DOENÇAS
Testes, aditivos, tratamentos, quarentenas e alimentação em geral. Sempre que puderes coloca fotos , faz uma descrição pormenorizada do problema, coloca o “set up” e rotina de manutenção do teu aquário e a data de montagem. Apresenta resultados dos testes (temp., pH , amónia, nitritos, nitratos, alcalinidade) que deves sempre fazer primeiro. Opiniões objectivas e fundamentadas sobre marcas
398 topics in this forum
-
- 23 replies
- 4.9k views
Boa noite, Tenho um discu que está quase sempre na diagonal. Faz uns dias começaram dois (ou duas ou um casal, não faço ideia), a abanarem-se todos etc etc e tal, ontem fizeram uma postura num dos vidros laterais e claro que outro discu chegou lá e encheu a pança, mas desde ai que o discu maior passa grande parte do tempo na diagonal, continuam com os tremeliques um para o outro, mas quando é para bater noutros discus o gajo mete-se direito e pimba porrada neles. Pensei em parasitas das guelras mas não vejo nada... Alguma sugestão?
-
boas amigos..estou a ficar com problemas nos meus discus..estou a fazer tratamento mas nao me parece resultar ..precisava de uma ajudinha vossa.. estou a fazer tratamento com sterazin..ja vou no 3 dia mas ainda nao vejo efeitos de melhoras ,... 2 discus estao com os operaculos de um so lado fechado,,mas tambem estao a começar a fazer as fezes brancas ..... estou lixado já e muita coisa ao mesmo tempo ..nao sei o ke fazer ....
-
- 6 replies
- 1.4k views
Boas pessoal. Tenho 3 Discus num aquario com 240l com uma temp. de 30º e um Ph 7.3. Um dos discus está sem comer a uma semana e agora reparei que fez fezes brancas uma loja recomendou-me fazer Flagellol 3 dias e depois fazer uma mudança de agua cerca de 80%. O que o pessoal acha do Flagellol e como fazer uma mudança de 80% de agua sem alterar muito a temperatura da agua? Preciso de ajuda com alguma urgencia...
-
- 5 replies
- 1k views
Boas! Eu comprei um escalar a cerca de uma semana e ontem reparei que ele tinha umas pintas brancas na cauda. Acham que me devo preocupar? Temperatura: ~27º Ph: 7 Nh4 e Nh3: 0 No2: <0.3 Daniel Sousa
-
- 8 replies
- 1.4k views
Boas,tenho um discus que num dia apareceu com uma pequena e suposta ferida num dos lados,não me preocupei pk por vezes batem nos tronco se arranham-se,no dia seguinte nesse mesmo sitio,apareceu uma coisa branca e saliente,parecido com pus,passado + um dia apareceu no lado oposto outro sintoma igual,com algo branco a sobressair,não é bem aquele algodão de infecção. O que será? Esta foi a 1 a aparecer E esta foi a segunda,esta apareceu a meio do corpo.
-
- 7 replies
- 1.7k views
Olá pessoal, Na semana passada um dos meus Discus começou a ir ao fundo, assim do nada... vem comer, mas anda sempre com a cabeça virada pra cima e a cauda pra baixo e parece que tem uma âncora a puxá-lo para o fundo. Foram todos desparasitados há pouco tempo com fluvermal (1mês) e os parâmetros da água estão todos ok, e tenho feito sempre mudas de água direitinhas. Os outros discus estão a 100%.... quer dizer.. o meu Jumbo anda um bocado parado lá por baixo também!! :-D "Natação Anormal - Cabeça para baixo, deitados de lado no fundo do aquário. – má qualidade da água, reacções adversas a medicamentos, obstrução intestinal , infecção da bexiga natatór…
-
- 15 replies
- 1.7k views
Boas, comprei hoje alguns escalares, Gourami e Tetra Néon, mas alguns escalres e Gourami não saem da beira do termostato tipo a temperatura esta a 27º. Não sei qual o problema. Alguém me pode ajudar pf?
-
- 6 replies
- 2k views
Boas. Eu ja pesquisei mas n consigo encontrar uma ideia certa e com experiencia no assunto. tenho 100g de azul metileno em pó e quero fazer um concentrado, mas n sei como fazer, n sei se é só com agua, se tenho que disolver em alcool nem quais as quantidades.. Ou seja n sei nada :s Como sou novo na parte dos discus peço tambem para me explicarem melhor quais os efeitos do azul metileno na agua e se ha efeitos secundarios. Tenho um discu doente (barbatanas brancas e a esfarripar e com falta de apetite mas as fezes n sao brancas) e entao como ja fiz pesquisa penso que o azul metileno pode resolver o caso para alem de o poder vir a usar pra possiveis criaçoes la longe n…
-
Oi PPl! alguem me pode dizer como desparasitar os discus com flagyl em comprimidos? obrigado!
-
- 21 replies
- 3.8k views
Oi, Sei que esta questão já foi respondida várias vezes. Já as li e continuo sem saber o que fazer. O disco (+-5 cm) estava no comunitario com mais 3 discos (4 no total), varios tetras e camaroes amano. Não comia aparentemente por os outros não o deixarem. Era muito raro sair do esconderijo atrás das plantas. Mudei-o para um hospital com +- 40 L. Aqui nunca se interessa pela comida. Já experimentei várias e também tentei Seachem Garlic Guard na comida. Estou agora no segundo dia do tratamento com flagyl e ainda não mostra sinais de interesse pela comida. O que posso fazer? Tratamento contra parasitas externos? Alguma comida especial que aconselham? Obr…
-
- 9 replies
- 3k views
Olá! Tenho uma apisto cacatuoides que anda meio parado, sempre escondido e com um pequeno inchaço na zona de onde sai o cagalhão. Apesar disto ele tentar comer sempre que apareço com a pipeta com artémia perto dele. Desconfio ou de parasitas intestinais ou de obstipação. Para começar queria tentar com que ele cagasse, para tal vou usar sais Epson. Já pesquisei pela posologia, mas o que descobri foi pouco, 1 colher sopa com cada 40L e deixar por 5 dias, e depois uma valente TPA! Depois vou avaliar a situação, e se tiver igual, arranco com flagyl. Só tenho uma duvida, alguem sabe como usar os sais Epson?? (eu usaria sulfato magnésio mas não arranjo disso) Obr…
-
- 12 replies
- 1.7k views
Boas pessoal, tenho um disco que há mais de 2 semanas deixou de comer, esta magro a ficar sem cor. Fiz fluvermal há 2 dias, continua sem comer, tenho 5 ao todo, reparei que 1 dos outros quatro continua a fazer-me fezes brancas, ja tentei dar todo o tipo de comida mas mesmo assim nada. Devo usar outro desparasitante ? Aumentei a temperatura para 32º, mal não deve fazer. O aquário tem 200 litros, usei 20ml de fluvermal, passado 24 horas fiz TPA de 30%. Posso postar fotos do rapaz !!! Se me puderem dar alguma dica agradecia. Abraços
-
boas amiguinhos.. estou com problemas no meu akua e hoje dei com um dos meus discus na horizontal... o que sera que se esta a passar,agradecia uma ajudinha... obrigado
-
- 11 replies
- 3.4k views
Boas pessoal Tenho um escalar adulto que de ha uns tempos para ca começou a apresentar uns "buracos" na cabeça. Andei a pesquisar e parece que é hexamita.... O tratamento mais aconselhado pelos mebros do forum noutros topicos e o fluvermal, tanto pelo trabalho que exige como tambem pelo preço... Aguem me pode explicar como se faz (dosagens, tempos etc.) e se é realmente eficaz? Mt obrigado
-
- 20 replies
- 4k views
Boas pessoal, Estou muito preocupado com o meu escalar. À algum tempo vi um buraco pequenino entre o olho e a narina, e andei a pesquisar, e as conclusões a que cheguei foi que era hexamita. Aqui está a foto: Comprei o Sera Flagellol para tratar o hexamita. Separei o escalar e tratei-o conforme o folheto durante 3 dias. Após isto, voltei a colocá-lo no aquário. Depois, deixei passar 2 dias e coloquei 1/4 pastilha Flagyl no aquário, não sei se fiz mal aos outros peixes, mas não queria estar a stressar ainda mais o escalar por tirá-lo outra vez de lá, e também mata algum parasita que ande à solta no aquário. Mas desde quando tirei o escalar do aquário da…
-
- 2 replies
- 709 views
boas reparei neste problema em 1 dos meus discus.... so tenho este e outro mas o outro tem crescido bem e nao vejo problemas nele, este parece estar mais para la do que para ca... agora as barbatnas parecem mais queimadas.... o ph mantem-se igual desde que ca estao desde o inicio de dezembro... nao meti peixes novos, nao mudei nada.... so de ha uma semanita mais ou menos é que esta assim e a piorar....
-
- 33 replies
- 7.6k views
Boas, Neste momento tenho um discu com este problema, já fiz fluvermal sem efeito passados seis dias iniciei o tratamento com Nematol da Sera, porque o peixe continua sem querer ver comida à frente... Este tratamento terminou ontem, vou aguardar e verificar se o problema ficou resolvido. A minha dúvida é saber que tipo de parasita interno o peixe tem na realidade e não querer andar a fazer o tratamento A, depois passar ao B e adiante. Em casa tenho Esha Hexamita, Flagelol da Sera, Nematol da Sera e Sera Tremazol... Com isto, o objectvo que desejo almejar é olhar para o peixe e a partir de determinado sintomas conseguir determinar qual o tipo de parasita interno:…
-
Boa noite amigos.... Creio que tenho aqui uma vaca mal agarrada.... tenho 6 discus ...um deles suspeito de parasitas intestinais ,mas ja vou tratar dele com flagyl.... os outros 5 e que é pior nao o ke poderá estar a acontecer com eles .. ultimamente tenho visto os meninos a roçar nas plantas e a movimentar as barbatanas como se estivessem a expelir qualquer coisa .. Será que eles estao com parasitas? Agradecia desde já ma ajudinha porque é a primeira vez que isto me esta a acontecer.. Todos eles estao a comer perfeitamente bem... Obrigado..
-
- 12 replies
- 1.6k views
Ola pessoal, tenho dois dos meus discos que perderam o apetite repentinamente, eles ainda sao pequeninos cerca de 8 Cm. visualmente eles parecem bem excepto um que ainda a ficar escondido, penso que o problema seja parasitas pelo facto de terem perdido o apetite, eles comem diariamente 2 vezes e sempre com raçao variada, por ex: de manha floco ou granulado da sera e a noite papa caseira. Todos os outros se "matam" assim que vem comida, os outros nem por isso apesar de nao estarem magros. Fico a aguardar o que devo fazer. Tenho um aquario hospital com 20L preparado para os receber (agua do aquario de onde vem, temostato, e filtro cascata e bomba de ar) agora nao sei o q…
-
- 8 replies
- 1.8k views
Boa noite, tenho um aquário comunitário com as seguintes espécies: 2 corydoras, 2 ramirezis, 1 disco, 1 espada , 3 guppys adultos e +- 20 alevins, 1 labeo frenatus, 3 neons negros, 12 neons, 2 tetra rosa, 2 peixes vidro e 1 pleco. Verifiquei hoje que o meu disco está com parasitas internos pois tem as fezes brancas. Será que posso fazer o tratamento neste aquário com Flagyl mesmo com todos os outros peixes e alevins ou terei forçosamente que o separar noutro aquário? Cumprimentos a todos,
-
- 2 replies
- 768 views
Boas hoje olhei para o meu casal de escalares e reparei que nas barbatanas de lado os dois tinham duas pintas brancas não é normal pois nao? ja andei a dar uma vista de olhos pelas doenças e ainda nao encontrei qual poderia ser alguem me pode dar uma ajuda a edentificar o nome da doença?
-
- 6 replies
- 1.1k views
Boas pessoal espero que me possam ajudar. Existe algum parasita dos escalares que se pareça com uma lapa miniatura? e que se aloje na regiao peri-cefalica dos escalares? o meu escalar adulto apresenta "buracos" nas escamas. nao tem alteração comportamental, alimenta-se bem interage bem com os outros mas apresenta estas alteraçoes da supreficie corporal. alguem me da uma luz sobre o que possa ser e o que deva fazer? Obrigado desculpem enganei-me na area. algum moderador pode transferir para a area correcta? obrigado
-
- 0 replies
- 586 views
boa noite a todos reparei hoje quando fui fazer uma tpa e vi que tinha um disco com uma coisa branca no olho direito e tambem não mexe o operculo do mesmo lado, que poderei fazer, qual o tratamento... obrigado pela ajuda abraço
-
- 3 replies
- 797 views
boas acabei de fazer um tpa e reparei num disco que tinha uma mancha branco tipo muco. que sera? obrigado a todos
-
- 1 reply
- 705 views
Ola Um dos meus escalares tem uma ferida q tem a pele solta o que fazer??? Espero q digamrapidamente é que eu tou á nora!
-
- 3 replies
- 974 views
Boas... Há uma semana fiz o tratamento aos meus escalares com praziquantel, somente para prevenir eventuais parasitas. Dois dias depois, os escalares começaram a comer muito mal e apareceram umas manchas no corpo de alguns, as manchas são esbranquiçadas e parecem pele a sair. Nos olhos também apareceu uma espécie de placa esbranquiçada. Comecei a fazer um tratamento com sera baktopur quando as barbatanas começaram a ficar afectadas. Agora as barbatanas parecem estar melhores, mas eles continuam a comer mal e andam sempre escondidos. Será este o tratamento ideal? Deverei usar outro? É que este é mais para bactérias. Acham que pode ter sido do praziquantel? Tenho outro…
-
boas pessoal depareime com a minha femia apistograma viejita com as barbatanas rasgadas e umas coisas brankisadas na barbatana e parese ke tem uma frida no começo da barbatana ao pe da gelrra alguem sabe o ke sera ??? e tratamento alguem sabe? abraço
-
- 2 replies
- 788 views
Boas tardes. Tenho dois discus, que adquiriram à 3 dias um género de "placas" esbranquiçadas ténues, certas partes do corpo têm um relevo esbranquiçado não muito evidente, não coloco foto porque nao iria conseguir captar isso em imagem, a máquina não é grande coisa. Noto também que se andam a roçar muito nas plantas, parece um tipo de micose, não sei Um dos discus não come ao contrario do outro. Iniciei tramento com esha2000 estou já no 3º dia e noto já algumas melhoras, um dos discus está menos escurecido. Alguém consegue saber pr estas caracteristicas que tipo de problema será, acho que posso descartar parasitas internos, as será que devo iniciar amanhã hexami…
-
o que poderá ser? um dia depois de uma TPA de 20% os discus estao escuros respiração muito lenta e à superficie.
-
- 17 replies
- 3.8k views
Ora viva a todos Tenho no meu aqua principal (400L) 3 discus, um bem de saude com cerca de 9/10 cm os outros dois, cerca de 4/5 cm um deles tem ictio, e o outro por momentos tambem parece ter, mas depois os pontos brancos desaparecem, entretanto o outro que tem mesmo ictio já o separei e meti num aqua de 20L com a temperatura a 31º apenas e nao vejo grandes melhoras. Hoje comprei o produto para fazer o tratamento, a minha duvida era, devo fazer apenas ao discu que esta em separado no aqua de 20L, ou juntar os todos no aquario grande e fazer lá o tratamento a todos ? lá tenho, cardinais, ramirezy, SAE, corydoras, um casal de Cambarellus Patzcuarensis "orange", e 4…
-
- 4 replies
- 2.1k views
Boas, tenho um discu que a cerca de uma semana anda com algum problema, de um momento para o outro dá arranques súbitos, faz esse arranques por vezes nadando de lado e russando-se, salta para fora bate na calha e cai novamente no aquário, uma vez caiu fora do aquário, esconde-se bastante, não deixou de comer alias vem comer a minha mão e faço-lhe festas como sempre fiz, a cor dele mantem a que sempre foi e não tem nada visível, segue o link do meu aquário onde se encontra o discu, a única coisa que eu notei no aquário de diferente e que não tinha é meia dúzia de caracóis, e há uma coisa que já não faço aos meses é desparasitação, será que devo fazer? Com que regularidade?…
-
- 10 replies
- 1.7k views
Ola pessoal, venho pedir a vossa ajuda e opiniões, tenho 3 discus doentes, apresentam alguns sintomas que me deixam preocupado eles estão escuros, tem um muco viscoso e esbranquiçado em algumas zonas, as guelras brancas, olhos opacos, as barbatanas juntas ao corpo, deixo uma fotos para poderem ver melhor, os 3 discus apresentavam estes sintomas, mas 2 deles já estão melhores, ate a 2 dias a traz não vi nenhum deles comer, mas hoje os 2 que já acho melhor já comeram, a única alteração que notei foi há 5 dias um quebra de temperatura devido a um dos termostatos ter pifado, a temperatura baixou ate aos 22º, agora encontra-se nos 27º. ontem comec…
-
- 5 replies
- 1.2k views
Bons dias!! Precisava muito da vossa ajuda...tenho 3 escalares no meu aqua (inicialmente 5 mas 2 já morreram), que estão com umas manchas brancas muito esquisitas...parece que em certas partes do corpo deixaram de ter escamas....alguém sabe do que se trata e como combater? Já tentei colocar Esha 2000, mas confesso que não foi com grande sucesso.... Obrigado, JG
-
- 21 replies
- 2.6k views
Boas! Mais uma vez precisava de ajuda... Tenho um discu num aqua comunitario que anda ás voltas muito depressa paralelo ao chão.... e depois faz uma "corrida" no aqua todo umas 5 ou 6 vezes um metro mas numa velocidade enorme.... Desparazitei á coisa de 3 ou 4 semanas com flagyl.. tenho a temp a 31... Quem puder ajudar agradeço! um abraço!
-
- 3 replies
- 983 views
Boas, Estive fora da aquariofilia durante uns bons meses por causa do bodyboard, mas já arranjei maneira de os conciliar. MAs deixei os peixes ao cargo do meu pai, totalmente. E ele é daqueles que inventa para aqui e para ali e só faz procaria. E o caso é o seguinte. Os meus 3discos estam num aquário de 136L, um com cerca de 11-12cm que chegou a fazer posturas com outro de 9-10cm, e o terceiro tem cerca de 7cm. O maior á primeira vista está saudável, mas as fazes estam quase totalmente trasparentes. O médio está escuro, com fezes quase totalmente trasparentes e as barbatanas ruidas. E o mais pequeno está encolhido e um pouco magro. Agora gostaria de saber que…