escalares doentes


filipe ribeiro

Recommended Posts

Boas,

 

Tinha 8 escalares acerca de um ano sem terem nenhum problema, e pelo natal ofereceram-me outro, por azar 5 dias depois começaram-me a morrer, já vou no 3º.

Gostava que me ajudassem pois não sei o que eles têm, nem se foi o que me ofereceram que veio com alguma praga.

 

Fica aqui uma imagem dos que ainda tenho, de resto só noto que eles estão um bocado parados e com umas pequenas manchas avermelhadas que não sei se é normal pois as mesmas já têm algum tempo.

gallery_16075_1946_121702.jpg

Editado por filipe ribeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Filipe,

isso é no mínimo muito estranho...

Não sei se posso ser grande ajuda pois tenho muitos Escalares mas nunca tal me aconteceu. Os Escalares, pelo q sei, são muito resistentes, e depois de adaptados a um determinado meio são meninos para durar uma longa vida. Agora, no teu caso, não alteraste os valores da água? tpa's, limpeza de filtro, alteração de temperatura? Acho pouco provável q tenha sido o teu último residente a causar esse problema... essas manchas q falas, e que se vêem, (nunca tal vi), mas tb não me parecem a causa, já q dizes q as têm há muito tempo. Os meus Escalares, por ex., vivem com valores de PH perfeitamente desajustados para aquilo q é prática comum aconselhar, estão habituados... de todo o modo, percebo qd é q tenho que limpar filtro, aspirar fundo ou fazer uma tpa pelo comportamento que eles próprios apresentam. Não sei, acho q alguma coisa te aconteceu no aquário, o quê não consigo saber... desculpa não ser grande ajuda, mas de facto não sei que te dizer...

Abraço, Francisco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho mais um e o que me ofereceram prestes a morrer, quanto aos outros não comem e têm a cauda toda desfeita mesmo o que aparece na foto de 1 um dia para o outro está com a cauda irreconhecivel. ajudem-me pois vou ficar sem escalares.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da foto não se vê nada de mal.

As manchas vermelhas que falas podem ser perfeitamente normais. São as que aparecem na base da barbatana dorsal? Ou vi mal?

 

Mete mais algumas fotos das barbatanas que dizes estarem a ficar estragadas.

 

Se puderes (se não tiveres peixes que não suportem o sal) no imediato coloca sal no aquario (seguindo o metodo do olho/por/cento uma colher de sopa rasa por cada 50L). O sal mata a maior parte dos parasitas que podem estar a estragar as barbatanas.

 

Mas a causa pode ser outra, por isso faz uma análise à água e mete os parametros, nomeadamente Amónia, Nitritros e Nitratos e temperatura.

 

Uma TPA também pode ajudar. Quando foi a ultima limpeza do filtro?

 

PauloA :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais