WavePhase

.Membro Ausente
  • Content Count

    258
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Community Reputation

0 :)

2 Followers

About WavePhase

  • Rank
    Super Membro Júnior
  • Birthday 08/24/1982

Contact Methods

  • MSN
    WavePhase@hotmail.com
  • ICQ
    0

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Lagos (Faro)
  • Localização
    Lagos

Recent Profile Visitors

1,617 profile views
  1. WavePhase

    WavePhase

  2. WavePhase

    Nano da costa

    Obrigado por todas as tuas opiniões,este pequeno projecto ainda vai levar o seu tempo pois vou adquirindo os materiais aos poucos,isto alturas de Natal estouram com as economias todas ehh
  3. WavePhase

    agua do mar

    Boas,aqui vai uma resposta nula,eu vou buscar todos os meses 90 litros de água do mar...e até á data nunca tive problemas,também nenhum policia me abordou,mas não tenho tido qualquer conhecimento de tal proibição,agora se fôr para colectar água aos metros cúbicos lol ai não sei se embirram.
  4. WavePhase

    Nano da costa

    Sim,realmente por uma questão de estética a coisa não fica lá muito bonita não,mas nesse caso iria exigir mudanças maiores nas tpa´s,só iria mesmo para o escumador mesmo naquela de maior segurança mais nada. Obvio que ao ser um volume pequeno de água,torna mais facil uma tpa grande mais acessivel,é um caso a pensar sim
  5. WavePhase

    Nano da costa

    Boas,Obrigado pela excelente opinião,no meu caso,não vou usar sump,terei mesmo de comprar um escumador,as tpa´s não são problema,pois é como dizes,é um aquário pequeno,mesmo no meu aquário principal de 200 litros eu faço tpa´s quinzenais de 20%,como tenho mar perto,posso me dar a esse luxo,a rocha iria mesmo usar rocha morta e não da costa por esse mesmo motivo,e a areia seria sim,a da praia. A tua opinião não difere muito do meu plano eheh.
  6. Boas,pois é o seguinte,tenho um salgado de 200 litros há já 5 anos,aquário atulhado de corais,dois palhaços,um yellow tang e um six line wrasse,tudo em ordem e controlado,mas agora deu-me assim uma pancada para tentar um nano de 50 litros brutos mas com animais da costa,a ideia seria colocar apenas camarões,burriés claro,eremitas e um gobio ou dois da costa apenas e tentar talvez uma anémona. Gostava de opiniões de malta que tenha experiência em animais da nossa costa,tal como que tipo de rocha devo colocar,a temperatura da água e que tipo de iluminação para uma anémona neste caso,escumador,já vi uns pequenos para este tipo de aquários,em relação á temperatura no verão,tenho solução,que é o que faço neste momento,uso uma calha de ventoinhas de pc e siga. Vivo a 5 m do mar,faço pesca submarina e esta bicharada não me é estranha nem nada,mas gosto sempre de reunir o máximo de informação possivel antes de avançar.
  7. Sim,tens razão,foi em parte por isso e pelos peixes estarem bem que ponderei outras hipoteses.
  8. Ora, tenho novidades, comprei um teste novo e da Sera, só por via das dúvidas, eis que com o novo teste a amónia está a zeros, moral da história, o antigo teste azedou, agora não sei se por causa dos calores que têm estado ou porque já estava aberto há algum tempo. Uff ao menos já estou bastante aliviado.
  9. Boas, sim sei que o escumador não possui essa função, mas como é um aparelho que não se limpa todos os dias, costuma criar depósito de sedimentos no seu interior, a única coisa que me ocorre, tirando o teste estar estragado, é a falta de aspiração do areão ão na parte de traz do aquário, é que no verão coloco ventoinhas para arrefecer a água, e não costumo aspirar nestes meses essa zona por causa do difícil acesso, mas em anos anteriores nunca tive problemas com isso.
  10. Boas,já há algum tempo que não posto aqui nada,mas há coisas assim para o frustrantes,que é o meu caso,tenho um salgado de 200 ltrs brutos,que com a rocha viva toda,deve ter uns 160 a 170 ltrs reais,tenho apenas 4 peixes e muitos corais moles,já tenho este setup á coisa de 5 anos,nunca tive problemas nenhuns,tive sempre o aquário estabilizado e controlado sem grandes coisas,faço as TPA´s de duas em duas semanas,religiosamente na quantidade de 40 litros,faço uma mistura com água natural e água artifical e até á data tem estado tudo impecável. Acontence que há coisa de pelo menos uns dois meses para cá que no teste de amónia me acusa SEMPRE 0,5 mg de amónia num teste da Sera,já fiz o teste há água da torneia,á água que sai do aparelho de osmose e á água natural e está sempre tudo a 0,tudo indica que é do áquario,mas numa tentativa de controlar a situação,num dia fiz a TPA tipica dos 40 ltrs,e no dia seguinte fiz outra de 60 ltrs,toca de fazer o teste e os valores continuam exactamente os mesmos,os tais 0,5 mg...epá eu já nei sem o que pensar,não tenho nada morto no aquário,pelo menos que consiga ver,os peixes e corais estão excelentes,já lavei o escumador,neste ultimo mês tenho diminuido a alimentação dos peixes...Amanhã vou tentar comprar outro teste pois já estou a dar em doido,sei que tudo indica para problemas no aquário em sim,mas este teste já está aberto há algum tempo e talvez seja já o meu desespero a querer culpar o quimico... O que acham que possa ver???
  11. WavePhase

    Ampulária em ph 5.5

    Já fiz em tempos,criação de ampulárias,fazia exactamente o mm sem qualquer problema,para mim fazer tpas num aquario tão pequeno e com animais que sujam tão pouco,não tem muita lógica,pois 10 ou 20% de agua da tps é insuficiente para diluir seja o que fôr em tão pouco volume,o que iria acontecer seria uma subida crescente de amónia,e toda a gente sabe que estabilizar um áqua tão pequeno é só dor de cabeça,para mim é preferivel substituir a água toda,nem que seja várias vezes por semana,pois 20 litros é uma questão de 10 minutos a substituir.E por ser sem substrato facilita a muda,e como já disse anteriormente, fiz o teste com as pedras e a não ser por magia que o ph num copo me baixa para 6.5 numa noite e no outro copo sem nada,que o ph se mantenha a 7. A alimentação que dou aos bichos é minima pois comem pouco obviamente. eu culpabilizo principalmente as pedras porque fiz o teste e vi com os meus olhos,e a ffalta de movimentação da água,pois desde que coloquei um fitro que com bomba que o ph está estabilizado nos 6.5. Ter em conta que tenho uma cocha e adicionei tb um pedaço de esqueleto de coral o que deveria subir o ph,coisa que não acontece. Mas obrigado a todos pelas opiniões,cá estamos para isso
  12. WavePhase

    Ampulária em ph 5.5

    Aqui está!! As ampulárias apresentam um crescimento muito bom e sem problemas nas conchas...
  13. WavePhase

    Ampulária em ph 5.5

    Eu fiz a experiência num copo com apenas água e noutro com água e a pedra, deixei os copos durante a repousar, fiz os testes na manhã seguinte e no copo com a pedra o ph desceu para 6.5. O setup não é nenhum lol, o aquário é de apenas 20 litros e só com ampularias, todas as semanas tiro a água toda e coloco nova. Não tenho substrato, apenas as ditas pedras e plantas. Mas desde que coloquei a bomba a movimentar a água, o ph subiu ligeiramente.
  14. WavePhase

    Ampulária em ph 5.5

    Sim,tb achei estranho,mas fiz o teste e realmente baixaram,o ph da agua da torneira é de 7,o kh é baixo,cerca de 2,mas já tive um comunitário de agua doce e nunca tive problemas com baixas de ph,aliás,quando tive discus ai é que baixei o ph deliberadamente com troncos,mas agora com esta situação é que fiquei parvo,desde que coloquei uma bomba a movimentar a agua que o ph subiu para 6.5,lol mas enfim,estou a culpar as pedras,são umas pedras acastanhadas tipo "macias",parece que estão a largar constantemente sedimentos. Neste mm aquário fiz criação de guupys só para a brincadeira e usei claro a mm agua e o ph sempre se manteve estável,a unica coisa que está diferente desta vez foi mm a falta de movimentação de agua e estas pedras,por isso...eheh bruxaria.
  15. WavePhase

    Ampulária em ph 5.5

    Boas,não tenho folhas mortas e mudo a agua todas as semanas,pois é um aqua pequeno,fiz o teste e descobri a causa,a primeira é que a agua estava parada e a acomulação de co2 fez baixar o ph,meti uma bomba a movimentar a agua e o ph subiu um pouco,entretanto ontem á noite deixei um copo com agua e uma pedra das que tenho no aqua,e de manhã fiz o teste,e o ph já tinha descido para 6.5. Resumindo,tenho de substituir as pedras,não esperava que estas pedras alterassem o ph,pois foram apanhados numa ribeira.