DOENÇAS
Testes, aditivos, tratamentos, quarentenas e alimentação em geral. Sempre que puderes coloca fotos , faz uma descrição pormenorizada do problema, coloca o “set up” e rotina de manutenção do teu aquário e a data de montagem. Apresenta resultados dos testes (temp., pH , amónia, nitritos, nitratos, alcalinidade) que deves sempre fazer primeiro. Opiniões objectivas e fundamentadas sobre marcas
398 topics in this forum
-
- 0 replies
- 869 views
Formulário para doenças: Basta fazerem copy /paste para o vosso tópico, e preencherem o mais possível o formulário. Decerto que assim se torna muito mais fácil de obter ajuda, não só em termos de rapidez como de resolução mais acertada do problema. Formulário para a descrição detalhada em caso de doença no teu aquário
-
- 59 replies
- 75.4k views
DOENÇAS MAIS COMUNS EM DISCUS : DIAGNÓSTICO SIMPLIFICADO E TRATAMENTO Introdução Como a maior parte dos aquariofilistas não possui um microscópio em casa , a observação cuidadosa dos Discus permite com algum treino diagnosticar presuntivamente a maioria das doenças nestes peixes , até porque são peixes resistentes, ao contrário da ideia que tem grande parte dos aquariofilistas . Os Discus “pedem “ a nossa ajuda manifestando alterações de comportamento e do aspecto físico muito exuberantes nesta espécie. O tratamento empírico é o mais comum , mas deve ser alicerçado num conhecimento mínimo das doenças e da fisiologia do peixe. Este conhecimento pode ser obtido …
-
- 0 replies
- 798 views
Pessoal, essas manchinhas apareceram na nadadeira direita do meu Texas Blue há 3 dias e estão me preocupando. Não parecem estar em cima da nadadeira, mas é como se estivessem dentro dela. São manchas turvas que não parecem a doença do algodão ou Íctio, com aquele aspecto sobressalente. O comportamento dele está normal, nada que aponte para algo sério. O que pode ser isso? *ver nadadeira direita nas imagens Obrigada Enviado de meu LG-H422 usando o Tapatalk
-
- 1 follower
- 0 replies
- 729 views
https://www.aquariofilia.net/forum/topic/258033-doença-discus-sul-americano-360l/
-
- 25 replies
- 6.3k views
INFORMAÇÕES GERAIS DO AQUÁRIO : Dimensões do aquário: 150 x 50 x 60 Volume: 450l Filtro(s): JBL CristalProfi e901 greenline ( vou comprar o segundo na proxima semana) Matérias filtrantes: Esponja, cerâmicas, lã, filtro UV 9W Iluminação: 1xHiLite Day 1047 mm/54 Watt 1xHiLite Nature 1047 mm/54 Watt PARÂMETROS DA ÁGUA: Temperatura da água (ºC): 30°C pH: 7.4 Amônia: 0,1 Nitrito: 0 Nitrato: Não tenho como testar vou tentar arranjar para amanha TPA's (Trocas Parciais de Água): 80l 1x por semana INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS: Fauna: 8 Discus stendker…
-
- 1 follower
- 3 replies
- 1.1k views
Boa pessoal, Preciso da vossa ajuda porque tenho um Discus doente e já não sei bem o que fazer. Tenho 5 discus (1 grande e 4 pequenos) e um dos pequenos adoeceu recentemente. Os discus mais pequenos foram introduzidos no aquário há cerca de 5 semanas e alimentavam-se todos bem até há semana atrás, sensivelmente, quando um dos pequenos começou a esconder-se nas plantas (era perseguido e bicado por alguns dos pequenos - tentei mudar o layout do aquário e resolveu temporariamente) e a não comer (ou comia e deitava para fora a comida). Como passou uma semana com o dito padrão decidi transferi-lo para um aquário de quarentena mas não sei se foi a melhor decisão porq…
-
- 0 replies
- 949 views
Preciso azul metileno alguém sabe como arranjar , sou de cascais
-
- 15 replies
- 12.5k views
Boas pessoal Alguem me sabe dizer onde é que posso encontar azul de metileno à venda? Já procurei em Farmacias e Drogarias e nada.
-
- 3 replies
- 1.1k views
Boas, Tenho este belo discu, com um buraco numa barbatana como podem observar. É algo que creio já ter algum tempo, muitas semanas creio, mas que lentamente tem vindo a piorar. Reconhecem pela fotografia, a origem do problema? Serão parasitas externos? Obrigado Foto:
-
- 16 replies
- 1.7k views
Boa tarde pessoal desde ontem à noite que um dos meus Discus tem estado a defecar de forma esquisita, Comecei agora a tarde a aplicar tratamento com o esha hexamita. O que acham que pode ser e será crítico ? E que ele come super bem como podem ver não está magro. Alimento c Artemia congelada, papa de discus, granulado sera e flocos da tropical d-allio plus. Estou também a adicionar (pela 1ª vez)sera fishtamin a artemia congelada que vou dar agora. Fico a aguardar pessoal , Abraço . Diogo Rosa Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
- 7 replies
- 2k views
Boa noite. Peço desde já desculpa por ter sido tão directo e objectivo no titulo desde post. A realidade é mesmo essa. Tenho um disco que até agora sempre teve um desenvolvimento impecável e agora de um dia para outro deixou de comer e diariamente defeca branco e gelatinoso. Comecei há 5 dias a colocar no aquário 500mg de Metronidazol, desfazendo os comprimidos. Mas nada se alterou. O tratamento é eficaz mesmo que o peixe não coma? É que não noto diferenças nenhumas com o tratamento até agora - devo manter, dar mais tempo ou alterar tratamento? Obrigado a todos
-
- 4 replies
- 1.2k views
Quando os comprei á umas 3 semanas pareciam estar bem, depois no dia seguinte reparei que estavam a fazer coco branco e não comiam e depois é que reparei que estavam bastante magros, tratei com hexamita 2 vezes, com intervalo de 3~4 dias e mudanças apropriadas com uso de carvão ativo no final, e fishtamins durante a noite(tirava o carvão) e agora apenas meti 1 colher de sopa de sal para 50L Eles andam muito escondidos e com cores muito escuras mas quando ninguém está perto eles estão com as barbatanas abertas, em grupo e com cores claras, mas mesmo assim ainda não os vi comer, porque quando estou perto eles escondem se, mas parecem estar mais gorditos, mas continuo a ver …
-
- 5 replies
- 2.1k views
Boa noite, tenho um molys mármore que está a ficar mais branco,já é a 2ax que me acontece algo igual e não estava a conseguir detectar. Ele está a ficar sem escamas em algumas zonas dai eu achar que estava mais branco e mais magro.como posso tratar ? Será bactéria ? Fungo ?Há 1 mês para cá tive cerca de 10 baixas num espaço de 2meses; um com o mesmo sintoma e os outros peixes iam perdendo a cor e ficando acinzentados Os níveis da água estão ok, faço toas com regularidade. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
- 0 replies
- 1.2k views
Boa tarde, No espaço de dois dias o meu Oscar ficou neste estado. Tenho estado com atenção ao aquário para ver se algum peixe o atacou e nada. Ele é que ainda neste estado continua a perseguir os outros. Alguém com Oscares já teve algo parecido?
-
- 2 replies
- 1.1k views
Boas pessoal. Estou com um problema num discu que anda de cabeça para cima e está um pouco inchado, tenho outros discus no mesmo aqua e estão todos bem. Verifiquei os níveis de no2 e no3 e estão a 0. Fiz uma pastilha de flagyl para cada 50 litros, de resto não sei mais o que fazer. Alguém me pode dar umas luzes para eu solucionar o problema?
-
- 22 replies
- 12.9k views
Boas! tenho um discu que tinha parasitas ... e utilizei fluvermal para o tratar o que acontece é que passado uma semana ele continua com fezes brancas... e hoje anda sempre com a cabeça para cima da água... e com uma nataçao muito esquesita mas sempre com a cabeça para cima... apercebi me disto e fiz o tratamento com o esha 200 hoje foi o primeiro dia.... mas ela continua assim... Alguem me pode ajudar?! agradeço um abraço
-
- 1 reply
- 947 views
Boas pessoal, Hoje verifiquei que o meu ciclideo joia estava tal como na foto. Desconfio que seja Ictio... Alguém confirma? Cumps http://imageshack.us/photo/my-images/21/y3uj.jpg/
-
- 12 replies
- 5.8k views
Boa noite,tenho no meu aquario 2 oscar, e um deles deixou de comer e não sai do fundo,está com respiração afogante e um pouco pálido. Alguém sabe o que se passa? Obrigado,Bruno
-
- 1 reply
- 1.4k views
Olá pessoal, Estive a ler vários tópicos aqui no fórum mas nenhum me conseguiu dar uma resposta concreta. Tenho um escalar num aquário de 90L que parece ter perdido completamente o equilíbrio, nada muito mal (está completamente descoordenado) e quando decide desistir do esforço cai a pique no fundo do aquário de barriga para cima. Ele estava óptimo ontem, hoje de manhã acordei para encontrá-lo no fundo do aquário. Não me parece estar inchado, e o facto de não se equilibrar como deve ser na coluna de água leva-me a pensar que possa ser um problema na bexiga gasosa. A respiração está normal mas ele não tem muita vontade de comer. Há hipótese de salvar o meu …
-
- 9 replies
- 1.7k views
Boas, Tenho um ramirezi que começou a ganhar uma espécie de infecção na base da barbatana direita (não parece afectar a guelrra, mas é difícil de ter a certeza). Está num aquário plantado com 120x50x60 juntamente com outros 3 e uma cria que já nasceu cá. Nenhum dos outros apresenta qualquer problema. A respiração está normal, come normalmente, nada normalmente... Estive a pesquisar, mas não consigo encontrar nada parecido. Alguem tem alguma ideia do que se trata? À falta de algo mais específico, estou a pensar tratar com eSHa 2000. Parametros: Temp: 27º Ph: 6.8 Nitratos: 10mg/l Nitritos: 0mg/l Fotos: Cumps. P.S.: Não é barbatana dor…
-
- 0 replies
- 973 views
Boas. Tenho um discu adulto com qualquer coisa branca agarrada que parece sair de dentro do corpo. É um aquário comunitário, 240L, a 30º. Junto deste disco tem mais 3, também adultos, e alguns peixes pequenos. Todos os outros peixes aparentam estar normais. O aquário já se encontra estabelecido há alguns anos, com mudas de agua menos periódicas que o desejável Será que alguém me pode ajudar a identificar o que se passa e quem sabe indicar qual o tratamento? Obrigado desde já pela atenção! Fotos não é fácil tirar melhor que as que disponibilizo!
-
- 1 reply
- 1.2k views
Boas pessoal , tenho 5 discus com cerca de 10 cm e ante-ontem um deles andava de barriga para o ar e nao se conseguia aguentar no fundo (isto do nada pois no dia anterior estava bem) houve um momento que ele ficou com a boca fora de agua e mal respirava , mas deixei-o estar la , os outros estavam normais . Ontem ja estava tudo bem , nadava normalmente , comia normal e a cor dele ... esta tudo bem agora , o filtro estava com pouca oxigenação acham que esse foi um dos motivos de provocar esta situação ?
-
- 10 replies
- 2.3k views
Boas. Será que isto indica que tem parasitas internos? Eles tem comido bem e de tudo, mas recentemente tive uma baixa de Escalar, não sei se terá relacionado com parasitas ou não... Obrigado!
-
- 13 replies
- 3.2k views
Viva, Sou novo no forum mas velho no mundo destes bixos. Tenho um peixe com problemas e estou a precisar de umas dicas preciosas dos experts no assunto. Começo por confessar que nao tenho sido cuidadoso nos ultimos anos. Já vao longe os meus tempos áureos da aquariofilia, quando tinha varios aquarios equilibrados e bem povoados. Acabei por motivos familiares de deixar os aquarios entregues "à bixarada" e nos utlimos 2 ou 3 anos quase so mudava a agua 3x por ano. Isto para dizer que o que se salvou daqueles tempos foram apenas 1 escalar diamante e 1 corydora. Os mais valentes por assim dizer. O cory é um valente, nunca esteve doente e está sempre activo, independ…
-
- 0 replies
- 1.1k views
Boa noite, Esta tarde comprei um escalar a um membro do fórum. Fui buscar o escalar e mais duas plantas. Fui buscar o escalar de mota (acelera e coloquei o escalar dentro do banco, pois como fica por cima do motor da acelera nem arrefeceu muito a temperatura da agua). É normal o peixe quando chegou a casa estar stressado eu sei disso, mas o problema que me deparo é: 1- o peixe ainda não comeu nada, nem artémia, nem flocos. 2 - O peixe tem uma barbatana lateral fechada, só muito raramente a mexe e quando mexe é para fugir de outros escalares. Será que o peixe se mago-ou no transporte ou será outra coisa? O escalar é adulto. Ser for doença tenho med…
-
- 5 replies
- 1.8k views
Boas, acabei de chegar ao pe do aquario e vi um dos meus discus com a barriga super inchada, todo torto virado ao contrario sem conseguir nadar bem. O que posso fazer agora e rapidamente? Aguardo uma resposta! Cumprimentos
-
- 13 replies
- 2.9k views
Boas. Precisava de uma ajuda na identificaçao deste problema, a ver se consigo fazer alguma coisa para o discu melhorar...
-
- 1 reply
- 1.6k views
Boa tarde! Hoje observei no meu aquário que surgiu umas manchas brancas nas minhas ''Molinésia preta'' Tenho duas e está com essas manchas. Oque devo fazer? Segue vídeo para ver os detalhes... http://www.youtube.com/watch?v=hYipQ95_7VQ
-
- 3 replies
- 1.7k views
Boas caros Membros, Ontem comprei um casal, não vinham assim muito bem, pois o seu ex dono nao sabia assim grande coisa sobre Discus, mas como o preço era muito bom fiquei com eles. O macho é um Turquoise red e a femea é uma curipera assim um bocado para o selvagem, e ela ja veio com os olhos pretos, gostaria que alguem me pudesse explicar o que é ou entao se isso pode ser normal, porque eu vi num comentario sobre discus que as unicas ipoteces de cor de olho era vermelho ou amarelo. Obrigado, CumpZ
-
- 7 replies
- 2.5k views
Boa tarde pessoal Á 1 mês atrás o meu marido comprou um casal de ramirezis azuis, muito bonitos mesmo. Tudo têm corrido bem, alimentam-se bem, nadam bem, no entanto acho que o machoñão gosta muito da f~emea pois ela mal se aproxima dele, este dá-lhe logo uma corrida pra bicar ou afastá-la, mas até aí nada de anormal notei. Ontem ao fim do dia quando fui deslizar a luz, reparei que ele estava com a cor azul muito forte, por acaso achei-o bem giro, mas reparei que estava mutio parado, pois quando me aproximo do aquário eles pensam que é pra comer e todos vem para perto do vidro onde estou, no entanto pensei que estava tudo bem e apaguei a luz... Hoje de manhã qua…
-
- 3 replies
- 1.5k views
Boas Amigos. Gostava em primeiro lugar de dar os parabens pelo forum porque já me ajudou antes de ser membro e vinha aqui ler as opinioes das outras pessoas e realmente ajudou. Agora. Tenho um escalar que tem o rabo a desfazer-se e nada de forma descordenada que até fica de barriga para cima. já o pus num aqua hospital e comecei o tratamento com backtopur. comecei este tratamento porque já tive problemas com outro escalar que estava igual, apenas tinha os mesmos sintomas, mas estava direito no aqua. fiz esse tratamento e ele melhorou. já li aqui que poderá ser bexiga nadatoria(se estou a dizer bem o termo). ele fica muito na tona da agua e por vezes encontro-o …
-
- 2 replies
- 2.1k views
Olá, venho colocar aqui uma dúvida..... Tenho um escalar enorme, todo preto com olhos vermelhos, mau como as cobras!!!! Na altura k o comprei, pequeno, tinha no aqua 12 smoke que ele rapidamente tratou de se livrar de todos, um a um..... Nunca mais coloquei escalares no aqua. Com a perserguição constante k ele fazia aos outros peixes tive de me impor, comprei uns barbos para porem ordem no aqua. Agora alguem me explica se esta espécie preta de olhos vermelhos é assim tão má? Gostaria de tentar novamente colocar outros escalares, mas acham possivel? o aqua tem 1.5cm Obrigada
-
- 5 replies
- 3.2k views
Bom dia, Após pesquisar por aqui no forum, por os mesmos sintomas que o meu escalar tem, sempre que li um tópico, nunca se chegou a uma conclusão positiva, o salvamento do peixe. Após os meus escalares terem feito uma postura, (e penso que o problema tenha sido esse mesmo, utilização de azul de metileno no comunitário), já me morreram duas coridoras albinas e ontem reparei que o meu escalar macho reprodutor está sempre com a cabeça para cima e sempre no topo do aquário. Vejo também que o corpo deixou de ter aquele brilho de um escalar zebra. Ontem fiz uma TPA de 60 litros, e tentei dar comida, todos os outros escalares comeram menos este. O Aquario tem…
-
- 2 replies
- 1.6k views
Olá! Morreram dois acaras bandeira meus... sem motivos aparentes... apenas pararam de comer e um deles ficou com as nadadeiras bemmmm pouquinho roidas... agora tenho mais um que nao está querendo comer... estou tratando agora todos os outros inclusive o que nao quer comer, com Bacter da Alcon... já está no 3 dia de tratamento... e nada de melhora... AJUDEM POR FAVOR!!!!!!
-
- 5 replies
- 2.7k views
Boas o meu aquario tem as seguintes caracteristicas: capacidade: 216L 2x aquecedores de 300w (tenho um de cada lado para manter a temperatura equilibrada do aquario todo a 29º) Filtro Eheim 2217 Ph: 6,5 Fauna: 4 Discus 19 cardinais 2 ramirezis 4 corydoras panda 2 corydoras albinas E o que se passa é o seguinte, eu comecei com os dicus primeiro pus 2 e um mes depois introduzi outros dois e agora um dos maiores tem-se escondido mais e pouco sai do seu esconderijo atras das plantas e isto tem sido assim nas passadas duas semanas, que assim que notei tomei logo certas precauçoes, fiz uma tpa de cerca de 30% e dei fluvermal pensando que eram parasitas vis…
-
Members
No members to show