Tive de voltar aos camarões!!


NGE

Recommended Posts

  • 1 mês depois...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas NGE,

São excelentes bichinhos podes acreditar! :)

Tens aí caracóis à brava, algum propósito ou simplesmente gostas de ver?

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, Miguel Simões disse:

Boas NGE,

São excelentes bichinhos podes acreditar! :)

Tens aí caracóis à brava, algum propósito ou simplesmente gostas de ver?

Cumps,

Sim, existe uma teoria.

Coloco comida e os caracóis comem o que conseguem, os dejectos que fazem desenvolvem bactérias e os camarões aproveitam essa fonte de nutrição.

Aquário mais limpo e com um ciclo de cadeia alimentar.

Se é verdade, não posso afirmar 100%. Mas, até faz algum sentido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, NGE disse:

Sim, existe uma teoria.

Coloco comida e os caracóis comem o que conseguem, os dejectos que fazem desenvolvem bactérias e os camarões aproveitam essa fonte de nutrição.

Aquário mais limpo e com um ciclo de cadeia alimentar.

Se é verdade, não posso afirmar 100%. Mas, até faz algum sentido.

Até pode fazer algum sentido, mas desde que dês uma alimentação saudável às gambas, não devem só alimentar-se de restos e algas, mas isto é a minha opinião claro e eu não sei tudo.....também gosto de aprender com as experiências dos outros ;)

Já agora, uma questão só por curiosidade, qual é o pH que tens mantido nesse aqua?

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ph, não faço ideia. Das ultimas vezes andava obcecado em manter um ph 5.8 e dava sempre asneira. Agora nem meço e tenho fêmeas ovadas. :D Mas deve ser baixo devido as folhas de carvalho.

Eu não disse exactamente que dava restos aos camarões! Acho que entendeste mal ou tiraste conclusões que não escrevi.

Deixo aqui o menu que dou aos bixos.

shrimp dinner, Dr.shrimps cure nature, shirakura new ebi dama e mês a mês faço uma garrafa de 33cl de bacter ae. Por vezes dou uns granulados da nls.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, NGE disse:

Ph, não faço ideia. Das ultimas vezes andava obcecado em manter um ph 5.8 e dava sempre asneira. Agora nem meço e tenho fêmeas ovadas. :D Mas deve ser baixo devido as folhas de carvalho.

Eu não disse exactamente que dava restos aos camarões! Acho que entendeste mal ou tiraste conclusões que não escrevi.

Deixo aqui o menu que dou aos bixos.

shrimp dinner, Dr.shrimps cure nature, shirakura new ebi dama e mês a mês faço uma garrafa de 33cl de bacter ae. Por vezes dou uns granulados da nls.

Não hajam mal entendidos amigo, eu não disse que escreveste, o que disse foi "não devem só alimentar-se de..." ;)

Estás a dar uma boa alimentação variada está mais que visto, em relação ao pH eu perguntei porque da minha primeira tentativa numa colónia de CB's andava sempre de volta do pH a tentar mantê-lo nos 6.5 /6.8 e também não tive sorte, mais tarde quando comprei uma caneta TDS reparei que os valores andavam nos 400/500 mesmo após 50% de tpa, ou seja, medi a água da torneira e o valor era (e ainda é) 270......penso que o meu problema esteja aí.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho caneta de tds. Mas tens 100% de certeza que a caneta esta bem calibrada?

Andei a pensar em adquirir uma e durante a minha pesquisa vi que muito material não anda bem calibrado.

Daqui a pouco faço medições e coloco aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois não sei NGE, comprei em segunda mão, mas segundo os diferentes testes que tenho feito, parece-me estar certo, ou seja, medições a água desmineralizada, água comprada e água da rede:

Valor água desmineralizada:  000 ppm

IMG_20170501_105039.jpg

Valor água da rede: 270 ppm

IMG_20170501_105123.jpg

Valor água comprada (fastio): 023 ppm

IMG_20170501_105357.jpg

Água actual do aquário: 468 ppm

IMG_20170501_105241.jpg

Quarta como é dia de tpa este valor vai baixar +/- para os 350 ppm.

Por este motivo na altura não quis comprar mais CB's, já sabia qual era o destino....

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Salvo erro do kit de testes, deu-me estes valores.

Ph 6.4

Gh -20mg/l

Kg -10mg/l

Amonia 0,06/0,09 

No3-  5 (se dividir por 4.4 dá o valor do nitrogénio)

calcium  -20mg/l

No2 0mg/l

Tenho de fazer uma tpa, que já tenho "planeada" desde da semana passada. :D

Devo adicionar mais 1 pedaço de pedra calcaria (tipo a que usam nos ciclideos dos lagos africanos) para tentar subir o cálcio. Mas tenho de ser cuidadoso para não criar flutuações nos parâmetros.

Essa caneta tem um botão/parafuso atrás preto?

Então deve estar bom, se com a agua destilada dá 0.

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

O segredo é adicionar uma pequena pedra de coral.
A reprodução é facilitada, ecdise é feita sem dificuldade e os brancos melhoraram.

 

 

Editado por NGE
video aparece em link
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E não te faz subir o ph?

Que substrato tens?

Os meus crs quinaram todos no Yama, mas as neocaridinas multiplicam-se como tontas. Também já vi um azulinho (Blue dream) pequenino mas perdi-o de vista porque o aqua é muito grande. E então no Red canyon é um fartote de bicharada, tenho perto de 100 red sakuras e cherrys, aposto que se tivesse lá posto os crs ainda estavam vivos e a multiplicar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Como uso muito as folhas secas de castanheiro a agua fica acida.
No inicio estava com medo de colocar a pedra, precisamente devido as possíveis flutuações, mas como não conseguia fazer reprodução. Tentei. Primeiro para que o choque não fosse grande introduzir uma pequena pedra de coral 1cmx2cm (+/-), passado 2 ou 3 semanas coloquei uma maior. Tenho muitos caracóis que deve ajudar absorver o cálcio. Impedindo um possível badagaio dos gajos.

O substrato é daqueles mais baratos, mas que uso em 4 aquários, acho que adquiri numa promoção da pet4you.
Aqua gro soil, tinha testado à uns 3/4 anos, num aqua de 18l e gostei.

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, NGE disse:

O substrato é daqueles mais baratos, mas que uso em 4 aquários, acho que adquiri numa promoção da pet4you.
Aqua gro soil, tinha testado à uns 3/4 anos, num aqua de 18l e gostei.

 

Conheço quem tem esse substrato e com grande sucesso com camarões. Vou espreitar a Pet4you, também estou tentado a experimentar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu tenho esse substrato em dois aquas e estou bastante satisfeito face ao preço/qualidade... Noto apenas que passado 1/1,5 anos desfaz-se um pouco e torna-se lamacento, mas também devo dizer que eram em aquas de rilis, babaltis e sakuras, ou seja não são muito picuinhas ;)

Cumps

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 28/07/2017 at 16:37, Dannigs10 disse:

Boas, eu tenho esse substrato em dois aquas e estou bastante satisfeito face ao preço/qualidade... Noto apenas que passado 1/1,5 anos desfaz-se um pouco e torna-se lamacento, mas também devo dizer que eram em aquas de rilis, babaltis e sakuras, ou seja não são muito picuinhas ;)

Cumps

Daniel

Sim, desfaz-se um pouco.
Os shrimp andam sempre de volta das bolas de terra. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Convêm utilizar uma boa camada de solo, para que o efeito dure uns 2 anos será necessário colocar cerca de 10% da capacidade total do aquário. No meu de 60 litros coloquei 6 litros de solo. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

Boas. Acabei de ver fotos desse aqua algures no facebook. Faz pedido de amizade. Sou o Bruno Soares do Casal de São Brás. Não tem que enganar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 50 minutos, brunofasoares disse:

Boas. Acabei de ver fotos desse aqua algures no facebook. Faz pedido de amizade. Sou o Bruno Soares do Casal de São Brás. Não tem que enganar.

Boas Bruno.
Fotos desse aquário? 
Podias elaborar mais?

 

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, brunofasoares disse:

Boas. Acabei de ver fotos desse aqua algures no facebook. Faz pedido de amizade. Sou o Bruno Soares do Casal de São Brás. Não tem que enganar.

Bruno, para isto é que existem as mensagens privadas! 

Nge, belos camarões!! 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, NGE disse:

Boas Bruno.
Fotos desse aquário? 
Podias elaborar mais?

 

Vou enviar MP e falamos por lá.

Quanto aos camarões é como disse o Tozé Nunes, belos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Novo video. Onde testei uma nova abordagem de filmagem.
Novo segmento "MICRO" 
Como foi um teste ainda tem margem para melhorar.
 



 

Editado por NGE
video
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais