João Abóbora

Membro
  • Posts

    3,285
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    13
  • Country

    Portugal

Everything posted by João Abóbora

  1. Entraram mais uns seres vivos para ajudar na manutenção do ecossistema. O aquário está a criar um pouco de algas, mas a cada dia menos... Por isso está no caminho correcto. Vou parar com as trocas de água, ver onde ele estabiliza e ir ajudando com pequenas fertilizações, até ele se "fertilizar" por ele próprio. Como convém as plantas crescerem qualquer coisa até Janeiro, tenho de ir dando nutrientes as plantas. O que entrou foi 1 otocinclus, 1 caridina japonica e 10 camarões "Tiger Bee" Aqui ficam umas fotos da bixarada e uma geral. Troquei umas plantas de sítio e retirei metade da Anubias Coín da Direita.
  2. Está tudo na mesma. Tpas diárias de 5l e a coisa vai andando... Só deixar umas fotos com uma luz diferente e um ângulo diferente e uma da Anubias Pinto.
  3. Não escolhi plantas de caule, porque depois tenho de as podar e isso já é muito tempo perdido, que não estou a olhar para o aquário... Lol Sim são as Crypto Parva. Estão dos dois lados atrás. Para tentar dar a profundidade que quero ao aquário, gosto de usar plantas mais pequenas atrás. Todos têm uma função de prevenção. O sal mata/debilita todos os organismos de água doce, (dependendo da sua concentração na água) por isso uso exporadicamente quando noto alguma coisa que não esteja bem com os peixes Como são peixes maioritáriamente vegetarianos, o alho e a ervilha, é para variar a alimentação. Tendo o alho um efeito desparasitante no sistema digestivo e a ervilha ajudar a "limpar". Também dou banana, maçã, etc basicamente coloco nos meus aquários um pedacinho de qualquer fruta que esteja a comer. Agora vamos à actualização. Esta semana não fiz nada, sem ser dar um pouco de comida dia sim, dia não. Não fiz tpas nem fertilizei. O substrato já está a fazer o efeito fertilizante como deve ser e nota-se um pequeno crescimento de algas no vidro. O que me diz que os desiquilíbrios se estão a corrigir, mas também que alguma coisa está em excesso... Esta semana vou fazer tpa de 5l, todos os dias e ver o resultado. Aqui está o estado actual, antes de lhe fazer a manutenção e com a fertilização automática a funcionar. Lol
  4. O sal não é já, mas tbm vai levar... E alho... E ervilhas... Só não vai ser sopa de peixe, porque não tem termostato. Provei a água e não estava doce... E se é um aquário de água doce, tinha de levar mais açúcar.
  5. Ainda só tem uns 20 guppys e 2 neritinas. Ainda vou introduzir camarões, mas vou esperar mais uma semana para os colocar, que ainda vai haver muitos desiquilíbrios biológicos durante esta semana. Vamos ver para onde as plantas crescem. Espero que seja para os sítios que pensei... Lol
  6. Tal como previsto, a diferença na clareza da água é bastante notória. Ficou uma camada de biofilme nos vidros, que não vou limpar. Vai ser a única comida disponível para os peixes, nos próximos dias. Dá para ver o trabalhinho dos guppys a limpar os fungos dos troncos. Agora é deixar andar e ir vendo como as coisas correm, em termos de equilíbrios e tentar resolver.
  7. O aquário fez agora uma semana. Quando o enchi coloquei uma colher de açúcar, para acelarar as coisas e depois da explosão de bactérias acalmar, (hoje) fiz uma troca de água total e coloquei a água que tinha no aquário do outro desafio, neste. Fiquei com a água bastante turva, mas isso amanhã tá cristalino e assim consigo fazer a introdução dos peixes já. Retirei o CO2 e ajeitei melhor algumas plantas. Até agora não há melts... Ficam mais umas fotos e em particular uma, em que está bem exemplificado, uma das ajudas, que a introdução dos peixes vai dar nesta fase da evolução do aquário.
  8. Quero ver se ele toma conta dele próprio lol Sim, são redmoore. Já atualizei no hardscape. Todos os troncos muito finos vão acabar por se desfazer, independentemente do tipo de madeira que for. Se estiver totalmente desidratada, há umas que duram um pouco mais. E o redmoore encontras facilmente à venda já tratada. Compra é um tronco grande com muitas ramificações fininhas e cortas os que achas que vão fazer esse efeito. Podes até colar uns pedaços aos outros para fazer a ideia exactamente como queres. Os que usei no meio, são pedaços colados uns aos outros.
  9. Mais uma edição do Desafio Aquascaping Aquariofilia.net, que depois de parado, por causa de tudo o que aconteceu nestes últimos anos, tivemos finalmente a 3a edição em 2022. Apareceram os "suspeitos do Costume", mas havia algumas caras novas e espero que comecem a haver mais, que isto de andar com aquários às costas já começa a custar... E ainda tem de ser carregado para a PetFestival em Janeiro e depois novamente para casa. Ia com uma ideia em mente, mas ao analisar bem a coisa, apercebi-me que ia ser pouco praticável, para o tempo que tínhamos disponível, por isso resolvi fazer uma coisa mais "comercial", mas que fosse de fácil manutenção e que me agradasse manter. As plantas que tinha escolhido, eram para a outra ideia, mas serviram bastante bem com o layout que saiu e deu para passar a ideia do aquário que criei na cabeça ao ver o Hardscape disponível, para realidade. Aqui fica o setup e as fotos de quando o finalizei e depois com água. Data da montagem:09/10/2022 Aquário: ILA Europa 45X30X30 cm extra claro Substrato: Help Advanced Soil Plants 8L Iluminação: Calha W/RGB Twinstar 450CC II Filtragem: Filtro cascata Aquael Versamax FZN-Mini Hardscape: rochas "Relief Stone" / Troncos "Red Maior" Flora: Anubias "Coín" Anubias "Pinto" Anubias nana "petit" Cryptocoryne parva Bucephalandra "Deep Purple" Microssorium "Petit" Marsillea hirsuta Vesicularia sp. "Weeping" Fauna: Poecillia wengei Neocaridina daviddi Neritina SP. Fertilização: The 2hr AQUARIST - f e APT1 CO2: Pressurizado Fotos:
  10. Continua tudo mais ou menos igual... Ainda não comecei com as mudas nem com a fertilização. Só tenho adicionado a água que vi evaporando com água das mudas do aquário dos ranchu... Está assim Alguns detalhes 
  11. Falta menos de 1mes para a Petfestival e aqui fica a última actualização. Neste tempo que passou não fiz trocas de água, fui apenas colocando macros e micros nas quantidades que me pareceram suficientes,para as plantas crescerem, mas com calma. Neste momento está assim Vou lhe fazer outra poda e dar os últimos toques e pormenores e começar as trocas regulares com a água da tpa do aquário dos ranchu e logo se vê como fica para o concurso :)
  12. Sim, tirei com o telemóvel. Mas estão editadas 😉
  13. Ainda não tem nome... Não temos lá ninguém com cara de chateado lol A inclinação da calha foi para testar uns efeitos de luz. O filtro manda uma parte do caudal pelo meio do layout e maioria por cima das pedras do lado direito. Até agora, sem ser ter caído algum areão desse lado, não houve problemas de circulação. As bolhas do CO2 espalham-se bem pelo áquario.
  14. Quase a fazer as 8 semanas e o dono do aquário finalmente foi para casa. O áquario está basicamente na mesma desde a última actualização. As coisas vão desenvolvendo devagar. Vou começar a fertilizar regularmente e tpa's semanais, para tentar acelerar um pouco o crescimento das plantas. Mais umas fotos que é o que interessa: A E. Little Mystery até agora está com um tamanho de folha que ainda não precisei de cortar. Uma das Bucephalandra resolveu vir ver o que se passa cá fora. E uma foto de um dos camarões
  15. A Marsileia eram 4 folhas que roubei ao Tozé e ao fim de 2 semanas já se nota dentro do aquário. Pode ser que cresça a velocidade suficiente para preencher a parte da frente... Estou mais preocupado com as C. pygmae, que não desenvolveram quase nada e precisava que ficassem com mais volume. Vou dar mais um tempo a ver como desenvolvem. Vou começar a apertar com a fertilização e tpa's daqui a 2 semana, pode ser que acelerem o crescimento. Já tinha testado a espuma antes e feito umas experiências para ver o que dava para fazer. 😉 Até agora está a correr como planeado. Só notei que uma parte da espuma se descolou do vidro e espero que não se descole muito, senão ainda caiem os penhascos lol A Echinodorus é mesmo para ficar com algum tamanho, mas como não sei o tamanho total que ela vai atingir neste áquario, quando chegar ao tamanho que quero, vou cortando as folhas. Posso te arranjar um pé na boa. Só deixei 2 e tirei os outros que estão algures no meio das plantas do "depósito" na marquise.
  16. Como tinha de o mudar para o sítio defenitivo, aproveitei para fazer a primeira poda e dar uns toques no posicionamento das plantas. A meio do processo, apercebi-me que se me fartar do layout, faz um paludario engraçado... A zona de cima do lado direito, que é onde fica a corrente do filtro, estava com falta de areão que caiu. Por isso, meti mais areão e colei uma barreira para ver se não foge. Depois de cheio, ficou assim. A água ainda está turva e tem restinhos de plantas a flutuar, mas já dá para perceber melhor a ideia que quero.
  17. Muito junto não gostei. Experimentei um caminho mais estreito e tornava-se confuso perceber os detalhes... O vinil está a ser estudado lol Ando aqui a magicar uma maneira de esconder o tubo do filtro, sem perder a visibilidade de um lado ao outro do aquário. O aquário esta-se a portar como esperado. Quando não tenho tempo ou paciência, as coisa vão andando na mesma. Devagar, mas andando. Não tenho feito mudas de água e fui pondo uns restinhos de "fertilizantes .sp" que tinha para ali... E ficou assim:
  18. Basta olhar 2 minutos, que vejo tudo! lol Quem te avisa, teu amigo é. Já dizia o meu avô... Lol
  19. Vais deixar a H. Pinnatifida crescer só na ponta dos troncos ou vais deixar a partir da base?
  20. As fotos não mostram o mérito deste áquario... Está bem pior ao vivo! 😁
  21. Já retirei mais de quantidade de espuma de outros aquários e não é nada que uma lâmina nova não resolva. Além que não é para desmontar tão cedo... O que vai dar a profundidade ao layout do lado esquerdo é a Echinodorus (espero eu), foi por isso que as rochas ficaram mais para trás. Estive para as colocar mais para a frente, mas ficava demasiado simétrico e não era bem a ideia que tinha... Quanto à escolha da flora, foi o encontrar a combinação de pouco trabalho com ela e do crescimento que queria que tivessem as folhas. Entretanto fiz umas pequenas alterações no posicionamento de algumas plantas e adicionei uns pés de Marsileia hirsuta na frente para ver como fica o efeito... Está assim na 2a semana:
  22. 1 semana: A C. Pygmae fez melt e já quase não se vê folhas de fora. O resto das plantas tem rebentos novos à vista, excepto a E. acicularis e a C. parva. Continuo a fazer tpa diária com água do aquário dos ranchu. Está assim