Panorâmico 140


C Mocho

Recommended Posts

Boas a todos,

depois de uns anitos sem qualquer aquário montado em casa (sim, desmontado sempre cá houve mais de um), decidi voltar a dar vida a um velhinho panorâmico de 140 litro, que estava destinado a ir para o “lixo”.

 

Setup: (em atualização)
1 – Nome
Panorâmico 140

2 - Data da montagem
18 / 11 / 2017

3 - Dimensões do aquário 
3.1 - Volumes bruto e útil

Aquário Panorâmico - Aqualantis: 100 x 26/45 x 47: 146L brutos / 100 x 26/45 x 47: 115L úteis
3.2 - Estrutura/móvel
móvel aberto em contraplacado - Aqualantis

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro
Biobox 37 x 10 x 39 – capacidade útil para médias: 11L / Bomba Ehein Compact 600 / Filtragem mecânica: Eheim Ehfifix / Filtragem biológica: Seachen-Matrix-2L / Lã de vidr
Bomba Ehein Compact 1000 (para reforço da circulação)
4.2 - Termostato
Vulcan 150W
4.3 - Iluminação/Foto-período
Sistema T8 Hagen Glo: Sun-Glo 30W + Life-Glo 30W (com refletor de inox) - 6 horas

Calha T8: Aqua-Glo 15W - 7 horas
4.4 - Sistema de CO2
CO2 Kit Pro completo c/ electroválvula e botija de 2Kg (Casa dos Discus)
NEO - Co2 Diffuser large 
desfasamento de uma hora no inícío e no final do fotoperíodo
4.5 - Outro equipamentos adicionais
---

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil

Amazonia Light: 21K

5.3 - Decorações
8kg de Dragon Stone / Moor Wood

6 - Fertilização
0-2 meses: ADA Brighty K + Green Brighty MineralMicros: ---
após 2º mês: ADA Brighty K + Green Brighty Mineral + Green Brighty Iron

7 - Fauna
12 Caridina multidentata - (Camarão Amano)
6 Neocaridina davidi 'Red Sakura' - (Red cherry 'Sakura')
5 Sewellia lineolata - (Bótia reticulada)
13 Celestichthys choprae - (Danio choprae)
15 Trigonostigma heteromorpha - (Rasbora arlequim)

8 - Plantas
Cardamine lirata; Cryptocoryne albida ‘Brown’; Cryptocoryne parva; Cryptocoryne sivadasanii; Cryptocoryne undulatus 'Red' (1-2-Grow); Cryptocoryne wendtii 'Green' (1-2-Grow); Cryptocoryne x wilissii; Hygrophila pinnatifida; Marsilea crenata (1-2-Grow); Marsilea hirsuta; Microsorum pteropus ‘Trident’; Murdania Keisak; Ranunculus inundatus (1-2-Grow); Vesicularia ferriei 'Weeping' (1-2-Grow); Ricardia chamedryfolia; Bucelaphandra spec. 'Wavy Leaf' + Rotala macrandra 'Narrow Leaf'; Limnophila sessiliflora; Microsorum pteropus + Eriocaulon breviscapum

9 – Observações
9.1 - Parâmetros da água
Enchimento: PH:6,9; gH:115ppm (6,5ºdgH); kH: 53ppm (3ºdkH); NH4:0,1ppm; NH3: 0ppm
Aquário: (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura)
9.2 - Frequência das TPA's
1ª semana: diárias aprox. 60%/70%
2ª/3ª semanas: dia sim, dia não, aprox. 30%/40%
4ª semanas: 3x, aprox. 30%
5ª semanas: 2x, aprox. 30%
após 5ª semana: semanal, aprox. 30%

-------

Desatualizado, é o termo que considero mais correto para caracterizar a forma como me sinto relativamente a este hobby, mas ainda me lembro do suficiente para entender a maior parte das coisas que por aqui leio, o que já me deixa menos desesperado e com esperança de poder vir a beneficiar da vossa ajuda!

Lembro-me de ter aquários desde miúdo, mas nunca tive nenhum que metesse tanta água ao mesmo tempo. Desde sempre que andei a desfrutar do clássico 54L  ou a brincar com uns “nano”. Agora a escala é diferente! Também o projeto, pois desta vez pretendo tentar criar um projeto antes de fazer qualquer outra coisa. Cheguei a ter montagens bonitinhas com plantas aceitáveis, mas resultado do que ia aparecendo, sem planificação. Desta vez gostava de tentar ser mais organizado e intencional. Para isso evidentemente preciso da vossa ajuda, a qual desde já agradeço pela paciência necessária.

Comecemos então por avaliar o equipamento pré-existente:

  • Aquário panorâmico c/ tampa e móvel “aberto” (100 x 26/45 x 47)
  • Biobox 40x10x40
  • Bomba de água com potencia/caudal desconhecido
  • Aquecedor de 100W
  • Iluminação Hagen Glo max 64w (Life Glo 20W + Flora Glo 20W)
  • Termómetro de vidro

 

Perante este equipamento só me parecia adequado colocar um areão e uns seixos, talvez umas Anúbias, uns fetos, umas Vallis, e uns peixitos bonitos! Mas porque sou teimoso e não consegui resistir, comecei logo a pensar que fazer aqui um plantado a sério é que ficava espetacular.

Comecei a fazer a lista do que considerava absolutamente necessário: luz; CO2; substrato; filtro, rocha; plantas, fertilizante, fauna; etc… e quando fiz o somatório arrependi-me de ter acedido ficar com este “monstro que estava destinado a ir para uma arrecadação. Talvez fosse o mais sensato, mas embora eu consiga ser muita coisa, a sensatez não é bem o meu forte!

Reconsiderei e comecei a pensar que precisava gastar muito, muito menos, mas sem perder a ilusão de ter um canteiro agradável para me alhear do stress do dia-a-dia.

 

A única solução possível seria aproveitar ao máximo aquilo que vinha a acompanhar o caixote!

A luz, é evidentemente determinante e condiciona tudo o que se possa pensar fazer. Montar um low-tech seria a solução adequada, mas a maioria das plantas que eu gosto desenvolvem-se com dificuldade sem o CO2. Contrariamente, julgo que muitas conseguem prosperar razoavelmente com pouca luz, tendo a ajuda de uma fertilização correta (CO2 incluído), pelo que abdicar dos LEDs foi a opção para investir então num sistema fiável de CO2 (digo fiável porque com a minha experiência sei que em 54L já é difícil estar a trabalhar com CO2 caseiro, com 140L, para mim é impensável).

Mas a luz pode ser melhorada ainda que ligeiramente. O balastro indica que suporta uma potência de 64W, logo dá para comprar umas lâmpadas novas de 30w, não é muito mas deve dar para plantas com pouca exigência relativamente à luz. Claro que não dará para tirar delas todo o seu esplendor, mas desde que estejam saudáveis, já fico por hora satisfeito.

 

Convicto que é possível arrancar com este projeto, lá fui eu falar com um amigo e voltei para casa com substrato, umas pedras, uns troncos… material filtrante para a biobox e muitos sonhos!...

Nos dias seguintes, passei os tempos livres a brincar com as pedras e a fazer revisões e atualizações da matéria que há muito eu não ousava “estudar” e acabou por sair isto:

medium.Panoramico140_1.jpg.8ff56060bbb50

medium.Panoramico140_2.jpg.1747c28f5b735

medium.Panoramico140_3.jpg.1ff9cf95b3538

 

Procurando sempre por plantas teoricamente pouco exigentes, esbocei um primeiro plano para um “quase” biótipo asiático e agora cheguei a um impasse, pelo que agradeço os vossos comentários:

medium.Panoramico140.gif.3c1f27327159cfd

 

A partir daqui, espero que alguns de vós tenham a pachorra de me acompanhar e guiar, pois decerto que a vossa experiência me poderá ajudar e quiçá as minhas dúvidas posam vir a esclarecer  outros.

Bem hajam pelo vosso trabalho aqui no fórum.

Editado por C Mocho
atualização de setup
  • Gosto 1
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos,

Antes de mais, benvindo de volta ao mundo da aquariofilia!

Gostei da composição dos troncos, embora que algumas rochas acho que ficaram demasiado enterradas, isto porque quando a flora estiver no seu auge vai "abafar" maior parte das rochas, e o que se pretende é que fiquem visíveis, mas nem 8 nem 80.

Já se sabe que com grandes litragens maior o investimento, mas nem tudo é o que parece, negócios bem feitos a coisa até que vale a pena ;)

Agora as críticas, vou começar pelo termostato, dá mas é um pouco curto para essa litragem, o ideal seria de 150w ou 200W, outra coisa é a biobox, não gosto e não é tão eficiente como um filtro externo, retirando-o ganhavas muito espaço no aqua e melhoravas a filtragem da água com um externo, a iluminação não é de todo má, tudo vai depender da flora que tencionas colocar, o mesmo se enquadra ao Co2, se optares apenas por plantas de baixa exigência podes descartar a substituição da iluminação e o uso de Co2.

Mas visto a lista de plantas que tencionas usar terás de rever a iluminação e optar pelo uso de Co2.

De resto parece-me muito bem, o layout tem potencial para algo bonito! ;)

É mais uma montagem a acompanhar, vai actualizando!

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel, antes de mais obrigado pelo teu comentário.

Quanto à montagem, é claro que com jeitinho ainda dá para puxar algumas pedras um pouco mais para cima. Compreendo o que queres dizer e concordo. O pior que pode acontecer é acabar por ficar com um pouco menos de inclinação no substrato por este se ir alojar debaixo das rochas e ter de ir comprar mais um saco de substrato, caso veja que perdi demasiada pendente. Usei praticamente 18 Kg, mas se for preciso compro mais um saco de 3 Kg (acho que deve chegar).

Sim, eu sei que o termostato é curto. Agora ainda estão umas temperaturas amenas, mas no inverno ele terá de dar o litro… Penso que comprar um de 150 W também será a opção mais acertada.

A biobox rouba imenso espaço, é certo, mas o móvel onde assenta o tanque é completamente aberto à frente e não tem espaço físico onde alojar um filtro minimamente decente. Ficar fora do móvel também é impossível, pois este localiza-se entre uma esquina de circulação e uma porta. Inevitavelmente terei de conviver com a biobox. A bomba é que vai ter de ser substituída, pois aquela já não me inspira confiança! Quanto ao caudal, ainda não sei, pois ainda não cheguei a esse capítulo do livro...

Quanto à iluminação, fico muito satisfeito de te ouvir dizer que é capaz de dar para plantas de pouca exigência. Estou a fim de tentar ver se conseguirei criar alguma "espécie de tapete", pelo menos que ele seja sustentável em algumas zonas. Pode ficar ralo em alguns pontos, o que talvez fique com um aspecto ainda mais natural.

O CO2 faz parte da fertilização, e esse terá mesmo de avançar, mesmo tendo a maioria das plantas com pouca exigência, julgo que será necessário para viabilizar alguns “apontamentos”.

Relativamente à lista de plantas que apresentei em cima, ela é apenas uma primeira ideia… a base são a Crypto, pois julgo que não sejam muito exigentes com a intensidade luminosa, embora o seu crescimento seja  lento, mas eu também não tenho necessidade de ver isto lindo e maravilhoso de um mês para o outro!

Quanto às plantas, é claro que preciso de críticas e sugestões! Tenho andado a tentar decorar o site da Tropica, mas com a minha idade já tenho a memória muito cheia!... LOL

Obrigado e cumprimentos para ti também.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos,

Dá sempre para jogar um pouco aproveitando o que se tem, o único senão da tua iluminação é o facto da mesma ser apenas central perdendo nas laterais, neste caso e penso que já deves ter pensado nisso, as plantas com mais necessidades de iluminação ficarão no centro as restantes menos exigentes nas laterais.

Sobre o tema da biobox, se ao mudares a bomba verificares que não tens circulação suficiente podes sempre adquirir uma bomba de circulação extra, nada se perde.

Em relação ao tapete sim podes ter, já sabes que com menos iluminação será uma evolução lenta mas desta forma também desfrutas mais tempo até atingir o auge, na minha última montagem dei um pouco de gás na iluminação + co2 + fert para obter resultados rápidos, pelo menos pretendia que o tapete fechasse rápido, em 1 mês fechou e já tem de levar poda lol......o conselho que te quero dar é aproveitar bem o ciclo sem fauna durante +/- 1 mês ou mês e meio para que as plantas se fixem bem e que as raízes se apoderem bem do substrato, isto porque com fauna por vezes é difícil, eu apenas coloquei as caridinas japónicas no fim do tapete fechar e mesmo assim ainda conseguem ir buscar algum substrato, são autênticas máquinas de limpeza :my_biggrin:

No que toca à idade....amigo, quem me dera chegar à tua idade e ter a mesma paciência para este mundo de desafios! :default_jcb_smile:

Abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos

Bem vindo novamente ao Mundo dos peixes,queria-te dizer

que teres um móvel aberto há frente,não impede que tenhas

um filtro externo,eu tenho um móvel aberto há frente e tenho

um filtro EHEIM 2217,para um aquário de 120/L,tenho o móvel

um pouco chegado há frente da parede para por trás do móvel

passar as mangueiras do filtro,e digo-te que e uma questão de

hábito,já não me faz confusão alguma ter o filtro há vista,nem

dou muito por isso,para a  manutenção do filtro ate e bom não

tenho portas do móvel a apartar os movimentos de todo.

boa sorte,que tudo corra bem. 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Miguel pela tua capacidade de observação. De facto nas fotos que eu inseri a iluminação é muito central, sim senhor!

Provisoriamente tenho instalada uma calha com 2x PLL de 36 W, de um aquário de 60 cm que está desmontado. As lâmpadas que eu referi acima , Life Glo 30W + Flora Glo 30W, estão encomendadas mas ainda não as pude ir buscar (por acaso reparo agora que escrevi 20W… tenho de editar outra vez!). Essas terão no conjunto, menos 12 W, mas são lâmpadas de 91 cm. Talvez até venha a conseguir instalar uma pequena calha com mais uma lâmpada de 15W, aproveitando parte da curva do vidro, mas isso só posso testar depois de ir buscar as lâmpadas novas. Nesse momento a luz já ficará melhor distribuída.

Relativamente à fauna, eu vi a luta que tiveste com o teu tapete e conheço os princípios do Ciclo do Azoto (mas admito que estava a pensar colocar lá um ou dois para ajudarem nesse mesmo ciclo). Conheço pessoal que defende a introdução de parte da "equipa de limpeza" logo no início de uma montagem! Tenho de repensar este assunto.

 

Olá Álvaro, obrigado por também tu me estares a tentar ajudar.

Eu entendo o que me queres dizer, mas talvez não me tenha explicado bem. Efetivamente o problema não é o móvel ser aberto, o problema é que não tem espaço para alojar um filtro adequado a esta litragem. O móvel está subdividido numa espécie de “prateleiras” que são demasiado pequenas para um filtro. Sim, é claro que ele terá de ficar suficientemente afastado da parede para passar tubagens e cabo elétricos.

Ao lado também não tenho espaço, pois ele fica instalado entre uma esquina de um corredor e uma porta. No pouco espaço que sobra, dá para ficar a botija de CO2, mas mesmo esse espaço, para o filtro é muito apertado e se não o fosse implicava que este ficaria demasiado desprotegido, o que na minha casa também não é lá muito boa ideia, pois há crianças a brincar e sobretudo porque há constantemente animais a fazerem disparates!

O meu problema não é pois o filtro ficar ou não escondido. Mais à vista que a biobox é impossível e também o equipamento técnico é atualmente um objeto de um design cuja qualidade estética também é bastante cuidada.

Não tem problema, também não me incomoda a biobox, é apenas mais um elemento a ter em conta na montagem.

 

Cumprimentos aos dois e obrigado.

Editado por C Mocho
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 30/09/2017 at 09:16, Miguel Simões disse:

Gostei da composição dos troncos, embora que algumas rochas acho que ficaram demasiado enterradas, isto porque quando a flora estiver no seu auge vai "abafar" maior parte das rochas, e o que se pretende é que fiquem visíveis, mas nem 8 nem 80.

Boas, segui o conselho do Miguel e acho que ficou bastante melhor. Obrigado Miguel, consegui para além do mais aumentar um pouco o tal "dramatismo que eu achava que faltava e não me parece que vá ser necessário comprar mais substrato. Supostamente ainda tenho que ajeitar alguns pormenores, mas gosto do que vejo ao vivo.

A luz nesta foto é apenas 2 x 20 W, menos que nas anteriores, e também está toda no centro, mas estive a fazer experiências para ver se no final conseguiria colocar os tais 30 W + 30 W + 15 W, e sim, parece-me que vai haver espaço para isso.

medium.Panoramico140_22.jpg.e2adcf4d7343

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos,

Gostei, deu bastante realce :default_jcb_smile: e com as plantas por entre as pedras ainda vai realçar mais, acho que no hardscape está bom, agora é pensar bem na colocação das plantas, aproveitar os pontos mais fortes de luz para as mais exigentes, o resto só tu agora é que podes definir, pelo trabalho que fizeste até agora acredito que farás um bom trabalho com a flora ;)

Ficarei de olho neste tópico, é mais um para acompanhar :my_biggrin:

Abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

 

Boas, pessoal.

Não, ainda não desisti do projeto, embora me questione de vez em quando no que é que eu me estou a voltar a meter!...

Nestes dias de calma, enquanto a coisa não arranca, estive entretido a ponderar qual a flora a utilizar nesta montagem. Inicialmente o meu instinto perante as pobres condições luminosas (comparativamente às maravilhosas montagens que vemos neste fórum), foi: Cryptocorynes, montes de Cryptocorynes!...

De facto a Crypto são plantas pouco exigentes que permitem montagens muito belas e para além do mais não exigem uma manutenção muito trabalhosa. Possibilitam a criação de ambientes “sombrios e misteriosos”, que normalmente me encantam, mas, (há sempre um “mas” que se impõe para estragar a festa). As Crypto são plantas de desenvolvimento muito lento. Como tal, são plantas que demoram um bom bocado no seu arranque (note-se que para mim o “arranque” é a quase plena maturação de algumas montagens de competição). Não pretendo uma montagem que ao fim de três meses esteja esplendorosa, para a desmontar em menos de um ano (pelo menos gostaria que assim não fosse), contudo com estes pressupostos teria seguramente muito trabalho para controlar as Algas… Considero portanto que será sensata a introdução de algumas plantas de crescimento mais rápido, que embora dêem mais trabalho nas podas, me possam ajudar a manter os parâmetros da água dentro de uns valores mais controlados.

Crypto é Ásia, mas condicionado pela limitação luminosa não me posso dar ao luxo de ser fundamentalista, pelo que terei um biótipo asiático um pouco mais "cosmopolita". LOL

medium.140LT-pl.jpg.dcd22e9af02eb647f457

Embora tenha passado por um fase de euforia, na qual quase me deparei com um projeto de “holandês com pedras”, este estudo inclui agora: Cardamine Lirata; Cryptocoryne becketii ‘Petchii’; Cryptocoryne parva; Cryptocoryne wendtii 'Tropica'; Cryptocoryne wendtii ‘Green’; Cryptocoryne willisii; Hottonia palustris; Ludwigia palustris; Marsilea crenata; Marsilea hirsuta; Microsorum pteropus ‘Trident’; Ranunculus inundatus; Valisneria nana; Vesicularia ferriei 'Weeping'

Não estando totalmente convencido da sua distribuição, fiz uma montagem para me ajudar a confirmar algumas coisas.

Desisti no percurso de algumas variedades que havia pensado inicialmente, umas porque cresceriam demasiado (embora a curto prazo fossem bem mais eficazes visualmente), outras porque a quando da montagem da simulação não gostei do efeito (ficam pendentes para posterior confirmação).

medium.140LT-frente.jpg.82cf4fe70b0e43a1

Peço a vossa opinião, críticas e sugestões. Algumas destas plantas eu nunca tive. Todas têm as suas vantagens e inconvenientes e muitas são aquelas que fariam um efeito muito mais uníssono e eficaz, mas dessas, poucas são as que correspondem às necessidades que eu lhes posso suprir de momento.

Obrigado a todos pela vossa atenção.

 

Editado por C Mocho
  • Gosto 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Carlos

 1 - Aquário panorâmico c/ tampa e móvel “aberto” (100 x 26/45 x 47)

Led:

Para esta medida de 100 para calha led podes sempre por fazer um DYI como eu fiz com a minha Twinstar. Claro que a tampa do aquário tem que sair. Isto se pensares numa solução led. Mas não deve ser por aí que estás a pensar ir. Fica só a referência.

T5:

Uma calha T5 de 2x39W com uma lâmpada de 6500 e outra de 4200 K dá na perfeição. Creio inclusive que com apenas uma lâmpada T5 6500 K será suficiente. Também aqui a tampa sai do baralho.  

Uma lâmpada com mais tempo de fotoperíodo por causa do aquário ter menos volume nas laterais. Duas T5 nessas laterais será talvez difícil de controlar e ainda por cima são as zonas do aquário com menos movimento de água. Os cantos.

Essas GLO que encomendas-te salvo erro têm 1090 lumens cada. E para 47 de altura, descontando a altura do substrato que chegássemos aos 40..  as plantas no fundo do aquário iriam ter pouca infiltração/penetração de luz.

Poderemos sempre pensar em crescimento mais lento é verdade mas eu penso que nem 8 nem 80.. luz é energia e sem ela as plantas não vivem. Pouca luz mas não exageremos. Quanto a mim acho que isso aí é fraco demais .

Por isso o investimento na T5 é algo a considerar pois já estamos a falar de 3000 Lumens cada. Compras uma calha dessas por 40 a 50 euros em segunda mão. Mas também te digo.. elas novas custam 60 euros. Por 20 euros eu comprava novo. Nos primeiros 2 meses do aquário usava apenas uma lâmpada. Deixar as plantas ganharem raízes, robustez, assentarem bem até à primeira poda. Depois da primeira poda é que via da necessidade de iniciar outra. Porque aí nessa fase já vais dar luz com elas podadas e já bem enraizadas.

 2 - Biobox 40x10x40.

Como já dito eu acrescento que deverá ser o teu primeiro investimento. Um filtro externo novo. Filtro está para os aquários como o nosso coração para o nosso corpo. Podes poupar em muita coisa mas nisto não facilites. E lá dentro umas cerâmicas da Equo Stilla e lã. Nada mais que isto no seu interior.

Para o teu aquário o Eheim ECO Pro 300 é uma excelente escolha dependendo do comprimento das mangueiras.

Se fores ter mangueira até uns 40 a 50 cm dá perfeitamente. Mais do que isso já te aconselho um modelo a seguir.

 O Eheim Eco Pro 300 anda na casa dos 100 euros.

 

Citação

A biobox rouba imenso espaço, é certo, mas o móvel onde assenta o tanque é completamente aberto à frente e não tem espaço físico onde alojar um filtro minimamente decente.

 

Nem que descasques o móvel por dentro retirando algumas prateleiras etc e o reforces atrás com duas barras de metal a desenhar um X para não ceder e outras duas no interior para aguentar com os 150 kg e ficas com o interior já com bastante espaço. 

E até podes fazer depois duas portas para o móvel para tapar tudo. Coisa relativamente simples de fazer comprando apenas a madeira no Leroy e dois fechos.

Tens que ver isso bem. Nada de pressas ou soluções feitas à martelo porque a colocação dos equipamentos é mito importante porque depois na manutenção diária ou semanal se isso não estiver bem feito/colocado vais ter muito mais trabalho no manuseamento. Não esquecer que os Tubos e filtro têm que ser limpos etc. Também gosto de ver equipamento á vista mas não é propriamente o filtro ou a garrafa do CO2. Esteticamente em casa acho que não irias gostar de ver. Ou a “Maria” :my_wink:

 3 - CO2:

Difusor 10 euros (Neo)

Extintor 10 euros

Drop Checker 10 euros

Conta bolhas 10 euros

Regulador/solenoide: Não mais que 50. Há vários no mercado.

 

 

 

Agora quanto ao Layout. Não sou muito de comentar porque acho que é a pessoa que deve gostar do que vê. Eu gosto do que já conseguiste até aqui.

Está muito bonito. Há que idealizar o que se vê agora mas com plantas.

Mas posso dar umas dicas que podes experimentar.

Vai a uma loja e pede aqueles restos de Red Moor Wood que normalmente andam pelo fundo das caixas. Pequenos ramos soltos que por lá andam e compra isso tudo. 20 euros o kg dá para centenas de ramos. Compra uns quantos e gastas uns 5 euros para aplicares a simular as raízes desses troncos a passar por cima e pelos lados das pedras em todas as direções mas sobretudo até à frente do aquário. Acho que dava logo outra alma ao projeto. Assim como está os troncos e as pedras não me parecem harmonizados, não me parece a natureza "entrelaçada" percebes?

Citação

 

Desisti no percurso de algumas variedades que havia pensado inicialmente, umas porque cresceriam demasiado (embora a curto prazo fossem bem mais eficazes visualmente), outras porque a quando da montagem da simulação não gostei do efeito (ficam pendentes para posterior confirmação).


 

 

Pois pensa bem Carlos. Porque o crescerem demasiado ou não, e o efeito visual é tudo bastante relativo. Muito mas muito relativo mesmo. Brincar com as plantas é uma arte que vais desenvolver. E tudo se pode fazer.

Haja criatividade. O que te posso dizer é que qualquer planta é trabalhável. Não sei se a opção das “Criptos” teve a ver com teres visto no site da Tropica que diz LOW Co2.. mas não te fies muito no site nem leves aquilo á risca. É apenas um guia para nós. Se atendermos que para a trópica HIGH CO2 equivale de 15 a 25 PPM.. diria que essas Criptos vão precisar de uns 20 PPM. Logo é High. Além de que o site da Tropica já bem que precisa de uns UPdates sérios.

Por exemplo a “Hottonia palustris” tanto consegues uma moita rasa como uma media ou alta até aos 15 cm de altura ou mais. E no limite até podes fazer um tapete de Hottonia.

Plantas é deixar crescer e depois é tudo uma questão de tesoura, arte, engenho e gosto. Essa parte é que eventualmente mais vais gostar. Porque te obriga a desenvolver. E haverá as que acabarás por não gostar de ver ou não te realizarem e vão saltar fora e introduzes outra.

Vais adaptar-te e moldar o aquário passo a passo com o desenrolar do tempo.

Partes de uma base é certo, mas com o tempo vai sempre haver mudanças.

 Nada de precipitações, estás no bom caminho caro amigo.

 Qualquer coisa apita.

 Grande Abraço.

  • Votar + 2

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já nem enchia.. ficava só por esse preview que está TOP!!! ;)

 

Leva em consideração as dicas que vais recebendo. E avança apenas quando tiveres todas as condições reunidas.

 

Qt ao layout eu pessoalmente gosto muito e tem muito potencial se adaptares bem a floras aos espaços que tens.

  • Gosto 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opáaa, tanta coisa para pensar!...

On 12/10/2017 at 11:01, PAFS disse:

Led:

Para esta medida de 100 para calha led podes sempre por fazer um DYI como eu fiz com a minha Twinstar. Claro que a tampa do aquário tem que sair. Isto se pensares numa solução led. Mas não deve ser por aí que estás a pensar ir. Fica só a referência.

Pois claro que isso seria o ideal, as Led oferecem possibilidades tremendas a vários níveis, tanto na cor, como na penetração em profundidade, como até na distribuição que poderia ser adaptada à geómetra não retangular. Mas eu não me sinto com força para arrancar com um projeto DYI, sobretudo porque tenho tanta coisa por acabar cá em casa, que acho que se entrasse por aí alguém me quereria matar! LOL

On 12/10/2017 at 11:01, PAFS disse:

T5:

Uma calha T5 de 2x39W com uma lâmpada de 6500 e outra de 4200 K dá na perfeição. Creio inclusive que com apenas uma lâmpada T5 6500 K será suficiente. Também aqui a tampa sai do baralho...

A tampa sair do baralho também é uma guerra que agora não posso comprar, eu entendo o que queres dizer e concordo contigo, mas para isso iria procurar a solução Led…

On 12/10/2017 at 11:01, PAFS disse:

Essas GLO que encomendas-te salvo erro têm 1090 lumens cada. E para 47 de altura, descontando a altura do substrato que chegássemos aos 40..  as plantas no fundo do aquário iriam ter pouca infiltração/penetração de luz...

As lâmpadas que eu comprei são T8, porque o sistema já cá está e é só substituir as respetivas lâmpadas. São Sun-Glo 30W + Life-Glo 30W + Aqua-Glo 15W, ou seja 2200+2335+290 lux = 4825 lux, o que resulta em 34,9 lux/Lt. O poder de penetração é que me deixa menos confiante, contudo a distância da agua ao substrato varia entre os 35 e os 24cm. È curto sim, mas pelo menos nesta fase inicial tenho de arrancar assim. Para além disso posso ligar e desligar a lâmpada de 15W com um fotoperíodo diferente das outras duas. Se eu fosse engenhocas com os sistemas elétricos tinha começado por aí, mas como não sou e já tenho muita sarna para me coçar vou tentar gerir as coisas com isto. Eventualmente, numa fase posterior é provável que tenha de repensar esta questão a fundo.

On 12/10/2017 at 11:01, PAFS disse:

2 - Biobox 40x10x40.

...

Pois é, a biobox está completamente fora dos parâmetros estéticos atuais de um aquário! Já não se usa e dificulta bastante a organização do layout.  Contudo não concordo que não seja capaz de suprir as necessidades técnicas deste aquário. Neste momento tenho dentro da primeira camara Eheim Ehfifix para garantir uma boa filtragem mecânica, depois tenho 2 Kg de Matrix e à saída tenho quase 100 Gr de lã de vidro para limpar as partículas mais finas… parece-me mais do que o suficiente, e a capacidade da caixa de matérias filtrantes ainda dá para colocar lá mais coisas, mas de momento não vejo necessidade de acrescentar mais nada. A grande questão é a bomba. Estava a pensar numa bomba de 600Lt/h, que teoricamente dará, mas entretanto um amigo aconselhou-me a instalação de uma bomba mais forte (1000 Lt/h)… Ora eu acho que ele tem razão, 100 Lt/h permitiria uma circulação maior e consequentemente menos problemas com as algas, mas ( lá está o raio do “mas” outra vez), atendendo a uma geometria menos vulgar do aquário, não sei se não será mais eficaz a instalação de duas bombas, uma dentro da biobox para alimentar o filtro, e outra fora, exatamente no lado oposto do aquário para garantir uma circulação de agua mais dinâmica. Isto aqui é que eu ainda não sei!

Esteticamente, a biobox  não me preocupa absolutamente nada. Pelo contrário, acho que é um desafio que me irá obrigar a pensar nesta montagem de forma menos convencional. É pois um desafio que eu espero conseguir superar.

On 12/10/2017 at 11:01, PAFS disse:

Nem que descasques o móvel por dentro retirando algumas prateleiras etc e o reforces atrás com duas barras de metal a desenhar um X para não ceder e outras duas no interior para aguentar com os 150 kg e ficas com o interior já com bastante espaço.

LOL… depois do que eu te disse acima, já sabes que alguém me iria matar! Talvez daqui a uns tempos, mas talvez seja mais fácil comprar uma caixa de vidro mais atual!... Chateiam-me muito mais os risco no vidro frontal, mas isso é algo que num vidro redondo nem me atrevo a pensar na resolução.

On 12/10/2017 at 11:01, PAFS disse:

3 - CO2:

No more coments… não tenho dúvidas que o CO2 é determinante e já comprei um sistema de CO2 completo com uma garrafa de 2 Kg (foi um bocado penoso estar a gastar tanto dinheiro para fazer reviver um caixote velho, mas) não tive a menor dúvida que isso seria uma necessidade inultrapassável.

On 12/10/2017 at 11:01, PAFS disse:

Mas posso dar umas dicas que podes experimentar.

Vai a uma loja e pede aqueles restos de Red Moor Wood que normalmente andam pelo fundo das caixas. Pequenos ramos soltos que por lá andam e compra isso tudo. 20 euros o kg dá para centenas de ramos. Compra uns quantos e gastas uns 5 euros para aplicares a simular as raízes desses troncos a passar por cima e pelos lados das pedras em todas as direções mas sobretudo até à frente do aquário. Acho que dava logo outra alma ao projeto. Assim como está os troncos e as pedras não me parecem harmonizados, não me parece a natureza "entrelaçada" percebes?

Adoro esta tua ideia. Acho que consigo imaginar o que me estás a tentar dizer (mas não te esqueças que o meu nível é de ex-reformado reincidente)… De facto, se conseguisse encontrar mais uns pauzitos com as formas e dimensões adequadas isso que tu insinuas ficaria formidável. Vou procurar!

On 12/10/2017 at 11:01, PAFS disse:

Vais adaptar-te e moldar o aquário passo a passo com o desenrolar do tempo.

Partes de uma base é certo, mas com o tempo vai sempre haver mudanças.

Não tenho dúvidas que estou a brincar com coisas vivas e para além de cada caso ser um caso, nada é definitivo. Os projetos só estão vivos enquanto ainda são passíveis de alterações. (mas tenho de arrancar com uma base)

On 12/10/2017 at 11:01, PAFS disse:

Nada de precipitações, estás no bom caminho caro amigo.

Muitíssimo obrigado pela tua atenção, depois de ter estado dois dias a ler o teu tópico suponho que estou mentalizado para evitar algumas precipitações, mas outras serão também incontornáveis. É por isso que estou aqui a apresentar as minhas dúvidas e a ler avidamente tudo  o que foi sendo partilhado noutros tópicos.

 

On 12/10/2017 at 16:52, Vasco Ferreira disse:

Eu já nem enchia.. ficava só por esse preview que está TOP!!! ;)

 

Leva em consideração as dicas que vais recebendo. E avança apenas quando tiveres todas as condições reunidas.

Obrigado Vasco, mas essa do já nem encher está fora de causa!... LOL

Claro que vou levar em consideração as dicas que aqui me são apresentadas, algumas para aplicar imediatamente outras para ficarem em “stand by”, mas não necessariamente descartadas. Também já gosto do layout, mas desde o início deste tópico já tive sugestões (obrigado Miguel) que me possibilitaram melhorar e espero conseguir ainda fazer melhor. O olho treinado de quem está habituado a observar este tipo de montagens funciona muito melhor que o meu, por isso aqui estou, para evoluir e deixar o registo que talvez possibilite a evolução de alguém que venha depois.

Editado por C Mocho
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por enquanto ainda continuo apenas com o hardscape, Entretanto já chegaram as lâmpadas e a luz agora, para além de mais intensa está muito mais distribuída.

Ainda tenho dúvidas com alguma das plantas, sobretudo porque a dimensões indicadas nos catálogos (Tropica e Dennerle) não batem lá muito com as fotos que encontro na net... e a maior parte destas plantas nunca as utilizei anteriormente.

O meu horário profissional também vai ser uma confusão até meio do próximo mês, mas tenho de admitir que estou ansioso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

enquanto não me consigo organizar para a tão desejada montagem, vou olhando para o hardscape e ponderando sobre o que é que poderá ser melhorado. Efetivamente, gostei bastante da dica do Paulo (PAFS) sobre a hipótese de acrescentar uns ramos mais horizontais na frente para conferir um ar mais natural. Ainda não encontrei os ditos, mas essa ficou registada. ;)

Quando muito se olha começam-se a ver “outras coisas” e eu comecei a ter dificuldade em encontrar unidade na disposição dos troncos. De facto eles têm um “peso” visual muto distinto um do outro e a sua disposição começou a parecer-me cada vez menos natural. Dois elementos que não conseguem dialogar um com o outro, não me agrada! É certo que depois de ter as plantas já cresciditas isso quase nem se nota mas, como não será tão depressa que elas irão crescer entretanto eu vou tendo de conviver apenas com o hardscape, mas sem conflitos.

Comecei por tentar mudar o tronco mais pequeno, depois um jeitinho no maior, depois havia uma pedra que estava a estorvar… quando dei por mim tinha aquilo tudo já remexido e o pior é que dificilmente conseguiria voltar a repor como anteriormente. Arrependi-me assim que me consciencializei, mas já não havia volta a dar. Só podia seguir em frente.

Depois de muito lutar com os troncos (se fossem de borracha ou de um material moldável seria muito mais fácil), lá encontrei forma de os tornar menos conflituosos e ainda caberem dentro do aquário. Quanto às pedras, após várias tentativas concluí que a disposição anterior era basicamente a que mais naturalmente respeitava a combinação das suas texturas e tamanhos, pelo que a alteração não foi profunda, apenas alguns ajustes de localização. Tomando uma vez mais em atenção o que o Miguel Simões me havia lembrado sobre as plantas que iriam escondê-las e resolvi substituir algumas das mais pequenas por outras que espero que consigam resistir sem serem completamente engolidas pela flora.

large.140LT-2110-hardscape.gif

 

Entretanto lá estive uma vez mais a fazer uma noitada com o Photoshop, para ver se isto ainda poderia funcionar com o tipo de plantas que imaginei, ou se iria ser obrigado a repensar tudo outra vez…

large.140LT-2110-PhotoFlora.gif

 

Obrigado a todos pela vossa ajuda!...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde a todos,

Como já estou farto de ter tudo preparado e nunca mais arrancar, julgo ter a minha lista definitiva para a plantação, Há mais algumas coisas que eu pondero vir a utilizar mais tarde e tenho dúvidas se as quantidades são adequadas (considerei sempre as quantidades para vasos normais, não para estes “novos” 1-2 grow, pois vêm com inúmeras plantinhas pequeninas e eu não consigo ter a mínima ideia do que será preciso.

Bucephalandra sp. (narrow leaf) - 1

Bucephalandra sp. (broad leaf) - 1 - Ainda não sei bem onde as vou colocar, tenho ideia que só um vaso é pouco, por isso pretendo dois tipos de folha (a cor, neste caso não é muito importante).

Cardamine lirata - 1 - Um vaso é mais do que o que eu preciso, ainda por cima cresce muito…

Cryptocoryne albida ‘Brown’ - 1 - Um vaso é mais do que o que eu preciso, se pudesse teria só meio e o outro meio seria de ‘Petchii’.

Cryptocoryne becketii ‘Petchii’ - 1 - Um vaso é curto, 2 é demais (se for preciso tenho a ‘albida brown’).

Cryptocoryne parva - 2 - Não sei se chegam 2 vasos, espero que sim.

Cryptocoryne sivadasanii - 1 - Fiquei apaixonado por esta! (antes havia pensado na Valisneria nana, mas como é muito invasiva, prefiro a Crypto. Julgo que um vaso dará para 3 ou 4 apontamentos...

Cryptocoryne undulatus 'Red' - 1 - Um vaso está perfeito (pretendo espalhá-la em 3 pontos).

Cryptocoryne wendtii 'Green' - 1 - Um vaso está perfeito (pretendo espalhá-la em 3 ou 4 pontos).

Cryptocoryne x wilissii - 1 - Um vaso é curto, 2 é demais (pretendo espalhá-la em 4 ou 5 pontos, mas não me importo que seja dominante comparativamente às restantes).

Hottonia palustris - 1 - Fiz outra vez umas alterações nos troncos e agora já não estou certo se será a melhor opção, mas vou tentar…

Ludwigia palustris - 1 - Um vaso está perfeito.

Marsilea crenata - 2 - Sim eu sei que o aquário é de 1 metro, mas é só para ficar à frente (talvez uma faixa média de 5 ou 6 cm). cresce devagar, mas não me importo que tenha alguns buracos no tapete, pois na camada seguinte as crypto também não cobrirão totalmente o solo...

Marsilea hirsuta - 1 - Para colocar nos dois cantos traseiros, acho que 1 vaso dará (ela depois, com tempo espalha).

Microsorum pteropus ‘Trident’ - 1 - Quero dividi-lo em 3 pequenos, será que dá?

Murdania Keisak - 1 - Para colocar nos dois cantos traseiros, junto à biobox, acho que 1 vaso dará.

Ranunculus inundatus - 1 - Para espalhar numa área equivalente a uma capa de cd, suponho que um vaso chega...

Taxiphyllum 'Flame' - 1 - Só preciso de uns apontamentos, mas não se vendem meias doses!...

Vesicularia ferriei 'Weeping' - 1 - Também só para alguns apontamentos nos troncos. Uma porção terá de chegar!

Obrigado a todos pela vossa ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto do layout está simples e muito agradável, tens é de ter mão para manter como o apresentas no photoshop.

Tens tb de pensar nas rochas de forma a q n desapareçam todas por detras das plantas.

 

Eu retirava algumas espécies. Nem sp mais é melhor. E fica mais facil gerir um pouco menos de variedade.

Com 12 a 15 espécies já fica algo bem bonito e diferenciador..

Só a minha opinião.

 

Cumps e vai dando novidades.

 

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo teu comentário Vasco,

concordo que nem sempre mais é melhor, muitas vezes é exatamente o contrário!... Ao trabalhar com várias variedades de Cryptocoryne, não posso assumir que sejam espécies diferentes, mas sim variedades diferentes (pelo menos algumas delas). Tentei dispô-las de forma a escalonar as alturas, por exemplo, a ‘parva’ e a ‘willisii’ ão quase idênticas variando contudo o tamanho. Entre a ‘Petchii’ e a ‘Green’ não há diferença no tamanho e talvez venha a utilizar apenas uma delas. A tua observação fez-me repensar o assunto… O musgo ‘flame’ também terá provavelmente de ficar para mais tarde, mas suponho que onde o quero colocar não será substituível por outro!

As pedras ficarão sem dúvida escondidas na parte posterior, espero que à frente consigam marcar alguma presença.

Mão para o manter o aspeto da fotomontagem, não sei se terei ou não, primeiro é preciso ele chegar lá perto, depois tenho esperança que ao trabalhar com Cryptos de crescimento mais lento, isso venha a ser uma ajuda. Coordenar o crescimento das plantas de caule talvez venha a ser mais difícil para mim, mas depois verei, (sobretudo a Cardamine, talvez me venha a dar demasiado trabalho). A maioria destas plantas nunca tive, e mesmo as que tive já foi há tanto tempo que é quase como se as fosse agora ter pela primeira vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas a todos,

finalmente entraram as plantas! Não entraram todas ainda porque neste momento tenho em cima dos troncos um monte de calhaus… por agora fica assim.

Flora atual: Cardamine lirata; Cryptocoryne albida ‘Brown’; Cryptocoryne parva; Cryptocoryne sivadasanii; Cryptocoryne undulatus 'Red' (1-2-Grow); Cryptocoryne wendtii 'Green' (1-2-Grow); Cryptocoryne x wilissii; Hygrophila pinnatifida; Marsilea crenata (1-2-Grow); Marsilea hirsuta; Microsorum pteropus ‘Trident’; Murdania Keisak; Ranunculus inundatus (1-2-Grow); Vesicularia ferriei 'Weeping' (1-2-Grow); Ricardia chamedryfolia; Bucelaphandra spec. 'Wavy Leaf'.

A pinnatifida substituiu a  Ludwigia que eu tinha pensado inicialmente, desisti por agora da Hotonia e  o Flame Moss iria ficar debaixo dos calhaus que estão a fixar os troncos… Quando olhei para a Ricardia chamedryfolia, não resisti e trouxe-a comigo (está mais ou menos onde irá ficar, mas nem tive coragem de a tirar da rede onde vinha presa (atramanquei!). Tinha ideia de colocar mais Bucelaphandras e talvez o venha a fazer mais tarde, mas prefiro esperar para começar a ver as plantas crescerem para mais tarde avaliar onde é que preciso de mais pormenores. O facto de algumas variedades de Crypto virem em 1-2-Grow, não permite por agora perceber a relação dos tamanhos das variedades plantadas, algumas quase que não se vêem, logo vou ter de esperar e como se trata de Cryptos, o melhor é esperar sentado!

Comecei bem e com muita paciência, mas depois de várias horas a separar e plantar de forma a espalhar tudo conforme o previsto, a Vesicularia matou-me. (já não tenho olhos nem costas para determinadas aventuras). A Murdania revelou-se uma chata para se fixar no solo, julgo que deveria tê-la cortado e enterrado apenas as pontas para que ele não ficasse tão alta, pelo que tenho lido não é difícil de enraizar, mas já era muito tarde, as costas doíam-me e ficou assim mesmo (qualquer dia tenho de a arranjar melhor, mas agora prefiro que ela se adapte sem eu andar a mexer).

Aqui está o registo, acabadinho de plantar:

large.Panoramico140-dia0.gif

O filtro é mesmo muito curto, tenho uma bomba de 1000 lt/h, mas não dá para a ligar no máximo porque acaba por ficar a trabalhar em seco. O Paulo avisou-me e aconselhou-me bem, mas a hipótese de desmontar a biobox iria criar um “clima” cá em casa que talvez acabasse com este projeto logo à partida. (“o perfeito é inimigo do bom”). Vou ter de estar muito atento a este aspeto e talvez venha a ter de optar por uma Powerhead ou qualquer coisa do género...

Por último, tenho o CO2 a ligar 1 hora antes das luzes e a desligar 2 horas antes de estas se apagarem. O fotoperíodo é neste momento de 8 horas de luz, mas subdivididas em dois períodos de 4 horas com uma interrupção de 1 hora entre eles (pretendo vir a fixar em 4h/luz+2h/interrupção+5h/luz). Cada período de 4 horas tem a primeira e a ultima meia hora apenas com a lâmpada de 15W (960 lumens) e as restantes 3 horas com um total de 75W (4250 lumens). TPA’s diárias na primeira semana (50% ou mais); TPA’s dia sim, dia não, nas duas semanas seguintes (reduzindo progressivamente até aos 30%). Depois cada vez mais espaçadas até à normal TPA semanal (isto se entretanto não acontecer nenhum imprevisto). Para a fertilização, pretendo utilizar o sistema da ADA, mas por enquanto está suspensa ainda.

Hoje, passado quase 2 dias de montagem e com o pó já assente:

large.Panoramico140-dia1.gif

Obrigado a todos os que me ajudaram até agora, espero poder continuar a contar com a vossa participação e ajuda.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Carlos,

A montagem está bem equilibrada, de facto um aquário que quando equilibrar será muito bonito !!!

Quanto a plantação parece-me bem mas realmente a Keisak  podes cortar a 1/3 e replantar os topos !!!

Vou acompanhando !!!

 

Abraço

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Nuno, é um bocado diferente do tipo de montagem que normalmente se vê, mas espero que venha a ficar porreirinho!

Quanto à keisak, tens imensa razão, mas já era muito tarde e eu tinha as costas muito doridas por causa da "ginástica" que fiz para prender o musgo (não que ficasse como eu desejaria), pois não havia hipótese de retirar o tronco para tornar a operação mais fácil... Agora acho que talvez seja melhor, em vez de estar sempre a mexer, aguardar umas 2 ou 3 semanas e então voltar a replantá-la. Também a pinnatifida terá então de ser ajustada, pois está toda concentrada  na esquina da biobox, do lado direito e agora acho que ficará melhor se for espalhada entre essa localização e a zona mais central, por detrás do tronco que tem a chamedryfolia. Enfim, como dizia um professor meu, "os projetos fazem-se para serem alterados"! Depois ainda falta resolver o centro por cima dos troncos, mas como por enquanto estão lá as pedrinhas a fazerem o seu trabalho de peso, terei tempo para definir melhor o que irei fazer.

Por favor, se achares que estou a fazer algum disparate diz-me. Já sabes que sou "discretamente" muito teimoso, mas agradeço sinceramente todos os alertas! LOL

(esta última frase é válida para qualquer um que me queira alertar para alguma coisa...)

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 dias após a montagem.

Efetivamente é consideravelmente fácil planear tudo direitinho e com muita calma, mas é difícil esperar pacientemente sem pôr as mãos lá dentro!...

Coisas boas: A TPA’s já não são diárias. Comecei mudanças de 75% e fui reduzindo o volume de água até aos 30%... agora é ó dia sim, dia não (o que é um grande descanso). As Marsileas estão a arrancar. Pensava que a hirsuta não ia conseguir porque a achei muito escurita, mas aí estão umas folhitas novas bem verdinhas. A crenata que eu pensava ser tremendamente lenta, afinal já mostra sinais evidentes de estar a alastrar (se calhar sou eu que sou lento). Um jeito aqui, um jeito ali, e os Microsorum andaram a mudar de posição (de posição, mas não de localização, pois eu sou mais teimoso do que vocês imaginam). Um bocadinho de musgo para aqui e um bocadinho para ali, e ficou quase tudo na mesma!

Coisas assim-assim: Apareceu o primeiro habitante (uma Physa), mas também foi uma entrada por saída! Se fosse um Planorbis, talvez tivesse ficado (por vezes são muito bonitos), se fosse um Trombeta lá estaria eu aqui a perguntar se ele não me iria dar cabo do tapete, mas uma Physa… teve de sair! Não me contive e acabei por fazer uma tímida poda na Murdania. Afinal havia alguns pés que já tocavam o cimo da água e com as TPA’s diárias aquilo andava sempre a ficar muito torcido… (desculpas, eu sei, na verdade não me aguentei quietinho). Aproveitei e replantei para ficar com moita mais densas, espero que não fiquem densas demais, pois neste momento ainda não estou a pensar num estilo holandês…

Coisas menos boas: As Crypto são umas mimadas! Melt, melt e mais melt!... Algumas desapareceram por completo. Se já eram pequeninas, agora nem se vêm! (o que me vale é que a presença de umas coisitas verdes com meio centímetro de comprimento e 1,5 mm de largura a arrancar lá do centro, me dá a esperança de que as raízes ainda lá estejam e possivelmente a planta acabará por recuperar… mas é uma fase angustiante, até porque de um dia para o outro não se nota absolutamente nenhuma alteração. A belíssima Ricardia está a ficar com uma cor muito mais feia… já não é a maravilha pela qual me apaixonei. Provavelmente aqui não se irá desenvolver em condições, embora esteja na zona mais iluminada e mais próxima da fonte luminosa (enfim, desde que não morra, talvez um dia destes eu lhe encontre outra montagem com luz suficiente).

Por último, arranquei com a introdução de ‘Saechen Prime’ e ‘Saechen Stability’, quero acelerar um bocadinho as coisas para ver e passo o Natal com alguma fauna (uns Amano já irão ter muito trabalho para limpar os fungos dos troncos). Comecei também a fertilizar lentamente, estou a introduzir diariamente, 2ml de Brighty K e 2ml de Green Brighty Mineral. Tenho o CO2 com 1 bolha/s, a ligar e a desligar com 2h de desfasamento relativamente à iluminação e ajustei o período luminoso para 4h/luz+2h/sombra+5h/luz, sendo que na primeira e última ½ hora apenas tenho 960 lumens e no restante período tenho 4250 lumens (cerca de 37lu/lt).

large.Panoramico140-dia11.gif

Editado por C Mocho
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

inevitavelmente tenho o primeiros indícios de filamentosas verdes nos troncos, poderiam ser "green spot", mas não são... supostamente devo modificar a relação potássio (K) e fosfato (P). Suponho que visto ainda estar muito no início da montagem poderei manter os 2ml de Bryghty K e reduzir para 1 ml de Green Brighty Mineral diários... Também seria eficaz começar a introduzir uns Amano, (os SAE também gostam deste tipo de alga, mas crescem demasiado para o tipo de fauna que pretendo introduzir e definitivamente os poecilideos também não estão no meu horizonte), no entanto gostaria sobretudo de reduzir a necessidade da sua ajuda ao mínimo exequível, daí a hipótese de ajustes na ainda escassa fertilização...

Entramos hoje na terceira semana de montagem (dia 04/12 = 16 dias), dentro de  2 dias termino o ciclo inicial de 7 dias de introdução de Saechem Stability, que só iniciei quando as TPA deixaram de ser diárias... temo que ainda seja cedo para cá meter uns Amano, o que me aconselham?

No stress, eu sei que no início de uma montagem é normal o aparecimento de algumas algas. é evidente que ainda tenho de esperar imenso tempo para que o sistema esteja com um mínimo de equilíbrio. Contudo, também não quero estar a adiar mais que o inevitável aquilo que posso (ou devo) fazer para que o conjunto e mantenha esse mínimo.

Obrigado pelos vossos conselhos, que espero com muita atenção!

Editado por C Mocho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá pessoal, as filamentosas estão finalmente (talvez) a ser "menos" preocupantes.

Acabei por anular a introdução de Green Brighty Mineral (a ideia era cortar no ferro) e a coisa pareceu não estar a evoluir muito... contudo comecei a ver que a Murdania estava a ficar amarela com as folhas inferiores transparentes, julgo que por falta de audácia estive este tempo todo a introduzir o potássio em deficit, logo as plantas não podiam assimilar o resto. Suponho que as filamentosas surgiram porque o ciclo ainda não estava concluído (ainda havia alguma amónia) e porque o ferro não estava a ser assimilado, os dois fatores juntos só podiam ter este resultado, mas o que eu não me lembrei foi que o ferro não estava a ser assimilado porque eu não estava a introduzir potássio suficiente! Neste momento estou a introduzir diariamente 5 ml de Brighty K e comecei a colocar 3ml de Green Brighty Mineral, dia sim, dia não.

Enfim, parece que as filamentosas estão mais calmas, mas agora chegaram as diatomácias! Entretanto coloquei alguns Amano (quase que nem os vejo no meio de tanta planta, mas vão aparecendo umas cascas que me fazem acreditar que eles andam aí a fazer a ecdise). No dia em que chegaram ficaram com as cabeças verdinhas (das filamentosas, julgo eu), mas agora andam com as cebecitas castanhas das diatomáceas...

Claro que toda a gente que entra cá em casa diz "-Tens um aquário?! Que lindo!...", evidentemente  eu olho para o aquário e penso "-Que m***!"... LOL

Sei que devo acrescentar mais pessoal à equipe de limpeza. Sei também que as diatomáceas são espectáveis enquanto o aqua não estiver estabilizado. Também tenho consciência que tenho pouca circulação..., mas pelo menos já tenho a amónia a zero (o que me deixa um pouco mais tranquilo).

Tenho 12 Amanos ainda pequenitos (140 lt brutos / 115 lt reais). Gostaria agora de introduzir uns caracóis, embora me faça um bocado de confusão como é que os caracóis possam estar confortáveis num plantado com um PH de cerca de 6,4º/6,5º. Estava a pensar nuns Clithon e li algures que o rácio seria 5-6 Clithon para 40 lt de água, ou seja pelo menos uns 15. Será que li bem, ou este número é um exagero? Será que os meus Amano ão suficientes ou preciso de mais alguns? (posteriormente gostaria de colocar uns crs).

Posso vir a ter de colocar também uns oto, mas como sou teimoso, gostaria de não necessitar deles e conseguir encontar um equilíbrio só com os Amano e com os Clithon...

Obrigado desde já pela vossa atencão e pelas vossas recomendações.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Este tópico é muito bom, e se houvesse mais participação de todos era bem melhor, mas pronto. 

Gosto do teu aqua (apesar de ser panorâmico), o filtro talvez seja um bocado curto sim, mas já vi que consegues te safar bem.

Os amanos chegam perfeitamente, otos não punha já, são muito mariquinhas e a possibilidade de quinarem nos primeiros dias é grande. Eu mantia só mesmo japónicas como limpeza, mesmo os caracóis não fazem assim tanta diferença.

E quanto ao potássio, é um erro bastante comum. Potássio é o nutriente que nunca é gerado dentro do aqua e é deveras importante como referiste.

Um aviso para a malta. Espetem-lhe com potássio! 20ppm!

 

Força nisso, estás a ir muito bem mas tens de te distrair um bocado, o bicho está aí sempre a morder, mas tens de ter calma. Estás a fazer tudo bem.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.