Silver Schist


Gonçalo84

Recommended Posts

IMG_1077_2.jpg

 

Boas

 

Desenvolvimento e discussão de um novo projecto de água fria (20º)

 

Setup

Início da montagem:
provavelmente dia 1 de outubro

Aquário:
40x40x40x6 64L vidro extra-normal Paulo Vieira Aquários

Móvel:
Aparador da sala

Iluminação:
Calha Led 5050 DIY 40cm com 1120 lumens aproximadamente

Filtragem:
A decidir mas provavelmente um de cascata Marina Slim

Substrato:
Areia de Rio Maior (areia branca de grão tipo açucar) ou leca ou areia de construção

Temperatura:
N/A

Hardscape:
Xisto prateado

Fertilização:
N/A

Flora:
N/A

Fauna:

- 1 Carassius Auratus (oranda telescópio) aka Mantorras

Fotos:

Inspiração:

12161908.jpg

Banca de Ensaios:

IMG_1039.jpg

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dúvida:

 

De cascata/mochila ou interno? Parece que os de cascata não fazem bem uma circulação "circular" desculpem a redundância. Sei que os internos fazem, mas é uma porcaria quando se retira do aqua para o limpar (metade da sujidade que ele filtrou cai de novo na água).

 

Quem tem experiência com os dois?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opa tens aqui nos classificados um fluval3 por 50

 

Boas André. Não vou ter móvel por isso não quero pôr externo. E é low-tech logo low-cost. gastar o próximo de 0 é o objectivo. Só vou ter de comprar filtro e termo. O resto é restos de coisas e o máximo possível grátis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Andre

Olha eu já tive filtro interno,e como tu dizes,para fazer a

limpeza do mesmo,o lixo sai todo para o aqua,tenho um

filtro nu aquário de 60L,de cascata (mochila) que como

tu dizes ele não fazer a circulação,eu acho que acaba

por fazer a mesma circulação a água ao cair,obriga a

água a ter que circular,claro que não e com tanta evidencia

como os filtros extriores ,não sei se me fiz compreender.

 

Cump: Álvaro Silva


Peço desculpas,eu respondi ao Andre,

e a resposta era para o Gonçalo 84,

troca de nomes,desculpem.

 

Cump: Álvaro Silva :whocares:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Andre

Olha eu já tive filtro interno,e como tu dizes,para fazer a

limpeza do mesmo,o lixo sai todo para o aqua,tenho um

filtro nu aquário de 60L,de cascata (mochila) que como

tu dizes ele não fazer a circulação,eu acho que acaba

por fazer a mesma circulação a água ao cair,obriga a

água a ter que circular,claro que não e com tanta evidencia

como os filtros extriores ,não sei se me fiz compreender.

 

Cump: Álvaro Silva

Peço desculpas,eu respondi ao Andre,

e a resposta era para o Gonçalo 84,

troca de nomes,desculpem.

 

Cump: Álvaro Silva :whocares:

 

Boas Álvaro, obrigado pela participação. Estou cada vez mais inclinado para o de mochila. Embora tenha visto à pouco tempo um interno que não sujava quando se retirava do aqua. Já não o consigo é encontrar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cascata Gonçalo...se for dimensionado funcionam bem, não ocupam espaço dentro do aqua e são mais fáceis de limpar!!!!

Editado por Vasco Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, os internos já tive e são mesmo chatos para limpar sem sujar o aqua. E parece que o Marina Slim só tem 5 cm de espessura e tem a bomba dentro do aqua, sendo muito silenciosos.

 

Hoje já vou brincar aos layouts :naughty:

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive de ambos. O de cascata acabei por oferecer para um aquario pequeno com um betta lol (uma pessoa agora é que vê, dava tudo, agora nem para comprar há quem venda as coisas lol)

 

Fiquei com o pior o interno, que não uso, mas está guardado.

 

Isto para dizer, o filtro interno é basicamente uma bomba de agua que acumula porcaria. Não tem vantagens nenhumas a meu ver e suja ao retirar , é feio etc mais vale ter uma bomba de circulação que um filtro interno, e se quiseres explico porquê.

 

O de cascata é infinitamente melhor e mais bonito, então para uma montagem que quer aquascaping nem há dúvidas.

 

Ter em mente duas coisas, ambos são filtragens fracas. Não há muito por onde fugir.

 

O que vai ser a chave na equalização e equilibração do sistema vai ser o teu fundo (areão/substrato) e as tuas plantas. E depois as tpas (isto é assunto discutível, mas sim).

 

Basta pensares assim, num filtro de cascata metes uma mao cheia de ceramicas se tanto, o que é irrisório em termos de capacidade de nitrificação, basta pensares que um filtro externo leva sempre 1, 2 , 10 litros dessas matérias....

 

No entanto terás sempre o teu areão que isso sim, são litros de material poroso (uns mais que outros certamente), onde as bactérias se alojarão e purificarão a tua água.

 

Deves reter do meu post que o filtro de cascata é o mais importante para o que desejas montar, e que deves te preocupar sim em fazeres tpas, porque das duas hipóteses que tens nenhuma delas é "excelente":

 

Deves também manter uma rotina de aspiração do areão (e ligeiro remexer na superficie do mesmo) antes de fazer a TPA, desta forma retiras semrpe detritos que ficam alojadas e mantens o aspecto clean que queres no teu aqua.

 

Boa sorte!

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como estás numa onda low cost fui ver,

 

http://www.ecoarium.com.pt/pt/filtros-de-cascata-filtragem/989-filtro-cascata-super-aquatic-lb-501-2102302.html

 

12,5 euros, com 400 litros/hora

 

Já disse em cima, a capacidade de filtragem é irrisória, no entanto o que tens a fazer é retirar a esponja de carvão, e meter anéis de ceramica para alojar bactérias, e ficas com uma capacidade de filtragem suficiente para ajudar as plantas e o areão a manter o aquário saudável!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já tive um aquário deste género, fica aqui algo para te inspirares.

 

4c232f9eb296f.jpg?format=1000w

 

A malta mais antiga vai se lembrar deste aquário, é um excelente exemplo de como se pode fazer algo lindo sem grandes custos, seixos rolados destes encontras em qualquer praia da zona oeste, etc por Portugal fora, rios etc

 

Este aquário demorou 2 horas a montar e um custo baixissimo.

 

A maior dificuldade é manter livre de algas porque sendo de água fria ficas limitado nos algueiros.

 

Os peixes são os tanitchys albonobes, adoro o peixe.

 

Clica no link para saberes mais do aquário.

 

http://www.practicalfishkeeping.co.uk/features/articles/how-to-set-up-a-white-cloud-biotope

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive de ambos. O de cascata acabei por oferecer para um aquario pequeno com um betta lol (uma pessoa agora é que vê, dava tudo, agora nem para comprar há quem venda as coisas lol)

 

Fiquei com o pior o interno, que não uso, mas está guardado.

 

Isto para dizer, o filtro interno é basicamente uma bomba de agua que acumula porcaria. Não tem vantagens nenhumas a meu ver e suja ao retirar , é feio etc mais vale ter uma bomba de circulação que um filtro interno, e se quiseres explico porquê.

 

O de cascata é infinitamente melhor e mais bonito, então para uma montagem que quer aquascaping nem há dúvidas.

 

Ter em mente duas coisas, ambos são filtragens fracas. Não há muito por onde fugir.

 

O que vai ser a chave na equalização e equilibração do sistema vai ser o teu fundo (areão/substrato) e as tuas plantas. E depois as tpas (isto é assunto discutível, mas sim).

 

Basta pensares assim, num filtro de cascata metes uma mao cheia de ceramicas se tanto, o que é irrisório em termos de capacidade de nitrificação, basta pensares que um filtro externo leva sempre 1, 2 , 10 litros dessas matérias....

 

No entanto terás sempre o teu areão que isso sim, são litros de material poroso (uns mais que outros certamente), onde as bactérias se alojarão e purificarão a tua água.

 

Deves reter do meu post que o filtro de cascata é o mais importante para o que desejas montar, e que deves te preocupar sim em fazeres tpas, porque das duas hipóteses que tens nenhuma delas é "excelente":

 

Deves também manter uma rotina de aspiração do areão (e ligeiro remexer na superficie do mesmo) antes de fazer a TPA, desta forma retiras semrpe detritos que ficam alojadas e mantens o aspecto clean que queres no teu aqua.

 

Boa sorte!

 

Boas Tugz.

 

Não vou ter plantas (0 fertilização, iluminação mínima etc) porque é para um peixe de água fria e sei bem que o gajo adora plantas. Para meter tinha de ser folha larga e não me está a apetecer isso. Vou fazer uma espécie de aquascaping mas do tipo paisagem árida, algo que não é muito comum (até porque o desafio é menor e isso tira a piada).

 

Como areão estava a pensar pôr areia fina (daquela que jurei nunca mais pôr lol) mas também estou a equacionar pôr leca/argila expandida. Já serve mais o propósito de acumulador de bactérias. O problema é que geralmente é de grão muito grande e tirar proporcionalidade às pedras e ao layout em geral.

 

Ver se vou a uma florista ou aki's etc ver se encontro com grão mais pequeno.

 

As tpa's são religiosas como sempre fiz e acho que isso vale de muito.

 

E não esquecer que é só para um peixe. E apesar do gajo sujar muito acho que o de cascata vai chegar. E de futuro quando ver que o aqua já está grande demais para ele, tenho um lagozinho onde posso pô-lo e transformo este num de gambas ou qualquer coisa assim.

 

 

Como estás numa onda low cost fui ver,

 

http://www.ecoarium.com.pt/pt/filtros-de-cascata-filtragem/989-filtro-cascata-super-aquatic-lb-501-2102302.html

 

12,5 euros, com 400 litros/hora

 

Já disse em cima, a capacidade de filtragem é irrisória, no entanto o que tens a fazer é retirar a esponja de carvão, e meter anéis de ceramica para alojar bactérias, e ficas com uma capacidade de filtragem suficiente para ajudar as plantas e o areão a manter o aquário saudável!

 

Também já vi esse. Mas também já vi reviews de que faz barulho o que o Marina dizem que não faz.

Como já tive um aquário deste género, fica aqui algo para te inspirares.

 

4c232f9eb296f.jpg?format=1000w

 

A malta mais antiga vai se lembrar deste aquário, é um excelente exemplo de como se pode fazer algo lindo sem grandes custos, seixos rolados destes encontras em qualquer praia da zona oeste, etc por Portugal fora, rios etc

 

Este aquário demorou 2 horas a montar e um custo baixissimo.

 

A maior dificuldade é manter livre de algas porque sendo de água fria ficas limitado nos algueiros.

 

Os peixes são os tanitchys albonobes, adoro o peixe.

 

Clica no link para saberes mais do aquário.

 

http://www.practicalfishkeeping.co.uk/features/articles/how-to-set-up-a-white-cloud-biotope

 

É mais ou menos assim que quero fazer. Simples mas bonito. A pedra vai ser xisto a puxar para o prateado. Ainda ontem fui buscar mais pedras (vou a um monte de restos de pedra de um vendedor de pedras e ele deixa-me tirar o que quiser lol).

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, vais fazer algo como o que coloquei acima,

 

Se conseguires algo tão bonito tens uma bela peça de arte na sala, sem grandes luzes (nem deve ! por causa das algas) nem grandes custos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O xisto é dificil de compor em aquário, vai ser um desafio fazer um aquário em xisto com aspecto natural.

 

Eu desisti de usar xisto por esse motivo, por não ser arredondado, não é natural, o que dificulta a colocação num aquário em que seja o "principal" hardscape. No teu caso que vai ser o único ainda mais dificil vai ser!

 

Mas na aquariofilia não existe impossiveis e como tal espero que venhas a conseguir uma composição o mais natural e agradável possível!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O xisto é dificil de compor em aquário, vai ser um desafio fazer um aquário em xisto com aspecto natural.

 

Eu desisti de usar xisto por esse motivo, por não ser arredondado, não é natural, o que dificulta a colocação num aquário em que seja o "principal" hardscape. No teu caso que vai ser o único ainda mais dificil vai ser!

 

Mas na aquariofilia não existe impossiveis e como tal espero que venhas a conseguir uma composição o mais natural e agradável possível!

 

 

Cheira-me a desafio! Aceito! :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo se quiseres xisto tenho aqui em casa uns bocados que não vou usar e posso.te dizer onde arranjas muito o bonito com tons e feitios

 

Não obrigado André, tenho toneladas disso aqui na minha zona.

 

Ontem já tive a fazer uns testes de layout. Já tenho pedra demais!

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tive a brincar aos layouts no meu escritório (leia-se sótão) e saiu isto:

 

 

IMG_1056.jpg

 

 

Tive de pôr o esferovite porque não tenho substrato para segurar as pedras.

 

Se vir que não tem jeito ainda posso ir para uma coisa destas, mas queria evitar:

 

IMG_1048.jpg

 

 

 

 

 


Nota: Foram tiradas com o telemovel e já havia pouca luz por isso tive de usar flash. Ao vivo parece melhor.

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto das pedras, isso agora depende das plantas e detalhes e do areao etc, mas gostei bastante!

 

Obrigado.

 

Não vai ter plantas! O peixe para esta casa vai ser um oranda. E sei que ele e plantas não combinam, ou melhor combinam demais! Rói tudo este maroto.

 

Talvez uns apontamentos de musgo entre as pedras para delinear melhor as fronteiras e mais nada.

 

 

Tá fixe as pedras

 

Obrigado André. E ainda me sobrou muita pedra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um oranda? Epah que escolha diferente.

 

Eu não gosto do peixe mas pode ser algo que fique giro!

E sim esses meninos comem as ervas todas ... Sim as pedras só por si já estão bonitas!

 

Agora um areão que assente bem na composição e fica algo bom e clean!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um oranda? Epah que escolha diferente.

 

Eu não gosto do peixe mas pode ser algo que fique giro!

E sim esses meninos comem as ervas todas ... Sim as pedras só por si já estão bonitas!

 

Agora um areão que assente bem na composição e fica algo bom e clean!

 

Sim tenho-o num globo e já esta lá provisório à 2 meses. E é terrivel para ele e não gosto de vê-lo lá.

 

O areão vai ser claro. Já arranjei uma areia branca amarelada que vai ficar bem lá.

 

Boas Gonçalo

 

As pedras,gostei muito,fica muito fixe.

 

 

Cump: Álvaro Silva

 

Obrigado Álvaro ;)

 

 

Pensas colar as pedras ?

Não enchas muito de pedra, menos é mais

 

 

Acho que não preciso de colar, Consegui equilibra las assim sem substrato e então com vai ser ainda mais fácil.

 

Depois de uma viagem ao Porto trouxe 3 cubos de 40. E um deles é para este projeto. Ver se durante esta semana o monto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.