DOENÇAS
Testes, aditivos, tratamentos, quarentenas e alimentação em geral. Sempre que puderes coloca fotos , faz uma descrição pormenorizada do problema, coloca o “set up” e rotina de manutenção do teu aquário e a data de montagem. Apresenta resultados dos testes (temp., pH , amónia, nitritos, nitratos, alcalinidade) que deves sempre fazer primeiro. Opiniões objectivas e fundamentadas sobre marcas
398 topics in this forum
-
- 8 replies
- 1.1k views
Boas,tenho aqui um discu adulto que lhe apareceu Hexamita,trateio com Octozin da Waterlife,os sintomas desapareceram mas ao fim de 2 dias voltaram a aparecer,repeti novo tratamento e ao fim de outros 2 dias volta a aparecer uma especie de pontos brancos na cabeça e ao longo da linha sensorial do discu. O que posso fazer? Já tive discus com Hexamita e com um só tatamento resolvo o problema.
-
- 3 replies
- 830 views
Boas pessoal Antes de mais, peço desculpa por abrir mais um tópico com um problema meu. Ainda à dias tive um problema com um ramirezi que acabou por morrer ( tópico do ramirezi ) e perante isso os meus discus estão atravessar uma má fase. Como houve uma oscilação nos parâmetros ( o ramirezi morreu e no o encontrei ) do aqua, os discus ja não comem e entendo porquê. Mas o meu discus amarelo de 6cm, perdeu toda a cor e nota-se que está muito fraco e prestes a morrer. Para além de TPA's, não sei que mais fazer. Aqui está alguma fotos recolhidas ainda agora.....por favor ajudem Obrigado SrSilva.
-
- 3 replies
- 1.1k views
Boas pessoal Tenho 1 ramirezi com aspecto muito doente. Ainda nao tinha reparado pois os meus peixes de vez em quando, namoram com o filtro interno (que está entre as plantas) e deixo de ver alguns peixes por esse facto. Tenho o ramirezi com uma respiração ofegante, um cado desorientado e com os olhos muito inchados que falta pouco eles não saltarem fora. Não noto diferenças no comportamento e aspecto dos outros peixes. Poderiam me ajudar a diagnosticar este problema? Obrigado SrSilva.
-
- 19 replies
- 4.5k views
Boas, Estou muito triste morreram 3 dos 4 discus que tenho sobrou o do meu avatar mas está muito mal. Agora é tentar descobrir o que passou e recomeçar de novo. Tenho uma suspeita e gostava que me ajudassem e me dessem a vossa opinião inclusive se têm conhecimento de casos semelhantes. No passado domingo fiz um TPA de 20 a 30 % (aqua de 260 l), até aqui tudo normal, eles não gostam muito de me ver mexer no aqua mas já estão habituados escodem-se e depois passados 5, 10 minutos já lhes posso dar comida e veêm logo ter comigo. Ontem á tarde o meu discu maior já com 12 cm começou a ficar a vir para cima sinal de falta de oxigenação, mas com a flauta acima da água nã…
-
- 12 replies
- 1.5k views
Boas pessoal, preciso de ajuda em relaçao a um disco que a uns dias so quer estar escondido, nao quer comer e as fezes sao brancas, pelo que tenho me informado por aqui sera parasitas internos.........???????? nao tenho mt experiencia com discus, nem nunca os desparasitei, o que dar, onde comprar ( farmacia, flagyl?) e como fazer? visto ser um comunitario e ter varias especies: coridoras, gupies, neons, botias, camaroes red. obrigado cumps
-
- 2 replies
- 750 views
Boas, tenho um aqua de 120 litros, com 4 Discus juvenis, o aqua está semi-plantado (tem 2 "floreiras" com plantas 12*30), os discus têm entre 6 e 9 cm, o mais pequeno andava sempre escondido no meio das plantas, nem o via a comer, hoje fui ver, afastei-o do seu esconderijo e reparei que tinha um olho ligeiramente mais saído e completamente branco, parece estar cego daquele olho. Aparentemente o discu está bem de saúde, não tem feridas nem marcas, excepção feita ao olho. Será que tem tratamento? O que lhe poderei fazer? O que é que lhe poderá ter acontecido? Obrigado Nuno
-
- 1 reply
- 774 views
Boas,preciso da vossa ajuda . Tenho um disco que nao come e esta sempre escondido.Mantem a cor. Temperatura 29 ph 6.8 Todos os outros discus estao bem,este disco ja tem 8 meses ca em casa . Saudaçoes
-
- 0 replies
- 565 views
Boas. tenho um neon com a barriga mt grande,mt inchada nao sei o que. Alguem pode ajudar?
-
- 4 replies
- 943 views
Boas Tenho dois discus com os mesmos sintomas, que julgo ter sido causado por bactérias, já fiz um tratamento com SERA baktopur, mas ainda não vi melhoras nenhumas. venho apelar à vossa experiencia no sentido de me poderem ajudar quanto ao tratamento destes meus meninos, segue uma imagem para melhor identificação da causa, quanto ao setup do aqua é um aqua: 150*50*70 PH- 7,0 Temp. 28 a 30 quanto aos outros parâmetros não noto nada de anormal mas deixo para amanhã pois foram hoje medidos sobre luz artificial e não quero que aja nenhum erro na leitura dos mesmos. espero que a imagem tenha ajudado obg Bruno silva
-
- 6 replies
- 3.2k views
Hoje deparei-me com este parasita a ser expulso de um dos meus Discus. Há três dias outro Discu tinha exactamente o mesmo problema e actualmente esse ainda não come. Estou a pensar medicar todo o aqua com Nematol da Sera. Será que é este o medicamento indicado? Obrigado desde já.
-
- 8 replies
- 1k views
Boa noite, comprei hoje um escalar com cerca de 8cm, na loja estava optimo, mas aqui assim que o coloquei na bacia com a água da loja ficou deitado de lado, fiz a habituacao normal, mas nao se levanta, esta ao sabor da corrente (filtro), de cabeca para baixo, sem reacao, que faço?
-
- 6 replies
- 1.2k views
boas sou principiante, nisto dos discus, adquiri 4 juvenis a membros do forum, segundo me foi dito estavam desparasitados, tendo-me também sido dito que a cor das fezes deveria ser +/- da côr da comida, no aqua onde estão têm-me aparecido fezes brancas, não sei de que discu será, pois ainda não consegui vêr, como posso desparasitar os discus, tenho que separar o que´tem parasitas, ou posso fazer o tratamento a todos? Obrigado Nuno Moreira
-
- 1 reply
- 670 views
Tenho um discu doente, tudo começou à uma semana, com o que parecia uma ferida na boca, fiquei preocupado mas não muito alarmado, pensei de ele ter batido num tronco ou algo do género, mas hoje fui olhar pa ele e tem a boca toda inchada com algo que me parece um fungo. Podiam me dizer o que é e como se trata? Desde já muito obrigado
-
- 1 reply
- 576 views
Olá, Tenho um escalar num canto, territorialista. Até aí tudo bem, a questão é que está sempre a tremer, em compassos de 3-5 segundos dá uma tremidela. É normal, pode acontecer? Obrigado desde já por qualquer esclarecimento.
-
- 3 replies
- 860 views
Eu já faço aquariofilia à algum tempo, com os peixinhos mais simples e fáceis de manter em aquário , até que um dia vi 2 Discus numa loja, um não deixava o outro alimentar-se convenientemente, segundo as informações que me foram dadas pela lojista. Passaram 2 semanas até que ontem disse à lojista que me ia meter nos Discus e troquei todos os meus peixes de um aquário de 200 litros , guppies platies , espadas , gouramis , colisas , por aquele pequeno Discu definhando naquela loja no seu pequeno cubo cheio de amónia, quando o trouxe para casa, eu sabia que ele estava doente por isso , peço a aos aquariofilistas mais experientes, a vossa ajuda para poder salvar este peque…
-
- 29 replies
- 4.4k views
Boas Há 2 dias comprei 3 discus na Ornimundo na Gare do Oriente em Lisboa. Eles estão num aquário de 120L mas à espera de passar para um de 270L. O aquário em que eles estão esta com PH=7 e T=28,5Cº, outros parâmetros não tenho actualizados. Um deles, tem uma espécie de fungo na barbatana dorsal, como podem ver na foto seguinte: Pensei e baktopur ou ectopur mas o aquario tem invertebrados (red cherries) e pelo que sei não é aconselhado... Falaram me em esha2000, sera o mais apropriado? Ha um ou outro discu com um ponto branco numa das faces mas como mais peixe nenhum apresenta (ramirezi, corydoras, ancistrus), sejam pontos únicos e temperatura alta …
-
- 1 reply
- 586 views
tenho peixes que andam amorrer que tem pintas brancas que parece groes de areia deles tinha uns 20 neons e num espaco de 1 hora morreram uns 10 neons estou a por costapur que pos ontem e sera que isto vai dar resultado?
-
- 0 replies
- 491 views
Tenho um casal de Discos White buterfly, recentemente a fêmea apanhou flagelos, tratei com metro e conseguiu recuperar, trataei o macho também pois estavam no mesmo aquário. Entretanto no macho começou a aparecer uma ferida na parte da frente da barbatana de cima como se pode ver na imagem, começou a comer muito pouco. tratei com mercuriocromo e estabilizou, aparecendo uma pequena parece burbulha na parte de trás da mesma barbatana e uma na barbatana de baixo como se pode ver nesta imagem O estranho foi que começou a aparecer um ligeiro inchasso no centro do peixe, como se fosse um orgão a inchar, esse inchasso denota-se de ambos os lados do peixe como s…
-
- 13 replies
- 1.8k views
Ontem de manha estava tudo bem, comeram flocos Gala da Jbl até aqui tudo normal e á tarde dei-lhes 1 cubo da artémia congelada. Hoje de manha quando olhei para eles estavam com uma barriga enorme, estou a falar dos maiores exemplares do meu aqua com cerca de 6/7 cms , será que como são mais forte comeram mais que os outros? Eles os dois hoje tem andado muito parados, será Hidropsia ou será que apenas comeram de mais??? Fauna : 7 Escalares 5 Coridoras 2 Viúvas 1 Botia 1 SAE 1 Plecostomus 1 Platy 1 Guppies fotos: Cumprimentos Pedro
-
- 6 replies
- 4.4k views
Boa noite a todos, Sou novo aqui no forum, mas ja tenho alguns anos de aquarofilia, incrivi-me com a esperança de conseguir salvar o meu Oscar (O meu primeiro). A historia começou no sabado passado, quando a minha namorada me ofereçeu um OSCAR TIGRE ALBINO (14 cm) lindo de morrer, o bicho vinha no saco com uma vivacidade invejavel e com um aspecto soberbo. /pena ter-me apanhado de surpresa/ Com as devidas precauçoes lá coloquei o peixinho no aquario junto da comunidade de guppys que esperaria que ele devorasse. O peixe foi direitinho ao fundo do aquario e por ali ficou, como medo de tudo e todos, ate se assustando com os guppys. (pensava que era uma questao de …
-
- 0 replies
- 725 views
boas tenho 4 escalares adquiridos juntos e em quarantena ha cerca de tres semanas ,estão num aqua sem nada so agua e um difusor de oxigenio,com termostato claro. hoje antes de sair para o trabalho as 7h00 para lhes dar de comer ,deparei me com um deles com uma das vistas (esquerda) turva ,estando mais baça no centro da vista,não esta inchada mas esta turva,a outra vista esta boa,e o peixe não apresenta nenhum sintoma de mau estar,os outros 3 estão bem . o q podera ser,agradecia auda o mais depressa possivel de modo a ver se não se alastra e o bicho não me perca a vista,obrigado.
-
- 0 replies
- 506 views
Pessoal, tenhu 3 escalares jovens (cerca de 4 meses) e um deles anda a rejeitar a comida seca há vários dias, só come as "minhocas" que se encontram na comida congelada que ás vezes lhes dou. Como só tenhu 15 anos, o meu pai tratará de comprar Tubifex, que axo k ele aceitará sem relutância. Tenhu tmb 5 Corydoras Bronze que andam desaparecidas. São 3 escuras e 2 mais claras, mas ontem reparei k uma estava kuase branca. 2 delas têm marcas nas escamas. O que terão os meus peixes???
-
- 10 replies
- 1.2k views
boas a todos tenho 3 escalares 2 machos e uma femea e á 3 dias reparei que a femea nao comia e tnhas as fezes brancas, mas como eu só os alimento com flocos fiquei agora com duvida se ela tem parasitas intestinais quando dava flocos da sera nao se passou nada agora que dou flocos da ocean nutrition ela ficou assim. alguem me pode ilucidar sobre isto muito obrigado
-
- 4 replies
- 1.2k views
Boas, Tinha 8 escalares acerca de um ano sem terem nenhum problema, e pelo natal ofereceram-me outro, por azar 5 dias depois começaram-me a morrer, já vou no 3º. Gostava que me ajudassem pois não sei o que eles têm, nem se foi o que me ofereceram que veio com alguma praga. Fica aqui uma imagem dos que ainda tenho, de resto só noto que eles estão um bocado parados e com umas pequenas manchas avermelhadas que não sei se é normal pois as mesmas já têm algum tempo.
-
- 3 replies
- 869 views
Boas Tenho um aqua com 150*50*70 o que dá aproximadamente +/- 450lts de agua onde os parâmetros da agua são os seguintes: Temp: 29º/30º Ph: 7.0 GH: 5,6 Kh:3,36 Amónia, nitratos e nitritos entre o 0,0 e 0,1 O que acontece é que á sensivelmente 2 dias tenho um discu que se encontra no meio de dois troncos muito murcho escondido e não come por vezes mostra interesse mas depressa desiste, outra das coisas que notei é que apresenta os olhos meio baços e uma coloração muito escura quase negra, hoje reparei uma mancha como se estivesse a trocar a pele e as fezes grossas e brancas. rapidamente o isolei e comecei a dar flagyl aquilo que gostaria que me ajudassem é s…
-
- 5 replies
- 1.4k views
boas tenho um disco com as barbatanas nadadeiras com as pontas a ficar meias esfiapadas sera que me podiam dar uma ajuda. obrigado a todos
-
- 4 replies
- 1.1k views
Desde á uns dias para cá que ando com a sisma ou não que um dos meus discus anda a ficar doente por isso peço a vossa ajuda. O discu em cauda é um azul turqueza com +- 15cm. Ultimamente parece-me stressado e com uma tonalidade mais escura e começou a aparecer desde á uns tempos para cá uma coisa branca (não sei se é o dito veludo se é o tufo com muitos escrevem ) por cima das guelras atras dos olhos uma coisa +- simétrica dos dois lados. Visto obliquamente não vislumbro nada no corpo, apenas um ou outro ponto muito pequeno a fugir para o branco mas só de um lado, para já está a alimentar-se bem. Acham que pode estar doente se sim que tratamento devo efectuar? …
-
- 24 replies
- 1.6k views
boas pessoal. bem hoje estive de olho nos meus discus pois um deles estava com um comportamento estranho...estava inclinado com alguns tremores...entretanto outro junta se a ele e inclina se tambem batendo com muita força as barbatanas...á primeira vista pensei que era parasitas externos,depois passou me pela cabeça que pudesse ser uma postura(até fiquei contente :S) mas mais tarde vim a verificar que o primeiro estava com uns pontos brancos e esfregou se numa planta. :/ está escuro e com pouca vontade de comer ja iniciei tratamento com esha 2000 e coloquei 2 colheres de sal.Alguem me pode ajudar com algum procedimento? ps: so em facto de curiosidade ...u…
-
- 6 replies
- 1k views
Boas, depois de me ter morrido um discu que eu tanto gostava uma outra que estava com ele parece começar a ter os mesmo sintomas... não come, (está magrissima) esconde-se muito, ora está com cor normal ora escurece muito, manda uns arranques batendo nos vidros e filtros, por vezes contorce-se e nada até ao cimo e fica de lado... eu estou a fazer flagyl a 2 dias, hoje compre esha2000 e examita... devo parar o flagyl e iniciar outro, devo acabar o flagyl e depois começar outro tratamento ou posso começar outro tratamento em simultâneo com o flagyl? desculpem as perguntas mas já ouvi opiniões que deve ser parasitas internos (pq não come), deve ser externo…
-
- 5 replies
- 855 views
olá pessoal, tenho um disco yellow sunrise fêmea, com cerca de 14cm ha cerca de 1 semana apareceu-lhe umas "borbulhas" na cimo da cabeça e agora estão tipo a sair coisas brancas de lá, tipo quando nós esprememos aquelas borbulhas que tem a cabeça branca, e apareceu-lhe agr tambem um alto no lado direito por cima da barbatana lateral... o que será isto?! o que faço para o tratar?!
-
- 4 replies
- 1.4k views
Boas caros amigos foristas. Já ha uns tres anos crio 6 Discos Turquesas sem nenhum problema de doença ate agora. De tres dias para cá notei que eles estavam escuros, um deles, notadamente, estava meio escuro e meio normal, ou melhor dizendo, do meio do corpo ate o rabo estava preto e do meio do corpo ate a cabeça estava normal. Achei estranho! Chequei os parametros tudo ok! fiz uma tpa de 50 % do volume do aqua. Hoje pela manha vi que eles estavam bem, fiquei contente, alimentei-os e fui trabalhar. No regresso do trabalho, por volta das 8:00 hs, o assombro! Os peixes estavam todos pretos com fungos brancos no corpo todo e por todo aquario boiavam tufos de algodao,…
-
- 0 replies
- 563 views
Ola,pessoal do forum,deram m,e este disco no sabado e junteio aos outras que ja ca tinha,os parametros da agua estao tdos bem,mas hoje tive a reparar nos meus peixes e reparei que este peixe tem o olho saliente,e pareçe-meque tem as barbatanas um pouco em mau estado, Ora vejam: O que acham??? Recomendam fazer algum tratamento se sim qual??? Estive a pesquisar no forum e pareçe me popeye sera?? obrigada pela atençao.
-
- 6 replies
- 1.1k views
Boas!!! Mais uma vez, venho aqui pedir uma ajuda ao pessoal!!! Setup: Aqua de 100 ltr Filtro externo Eheim (100ltr) Temp: 30ºC pH: 6,8 NO3 e NO2 - nao será zero, mas anda lá perto! Fauna: 4 Discus 3 peixes vidro 2 corydora 6 neons cardinais 4 peixe bebado 1 comedor de algas siamês 2 ancistrus Depois de uma série de tratamentos no meu aqua...e após concluir que tinha sido atacado por nematodos, fiz o nematol e tudo acabou bem..penso eu!!! Depois de 2...3 semanas, e que estava tudo na boa....há dois dias atrás reparei que um dos discus estava com uma espécie de arrepios...e tremeliques... Alguém me sabe dizer o que poderá ser!??? Eu desconfi…
-
- 16 replies
- 2.7k views
Boas! Venho aqui pedir uma ajuda preciosa! Ainda sou novato na área e gostava de algumas opiniões para ver se salvo o meu Disco preferido! Tenho um aqua de 100ltr, 100*30*40 há 9 meses, com filtro externo da Eheim! Sempre mantive o esquema de mudar 10% de água a meio da semana e 20 a 30% ao fim de semana!Tenho o cuidado de deixar a água da torneira em repouso cerca de 24h para evitar envenenamento com cloro,etc... A água sempre esteve dentro dos parâmetros inicias, não tendo havido variações! Temp- 29ºC pH - 6.8 Nitratos - 0 Nitritos - nunca 0, existe sp algum resíduo; GH- ? KH - ? Estes valores não tenho tido em consideração...e não me recordo desde o…
-
- 1 reply
- 905 views
Ola, o meu ramirezi macho tem a zona acima da boca (digamos nosso nariz) inchada o que poderá ser? que tratamento aplicar? Ainda se alimenta mas não como antigamente. Obrigado
-
Members
No members to show