Reprodução de Corydoras paleatus


NGE

Recommended Posts

Após adquirir uns 7 exemplares de Corydoras paleatus adultas.

Introduzi-las num aquário de 20l para quarentena.
Todos os dias retirava 6l de agua e introduzia 6l.
Surgiu uma surpresa.
20161122_131211_zpsmxg0khnv.jpg
20161122_131230_zpsne7pn0hz.jpg
Pelo que li, se estiverem adultos, basta uma diminuição de 5/8cº na temperatura da agua, para colocar ovos.
Os ovos demoram umas horas a ficar com "a casca", mais solida. Nada indicava que os ovos estivessem fecundados.
Quando vi os ditos, fiz questão tira-los.
Este foi o equipamento que usei.
20161122_132002_zpstvfixmei.jpg
A técnica aprendi na APK com os killies.
Recolhi os ovos com um pouco de agua (1/2cm) e adicionei um pequeno baby-sitter.
20161122_132233_zpsc7lsq9ws.jpg
Para o baby-sitter adicionei 1 grão de granulado.
A teoria é que os camarões comem fungos e assim limpam os ovos.
O regime continuou durante quase duas semanas. diariamente retirava a noite 6l de agua e introduzia 6l de agua da torneira (repousada durante 24h)
Os ovos ficaram sozinhos com o camarão, dentro da caixa. A caixa ficou a boiar num aquário.
Continua...
Editado por A. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.....
Para o baby-sitter adicionei 1 grão de granulado.
A teoria é que os camarões comem fungos e assim limpam os ovos.
....

Os ovos ficaram sozinhos com o camarão, dentro da caixa. A caixa ficou a boiar num aquário.
Continua...

 

 

Essa agora, já aprendi alguma coisa, não sabia que eram benéficos neste sentido, tão pouco que papavam fungos. Muito interessante!

 

A acompanhar...que tenhas muita sorte. esqueceste-te foi de umas fotinhas dos pais, então??? :tapfoot:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vera.

Vou ver se tiro.

Entretanto deixo um video.

 
 
 
Depois dêem a opinião do que poderia ser melhorado no video. Ou num ou outro aspecto do processo que estou a fazer.
Editado por NGE
Link renovado_video activo
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acho assim nada de especial. Vê lá que uma vez até consegui reproduzir guppys... :doofywave:

 

Quanto ao resto não te posso dizer nada que não sei, mas quero te dar parabéns! É sempre fixe quando conseguir reproduzir coisas. Até humanos é fixolas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então mas estou com uma dúvida, que tipo de filtragem estás a utilizar? Filtro de esponja??

O aquário está cheio, tens uma maternidade, e como fazes a circulação??

Tens alguma pedra difusora para oxigenar mais a água??

Os ovos estão a demorar quanto tempo a eclodir??

Apanhaste algum fungado? Quando ficam fungados de que cor ficam??

Ena tanta pergunta....

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma???

Só uma?

hehe. tens de ver o próximo video. (lixei-te)

E como nada é de graça, tens de subscrever o meu canal de youtube e ajudar a divulgar.

 

Estou a brincar

 

Agora a sério, subscreve o Gonçalo84, já subscreveu. :tongue:

 

Depois de colocar o video (ainda estou a editar), posso fazer umas considerações finais onde respondo as tuas perguntas (e se houver outras também).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem. Cometi um erro no nome da espécie ao fazer o video e depois propaguei-o no tópico (parece que ninguém notou).

 

Já esta certo, já mudei a descrição do nome da espécie no video anterior.

 

 

Deixo a ultima parte.

 

 

 

 

 

 

Editado por NGE
Link renovado_video activo
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consigo fazer citações no forum.
Mas vou responder ás tuas questões Vera.
Se poderes ver o novo video, vais ver o tipo de filtração que fiz.
Evitei pedras difusoras ou circulação de agua.
Os alevins em vez de usar a energia fornecida pelo saco vitelino e posteriormente pela comida para crescer/desenvolver, estão a gastar a energia a tentar "nadar".
Eclodem em 3/5 dias. Tirei uns 2/3 fungados. Ficam bancos (opacos), os férteis ficam com pontos pretos e nota-se o desenvolvimento do embrião.
Esta foi a minha primeira tentativa e perdi um alevin que ainda tinha o saco vitelino (aguentaram-se 17).
A parte final do video, foram os últimos dias naquele recipiente, depois foram para um aquário com 40cm de agua de altura.
Tem quase 1,5cm e é giro ver as diferenças de tamanho.
Já fiz outra eclosão (bem, uma tentativa), mas não fui feliz. Nesta tentativa, tinha uma coisa diferente dentro do recipiente. Era uma espécie de minhocas finas (não eram planarias), os peixes comem aquilo mas aquilo parece que come/destrói os ovos.
Tenho uma nova remessa de mini corys recém nascidas (desta vez não tinha as tais "minhocas") se não me engano eclodiram todos os ovos.

 

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brilhante!!

Muito bom. Deve-me dizer que vi o vídeo do primeiro segundo até ao último, não o achei maçador, bem pelo contrário. A tua descrição muito bem, apoiada pelo vídeo atrás.

 

Mesmo assim fiquei com uma dúvida, explica lá isso dá água verde com ostracodes, acho que já ouvi falar disso, não sei se tem a ver com o mesmo que estou a pensar...

 

José louvo o teu trabalho, dedicação, porque parece fácil todo o processo mas sei bem que não é, e há espécies ainda mais difíceis de reproduzir em termos de corydoras.

 

Desafio-te se mo permitires e se tiveres gosto nisso, criares uma ficha sobre esta tua espécie e o fazer relato, escrito e fotográfico da tua experiência, porque é digno de ficar registado, com vídeos, enfim tudo aquilo que entenderes.

 

Ando aqui com umas ideias associadas a outras tantas, que não posso adiantar. Mas gostaria que este teu empenho ficasse em destaque, não se resumindo a um tópico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brilhante!!

 

 

Eia, nem tanto. Agradeço o elogio, mas os peixes fizeram o mais importante.

Tenho todo o gosto em desenvolver a ficha desta espécie.

Assim que tiver oportunidade inicio e quando finalizar digo-te.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agua verde!

Eu lavo a esponja de um filtro interno num recipiente e a quela agua castanha coloco em frascos ao sol.

2 semanas é quanto basta para aparecer a agua verde, Se estiver no exterior destapado no verão são muitos micro seres que aparecem. depois é manter adicionar agua dos aquario com a tal gosma do filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 2 meses depois...

Canal subscrito! Obrigado por partilhares com esta comunidade as tuas experiências e conhecimento. Se há coisa que mais gosto na aquariofilia é assistir ao nascimento e desenvolvimento de espécies dentro de nossas casas. Parabéns e obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 14/04/2017 at 0:42 AM, Tozé Nunes disse:

Canal subscrito! Obrigado por partilhares com esta comunidade as tuas experiências e conhecimento. Se há coisa que mais gosto na aquariofilia é assistir ao nascimento e desenvolvimento de espécies dentro de nossas casas. Parabéns e obrigado.

Obrigado Tozé, cada subscrição incentiva-me a continuar com novas criações. E a fazer os videos.

Tenho um video que gostava da tua opinião. É uma ideia que tem funcionado bem nos meus aquários de criação.

False water garden of babylonia

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...