Recommended Posts

Desafio Aquascaping Portugal - aquariofilia.net

1- Nome do Aquário

Audeō

2 - Data da montagem

07-10-2018

3 - Dimensões do aquário 

3.1 - Volumes bruto e útil

ILA - 45*30*30 - Vidro extra claro - L brutos / L úteis

3.2 - Estrutura/móvel

Móvel aparador 

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro

Hailea SL-306 500 L/h

4.2 - Termostato

---

4.3 - Iluminação/Foto-período

1 Calha de led's Twinstar 450S series / 8h

4.4 - Sistema de CO2

Kit co2 com extintor 2 kg, redutor de 2 manómetros, válvula solenóide, válvula de ajuste fino e Neo Diffuser CO2 S

4.5 - Outro equipamentos adicionais

--

5 - Substratos & decorações

5.1 - Substrato fértil

1 Saco de Neo Plant Soil 8L

5.2 - Decorações 

Red Moor Wood.

Ryuoh stone

6 - Fertilização

Macros Nitrogen; Phosphorus; Potassium;

Micros Iron Seachem: Trace da Seachem

7 - Fauna

---

8 - Plantas - Quantidade e espécie 

Aquaflora :

Anubias barter var. Nana 'mini mini' - 1x

Bucephalandra sp. Wavy Green - 2x

Eleochris sp. mini - 1x In vitro

Ludwigia sp. 'Mini Super Red' - 1x

Micranthemun "monte carlo" - 1x 1/2 In vitro

Ranunculus inundatus - 1/2 vaso dado pelo Ismael 

Rotala sp 'Green' - 1x

Rotala rotundifolia - 1x

Rotala sp 'Vietnam' - 1x

Staurogyne repens - 1x In vitro 

9 – Observações

9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura)

9.2 - Frequência das TPA's

10 - Fotos

IMG_20181010_223650.thumb.jpg.2257cfe9f1f70d056b1ffca354d6594b.jpg

IMG_20181010_223956.thumb.jpg.6423f591789079069225e6107085dcdd.jpg

Ora foi um desafio a aceite e um fim de semana muito bem passado, quer a preparar as coisas para a malta quer no dia da montagem. O pessoal esteve todo bem disposto, disponível para ajudar e correu como era de esperar. Conheci duas caras novas, o Pedro e o Ricardo Galante e é sempre bom rever amigos, com os mesmos interesses que nós. 

A montagem foi dia 7 e a viagem com o aquário correu bem, chegou tudo intacto, ficou em dry start até 3°feira dia 9, altura que consegui ter tempo para encher o aquário.

Por esquecimento depois de montado não agarrei o tronco a uma pedra, e quando enchi, distraída como sou flutuou obviamente daí arranjei uma pedra que cá tinha em stock e resolvi o problema, quando encharcar o tronco é só retirar, não há nada que não se resolva. 

Depois foi adaptar o inflow do filtro à pouca altura do aquário, que resolvi bem, não precisei cerrar nem cortar tubos, bastou colar com um bocadinho de super cola em gel, fica aqui uma foto. 

IMG_20181010_212324.thumb.jpg.b83fd72924575bdfac219b1a8873e24d.jpg

Achei que o filtro estava com circulação a mais para a dimensão do aqua derivado à localização possível do mesmo, pois verifiquei que remexia o substrato junto ao vidro, e lá se ia a monte carlo, assim coloquei a saída a 2/3 da capacidade, se é que me faço entender. 

Ontem dia 11 acabei de  montar o kit de CO2 que está a trabalhar com normalidade, após algumas dificuldades com a válvula de ajuste fino, que consegui resolver, só falta tirar mais logo uma foto frontal para vocês verem. 

A Iluminação tem estado ligada 10h, estou aqui a tentar entender como funciona um temporizador eletrónico, está difícil, lol. O CO2 está regulado para 2 bolhas por segundo mas está a trabalhar as 24h, por causa do mesmo problema. 

Até logo. 

• Gosto 4

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Gosto bastante deste Vera. O layout tem uma boa transição entre substrato, Rochas e plantas. Essas Rochas parecem que estiveram aí sempre, e as linhas criadas entre o substrato e a madeira produzem uma boa quantidade de espaço negativo. Que é algo que as pessoas continuam a ignorar, este espaço vai fazer um bom contraste com as área plantada, proporcionar espaço aos peixes para nadar e ao mesmo tempo fazer com que o layout não está muito apertado que é o risco que normalmente corremos com aquarios mais pequenos. As plantas tambem me parecem muito bem escolhidas, agora é só crescer. Boa sorte.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Vera,

Vês, ficaste aí com uma montagem à maneira! Foi um vira e mexe pedra o dia todo até que isso ficou bem, cada pedra tem um lado mais favorável e tu conseguiste isso mesmo com o que tinhas disponível.

Agora é ver crescer e deixar as plantas adensarem para dar outra dinâmica ao layout.

CO2 24h/24h?! Não te entendes com o temporizador ou a solenoide não está a fechar? Que temporizador estás a usar?

On 10/10/2018 at 21:31, Vera Santos disse:

e lá se ia a monte carlo

Olha lá que isso deu muito trabalhinho, esse tapete tem de ficar intacto até enraizar! 

Força nisso

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Obrigado Bruno.

Não sei se terá peixes.... Vamos ver o que dá. :my_tongue:

Quando acabei o hardscape, estava na dúvida se ia resultar ou gostar do resultado final mas depois de o plantar gostei. 

Obrigada Ismael. 

A escolha de plantas para mim foi adequada, não são plantas difíceis mas cometi um erro, devia ter pedido menos espécies e mais 1 vaso de certas plantas. Fiz confusão com a quantidade de plantas que podíamos usar mas não faz mal que com as podas componho as moitas lá trás. 

Temporizador pah, que controla a iluminação, regulamos as horas a que devem estar ligadas às luzes e eu normalmente na mesma tomada(do temporizador tenho o CO2. 

Aquilo para funcionar tem uma pilha, fui ao chinês e não a tem, depois tenho de o programar. Não sei como se faz. 

15393661724057666701673519231928.thumb.jpg.d9bfb462ce11ed81359cfff3c31a7762.jpg

Dia 3 - 11 OUT

IMG_20181011_230508.jpg

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
há 1 hora, Vera Santos disse:

Obrigado Bruno.

Não sei se terá peixes.... Vamos ver o que dá. :my_tongue:

Quando acabei o hardscape, estava na dúvida se ia resultar ou gostar do resultado final mas depois de o plantar gostei. 

Obrigada Ismael. 

A escolha de plantas para mim foi adequada, não são plantas difíceis mas cometi um erro, devia ter pedido menos espécies e mais 1 Vado de certas plantas. Fiz confusão com a quantidade de plantas que podíamos usar mas não faz mal que com as podas componho as moitas lá trás. 

Temporizador pah, que controla a iluminação, regulamos as horas a que devem estar ligadas às luzes e eu normalmente na mesma tomada(do temporizador tenho o CO2. 

Aquilo para funcionar tem uma pilha, fui ao chinês e não a tem, depois tenho de o programar. Não sei como se faz. 

15393661724057666701673519231928.jpg

Controla a ilumicação? Tipo dimmer?? Ou é só temporizador?

Partilhar este post

Link para o post
Controla a ilumicação? Tipo dimmer?? Ou é só temporizador?
Não, não é dimmer, só temporizador.

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

• Votar + 1

Partilhar este post

Link para o post

Olá Vera,

No domingo não tive oportunidade de ver como tinha ficado o teu layout. Mas gosto bastante. Está muito harmonioso!

Mas fiquei muito curioso com o nome que lhe deste. Pode-se saber qual o significado que tem para ti Audeō, ou é algo pessoal e intransmissível? 😄

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Layout bonito ver e bem plantado.

Vai dar um aquario muito interessante.

Parabens

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
On 13/10/2018 at 00:43, Prpmd disse:
Olá Vera,
No domingo não tive oportunidade de ver como tinha ficado o teu layout. Mas gosto bastante. Está muito harmonioso!
Mas fiquei muito curioso com o nome que lhe deste. Pode-se saber qual o significado que tem para ti Audeō, ou é algo pessoal e intransmissível?

Boas, ainda bem que gostas, o nome significa arriscar, desafiar, atrever-se aventurar-se, enfrentar, ousar e mais especificamente utilizei o verbo no presente e na primeira pessoa, kkkkk. Porque no fundo é um desafio que estou a fazer principalmente a mim mesma, vamos ver se tenho unhas para o levar a bom porto.

Boas Luís, obrigada, estou a gostar de olhar para ele, tranquiliza-me... Está simples, foi o possível com o material que me foi disponibilizado, e até superou as minhas espectativas, pois quando o estava a montar não estava com muitas esperanças no resultado. Mas estou muito satisfeita.

Deixo aqui uma foto geral já com água.
Falta um fundo translúcido para disfarçar o filtro.

Dia 6 - 14 OUT15abc889566fed1af5ecd08284c5a8e8.jpg

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

• Gosto 4

Partilhar este post

Link para o post

Muito bom, mais um para seguir. Acho que vai ser uma experiência muito interessante acompanhar estes vossos aquários.

Boa sorte e desfruta!...

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Obrigada C Mocho. 

Hoje fiz Tpa de 60%, tinha feito uma 6°feira, estava na dúvida se cortava a vietman a meio ou a 2/3 acabei por cortar a 2/3 mas a pergunta mantém se, a que altura vocês custumam cortar. 

É não estou a perceber o comportamento da Rotala Green, estão a crescer raízes nas laterais dos talos, e em vez de crescer na vertical, as raízes estão a obrigá-la a curvar para o substrato, estou a achar estranho... Isto é normal??? 

Fica aqui uma foto do antes

IMG_20181015_164230.jpg

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post

Uma folhinha branca a fazer de fundo fazia maravilhas, nas fotos.

Força nisso Vera

Partilhar este post

Link para o post
há 1 hora, Vasco Ferreira disse:

Uma folhinha branca a fazer de fundo fazia maravilhas, nas fotos.

Força nisso Vera

Pois vou providenciar, então e nada a dizer sobre a minha dúvida?? 🤔😪

Partilhar este post

Link para o post
há 2 horas, Vera Santos disse:

É não estou a perceber o comportamento da Rotala Green, estão a crescer raízes nas laterais dos talos, e em vez de crescer na vertical, as raízes estão a obrigá-la a curvar para o substrato, estou a achar estranho... Isto é normal???

Boas Vera

Para mim é por causa da luz! A planta não sobe porque não precisa de vir cá a cima para ter luz 😉

Ou seja, vai ter uma Rotala de tapete? 😄

PS: é a unica justificação que encontro, mas daqui a uns dias isso confirma-se ou não

• Haha 1

Partilhar este post

Link para o post

Sim, é normal algumas plantas de caule crescerem horizontalmente, mas depois logo crescem verticalmente, não te rales com isso, até é bom porque fica mais densa.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
On 12/10/2018 at 18:45, Vera Santos disse:

depois tenho de o programar. Não sei como se faz

Vera vê este vídeo que talvez ajude, isto está em polaco ou russo, até podia estar em chinês que não percebia nada... Portanto desliga o áudio e acompanha só os passos do que o moço faz no vídeo e consegues programar isso 😉 

Se fores mais amante de leitura tens aqui este manual, está em espanhol! 

há 19 horas, Vera Santos disse:

Vera tranquiliza-te, é perfeitamente normal! A planta como não precisa de ir à procura de luz começa a estender-se na horizontal. Para contrariar esse comportamento, poda e replanta com o tempo ela começa a esticar para cima pois começa a competir com os pés que estão mais próximos em busca da luz e evitar ficar à sombra.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Obrigada Ismael, vou ver o vídeo para ver se me oriento, mas primeiro tenho de comprar uma pilha, daquelas tipo relógio para ele funcionar, a ver se compro esta semana numa ourivesaria. 

Entretanto depois da poda. 

Dia 9 - 17 OUT

IMG_20181017_233426.jpg

Quando tirei a foto, ficou lá uma ponta por podar, depois corrigi. 

Hoje três dias depois... 

Dia 12 - 20 OUT

IMG_20181020_182205.jpg

Medi os parâmetros já que noutro tópico se estava a falar nisso, penso que até era o do Pedro, aqui fica também para me orientar e vocês ficarem com uma ideia do que se passa por aqui. 

Ph - 6.8 / Gh - 8 / Kh - 4 / NO2 -  0 / NO3 - 40 / PO4 - <0.02 / TDS - 294

O engraçado foi quando testei o FE, o qual tinha interesse em saber e o resultado foi este:

IMG_20181020_172218.jpg

Resumindo fiquei na mesma, deve estar estragado, este tinha validade até 03/2017. O que é facto é que certos teste passam a validade e continuam a medir correctamente os valores, deduzo que este seja mais sensível, 16€ pró lixo já que estava quase sem uso. 

Sobre as plantas, a única que vejo com problemas é a monte carlo, vamos lá ver se se safa. Deixo fotos porque acho que o que corre menos mal também se deve mostrar. 

IMG_20181020_182343.jpg

IMG_20181020_182419.jpg

IMG_20181020_182516.jpg

• Gosto 2
  • Votar + 1

Partilhar este post

Link para o post

Gostei bastante. Vou acompanhar.
Boa continuação.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Monte carlo... Dentro de um mês tens isso mais do que fechado lol

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Obrigada @NGE por passares por aqui.

Deus te ouça, porque eu aqui não estou a ver grande evolução no tapete, mas o que é facto e dou-me por muito contente, melt não tive. Agora falando nele, queres ver que vai aparecer, castigo por me gabar... :my_tongue:

Dia 13 OUT

De um dia para o outro, lá trás a vietnam e a rotundifolia não param de crescer. 

Hoje fiz mais uma tpa de de 60 %

IMG_20181021_215118.jpg

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora

Tempo de vida do fórum

Data de criação do fórum: March 16, 2003 00:00:00