de ficar maluco...


fuzi

Recommended Posts

boas pessoal.

 

bem hoje estive de olho nos meus discus pois um deles estava com um comportamento estranho...estava inclinado com alguns tremores...entretanto outro junta se a ele e inclina se tambem batendo com muita força as barbatanas...á primeira

 

vista pensei que era parasitas externos,depois passou me pela cabeça que pudesse ser uma postura(até fiquei contente :S) mas mais tarde vim a verificar que o primeiro estava com uns pontos brancos e esfregou se numa planta.

 

:/ está escuro e com pouca vontade de comer ja iniciei tratamento com esha 2000 e coloquei 2 colheres de sal.Alguem me pode ajudar com algum procedimento?

 

ps: so em facto de curiosidade ...um discu externo a este acontecimento estava a dar umas trincas ao de leve no discu doente ...parecia até que o tentava ajudar,até pode parecer estupido o que estou a dizer mas deu me a entender que estava a "petiscar" as pintas brancas.

Editado por fuzi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, como estão os paramentros da tua água?

Se o primeiro estiver doente é normal que o outro pressinta e o debique, é a natureza a funcionar.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

O facto de por vezes os discus se coçarem na decoração, não quer dizer que devas colocar logo medicamentos!

 

Coloca lá os parametros da água e coloca uma foto dos peixes!

 

Os discus quando estão para fazer a postura também ficam escuros...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temp: 30ºC

pH: 7

NO3 e NO2 - estão estáveis quase sem nada até porque ando em cima das tpa´s.

 

eu nem sequer falo dos parametros porque sei que está tudo ok.

 

a situação da postura passou a ser nega a partir do momento que vi as pintas brancas.

 

quantas colheres de sal posso pôr por dia?

 

mais ideias?

 

obrigado

Editado por fuzi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

à pouco esqueci-me! quando estão para fazer postura também comem menos, e a femea até pode deixar de comer...

 

Quanto ao sal, podes colocar uma colher de sopa bem cheia por cada 50 litros. uma vez por dia...

ou sempre que fazes tpa's, repondo em proporção com a mudança da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Na minha opinião, e visto que não tens valores "anormais" na qualidade da água, é deixar o esha2000 actuar.

 

Quanto ao sal eu não teria posto, visto que já tinhas adicionado o esha, mas se já meteste deixa estar.

 

A dose que uso é de 1 colher de sopa para cada 50 litros.

 

Vai seguindo a situação e relata alterações que tenhas.

 

Cump's

 

(P.S post mudado para o sub-forum correcto, Doenças :) )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas respostas pessoal :)

 

o sal pus antes de iniciar o tratamento ,poucas horas antes.

 

tenho estado a fazer o tratamento reforçado e não so aquilo que diz la...vou aguardar os 3 dias para ver e em ultimo caso continuarei por mais tempo.

 

mais uma vez obrigado a todos.

 

já agora vale a pena fazer tambem um tratamento com flagyl para os internos?

 

abraço

Editado por Nuno Fontela
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, se tem pontos brancos é ictio... o Esha não faz nada.

 

Fazes as TPAs com água aquecida? É possível que a temperatura tenha baixado significamente algures nestes dias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, se tem pontos brancos é ictio... o Esha não faz nada.

 

Fazes as TPAs com água aquecida? É possível que a temperatura tenha baixado significamente algures nestes dias?

 

 

com água aquecida não gosto muito derivado ao cobre,mas eventualmente poderá ter havido um choque de temperatura,o que me faz confusão é mesmo o coçar se e ficar de cabeça para cima a bater as barbatanas abanando tambem o rabo.

 

Tudo indica para externos visto que as fezes do mesmo estão de cor normal.

 

Boas

Se fosse eui subia a temperatura para os 33º aumentava a oxigenação da agua e aguardava se forem parasitas externos com a subida da temperatura poderas acabar com eles assim senão poderas utilizar o bactopur direct.

 

Cump.

Marques

 

 

é o que vou fazer aumentar a temperatura,mas neste momento vou acabar o tratamento com esha e depois logo se verá.

 

ps: aumentar a oxigenação da água so mesmo a flauta do filtro , porque pedras difusoras os meus discus não acham muita piada e ficam escuros num canto lol.

Editado por Nuno Fontela
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com água aquecida não gosto muito derivado ao cobre,mas eventualmente poderá ter havido um choque de temperatura,o que me faz confusão é mesmo o coçar se e ficar de cabeça para cima a bater as barbatanas abanando tambem o rabo.

 

Usa um condicionador de água que já não tens problemas, aliás, sempre que seja água municipal e não estiver em repouso 24h a 48h tens sempre de utilizar condicionador para anular o cloro e/ou metais pesados.

 

Pois parece que houve mesmo choque de temperatura, esse Discus apanhou uma "constipação". Agora em vez do condicionador e esquentador tens de dar remédios.

 

O "coçar se" é próprio do íctio.

O "ficar de cabeça para cima a bater as barbatanas abanando tambem o rabo" é próprio de postura.

 

Tudo indica para externos visto que as fezes do mesmo estão de cor normal.

 

Íctio é externo.

 

é o que vou fazer aumentar a temperatura,mas neste momento vou acabar o tratamento com esha e depois logo se verá.

 

Aumentar a temperatura SÓ não resolve. Ou melhor até pode resolver mas tens de contar com a ajuda do sistema imunitário do Discus, que pode estar comprometido. Mantém ESTÁVEL os 30º e usa Punktol da JBL ou semelhante. E para com o Esha que não está a fazer nada.

 

ps: aumentar a oxigenação da água so mesmo a flauta do filtro , porque pedras difusoras os meus discus não acham muita piada e ficam escuros num canto lol.

 

Chega e sobra. Só para casos drásticos de doses duplas ou Fluvermal concomitantemente com temperaturas de mais de 32º é que é necessário.

 

As melhoras...

Editado por Patuleia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sempre usei condicionador não pensei é que funcionasse com o cobre.mas pronto estamos sempre a aprender.

 

o discu continua preto mas aqueles pontos brancos em ar de "tufo" parecem estar a desaparecer,hj ja deu umas trincas na comida mas por vezes ainda se coça.

 

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sempre usei condicionador não pensei é que funcionasse com o cobre.mas pronto estamos sempre a aprender.

 

SERA aquatan® aglutina o cobre de imediato

 

Provavelmente, todos os condicionadores fazem o mesmo, eu uso este.

 

o discu continua preto mas aqueles pontos brancos em ar de "tufo" parecem estar a desaparecer,hj ja deu umas trincas na comida mas por vezes ainda se coça.

 

Mas são pontos ou são tufos???

 

Tem forma circular ou irregular?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei bem como explicar e quando ele/a os tinha não estava com maquina fotográfica.

 

ficava na barbatana dorsal um genero de ponto e outro na barbatana do rabo que estava meio solto abanando com os movimentos do peixe.

 

Agora está escuro só e fica por vezes inclinado para cima e por vezes para os lados :S

Editado por fuzi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei bem como explicar e quando ele/a os tinha não estava com maquina fotográfica.

 

ficava na barbatana dorsal um genero de ponto e outro na barbatana do rabo que estava meio solto abanando com os movimentos do peixe.

 

Agora está escuro só e fica por vezes inclinado para cima e por vezes para os lados :S

 

Epah... mas tem de ser tudo a saca rolhas? Cada vez que postas dás novas informações.

 

Vejamos, íctio caracteriza-se por pontos brancos e são pontos mesmo. E não são 2, são vários.

 

O ponto branco na barbatana caudal estava solto? Agora está inclinado para os lados??? Não consegues colocar fotos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

neste momento não vou tentar mais logo.

 

Não percebo o que disse para ter de ser tudo a saca rolhas ...á medida que vou vendo o comportamento dele vou falando.

 

edit: como em tempos ja tive peixes com ictio sei que não é...

Editado por fuzi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa lá mas ontem eram pintas/pontos, hoje são tufos e só 2.

 

Com base nas pintas/pontos e na tua confirmação de choque térmico, disse-te que era íctio, se já sabias que não era dizias logo, que não, eram 2 tufos e um deles estava pendurado na barbatana caudal.

 

Sendo assim acaba o Esha.

 

Já agora o que te levou a fazer a dose a dobrar?

Editado por Patuleia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o mau estado do discu...ha um ano atrás comprei um discu selvagem numa loja por estar em más condições e o comportamento estava parecido com este,so por dizer que o outro tinha internos e externos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas .

 

está um pouco melhor já não anda tão escuro ,visto que tinha estado mesmo preto mas não está de longe em perfeitas condições...era um comilão e agora não liga muito a comida.

 

hoje é o ultimo dia de tratamento amanha TPA de 50%.

 

Ps: nas fotos não da para perceber a 100% o estado dele ,mas está um bocado mais escuro do que na mesma.

 

 

pc180528.jpg w2816.png

 

pc180533.jpg w2816.png

 

pc180536.jpg w2816.png

 

desde já lamento pela qualidade das fotos mas é o que se pode arranjar.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem... passados estes dias e já com pouca esperança consegui manter os meus discus , é muito gratificante ver os bixanos a comer outra vez e as cores a aparecerem...foi mesmo um tratamento de choque mas se resistiram ao tratamento é

 

sinal que estão bem preparados.(não fossem eles da criação do sr jpqcastro :P)

 

Resumindo a situação cheguei a conclusão que tiveram tanto parasitas externos e internos...o discu que inicialmente estava doente foi melhorando mas como era de sperar passou a doença para os outros 3,foi ai que perdi quase a esperança

 

mas eis que depois de acabar o tratamento com esha 2000(5 dias com doses fortes) e com imensa falta de tempo por estar a trabalhar 16h por dia...inicio um tratamento com fluvermal(sem Tpa :S) e as melhorias foram do dia para a noite..

 

amanha vou comprar aquasafe porque ja acabou ,e vou proceder a mudança de 40% da áqua.

 

Um forte abraço a todos os que ajudaram e mesmo ao que não ajudaram fica o agradecimento pela visualização do topico porque é sinal que isto serve sempre para ajudar o proximo.

 

Feliz Natal ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais