DOENÇAS
Testes, aditivos, tratamentos, quarentenas e alimentação em geral. Sempre que puderes coloca fotos , faz uma descrição pormenorizada do problema, coloca o “set up” e rotina de manutenção do teu aquário e a data de montagem. Apresenta resultados dos testes (temp., pH , amónia, nitritos, nitratos, alcalinidade) que deves sempre fazer primeiro. Opiniões objectivas e fundamentadas sobre marcas
398 topics in this forum
-
- 0 replies
- 802 views
ola a todos. comprei dois discus e quando cheguei a casa reparei que teem os olhos bacos... e nao estao a comer... ambos teem uma mancha branca na barbatana caudal. no corpo nao perecem ter problemas... que medicamento poderei usar? obrigado
-
- 0 replies
- 724 views
boas preciso ajuda com um discu qu ta encostado ao vidro de cabeca para cima e que tem tipo um buraco concavo no meio do corpo . :(como se tivesse emagrecido so ai . ph normal , amonia a 0 de resto n sei , acabou os testes. isto depois de fazer 1 semana de fluvermal , e hj ter de fazer a 2 semana , n vou pois de certteza que o vou matar alguem ja passou pelo mesmo
-
- 1 reply
- 790 views
Boas Tenho um casal de boca de fogo E hoje o Macho começou andar sempre de boca aberta, e muito junto ao fundo do aquario, Alem sabe que possa ser?
-
- 10 replies
- 13.3k views
Tenho um Discus a morrer com bexiga natatória aguda, digo eu . Nada de todas as formas , menos da normal e tem o abdomen super inchado. Queria saber , para evitar situações futuras que tratamento de atque usar nesta doença. O gajo ainda ontem á noite estava espetacular
-
- 1 reply
- 915 views
Boa tarde. Há algumas semanas comprei 3 discus juvenis a um membro do forum e que juntei com escalares já adultos. Sim, era arriscado, tinha a perfeita noção. O problema, tal como já foi aqui falado inumeras vezes, parecem ser os parasitas intestinais, ou ténias... De qualquer modo, depois de ver fezes brancas, separei os discus para um aquario só vidro, com agua do aquario principal. Fiz tratamento com flagyl, mas como já não comiam na altura, não resultou. 15 dias volvidos, e depois de ler bastante, fiz um tratamento com Sera tremazol. Não vi em todos, mas pelo menos, nos tempos que passei a ver os discus, vi um a expelir o que me pareceram ser ténias. De qual…
-
- 5 replies
- 1k views
Boa tarde! Hoje quando fazia uma mudança de agua no meu aqua apercebi-me que um dos discos tinha algo branco agarrado a mucosa! Penso que nao seja ictio, mas que seja algum parasita de pele, por isso então resolvi iniciar o tratamento com MYCOPUR da sera, mas não sei se resolve, por isso agradecia a vossa ajuda e experiencia. Penso que nao fui muito esclarecedor quanto a doença do meu disco mas penso ke as fotos sejam mais esclarecedoras! estas sao as imagens espero uma ajuda! obrigado
-
- 10 replies
- 2.7k views
Boas, Dia 1 voltei de um fim de semana no Algarve e deparei-me com um dos meus 2 escalares (um é macho, o outro fêmea) a nadar de lado na superfície da água. Reparei depois que ele tinha uma coisa a sair de um dos lados. Mudei o escalar para um outro aquário com 10 litros do aquário de onde ele veio com mais 5 litros dos que eu tinha deixado a "arejar" durante o fim de semana para hoje fazer a tpa ao principal. Postei depois um tópico no fórum "DOENÇAS E PRAGAS" e agora estou a meter neste por se tratar de um escalar e talvez os entendidos não vejam o outro tópico. Eu nessa noite antes de me deitar comecei um tratamento com o Ektol fluid da JBL. Não sei se fiz be…
-
- 2 replies
- 2.4k views
Boas pessoal, antes de mais queria agradecer a todos as fantásticas "aulas" que tenho recebido ao ler muito as questões e respostas dadas aqui no fórum que desde já classifico de 5***** A questão que coloco é a seguinte: Comecei hoje um tratamento com eSHa Hexamita no meu aqua de discus pois tenho 1 deles em "greve de fome" e levo a crer que sejam parasitas dos intestinos pois já tive 1 que me morreu ainda à bem pouco tempo com essa causa... A minha duvida é, se e quando devo fazer TPA's com este tratamento... Hoje pus a 1ª dose mas ainda tenho mais 2 dias pela frente com novas doses... Agradeço desde já o vosso apoio pessoal, são todos fantásticos!
-
- 0 replies
- 681 views
Boas, Desde ontem que um dos meus seis escalares não come. Fica muito parado mas não fica propriamente num canto. Anda pelo aqua todo mas parece mais lento que os restantes. Não noto respiração ofegante, nem barriga inxada, nem fezes brancas, pelo que deduzo que não se trate de parasitas internos. Exteriormente está impecável. O que se passará? Andará a ser atacado por outros? Será disputa por fêmea? Eles têm todos cerca de 6 cm. A restante fauna é um casal de ramirezis, 18 carninais e dois plecos. Estão todos impecáveis. O aqua é de 262 litros. Os parâmetros da água são: Temperatura: 28º pH: 6.6 NH3/4: 0 mg/l NO2: 0 mg/l NO3: 10 mg/l
-
- 0 replies
- 616 views
boas tenho uma femea ramirezi, que pensava estar grávida, tal o volume da barriga, mas afinal penso que esteja doente, ela está encostada ao fundo, e parece não conseguir nadar, nem com o macho a dar-lhe cabeçadas. O QUE SERÁ E O QUE PODEREI FAZER? MORREU!!!!!!!
-
- 0 replies
- 544 views
Ora viva amigos. Tenho um disco que, de dia para dia, emagrace. Ja se notam as espinhas e tem a respiração ofegante. Ele ja esta assim ha coisa de 2 meses, mas ultimamente tem vindo a piorar nesse sentido de ficar bem magro. Estava no aquario comunitário, mas ontem mudeio para um aquario de 60 litros e apliquei fluvermal, a ver se o consigo safar. Alguem me pode ajudar ? Obrigado Carlos Trabuco
-
Preciso de ajuda, ontem depois de dar de comer aos meus discus deparei que um ficou com a barriga inchada, começou a nadar de cabeça para baixo, hoje ja nao tem a barriga enchada mas nao consegue sair da tona de agua que devo fazer???
-
- 0 replies
- 1.3k views
Boas pessoal preciso de ajuda urgente para este caso. o disco está escuro, com tiques e tosse nos operculos e falta de apetite + fezes brancas . Tem estas feridas há um dia. os outros discus estão com cor normal e sem estas ulceras , embora também tenham as tosses , falta de apetite e fezes brancas . amonia =0 ph =6.5 nitritos > 0.3, mas acho dificil pois a amonia tá a zero ( o teste tem 5 anos já deve tar lixado ) fiz PP em 2mg / l ,há 2 dias pois o meu 1º diagnostico foi parasitas externos . mas agora com estas feridas já não sei. estava a pensar fazer estas fases, mas queria a vossa opinião. 1º banho curto de PP a este discu e depois apli…
-
- 5 replies
- 936 views
Boas, Preciso de uma ajuda pff, tenho varios discus e um deles apareceu com uma mancha branca na cabeça do tamanho de uma cabeça de alfinete, mas externa do tipo verruga ou uma minuscula alga :D Será que é alguma doença? Já fiz todos os teste a agua e esta como costuma estar (em condições). Obrigado
-
- 19 replies
- 1.9k views
Boas, Tenho 3 discus, só que um deles é timido e tenhos á relativamente pouco tempo coisa de 1 mês e meio. Só que começei a perceber que o mais timido ontem estava muito parado e sem reacção, pelo que percebo não tem andado a comer. E hoje fui vê-lo e tá todo negro. Podem ajudar-me? o que pode ser o que devo fazer? eu sou novato com discus. Já agora onde posso comprar o flagyl para os desparazitar?
-
- 5 replies
- 1k views
Boas, estive a fazer tratamento com Bactopur, agora queria iniciar uma desparatização com flagyl metronidazol, tem mal fazer isto após o tratamento bactopur? Outra coisa, o meu discu que é o principal alvo da desaparatização não anda com muito apetite e só come muito depois dos flocos cairem no fundo, não será melhor realizar o tratamento flagyl pondo na água em vez de por no comer? Agradeço ajudas , obrigado. Miguel Freitas
-
- 3 replies
- 1k views
boas tenho 2 discus a ficarem com as barbatanas estragadas, tou a fazer tratamento com exha 2000 e troca de agua 2 em 2 dias à mais alguma coisa k possa fazer? e ja agora as barbatanas voltam a ficar normais?
-
- 6 replies
- 2.6k views
Boas Desculpem mas alguem me pode fazer o favor de imformar onde posso comprar este produto,tenho 2 discus sem comerem e com alguns problemas destes mencionados no forum e preciso de os tratar ou vou perde-los. Obrigado a todos
-
- 2 replies
- 840 views
Boas O meu escalar perdeua acoloração ja á bastante tempo, e neste momento tem a barbatana rasgada. Como poderei tratar. Cumprimentos
-
- 2 replies
- 864 views
boas, tenho 1 discu que está ao de cima e a respirar devagar á muito tempo, posso fazer alguma coisa??
-
- 6 replies
- 2.1k views
Mantenho 4 discus. Desde a sua chegada, há mais de 1 mês, que eles têm vindo a perder peso, estão muito magrinhos. Não têm apetite, ficam stressados, depois é muito difícil dar-lhes comida. Já os isolei no aquario, na esperança que agora, menos stressados com o resto da comunidade, consigam alimentarem-se e ficarem bem de novo. Adaptaram-se bem, passado três dias da introdução no aquario, começaram logo a comer, mas desde então que os outros peixes, têm-nos batido na velocidade a chegar à comida e eles não comem. Tenho um cardume de hemmigramus rhostodomus. Subi a temperatura para 32º, estava na casa dos 29º. Já tentei todo o tipo de comida, tubifex, floco…
-
- 0 replies
- 503 views
Boas O meu escalar Koy, á cerca de dois dias, ficou saliente umas linhas vermelhas no corpo, sobre a barbatana dorsal. Tambem noto que ganhou um tom vermelho, nas guelras. O que poderá ser? Tem estado mas reservado, mas continua a comer. O que pderá ser. Alguem me pode ajudar. O que poderei fazer. Boas ninguem consegue diagnosticar o que seja? Cumprimentos
-
- 5 replies
- 2k views
Boas! Gostava de partilhar convosco que neste momento mantenho os dois primeiros discus desde que os comprei. Nota-se uma grande diferença de crescimento entre ambos... Penso que se possa dever a duas coisas. 1. Parasitas internos. 2. Muito tempo a alimentar-se mal ou nada. ou uma 3 hipótese..... 3. AS DUAS JUNTAS!!!!! :-D Os dois discus que mantenho neste momento são: 1 Pigeon qualquer coisa.... 1 Malboro??? Nota: Estas fotos são dos primeiros dias em que os mesmo foram colocados no aquário... Fevereiro! Neste momento o malboro está um matolão. Pelo menos comparado com o pigeon, que esteve muito tempo sem comer e com paras…
-
- 14 replies
- 4.3k views
Boas pessoal. Tenho 5 discus e 1 deles começou a não comer e com fezes brancas, fiz flagyl e ñão vi melhoras e ainda por cima existe outro que tambem deixou de comer. Fiz Hexamita 3 dias e ao 2 dia começou a comer artémia e a tocar nos flocos, mas agora já não estão a comer novamente. O que me aconselham...fazer. Parametros esta tudo ok temp. a 29 ph 6.5 nitratos 0.
-
- 6 replies
- 1.2k views
Boa noite! Tenho um discu com um olho doente. É como se tivesse uma lente turva. Apareceu à cerca de 3 dias e é só de um lado. Que medicamento é o mais indicado?? O aquario está só com vidro e tenho só discus em crescimento faço TPA´s todos os dias de 40%. Agradeço desde já a ajuda. Abraço Gonçalo
-
- 7 replies
- 1.3k views
Bom dia a todos tenho um discu a nadar desorganizadamente,pouco estavel de barriga para cima ,de lado,etc. Esta junto com outro ,sera necessario tira-lo. Algum que me podesse ajudar agredecia.Mais ainda não apresenta nenhuma alteração externa ao que é habitual. comprimentos
-
- 2 replies
- 3.4k views
Boas: Quero perguntar ai aos mestres se me sabem dizer quais a quantidades de Permanganato de Potássio devo misturar com agua destilada para fazer um tratamento no aquario principal? Ou seja tenho 50g de Permanganato de Potássio que quantidade de agua destilada misturo e depois qual a quantidade a colocar no aqua? Obrigado: Cumps:Ricardo Mateus
-
- 5 replies
- 1.2k views
boas pessoal precisava da vossa ajuda... tenho um aquario de 150l (já estou a ciclar um de 300l), com 3 discus entr 9 e 10cm há uns 2 meses atras tinha 4 discus e um começou a aparecer com a barbatana inferior um pouco esfarrapada que se começou a alastrar. usei eshaa 2000 e sal marinho mas não surtiu resultados, foi se alastrando ainda mais, e quando já estava em bastante mau estado deixou de comer e morreu. agora apareceu noutro e tenho medo que o destino seja o mesmo... alguem tem alguma sugestão que se tenha mostrado mais eficaz? aquario- 150l PH - 7.0 amonia - 0 NH2 - 0 Nh3 - não medi
-
- 18 replies
- 6.6k views
Boas, podem por favor informar-me se é normal um discu (que adquiri faz hoje 5 dias)ainda não comer? já tentei dar-lhe artemia congelada, larvas vermelhas,papa caseira, granulado...e ele não come.... Obrigado
-
- 10 replies
- 1.6k views
Boas pessoal, Tenho um discu que tem um comportamento estranho, Ja o tenho a sensivelmente à uns 5 meses e e sempre esteve bem, adaptou-se bem ao aquario e aos outros peixes, come bem , e desde a semana passada tem ataques graves, sem mais nem menos começa a nadar como um louco leva tudo o esta a frente e manda gandas cabeçadas no aqua, ja utilizei ectopur no caso de ele estar com parasitas.... foi a unica coisa que me ocorreu.... o aqua é de 240 litros Ph 7 dkh 6.6 dgh 6.5 No2 0 O que me aconselham? Desde ja obrigado pela atençao?
-
- 3 replies
- 2k views
Boas, Ontem á noite (de tarde estava bom) deparei-me com um dos meus discus com a barriga muito inchada e a nadar desordenadamenuma, até que ficou a nadar de lado, fiz uma busca e cheguei á conclusão que precisava de sulfato de magnésio, para a obstipação (prisão de ventre). Como não tinha o produto decidi aplicar flagyl na água, mas com poucas esperanças, pensei que hoje de manhã o ia encontrar morto. A verdade é que o encontrei pronto para outra a comer bem e com a barriga normal. A minha duvida é, devo ou não continuar o tratamento com flagyl ou devo parar e fazer um TPA de 30 %, como aconselhado para o fim dos tratamentos ? Obrigado desde já. Cumps
-
- 6 replies
- 6k views
boas , tenho 3 discus com parasitas externos mas 1 deles ta em pior estado , os discus tem 1 das nadadeiras coladas ao corpo , parecem que tem"bulor" nas barbatanas e o que ta pior alem desses sintomas ta praticamente preto e parece ter um olho inchado , mas sem certezas minhas pois se ta é muito pouco ha cerca de mes atraz ja tinha feito um tratamento com susesso a parasitas externos pelos mesmos sintomas , depois pus carvao , lipei filtro como normalmente , fiz tpa de 40 % e tudo parecia bem , adicionei mais dois discus e passado uma semana 1 desses e 2 dos mais antigos aperecem com esses sintomas , ontem retirei o carvao e comecei com dose normal de esha 2000 e …
-
- 2 replies
- 748 views
boas,o meu discu penso que esteja com fezes brancas, mas ainda come....ja li que um produto chamado esha,não sei se será o melhor.O que me aconselham?o esha ou o flagyl misturado na comida???ou dissolvido em água e colocar no aquario? agradeço a ajuda, cumprimentos Luis Freitas
-
- 4 replies
- 1.5k views
Boas O meu escalar esta com um bocado a menos que será que lhe aconteceu? o meu aquario é de 120 litros, e tem 2 escalares, 1 corydora, 1 tubarao, e limpa fundos algumas plantas naturais e 2 troncos naturais tirei o carvao e fins o tratamento de 3 dias com esha 2000, foi ontem o 3 dia, que devo fazer agora? tks RT
-
- 5 replies
- 1.1k views
Boas Vou começar a fazer um tratamento aos discus com flagyl, ora a minha duvida é a seguinte, tenho um esterilizador uv ligado ao filtro,devo desligar a uv ou não á problema? Já agora sobre o flagyl é 1 comprimido para 50 litros de agua? Se tiver errado por favor digam. Malditos parazitas não á maneira de por fim á bicharada Cumps:Ricardo Mateus
-
Members