Australoheros scitulus, os reis do quase biótipo! (low tech)


Recommended Posts

Aquário low tech para Australoheros scitulus

Biótopo: América do Sul

Dimensões (CxLxA): 120*40*45

Volume Real/Útil: 216l / 200l

Filtragem: Filtro made in chin(eses)

Aquecimento: Não tem

Alimentação: Vermes de besouro do Amendoim
Ocean Nutrition (Papa de discus)

Iluminação: luz natural que entre numa janela frontal

Substrato: Areia do Rio Dueça (tentei aproximar à cor do rio Uruguay, que é mais ou menos a zona por onde eles "andam")

Decoração: Rochas pretas, ramos de carvalho (ainda quero trabalhar o posicionamento e talvez trocar de ramos)

Cenário: Não tem

Parâmetros da Água: Temperatura: sem informação
pH: sem informação

Flora: Ando a testar que plantas melhor se adaptam as variações de temperaturas/peixes.
Durante o inverno tinha adicionado musgo, umas canas que seguram o musgo.
Reineckii Alternanthera, Sagittaria subulata
No inicio da semana adicionei Nymphoides hydrophylla 'Taiwan e uma "extensão" de Echinodorus bleheri e umas foxtail.

Fauna: Casal de Australoheros scitulus (com alevins)

Adicionei hoje uma calha para poder filmar.
 

 


O filme não faz jus ao dourado dos Australoheros Scitulus.
O macho deve ter uns 12cm e a fêmea não deve passar dos 9cm.
O que gosto nestes peixes?
Talvez a facilidade que tem em mudar do padrão de cores que vêem no video (modo de defesa da criação) para um padrão dourado e alaranjado ( talvez modo de descontracção) e ainda tem outro onde o macho tem um tom azulado com uma mancha na lateral.
Nunca tive ciclideos daquele tamanho e formato com tamanha atitude, fiquem surpreso.
Passaram o Inverno sem termóstato, com medo liguei o termóstato durante 1 semana (mas em dias diferentes do inverno), assim que chegou a primavera arrancaram com várias posturas que não deram em nada, lá comeram comidas vivas e papa de discus e neste momento andam felizes da vida a cuidar dos "pequenos" que nasceram a 14 de Junho.
Para esta juventude tenho alimentado com vermes (pequenos) de grindal e microvermes, mas já iniciei a introdução de granulado pequeno e que vejo que eles vão comer aquilo com um grande apetite.

Tenho evitado mexer no aquário devido à nova geração, mas estou aberto a propostas de melhoramento.
Eu retirei alguns alevins para outro aquário, mas não sei o que devo fazer com aqueles que estão com os pais.

IMG_4866a_zpsbqxx1szt.png
Papá, papá...


IMG_4551a_zpsha7gscul.png

A mãe

 

 

Editado por NGE
video
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns, a espécie é muito simpática e com cores bonitas... já a namorei bastante, mas não tenho espaço nos aquarios para mais ciclideos. ☺

Esta sub espécie de Australoheros é muito mais pequena que os habituais.

Por isso optei (devido às medidas do aquário), por mono espécie de aguas frias e deu para fazer muitos minis scitulus. biggrin.png' alt=':biggn:'> é fabuloso ver a dedicação dos pais.

Tanto quanto sei devo ser a 3 pessoa a manter esta espécie por terras lusas. :juggle: foi um bocado a jogar com o destino. Caso um do casal tivesse ido para os :angel: , dificilmente arranjaria outro.

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto mesmo muito! São um pouco parecidos com os Laetacara dorsigera quando em modo "papás". E de facto, espécies como estes seus Australoheros, que preservam os instintos bem vivos e que exibem comportamentos de cuidados parentais não adulterados pelos modos intensivos de produção são, na minha opinião, das espécies mais interessantes para se manter num aquário e são subvalorizadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto mesmo muito! São um pouco parecidos com os Laetacara dorsigera quando em modo "papás". E de facto, espécies como estes seus Australoheros, que preservam os instintos bem vivos e que exibem comportamentos de cuidados parentais não adulterados pelos modos intensivos de produção são, na minha opinião, das espécies mais interessantes para se manter num aquário e são subvalorizadas.

 

Tens Laetacara dorsigera ou já tiveste? Ando algum tempo de olho nessa especte.

Comentei num tópico teu onde falas de Laetacara.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito interessante o casal, gostei imenso de ver o vídeo!

É espectacular vê - los a cuidar da prole, é sempre gratificante.

Fazes bem em não mexer muito agora por causa dos pequenos, ganda cova que os Gajos fizeram, lol.

Sobre a espécie para te ajudar só pesquisando. Não te sei dizer se será melhor mantê -los com os pais ou separa-los...

Mas separaste alguns porquê, notaste algum comportamento menos bom por parte dos pais??

Obrigada pela partilha, decerto a acompanhar.

 

Só estranhei teres a planta do lado direito no vaso, por algum motivo? É que acabas por perdê -la.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Australoheros scitulus é um peixe raro (não só em pt) e pela pesquisa que fiz (rios onde vivem, quem descobriu e por ai adiante,,,) existia pouca informação sobre a reprodução a única coisa que sabia é que era biparental.

Foi com a experiência que descobri alguma coisa.

Para teres uma ideia no dia que eles nasceram há noite fui visitar o berçário :dance: mas, não via nenhum pequenote, apenas os pais.

Fiquei angustiado ao pensar que os pais os tinham papado. Mexi com a mão onde os pais estava e vi uns 3 ou 4 a nadar.

Resumindo eles (o casal) tinham recolhido a nuvem de peixes, num único ponto e os cachopos tinham ficado nesse lugar para passar a noite. Habitualmente, durante o dia os pais faziam o mesmo mas, os alevins não estavam quietos. Decidi no dia a seguir retirar uns para outro local, caso acontecesse algo inesperado.

Agora alguns já tem entre 3/4cm e aparentemente os pais não fizeram nada de horrível como eu pensei no inicio.

 

 

 
Editado por NGE
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei de ver o vídeo, já tão grandinhos, que espectáculo, onde os arranjaste, Mandás-te vir de importação ou nalguma loja cá?? Fiquei curiosa, como descobriste essa espécie?

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, está bem, têm boa proveniência, o Diogo é top em ciclídeos americanos! Espero que tenhas muita sorte com eles!

Vai actualizando, que vou estando à espera de mais fotos e vídeos das crianças!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
A culpa não é minha eles não estão sossegados :tauuu

Conseguem ver alguns com umas cores purpuras ou avermelhadas nas barbatanas dorsais?






IMG_6202_zpsp49omosc.png

IMG_6827_zpsopovsmyx.png

IMG_6881_zpsufdzneyh.png

IMG_6928_zpszarz8oim.png

IMG_7060_zpshacknpjb.png

Editado por A. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Tanto peixe!!!! Mt fixe mesmo, dá gosto criar a malta!!!! Vou acompanhar!!!

 

Foi um aqua, desde inicio destinado a mono espécie.

Estou a gostar bastante, mas ultimamente o macho anda a dar beijos muito fortes e risca-lhe o cromado.

Tenho os separados, mas quando as temperaturas ficarem baixas eles quase que "invernar", junto outra vez.

Não quero façam outra criação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá, pessoal viciado em peixeirada.


Venho pedir ajuda para o desenvolvimento do meu canal de youtube.

Se tem gostado dos vídeos, subscrevam e divulguem o canal. Conto com a vossa ajuda.

Já tenho 1 subscritor e o próximo, serás tu?




Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Está a correr bem, o crescimento da pequenada. Muito bom.

A acompanhar.

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...