Laurento


ismael_figueira

Recommended Posts

Olá a todos aqui está mais umas das 12 míticas e raras obras de arte que saíram da FIL no passado Domingo!   

Inicialmente levava uma determinada ideia que rapidamente se dissipou, assim que comecei a avaliar o hardscape disponível percebi que não iria ser possível concretizar a ideia que levava em mente. Assim sendo toca de dar uso à imaginação dentro do que era possível!

Pretendia algo mais para o lado Nature, pouco trabalhoso e sem grandes prelim-pim-pins! Acabei por fazer um mix de pedra com madeira e acabei por ficar satisfeito com o resultado final. 

 

1 - Nome do Aquário Laurento 

Ainda sobre este dia, sabe sempre bem ter ali a malta toda junta com o mesmo propósito, a troca de opiniões e o convívio que levamos dali são no seu todo uma experiência enriquecedora que por si só já vale bem a pena! No fundo vejo a sala cheia como que putos num parque cada um a brincar com o seu brinquedo favorito! Tendo esta visão e perspectiva do evento, não podia deixar de dedicar esta montagem aos mais pequenos e em especial ao meu Lourenço! 

2 - Data da montagem 08/10/2023

3 - Dimensões do aquário  ILA 45x30x30

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro Aquael Versamax FZN1

4.2 - Termostato N/A

4.3 - Iluminação/Foto-período TWINSTAR 450EA IV - 8H Fotoperíodo 100%

4.4 - Sistema de CO2 Kit 2Kg c/Válvula solenoide, definido para 8 horas com desfasamento de 1h antes do foto-período

 

5 - Substratos & Hardscape

5.1 - Substrato Aquael advanced soil plant + APT Start

5.3 - Hardscape Red moor wood, Ryouh Stone, Areia silica.   

 

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) APT Zero da 2HR

 

7 - Fauna N/A

 

8 - Plantas

Higrophilla Pinnatifida

Micranthemum Motecarlo

Rotala Yao Yai

Rotala H'ra

Staurogyne Repens

Pogostemon Erectus

Microssorum Pteropus trident

Anubia Nana - Petit

Hydrocotyle verticillata

Cryptocoryne parva

Bucephalandra Theia

Bucephalandra sp red

Bucephalandra deep purple

Eleocharis acicularis 'Mini'

Ranunculus inundatus.

 

9 - Fotos

 

 

large.1697133615782.jpg

large.1697133615796.jpg

Agora é donimar o bicho e afinar as tesouras que em janeiro isto tem de estar impec para a PetFestival!!

 

  • Gosto 5

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/10/2023 at 13:24, ismael_figueira disse:

Inicialmente levava uma determinada ideia que rapidamente se dissipou, assim que comecei a avaliar o hardscape disponível percebi que não iria ser possível concretizar a ideia que levava em mente. Assim sendo toca de dar uso à imaginação dentro do que era possível!

Que ideia era essa que tinhas em mente fazer e qual foi o motivo para não teres feito?

 

  • Confuso(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 38 minutos, Tozé Nunes disse:

Que ideia era essa que tinhas em mente fazer e qual foi o motivo para não teres feito?

Resposta a parte da tua pergunta já estava respondida!! ⬇️⬇️⬇️

 

On 10/10/2023 at 13:24, ismael_figueira disse:

Pretendia algo mais para o lado Nature, pouco trabalhoso e sem grandes prelim-pim-pins! Acabei por fazer um mix de pedra com madeira e acabei por ficar satisfeito com o resultado final. 

De certa forma quis sair um pouco do que tinha feito no primeiro desafio, uma composição triangular simples maioritariamente à base de madeira. Este ano tendo em conta a boa disponibilidade de hardscape quis arrojar mais um pouco, ainda que o forte seja a madeira, resultando num mix de estilos, ao qual apelido de Naturumi!! 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que dizer....tá uma m***a!!!

Só faltam aí os 4 cometas do patrocínio!!!

Agora a sério, é uma montagem muito bem conseguida e o maior problema para o restante pessoal é que com a tua capacidade de dominares a flora isso no fim vai ficar um aquário a parecer que tem 90cm.

Ta top. 

  • Obrigado(a) 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Vasco Ferreira e @Gonçalo84

Obrigado pelas vossas palavras!! 

A ver vamos o que vai sair daqui, espero conseguir fazer alguma coisa à altura e que consiga ter isto decente para apresentar na pet!

Para além do desafio temos o compromisso de ter um aquário que possa ser apreciado pelos visitantes! Na edição anterior registei um momento fotográfico que me encheu o coração e que mostrou o quão elevada é nossa responsabilidade perante as pessoas que se deslocam à FIL para vir ao nosso encontro! 

large.IMG_8805.JPG.e15857721e9bfbacedb53a6d58de5e83.jpeg

  • Gosto 3

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dificuldades à parte, acho que conseguiste uma boa base para construir um belo tanque. Gosto da profundidade que alcançaste, mesmo apenas com 30cm. Vou ficar à espera de ver a evolução. Um abraço.

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Dificuldades à parte, acho que conseguiste uma boa base para construir um belo tanque. Gosto da profundidade que alcançaste, mesmo apenas com 30cm. Vou ficar à espera de ver a evolução. Um abraço.

José muito obrigado! Vamos ver o que consigo alcançar, as anubias estão a rebentar um pouco a escala, vamos ver como corre a coisa! Quando as moitas começarem a adensar logo se vê como estamos de proporções.

 

Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, ismael_figueira disse:

quis sair um pouco do que tinha feito no primeiro desafio, uma composição triangular simples maioritariamente à base de madeira. Este ano tendo em conta a boa disponibilidade de hardscape quis arrojar mais um pouco

Ah bom! Pensei que estavas a queixar-te de teres pouco hardscape para trabalhar!!! Os dois sacos com pedras que sobrou que ainda estão na mala do meu carro ou a carrada de lenha que o gajo dos microterrarios levou para casa desmentem qualquer lamento nesse sentido! Ainda bem que arriscaste sair da zona de conforto e sei que daí vai sair grande trabalho ou não fosses o top 81 do iaplc23😁. Ainda vai chegar o dia que montas um diorama xpto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, Tozé Nunes disse:

Ah bom! Pensei que estavas a queixar-te de teres pouco hardscape para trabalhar!!! Os dois sacos com pedras que sobrou que ainda estão na mala do meu carro ou a carrada de lenha que o gajo dos microterrarios levou para casa desmentem qualquer lamento nesse sentido! Ainda bem que arriscaste sair da zona de conforto e sei que daí vai sair grande trabalho ou não fosses o top 81 do iaplc23😁. Ainda vai chegar o dia que montas um diorama xpto!

Nada disso, nunca disse que estava curto de material, pelo menos do meu lado! Se dei a entender isso, as minhas mais sinceras desculpas pelo meu exíguo português. 

 

Lamento pelo teu carro, pelo menos não furaste nenhum pneu e só por aí já é um grande avanço!! 

 

Tops à parte sei que tenho um pequeno grande desafio pela frente! Tenho as mãos demasiado grandes para um aquário tão pequeno, não fosse a luvinha preta e tenho a certeza que o aquário não saía da sala inteiro!  

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 hours ago, ismael_figueira said:

José muito obrigado! Vamos ver o que consigo alcançar, as anubias estão a rebentar um pouco a escala, vamos ver como corre a coisa! Quando as moitas começarem a adensar logo se vê como estamos de proporções.

Se podares as Anubias, as folhas não crescem mais pequenas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, JoseCarlosMarques said:

Se podares as Anubias, as folhas não crescem mais pequenas?

nops lol ficas é apenas com as mais pequenas á mostra ... essa de podar e a planta fica mais pequena é the best como se a tesoura afectasse o dna da planta lol 😄

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é bem assim Carlos. Obviamente não afeta o DNA da planta afeta é as condições ótimas de desenvolvimento.

Ao podares "agressivamente" anubias e similares vais fazer com que as plantas entrem em stress vegetativo e a abrolhar o máximo de folhas possíveis para compensar a perda das folhas cortadas. Estas inicialmente serão mais pequenas e se deixares a planta em paz sem podas, com o passar do tempo vão eventualmente aparecer folhas maiores.

Mas se periodicamente induzires a planta em stress consegues mante-las com dimensões reduzidas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

54 minutes ago, Vasco Ferreira said:

Não é bem assim Carlos. Obviamente não afeta o DNA da planta afeta é as condições ótimas de desenvolvimento.

Ao podares "agressivamente" anubias e similares vais fazer com que as plantas entrem em stress vegetativo e a abrolhar o máximo de folhas possíveis para compensar a perda das folhas cortadas. Estas inicialmente serão mais pequenas e se deixares a planta em paz sem podas, com o passar do tempo vão eventualmente aparecer folhas maiores.

Mas se periodicamente induzires a planta em stress consegues mante-las com dimensões reduzidas.

A ideia que tenho também é essa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Vasco Ferreira said:

Mas se periodicamente induzires a planta em stress consegues mante-las com dimensões reduzidas.

manter ... 😄 ... nao produz folhas mais pequenas ... é apenas um ilusao de crescimento é claro que se nao lhes dermos tempo para crescerem ficam sempre pequenas ... o que quis dizer é que se deixarmos seguir o curso natural aparecerão folhas grandes até ao limite da planta .... uma anubia pangolino por muito tempo que a deixemos crescer nao vai nunca chegar ao tamanho de uma anubia nana e vice versa 😄

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

16 minutes ago, Carlos Carvalheira said:

manter ... 😄 ... nao produz folhas mais pequenas ... é apenas um ilusao de crescimento é claro que se nao lhes dermos tempo para crescerem ficam sempre pequenas ... o que quis dizer é que se deixarmos seguir o curso natural aparecerão folhas grandes até ao limite da planta .... uma anubia pangolino por muito tempo que a deixemos crescer nao vai nunca chegar ao tamanho de uma anubia nana e vice versa 😄

No fundo é o que fazes também com as plantas de carpete, por exemplo. Se deixares Monte Carlo crescer, ela também vai criar uma camada que pode ter vários cm, até as raízes não aguentarem mais e separarem do substrato. E por isso tens que a ir cortando. Podes fazer o mesmo com qualquer planta. Se a tua ideia é preservar a escala, é uma forma de o conseguires, sabendo de antemão que poderias ter usado uma Anubia de folhas mais pequenas mas não a tinhas disponível. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente algum assunto de interesse.  Não creio, tal como o Carlos, que as podas façam as anubias ou qq outra planta diminuir o tamanho das suas folhas.  Mas digo sem qualquer base científica, mostrem um estudo onde isso seja demonstrado que cá estarei para rectificar a minha ideia. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José e Carlos, já não vim a tempo de responder, o Vasco já estava em modo Lucky Luck e foi mais rápido! 

 

É isso mesmo Vasco, corroboro na totalidade aquilo que dizes! Por isso é que conseguimos o efeito de moita nas plantas de caule, quanto mais podamos mais pequenos brotos saiem do caule principal, consoante a frequência das podas isso vai condicionar o tamanho da folhagem da planta! 

 

Tozé, não sei se há estudos científicos da coisa, mas por experiência própria é um fenómeno que assisto perante os meus olhos no decorrer das podas nos aquários. Quanto às anubias e restantes epífitas já não sei se funciona da mesma maneira mas é facto que no mesmo espécime consigo grandes variações na dimensão da folhagem. Perguntas porquê não é? Não faço ideia, talvez este ponto careça de uma investigação científica ou até apenas uma explicação lógica! Para mim a lógica é quanto mais podas mais se consegue diminuir proporções da planta, é quase com se a estivesses a confinar a um espaço e que não pode crescer mais do que determinado ponto. Vou dar o exemplo das rotalas, até a forma da folha muda se estiveres muito tempo sem as podar, analisando os dois estados, quanto mais podas mais finas e esguias são as folhas, quanto menos podas conseguimos obter uma folhagem mais arredondada e de dimensões superiores. Além disso sabemos perfeitamente da enorme capacidade de adaptação das plantas aquáticas, basta olhar para o formato das folhas em estado emerso e comparar com as da mesma planta em estado submerso! 

Pelo menos é o relato que posso fazer da minha experiência! 

 

 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo, aliás todo o processo de bonsais é esse mesmo. Pq a espécie de uma laranjeira e um bonsai laranjeira ou figueira é exatamente a mesma. Simplesmente estimulas a planta a reagir de determinada forma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

👍👍 tenho uns colegas japoneses vou-lhes pedir para fazerem um bonsai de bananeiras 👍

"Nearly any perennial, woody-stemmed tree or shrub that produces true branches can be trained as a bonsai tree. However, some species are more well-suited to growing as bonsai than others. Some bonsai tree species are more popular due to aesthetic reasons (such as having small foliage 👈 or gnarled-looking bark), while others are popular because they are notorious for being low-maintenance and resilient when grown as miniatures."

quando me mostrarem uma anubia barteri com folhas adultas de 1 cm rendo-me ás evidencias ...

vou-me calar este assunto é totalmente off topic sorry pelo de focus do topico

Editado por Carlos Carvalheira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquilo que estamos a fazer ao podar agressivamente é impedir que as folhas tenham tempo suficiente para chegar ao seu tamanho "normal". Não estás a criar uma planta com folhas mais pequenas. Assim que as podas diminuam, e em condições normais, a planta recupera a sua forma normal! Mas façam o favor de me demonstrar o contrário,  transformem uma anubia nana numa pangolino!  

E sim, eu sei que em condições diferentes as plantas assumem cor e volume diferentes, vi isso num musgo que eu tinha num plantado com co2, ferts à bruta e luz qb comparado com o mesmo musgo num aquário de camarões sem as condições acima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos, pelo que percebo o Miguel está a utilizar o exemplo dos bonsais em forma de analogia! 

E sim, bonsais implicam o molde da sua estrutura de madeira, não nos estamos a ver a aramar um caule de rotala! 

Quanto ao offtopic, esquece isso, toda a informação é passível de ser difundida desde que dentro do contexto a que estamos propostos. É a mesma coisa que dizer que o @Tozé Nunesé o CR7 das BBA! Vês, está contextualizado! 

Adiante, update aqui do menino! 

Vamos falar sobre alguns aspetos que a mim me parecem pertinentes, NADA DE CARÁTER CIENTÍFICO, apenas experimental.

 

Iluminação, a famosa 4a gama da TWINSTAR! Pode ainda ser cedo para falar mas é notória uma reprodução cromática bastante diferenciada, as cores são mais vivas que nas edições anteriores, especialmente nos verdes. Dizem ser relacionado com os LED's laranja, acredito que sim, vamos ver com o tempo a capacidade de crescimento que a calha pode potenciar. Aparentemente há luz por todo o aquário até mesmo em zonas mais sombrias por isso passou no teste de "chega e sobra" para um aquário com 30cm de profundidade. No entanto não há bela sem senão, a calha vem acoplada de um dimmer/controlador inline (não amovível). E o que tem isso de mau? É um pouco agridoce saber que temos um controlador que faz tudo mas infelizmente sofre de problemas de memória, quero com isto dizer que se falhar a energia eléctrica em casa o controlador volta aos parâmetros de fábrica... A meu ver é o seu único contra! De ressalvar que este controlador não liga instantaneamente, faz efeito de nascer e por do sol de 10 min respetivamente. 

 

O filtro, bastante bom, silencioso, de fácil manutenção e com bom suporte para matérias filtrantes. Pude observar durante estes dias que parecia ter pouco fluxo, mas não. A questão é que eu gosto de ter os aquários cheios quase ate cima, coisa que com este filtro não é possível pois quanto mais alta a coluna de água menos agitação cria na superfície e por sua vez menos circulação dentro do aquário visto que não cria efetivamente aquele efeito de cascata.

 

Quanto ao aquário, tudo dentro da normalidade. 2 trocas de água quase totais desde domigo, madeiras a fungar bastante, já a Nª Srª do Melt tem protegido o Laurento uma vez que até agora tenho zero baixas nas plantas! CO2 sempre amarelinho nesta fase, ajuda bastante na adaptação das plantas para a sua forma emersa! 

 

Aqui vai a foto da praxe

large.1697133615819.jpg

Abraços 

  • Gosto 3

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eh lá! Pera aí que também me quero meter nesta salganhada!

 

A meu ver os dois “lados” têm razão. 
Parece só uma questão de formulação de ideias. 
Deixa cá resolver isto:

 

A poda só altera a folha ou forma da planta provisoriamente. 

Pronto. Já está. 

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, MiguelCosta1975 disse:

Vou dar o exemplo dos bonsais, que são arvores em ponto pequeno, quanto mais se poda mais pequenas ficam as folhas.

Penso que nas plantas de aquário aconteça o mesmo.

há 7 horas, Carlos Carvalheira disse:

👍 tenho uns colegas japoneses vou-lhes pedir para fazerem um bonsai de bananeiras 👍

Não é bem a mesma coisa, num bonsai poda-se a planta de 3 formas e com objetivos distintos: Poda de raízes; poda de ramos e eventualmente poda foliar.

A poda de raízes é a mais importante para a miniaturização da árvore (sim, teoricamente é possível fazer um bonsai de qualquer árvore, até de uma bananeira, mas claro que não é para todos, nem todos os bonsai têm o mesmo tamanho). É preciso ter atenção para não privar a árvore da sua capacidade de receber nutrientes, pois ao contrário das plantas aquáticas a sua capacidade de alimentação foliar é extremamente reduzida;

A poda de ramos, tem como objetivo promover a ramificação e definir a forma da árvore.  Ao fazê-lo de forma associada à poda de raízes, a planta estabelece um equilíbrio entre a sua estrutura raticular e a sua estrutura foliar, ou seja, mantendo as raízes do mesmo tamanho, uma árvore muito ramificada não tem necessidade de produzir folhas tão grandes, pois a sua ramificação permite distribuir a superfície fotossintética adequada, com folhas de menor tamanho;

A poda foliar serve sobretudo para estimular gemas dormentes que estão a ser inibidas pelo desenvolvimento das gemas apicais dos ramos. Nesta última poda consegue-se que as primeiras folhas surjam efetivamente mais pequenas, pois força-se a árvore a renovar em simultâneo toda a sua estrutura foliar, mas as folhas seguintes já irão surgir com o tamanho proporcional ao seu suporte raticular.

Com efeito as podas sucessivas promovem folhas mais pequenas, mas se não aplicarmos os três tipos de poda o resultado é pouco eficaz.

Com as nossas plantas de aquário não creio que seja viável aplicar técnicas. Podemos podar sim, para controlar o crescimento, mas se as plantas estiverem bem nutridas vão sempre assumir o seu tamanho natural, ou então acabam por definhar, perder a força e morrer!...

  • Gosto 2
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.