podem demorar a consumir isso. Podias ter metido mais uns 2 potes no tapete, ajudava-te um pouco mais no arranque.

Gosto muito da composição!!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo

Obrigado, ainda bem que gostaste. acho que é o melhor aquario que fiz até hoje. hardscape simples mas funcional.

Sobre o tapete, eu usei 6 potes de monte carlo e 6 de eleocharis acho que foi o suficiente mas tenho de ver agora quando crescer.

Eu nunca usei a NEO é a 1º vez mas ate agora tudo bem, têm nutrientes mas ando a fazer 50/60% de TPAs de 2 em 2 dias na primeira semana.

precisava era de uns testes para confirmar umas coisas mas os testes sao muito caros mas la terá de ser.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na precisas de testes nenhuns. Eu no Aqua do desafio fiz as primeiras tpas de 100% e depois de uns 60% e agora de vez em quando faço de 90% porque meti uns cherrys. Se zerares os nutrientes na água e soberes por alto o que andas a fertilizar tens uma noção boa. E depois as plantas contam te o resto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo

Sim isso é verdade eu so queria ter a certeza de algumas coisa so porque é novo mas nem me quero chatear com isso.

Ando a fazer tpas de 50 a 70% de 2 em 2 dias e depois vou reduzindo.

Por enquanto nao estou a fertilizar com nada, alias disseram para nao o fazer durante uns 2 meses por causa da neo soil que ja tem.

Tambem ja tenho algum conhecimento com as plantas entao se vir algum nivel de carencia é de começar a fertilizar nos digas que se seguem.

Devo fertilizar com seachem advance. Estáva inclinado para a tropica mas o Ivo da soluçoes aquaticas disse-me esse e vou ver como corre.

O CO2 está sempre a bombar. 2h.30min antes das luzes acenderem. As luzes ligam as 17.30 e as 18h ja chego a casa entao o dropcheck está com uma tonalidade praticamente amarelo. Vamos la ver a adaptação das plantas a tudo. e que nao derretam com CO2 a mais.

Ainda está no inicio e a adptação demora umas 3 semanas +/-

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

 

Aqui ficam uma foto da Buce. Ta a ganhar flor! =D

Mas a monte carlo e a eleocharis tao a ficar amarelas. porque? nutrientes? nao me parece?

Luz? aumentei ontem. está a 70% +/-

CO2? 4/5 Bolhas/s +/-

A calha está a 20cm. Diminuir?

large.3AC372EC-3DE1-481D-8F03-6DC4939ABFA4.JPGlarge.IMG_6326.JPGlarge.IMG_6324.JPGlarge.IMG_6328.JPG

 

DEsde ja obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

Aqui fica uma novidade/ discução/ duvida?!

Talvez o problema nao seja falta de nutriente ( o que acho que nao é mesmo, a nao ser micros mas tambem nao me parece nem mesmo potassio).

O problema deve estar na falta de agitação na superficie para manter o CO2 na agua.

A planta não tem como reagir bem a isso quando a agua fica cheia de co2. Apesar de ajudar na assimilação de nutrientes ela fica ''estrangulada'' com o co2 a mais, mesmo que outras plantas estejam bem. nao sei se me faço entender.

O jeito dela mesmo com o nivel de adaptaçao ainda no inicio é o melt.

Entao haver mais agitação na agua  e levantar a saida do filtro de noite para realmente haver oxigenação no aquario ajudando as plantas no dia a seguir poderá ter um impacto no crescimento das plantas.

Vou testar isso para ter um relato mais concreto. So queria tirar as duvidas dos micros e se devia ajudar no UP com potassio. ADA Step 1 e K apenas 4 a 5 pumps para ajudar. pois o meu aquario levaria 9 a 10pumps. Ou entao nao deito nada e espero para ver até que ponto chega.

O aquario está a 70% de luz a 18cm de coluna de agua com trocas de 2 em 2 dias de 50/60%.

Abraço

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fábio, não consigo aceder ao vídeo! 

Em relação ao aquario, vai com calma, as plantas estão a passar pela transformação do estado emerso para o imerso, o substrato está carregado de nutrientes - há que dar tempo para que a natureza crie a estabilidade. Provavelmente o ciclo do azoto ainda não terminou. 

Mantém o regime de trocas parciais de água que isso vai ao sítio. Continua com a adição do potássio e dos micros. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tozé

Sim é o que tenho feito mas eu nao estava a fertilizar com nada, nem estou. seria melhor fertilizar com Step1 e K?

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o melt normal. Tenta tirar o estragado e paciência. Logo vai ao sítio. A monte carlo é o tapete mais fácil! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, isto por aqui tem andado movimentado e eu com falta de tempo não consigo actualizar-me em relação aos tópicos da malta, agora lá li tudo do principio ao fim. 

Então a propósito do difusor da neo, não confies, ele não é conta bolhas, portanto, não te regules por aí, mais vale comprares um conta bolhas e no ebay são ao preço da chuva, é desses que tenho cá em casa. 

Depois, o substrato da Neo, permite a não fertilização nas três primeiras semanas a um mês, não mais que isso. Aliás eu estiquei-me no Audeō e estou arrependida, porque acho que pudia ter as plantas com outro aspecto e cor. Portanto, fertiliza depois com k e ferro. No audeō estou a fertilizar com seachem, e já o tinha feito antes e sempre me dei bem.

Atendendo que esse aquário é igual ao meu da sala, porque não pensas em fertilização EI? A bolsa não fica tão abatida, digo eu, no meu estou a pensar nisso, tenho é de cravar alguém que me faça a mistura dos pós. 

Gostei das fotos da montagem, já era tempo de colocares uma geral, para se ver o progresso da montagem. 

A acompanhar. Vais ao Ivo amanhã? Ao workshop? Alguns de nós vamos lá. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vera

Por enquanto está tudo ok. as plantas ainda se estao a adaptar e tudo mais e até ja estao a ficar melhores. Algumas com melt mas é normal.

Sobre a fertlização estou a pensar sim usar a EI, fica bem mais em conta e visto que ja usei sempre fica um ponto de partida.

Mais logo depois da TPA coloco uma foto.

Eu gostava de ter ido ver o workshop mas sou de bastante longe e estive a trabalhar entao nem deu.

Sobre o difusor por enquanto é muito bom, sobre as bolhas tenho regulado mais pelo dropcheck e os peixes mas tenho o conta bolhas a 4b/s.

Sobre o substrato é a primeira vez que uso e até foi o Ivo que me vendeu e disse para n fertilizar nada nos primeiros meses, 2 a 3 dependendo das carencias.

Que opiniao tens do substrato? devia ja fazer micros? Ainda step1 e K da ADA e gastava isso e mais o ECA. Depois ia para a EI que tambem tenho aqui pós.

O aquario fez 2 semanas ontem ( sabado) e tenho feito alguns teste para ver parametros apenas, sem grande stress. praticamente que nao tenho macros e a minha agua tambem nao os tem.

A unica coisa que as plantas tao a consumir sao do proprio solo. Luz está a 4 click do 100% ou seja deve estar a 70% +/- a 18cm da coluna de agua com 7.5h.

Em todos os testes que fiz o aquario nao tem fostatos e nitratos é bem baixo menos de 0.5. PH no inicio do dia 7.4 e no final da noite a 6.8. normal tambem.

Ou das duas uma, ou começo a fertlizar com micros ou espero mais um tempinho. Opinioes? e macros devia fertilizar quando?

Já agora devo precisar de ajuda para a fertilizaçao dos pós para saber gramas e dosagens. eu fiz uma contas mas nem sei se estao certas.

Depois tambem coloco aqui a foto. mas vou fazer em garrafas de 500ml acho eu pois era para usar as garrafas da ADA e saber que 1ml era 1ppm.

Ou seja eu queria.

NO3 - 1ml = 1ppm

Po4 - 1 ml = 0,5ppm

Acho que potassio nao seria preciso dosear visto que o NO3 e o PO4 ja o têm. mas posso sempre fazer uma mistura para ele porque tambem tenho pós. tenho magnésio tambem.

 

Abraço

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

Aqui ficam umas fotos, as plantas estao a crescer, devagaaarrriiinhnhoooo mas tao. so a rotala bonsai é que está a custar a pegar mas vamos la ver se a 2º muda consegue =D

large.IMG_6444.JPGlarge.IMG_6442.JPGlarge.IMG_6440.JPGlarge.IMG_6438.JPGlarge.IMG_6436.JPGlarge.IMG_6434.JPGlarge.IMG_6432.JPG

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal preciso da vossa ajuda.

Eu tenho o skimmer do lado direito. Ele está bem ?

Ou coloco o skimmer do lado esquerdo no canto virado para a direita para haver mais fluxo?

Por enquanto nao tenho problemas de fluxo até porque vou colocar o skimmer a funcionar de 30 em 30min uns 15/20min so para tirar qualquer coisa da agua ( ajudou bem na poda ).

Estou futuramente a pensar comprar outro filtro melhor claro para ajudar.

Foi me aconselhado o Sicce Whale 350 ou o 500. Têm alguma opiniao sobre?

Eu já tenho a opiniao do logista e acredito nele mas queria saber a vossa, se têm e o que acham.

Obrigado

 
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, se veres que realmente esse filtro é curto mete do lado esquerdo atrás, sempre ajuda qualquer coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.