João Abóbora

Membro
  • Posts

    3,245
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    9
  • Country

    Portugal

Everything posted by João Abóbora

  1. Continua tudo mais ou menos igual... Ainda não comecei com as mudas nem com a fertilização. Só tenho adicionado a água que vi evaporando com água das mudas do aquário dos ranchu... Está assim Alguns detalhes 
  2. Falta menos de 1mes para a Petfestival e aqui fica a última actualização. Neste tempo que passou não fiz trocas de água, fui apenas colocando macros e micros nas quantidades que me pareceram suficientes,para as plantas crescerem, mas com calma. Neste momento está assim Vou lhe fazer outra poda e dar os últimos toques e pormenores e começar as trocas regulares com a água da tpa do aquário dos ranchu e logo se vê como fica para o concurso :)
  3. Sim, tirei com o telemóvel. Mas estão editadas 😉
  4. Ainda não tem nome... Não temos lá ninguém com cara de chateado lol A inclinação da calha foi para testar uns efeitos de luz. O filtro manda uma parte do caudal pelo meio do layout e maioria por cima das pedras do lado direito. Até agora, sem ser ter caído algum areão desse lado, não houve problemas de circulação. As bolhas do CO2 espalham-se bem pelo áquario.
  5. Quase a fazer as 8 semanas e o dono do aquário finalmente foi para casa. O áquario está basicamente na mesma desde a última actualização. As coisas vão desenvolvendo devagar. Vou começar a fertilizar regularmente e tpa's semanais, para tentar acelerar um pouco o crescimento das plantas. Mais umas fotos que é o que interessa: A E. Little Mystery até agora está com um tamanho de folha que ainda não precisei de cortar. Uma das Bucephalandra resolveu vir ver o que se passa cá fora. E uma foto de um dos camarões
  6. A Marsileia eram 4 folhas que roubei ao Tozé e ao fim de 2 semanas já se nota dentro do aquário. Pode ser que cresça a velocidade suficiente para preencher a parte da frente... Estou mais preocupado com as C. pygmae, que não desenvolveram quase nada e precisava que ficassem com mais volume. Vou dar mais um tempo a ver como desenvolvem. Vou começar a apertar com a fertilização e tpa's daqui a 2 semana, pode ser que acelerem o crescimento. Já tinha testado a espuma antes e feito umas experiências para ver o que dava para fazer. 😉 Até agora está a correr como planeado. Só notei que uma parte da espuma se descolou do vidro e espero que não se descole muito, senão ainda caiem os penhascos lol A Echinodorus é mesmo para ficar com algum tamanho, mas como não sei o tamanho total que ela vai atingir neste áquario, quando chegar ao tamanho que quero, vou cortando as folhas. Posso te arranjar um pé na boa. Só deixei 2 e tirei os outros que estão algures no meio das plantas do "depósito" na marquise.
  7. Como tinha de o mudar para o sítio defenitivo, aproveitei para fazer a primeira poda e dar uns toques no posicionamento das plantas. A meio do processo, apercebi-me que se me fartar do layout, faz um paludario engraçado... A zona de cima do lado direito, que é onde fica a corrente do filtro, estava com falta de areão que caiu. Por isso, meti mais areão e colei uma barreira para ver se não foge. Depois de cheio, ficou assim. A água ainda está turva e tem restinhos de plantas a flutuar, mas já dá para perceber melhor a ideia que quero.
  8. Muito junto não gostei. Experimentei um caminho mais estreito e tornava-se confuso perceber os detalhes... O vinil está a ser estudado lol Ando aqui a magicar uma maneira de esconder o tubo do filtro, sem perder a visibilidade de um lado ao outro do aquário. O aquário esta-se a portar como esperado. Quando não tenho tempo ou paciência, as coisa vão andando na mesma. Devagar, mas andando. Não tenho feito mudas de água e fui pondo uns restinhos de "fertilizantes .sp" que tinha para ali... E ficou assim:
  9. Basta olhar 2 minutos, que vejo tudo! lol Quem te avisa, teu amigo é. Já dizia o meu avô... Lol
  10. Vais deixar a H. Pinnatifida crescer só na ponta dos troncos ou vais deixar a partir da base?
  11. As fotos não mostram o mérito deste áquario... Está bem pior ao vivo! 😁
  12. Já retirei mais de quantidade de espuma de outros aquários e não é nada que uma lâmina nova não resolva. Além que não é para desmontar tão cedo... O que vai dar a profundidade ao layout do lado esquerdo é a Echinodorus (espero eu), foi por isso que as rochas ficaram mais para trás. Estive para as colocar mais para a frente, mas ficava demasiado simétrico e não era bem a ideia que tinha... Quanto à escolha da flora, foi o encontrar a combinação de pouco trabalho com ela e do crescimento que queria que tivessem as folhas. Entretanto fiz umas pequenas alterações no posicionamento de algumas plantas e adicionei uns pés de Marsileia hirsuta na frente para ver como fica o efeito... Está assim na 2a semana:
  13. 1 semana: A C. Pygmae fez melt e já quase não se vê folhas de fora. O resto das plantas tem rebentos novos à vista, excepto a E. acicularis e a C. parva. Continuo a fazer tpa diária com água do aquário dos ranchu. Está assim
  14. O macaco fazia toda a diferença no layout 😄 Este é daqueles áquarios que só daqui a um mês se vai perceber a tua ideia e que ao vivo vai ser 10x melhor. :) Por agora é deixar crescer.
  15. Gosto bastante deste layout. Dá para ver bem a tua evolução. Gosto de te ver a saíres do clássico, para uma coisa mais elaborada e cheio de detalhes que ao vivo vão ser melhor que nas fotos. Vamos ver o que saí daí, mas daqui a um mês já vai dar para teres uma noção se a tua ideia ficou como querias ou ainda melhor.
  16. Troncos a flutuar é a praxe do Desafio. Este ano calhou-te a ti lol Está interessante, vamos ver como fica com o crescimento das plantas.
  17. Nada a apontar. Está um aquário bastante natural. Basicamente é deixar crescer :) tem atenção ao crescimento do Trident e às podas dele, porque demora um pouco a ficar com folhas de tamanho razoável.
  18. Acho que conseguiste bastante eficazmente, criar o "efeito de calma" com esse layout. :) Com o crescimento das plantas esse destaque da pedra principal, só vai melhorar a composição. A parte inicial do caminho é que acho que podias aumentar um pouco de largura, para se evidenciar os pormenores dessa pedra da frente e a profundidade ser aumentada progressivamente. Dá a sensação que a seguir à "curva" por trás da pedra o caminho se "teleporta" para longe. Além que quando as plantas crescerem vai acabar por desaparecer.
  19. Com a dedicação certa em termos de podas e fertilização, vai ficar um aquário bastante interessante. Não te descuidos para que em Fevereiro esteja no ponto 😉 A pedra do lado esquerdo com o crescimento das plantas, só vai aumentar a profundidade do aquário, visto que tens o layout mais á esquerda. A parte branca da pedra até ajuda a que o olhar "fuja" para lá e faça a parte de trás parecer ainda mais longe.
  20. Tem calma que isso compõe-se. O engraçado deste evento, é exactamente não trabalharmos já com o trabalho "meio feito". Por isso é que se chama "Desafio" 😉 Sairmos da nossa zona de conforto é o que muitas vezes nos faz evoluir e trazer coisas novas ao Hobby. O teu desafio agora, é tornares uma coisa que não gostas, em algo que te dê esse prazer de cuidar, que te está a faltar por agora... Com o crescimento das plantas e as podas, vais conseguir transformar a tua visão do aquário e começar a ver as coisas de maneira diferente da que estás acostumado. Vais ver que ainda te vais divertir mais do que com um aquário que já sabes o que vai acontecer 😉
  21. Dia 3: Como usei água de outro áquario e matérias filtrantes já maturadas, introduzi já a fauna e tenho feito mudas diárias com água desse áquario. Não estou a fertilizar com nada para já. Vou deixar as plantas começarem a criar as folhas do estado submerso e só depois começar a fertilizar.
  22. Com tanta espuma, o aquário ficou 2cm no ar... Não há pedra de um gajo faz! Lol Nunca usei a C. Pygmae num aquário e a E. Little Mysteri é uma novidade da Aquaflora. Vamos ver se crescem muito em relação ao que espero... Se crescerem, xino no olho! Vamos ver se o musgo tapa o que ainda se vê... Desta vez não inventei tanto como na 1a edição lol Houve uma altura que achei que tinha avisado e aquilo não ia secar a tempo, mas safei-me :) Já escolhi plantas que não me fossem exigir grandes fertilizações e podas, mesmo para não ter a obrigação de o manter debaixo de olho... Aquários já me chegam os do trabalho e os outros cá de casa 😛 Se não fosses tu a convidar para ir beber uma, não tinha inventado tanto com a espuma 😄 Eu já nem sabia como é que conseguia olhar para dentro do aquário com tanta volta que lhe dei. Houve uma altura que estava a trabalhar deitado em cima do aquário lol
  23. Começo já por agradecer ao Tozé, pelo trabalho todo e paciência que tem a organizar estas coisas e principalmente por me lembrar quando são... 😄 Na 1a edição, idealizei um aquário, que acabou por me exigir demasiado tempo em termos de manutenção e que não consegui dedicar o tempo que ele precisava para ficar o que eu queria... Desta vez ia manter as coisas mais simples em termos de manutenção, mas sem nenhuma ideia do quê... Quando estava perto da data do Desafio, já andava a magicar uma ideia para um aquário para um Betta, (que ainda nem tinha), por isso decidi que ia tentar fazer essa ideia no Desafio. A ideia deste layout já ia meio feita... Só faltava ver o que íamos ter em termos de material para trabalhar. Depois de andar com o aquário á volta a tentar que 5 pedras parecessem 20, desisti e vai de colar o que havia com Espuma PU, para tentar ficar o efeito que queria. Fiquei bastante satisfeito com o resultado final, mas ainda faltam alguns pormenores, que só vou fazer quando as plantas estiverem mais desenvolvidas. Há 2 espécies que nunca usei e não sei bem como se vão portar nestas condições. Logo se vê... SETUP: Dimensões do aquário: 45x30x30 cm, 5mm Extra Claro da Ila Volume: 40 L brutos Filtro: Hailea bio filter cascata SL-306 Iluminação: Twinstar light 300 C Sistema de CO2: Pressurizado Substrato: Aquaria Neo Soil Hardscape: Ryuoh stone Red moor wood Flora Micranthemum Monte Carlo E. Acicularis Anubias nana mina Taxiphyllum sp "Flame" Vesicularia Montagnae " Weeping" Bucephalandra sp. "Deep Purple" Cryptocorine parva Cryptocorine pygmae Echinodorus sp. "Little Mysteri" Fauna: 3 Otocinclus sp. 20 Poecilia wingei "Pumpkin" 10 Neocaridina sp. "Montabrão" Foto dia 1: