Discus Novos - fungo nas barbatanas?


João Pedro Palma

Recommended Posts

Boas

 

Há 2 dias comprei 3 discus na Ornimundo na Gare do Oriente em Lisboa. Eles estão num aquário de 120L mas à espera de passar para um de 270L.

 

O aquário em que eles estão esta com PH=7 e T=28,5Cº, outros parâmetros não tenho actualizados.

 

Um deles, tem uma espécie de fungo na barbatana dorsal, como podem ver na foto seguinte:

dsc02205q.jpg w320.png

 

Pensei e baktopur ou ectopur mas o aquario tem invertebrados (red cherries) e pelo que sei não é aconselhado... Falaram me em esha2000, sera o mais apropriado?

 

Ha um ou outro discu com um ponto branco numa das faces mas como mais peixe nenhum apresenta (ramirezi, corydoras, ancistrus), sejam pontos únicos e temperatura alta penso que nao seja ictio.

 

Deixo aos mais entendidos que me auxiliem.

 

Desde já obrigado.

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Patuleia. Ja tinha falado com o jcc, ele disse me o mesmo portanto tenho feito TPAs diarias e aquilo tem diminuido.

 

Sal nao posso utilizar porque tenho ancistrus e corys e eles iam dar se mal.

 

Se for necessario utilizo esha2000 mas duvido.

 

Mais uma vez obrigado :confused4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu colocaria esha2000, não só poderia evitar que algo se alastre, mas também os matinhas a salvo de parasitas, ou alguns parasitas.

 

Não creio que com tpa's isso se mantenha.

 

 

Atençao é a minha opinião, é o que eu fazia.

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim eles sofreram algum tipo de choque...faz como te disseram...sal...e tpa´s caso nao melhore segue o conselho do ricardo!

 

abraço

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Patuleia. Ja tinha falado com o jcc, ele disse me o mesmo portanto tenho feito TPAs diarias e aquilo tem diminuido.

 

Sal nao posso utilizar porque tenho ancistrus e corys e eles iam dar se mal.

 

Se for necessario utilizo esha2000 mas duvido.

 

Mais uma vez obrigado :microwave:

 

 

As minhas corydoras e os meus ancistrus nunca se queixaram do sal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AI ai ai se elas falassem...lol..o que o ricardo diz é com alguma razão as corys nao gostam de sal mas toleram até certas salinidades..por isso nao abusem do sal...

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo, tenho umas que também não, tive outras que sim.

 

Tenho Albinas, Sterbai, Juli e Panda. Nenhuma reclama. As Albinas até o comem, mas essas, uma especialmente até come pedras, deve ter uns 8cm. Uma besta.

 

 

AI ai ai se elas falassem...lol..o que o ricardo diz é com alguma razão as corys nao gostam de sal mas toleram até certas salinidades..por isso nao abusem do sal...

 

Dou a dose recomendada, 1 colher de sopa por cada 50lt.

Editado por Patuleia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso foi somente a mudança brisca de ph, mudas de água e depois de meia duzia de dias está como novo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelo ajuda!

 

Tinha tambem os nitratos demasiado altos, calculei que fosse do filtro (2215) e estive a limpa lo. Tenho feito TPAs diarias e alimentado muito bem os peixes.

 

Felizmente, aquilo tem diminuido e nao se tem alastrado para outros peixes. Não sei se teve uma razao em especial, podem mesmo até ter sido várias...

 

Tambem ja tenho esha2000 em casa mas acho que nao vou utilizar.

 

Se houver agravamento do problema, volto a dizer qualquer coisa.

 

Mais uma vez obrigado a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava ainda de fazer uma outra pergunta, os discus agora estão com boas cores, activos e a comer bem e eu tenho flagyl em casa. Devo desparazitar já? Com flagyl ou compro outro medicamento? E se usar o flagyl, uso o misturando na comida ou sera melhor através da dissolução de comprimidos na água?

 

E já agora aproveito o tópico que andou à volta do assunto da salinidade da água na presença de peixes-gato, para deixar este artigo sobre O Mito do Sal no Aquário de Água Doce lol

saleiro2.jpg

 

Artigo retirado do site http://sekaiscaping.blogspot.com/ escrito por Cinthia Emerich e Felipe Aoki

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro amigo, analisei os peixes e as varias respostas dos colegas, são positivas.

Informo-o que suponho que são bactérias que a água contem e e que estao a afectar os peixes.

Deve juntar um comprimido de Amoxicilina Genris 1000mg e ao fim de uma semana tirar 10% da água e juntar água nova decantada e nunca da torneira directamente.

 

 

:transport027: Sem outro assunto Anónio Rema 933439620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava ainda de fazer uma outra pergunta, os discus agora estão com boas cores, activos e a comer bem e eu tenho flagyl em casa. Devo desparazitar já? Com flagyl ou compro outro medicamento? E se usar o flagyl, uso o misturando na comida ou sera melhor através da dissolução de comprimidos na água?

 

E já agora aproveito o tópico que andou à volta do assunto da salinidade da água na presença de peixes-gato, para deixar este artigo sobre O Mito do Sal no Aquário de Água Doce lol

saleiro2.jpg

 

Artigo retirado do site http://sekaiscaping.blogspot.com/ escrito por Cinthia Emerich e Felipe Aoki

 

Se os peixes estão bem, porque queres dar-lhes medicamentos? Deixa-os estar sossegados e boa comida e boa água (TPAs).

 

Sobre o artigo, o que não falta na net são opiniões, umas que parecem mais fundamentadas, outras menos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

patuleia...diz-me uma coisa...quem te garante que os peixes que mencionaste nao sofrem com o sal?

 

porque não morrem?

 

porque não deixam de comer?

 

o que te leva a dizer isso?

 

em que te baseias...

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Baseio-me na minha experiência... se em 2 anos não perdi nenhuma corydora, cresceram, estão lindas, boas cores, barbilhos irrepreensiveis, comem, dormem, etc etc, parece-te que lhes faz mal o sal?

 

Agora, não ando a deitar sal todos os dias como é óbvio, mas acho que não é isso que estamos a discutir.

 

O que se dá a entender é que, deitas sal, as corydoras morrem. O que manifestamente não é verdade.

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

patuleia a questão e que quando dizes que não faz mal...não tas a ensinar aqueles que andam aqui á pouco tempo e parece-me que quem tem experiência deve passa-la mas correctamente acho que ficava melhor se naquele post tivesses colocado que faz mal mas elas toleram baixas salinidades!

 

 

abraço

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok mas vamos lá a ver... se da minha experiência, mal nunca fez, queres que avise o quê?

 

E vamos definir baixa salinidade: quanto é? 1 colher de sopa por cada 50lt é baixa salinidade? Se sim, elas toleram correcto? Ora vê lá o que eu recomendei?

Se não é, então quer-me parecer que elas toleram salinidades não assim tão baixas.

 

De qualquer maneira é bem pior medicar por medicar (que afecta toda a fauna e flora) e não vi ninguém contestar esse conselho. Ou saí eu na rifa? :flick_tongue:

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Pessoal, lembro que a Cinthia Emerich é Bióloga com bastante experiência na aquariofilia, o texto está muito bem escrito e explica de alguma forma o porquê de os peixes desprovidos de escamas terem menos tolerância á salinidade e não só.

Não esquecer que o potássio e o sódio são os dois "fundamentais" do metabolismo dos peixes...

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que era importante definir dois conceitos:

 

- Tolerar

- Baixa salinidade

 

Ou seja, o que significa tolerar e por oposição, não tolerar? Penso que será claro para todos que quando alguém diz "As Corydoras não toleram o sal", a grande maioria entenda como, se deitar sal, as Corydoras morrem.

 

E importa definir também, o que é baixa salinidade. 1 colher de sopa por cada 50lt, depois de diluída, tem uma baixa, média ou alta salinidade?

 

Já agora, já aconteceu a alguém deitar sal e perder as Corydoras? E o contrário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais