João Abóbora

.Membro
  • Content Count

    3,230
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    4
  • Country

    Portugal

João Abóbora last won the day on December 28 2018

João Abóbora had the most liked content!

Community Reputation

86 :)

About João Abóbora

  • Rank
    Membro Hiper Entusiasta
  • Birthday 10/27/1978

Contact Methods

  • Mail
    joaopcabobora@gmail.com

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Lisboa (Lisboa)
  • Localização
    Sintra / Queluz Monte Abraão

Recent Profile Visitors

5,998 profile views
  1. O macaco fazia toda a diferença no layout 😄 Este é daqueles áquarios que só daqui a um mês se vai perceber a tua ideia e que ao vivo vai ser 10x melhor. :) Por agora é deixar crescer.
  2. Gosto bastante deste layout. Dá para ver bem a tua evolução. Gosto de te ver a saíres do clássico, para uma coisa mais elaborada e cheio de detalhes que ao vivo vão ser melhor que nas fotos. Vamos ver o que saí daí, mas daqui a um mês já vai dar para teres uma noção se a tua ideia ficou como querias ou ainda melhor.
  3. Troncos a flutuar é a praxe do Desafio. Este ano calhou-te a ti lol Está interessante, vamos ver como fica com o crescimento das plantas.
  4. Nada a apontar. Está um aquário bastante natural. Basicamente é deixar crescer :) tem atenção ao crescimento do Trident e às podas dele, porque demora um pouco a ficar com folhas de tamanho razoável.
  5. Acho que conseguiste bastante eficazmente, criar o "efeito de calma" com esse layout. :) Com o crescimento das plantas esse destaque da pedra principal, só vai melhorar a composição. A parte inicial do caminho é que acho que podias aumentar um pouco de largura, para se evidenciar os pormenores dessa pedra da frente e a profundidade ser aumentada progressivamente. Dá a sensação que a seguir à "curva" por trás da pedra o caminho se "teleporta" para longe. Além que quando as plantas crescerem vai acabar por desaparecer.
  6. Com a dedicação certa em termos de podas e fertilização, vai ficar um aquário bastante interessante. Não te descuidos para que em Fevereiro esteja no ponto 😉 A pedra do lado esquerdo com o crescimento das plantas, só vai aumentar a profundidade do aquário, visto que tens o layout mais á esquerda. A parte branca da pedra até ajuda a que o olhar "fuja" para lá e faça a parte de trás parecer ainda mais longe.
  7. Tem calma que isso compõe-se. O engraçado deste evento, é exactamente não trabalharmos já com o trabalho "meio feito". Por isso é que se chama "Desafio" 😉 Sairmos da nossa zona de conforto é o que muitas vezes nos faz evoluir e trazer coisas novas ao Hobby. O teu desafio agora, é tornares uma coisa que não gostas, em algo que te dê esse prazer de cuidar, que te está a faltar por agora... Com o crescimento das plantas e as podas, vais conseguir transformar a tua visão do aquário e começar a ver as coisas de maneira diferente da que estás acostumado. Vais ver que ainda te vais divertir mais do que com um aquário que já sabes o que vai acontecer 😉
  8. Dia 3: Como usei água de outro áquario e matérias filtrantes já maturadas, introduzi já a fauna e tenho feito mudas diárias com água desse áquario. Não estou a fertilizar com nada para já. Vou deixar as plantas começarem a criar as folhas do estado submerso e só depois começar a fertilizar.
  9. Com tanta espuma, o aquário ficou 2cm no ar... Não há pedra de um gajo faz! Lol Nunca usei a C. Pygmae num aquário e a E. Little Mysteri é uma novidade da Aquaflora. Vamos ver se crescem muito em relação ao que espero... Se crescerem, xino no olho! Vamos ver se o musgo tapa o que ainda se vê... Desta vez não inventei tanto como na 1a edição lol Houve uma altura que achei que tinha avisado e aquilo não ia secar a tempo, mas safei-me :) Já escolhi plantas que não me fossem exigir grandes fertilizações e podas, mesmo para não ter a obrigação de o manter debaixo de olho... Aquários já me chegam os do trabalho e os outros cá de casa 😛 Se não fosses tu a convidar para ir beber uma, não tinha inventado tanto com a espuma 😄 Eu já nem sabia como é que conseguia olhar para dentro do aquário com tanta volta que lhe dei. Houve uma altura que estava a trabalhar deitado em cima do aquário lol
  10. Começo já por agradecer ao Tozé, pelo trabalho todo e paciência que tem a organizar estas coisas e principalmente por me lembrar quando são... 😄 Na 1a edição, idealizei um aquário, que acabou por me exigir demasiado tempo em termos de manutenção e que não consegui dedicar o tempo que ele precisava para ficar o que eu queria... Desta vez ia manter as coisas mais simples em termos de manutenção, mas sem nenhuma ideia do quê... Quando estava perto da data do Desafio, já andava a magicar uma ideia para um aquário para um Betta, (que ainda nem tinha), por isso decidi que ia tentar fazer essa ideia no Desafio. A ideia deste layout já ia meio feita... Só faltava ver o que íamos ter em termos de material para trabalhar. Depois de andar com o aquário á volta a tentar que 5 pedras parecessem 20, desisti e vai de colar o que havia com Espuma PU, para tentar ficar o efeito que queria. Fiquei bastante satisfeito com o resultado final, mas ainda faltam alguns pormenores, que só vou fazer quando as plantas estiverem mais desenvolvidas. Há 2 espécies que nunca usei e não sei bem como se vão portar nestas condições. Logo se vê... SETUP: Dimensões do aquário: 45x30x30 cm, 5mm Extra Claro da Ila Volume: 40 L brutos Filtro: Hailea bio filter cascata SL-306 Iluminação: Twinstar light 300 C Sistema de CO2: Pressurizado Substrato: Aquaria Neo Soil Hardscape: Ryuoh stone Red moor wood Flora Micranthemum Monte Carlo E. Acicularis Anubias nana mina Taxiphyllum sp "Flame" Vesicularia Montagnae " Weeping" Bucephalandra sp. "Deep Purple" Cryptocorine parva Cryptocorine pygmae Echinodorus sp. "Little Mysteri" Fauna: 3 Otocinclus sp. 20 Poecilia wingei "Pumpkin" 10 Neocaridina sp. "Montabrão" Foto dia 1:
  11. Todas as algas aparecem devido a desiquilíbrio dos nutrientes e de CO2. A razão o aparecimento das staghorn, só medindo os parâmetros dos nutrientes na água. Não medi ainda, mas aposto numa falta de nitratos e fosfatos. O aquário tem poucos peixes e muitas plantas, por isso deve estar a consumir mais do que cria e do que lhe tenho acrescentado. As trocas de água vão retirar o nutriente em excesso do qual as staghorn se estão a alimentar. Retirei o que consegui com a mão e uma escova de dentes e cortei as folhas mais atacadas.
  12. Continuou meio abandonado neste tempo que passou. Acabou o CO2, fertilizei com macros e micros ao mesmo tempo e não levou trocas de água, apenas reposição. Aproveitei que era Natal e podei e plantei o que andava a flutuar à umas semanas. Tenho um ataque de staghorn e as plantas reduziram o crescimento. Nada que amor e carinho não resolva... Voltei a introduzir o CO2. No início do Ano vou começar as mudas de água regulares, novamente, para ficar pronto para a Petfestival. Agora está assim:
  13. Está a crescer como ele quer lol Mas não está preocupante. Quando tiver um pouco de paciência e tempo, logo o penteio. Sim, caíram as folhas em 3 dias, mas não morreu. Já há folhas novas. Não gostou de ter sido abandonada lol
  14. Desde a última actualização, não fiz nada no aquário, sem ser acrescentar água... Está assim neste momento