CO2
Área dedicada a todo o tipo de questões relativamente a CO2. DIY (Faça Você Mesmo) incluído.
293 topics in this forum
-
Algumas partes retiradas de: www.reefforum.net/f8/extintor-de-co2-16607/ e agradeço muitos conselhos que recebi. Quero deixar um agradecimento especial ao r_simoes que fez o favor de me "abrir os olhos" O CO2 de botija é uma dor de cabeça, para arranjar a um preço razoável. Há crise mas parece que quando queremos uma coisa mais especial, ninguém quer vender, após o envio de vários email e outros tantos contactos pessoais cá vai: CO2 é CO2 seja em extintores de incêndio, garrafas de imperial, ou botijas de paintball. Já sei que existem graus de pureza (importantes talvez para laboratórios não para o aquário). Se alguem perguntar digam que é para o aqua... Não se vendem e…
-
- 51 replies
- 28.3k views
Boas, tenho 2 extintores q vou tentar desenvolver um projecto DIY, com uma delas para um co2 para por nos meus aqua´s... a dúvida é a seguinte... os extintores têm as seguintes designações - Neve Carbónica co2 13-B no outro Dióxido de Carbono co2... penso q no segundo ñ há dúvida q posso utilizar, no primeiro tenho algumas dúvidas... Se me puderem elucidar, agradeço desde já. Cumps A equipa de moderação não aconselha a realização deste tipo de Diy, devido às falhas de segurança
-
- 2 followers
- 1 reply
- 1.3k views
-
- 3 followers
- 4 replies
- 683 views
Boas, a pedido de muitas famílias, ou seja, uma, quer dizer… do Tozé, venho partilhar a construção do meu reactor de co2 e discutir vantagens e desvantagens do mesmo. Decidi fazer um porque só apreciava mesmo o aquário 1 hora por dia, que era quando o co2 desligava. As outras 7h era uma nuvem de co2 por todo o lado. Achei estúpido e pensei: there’s gotta be a better way! Lista de materiais: - 1 copo de filtro de água - 2 reduções 3/4’’ para 1/2” - 2 joelhos 1/2” - 1 tê 1/2” - 1 redução 1/2” para 1/4” - 1 racord 1/4” para tubo 6mm - 2 racord para mangueira de 1/2” - 1 abraçadeira para tubo de …
-
- 2 followers
- 3 replies
- 806 views
Olá, tenho um sistema de CO2 silverline com uma botija de 0,7L. Arranjei um extintor de CO2, a minha pergunta é se posso usar o extintor quando esta botija acabar e se sim que cuidados devo ter e como fazer. Obrigado desde já pela ajuda
-
- 1 follower
- 3 replies
- 1.5k views
Boa tarde. É possível a garrafa estar em outra posição que não de pé? Já tive pessoas a dizer que sim que não há problema porque o interior é liquido e não gasoso. E outras a dizer o contrário.
-
- 2 followers
- 3 replies
- 1.2k views
Boas a todos Alguém sabe me dizer a medida de rosca que aperta nas garrafas de extintor de co2? Quero comprar o redutor via Aliexpress mas não sei se a medida é W21,8 ou M22, alguém pode ajudar nessa duvida? Obrigado
-
- 1 follower
- 0 replies
- 500 views
Bom dia pessoal! Desde que tenho o Aquario, sempre usei este Difusor da JBL, sendo que cometi o erro de nao deixar a ceramica de "molho" como indica a marca antes de colocar em funcionamento. Visto que nao fiz o indicado, as bolhas de CO2 sempre sairam um bocado grandes, e sempre tive alguma dificuldade em acertar com os niveis (isto provavelmente mais por azelhice minha). Como tenho de comprar material agora, estava a pensar comprar uma ceramica nova, e colocar de molho como indicado a ver se a coisa melhora. Mas antes de o fazer, gostava de saber se alguem ja teve este tipo de problema, ou se acam que em vez de gastar dinheiro numa ceramica, com mais algum consegu…
-
- 2 followers
- 11 replies
- 2.1k views
Boas malta. Comprei em segunda mão um conjunto de aquário, com o kit de CO2 da TMC incluido. No entanto tenho notado que o difusor liberta bolhas grandes de CO2 a partir da zona inferior do difusor. Gostaria de saber se é normal ou não. Saem na mesma as bolhas pequeninas, mas parece que as bolhas grandes não deveriam sair. Conseguem me ajudar a aperceber o problema? Aqui podem ver o link do video do problema: Video A botija tem 35 PSI e a saida está nos 55 Kg/cm2. PArece que a válvula anti retorno da ADA tem alguma água no interior, é suposto? Agradeço desde já a ajuda. Abraço, João Dias
-
- 2 followers
- 6 replies
- 2k views
Boas pessoal. Preciso de ajuda para adquirir o material necessário para injetar CO2 no aqua pela primeira vez. E se me puderem dar algum link com algum tutorial ou dicas para a primeira interação com este sistema, para que não cometa nenhum erro, agradecia imenso. Eu tenho uma noção, mas não passa disso. Eu entrei no mundo da aquariofilia em Novembro de 2020, e estou a adorar. Iniciei com um aqua comunitário de 60L, com 60cm de cumprimento, e tudo corre bem, mas gostava de ter mais plantas, mais belas, mais saudáveis, e mais vistosas, e por isso queria adquirir equipamento para injeção de CO2. Como não percebo do assunto, nem sei o que preciso ao certo, estav…
-
- 1 follower
- 6 replies
- 3.8k views
Bom dia, No seguimento do meu anterior tópico : Decidi elaborar mais este em complemento e atendendo a muitas duvidas que vou vendo por aí. Porque cada aquário tem as suas particularidades e vida própria, acertar o CO2 depende de muitos factores, como sendo logo à cabeça a qualidade do material que temos em mãos, a força do filtro a provocar corrente/caudal (como lhe quiserem chamar, é-me indiferente desde que percebam que estamos a falar da velocidade de água que circula pelo aquário e assim transporta CO2), a construção que fizeram, o tipo de plantas, a luz etc. Pretendo com este post ajudar a clarificar ideias e tentarei aqui reproduzir de forma …
-
- 3 followers
- 27 replies
- 5.7k views
Boas Sabendo de antemão que "quando a esmola é grande até o pobre desconfia", fiquei curioso em saber se alguém já teve ou tem experiência de uso de redutores oriundos da China e comprados em lojas online. Menos de 30 Eur (inc. selenoide e contador de bolhas) É que mas de aspeto até que nem parece mau!
-
- 1 follower
- 5 replies
- 990 views
Boa tarde a todos, vou-me aventurar com um projecto em plantados e gostava de recolher algumas opiniões sobre os reguladores usados pelos companheiros aqui do fórum. Que marcas costumam usar? Cumprimentos
-
- 3 followers
- 13 replies
- 3.5k views
Ola pessoal! Precisava de uma pequena ajuda se possivel... Ontem "do nada" comecei a ouvir uma fuga enorme vinda de dentro do armario do aquario. Para meu espanto, o Co2 esta a escapar todo pelo buraco que marquei abaixo no redutor. Nao faco ideia de que possa ser, e nao encontro nada na internet que o possa explicar! O sistema e o JBL Proflora m502. Agradeco a ajuda!
-
- 1 follower
- 2 replies
- 1.2k views
Boa tarde, Alguém me orienta para eu poder encher a minha garrafa de 2kg CO2 em Lisboa?
-
- 0 replies
- 695 views
Alguém me consegue dizer se a rosca de uma botija co2 da TMC é compatível com a rosca do regulador da Strideway CO2 Pro (Conexão DIN 447 / W21.8x14) Obrigado .
-
- 5 replies
- 1.6k views
Boa Tarde, amigos. Gostaria, por favor, que me dessem ajuda nesta questão: tenho um aquário de 60L bem plantado. Como algumas plantas precisam de CO2, optei, para começar, pelo kit Sera CO2-Start. Tenho notado algumas melhorias mas não sei se haverá forma de interpretar as variações na quantidade do ar que fica retido no receptor das pastilhas. Quando introduzo uma plastilha, desce, como é suposto. Depois, como só costumo pôr outra uma semana depois, o líquido vai subindo ou descendo... o que será que causa estas alterações? Será que quando sobe (o receptor fica quase cheio no limite) devo introduzir logo outra pastilha? Obrigado desde já pela ajuda que me possam dar.
-
- 1 follower
- 2 replies
- 1.3k views
Boas, alguém sabe onde se pode carregar botijas Co2 em Viana do Castelo????
-
- 1 follower
- 3 replies
- 1.2k views
Boas, Estou aqui com um problema e como é o meu primeiro aquário com injeção de CO2, estou um pouco perdida... Eu tenho uma botija de CO2 de 2kg normalíssima ligada a um redutor e a uma válvula solenoide, liguei-a a semana passada e ela durou exactamente uma semana a 1 bolha por segundo... Claro que no inicio tive ali alguns problemas no ajuste porque saiu uma quantidade enorme de bolhas até eu reduzir, mas durou 30 segundos se tanto porque o ajuste é muito sensível e eu não dei logo logo com aquilo... de qualquer forma não me parece ser caso para este gasto até porque tenho na ideia que é suposto elas durarem meses (não sei ao certo quantos mas sei que são alg…
-
- 1 follower
- 4 replies
- 1.5k views
Boas tenho um aquario de 60L e ontem fiz o meu primeiro mecanismo de CO2 caseiro como veêm nas imagens mas tenho uma duvida será que o fluxo de CO2 que está a sair e demais para o tamanho do aquario?? Sendo que a única oxigenação que tenho e por via do meu filtro hang on. Se houver alguma coisa alguma coisa mal digam sff.
-
- 0 replies
- 808 views
Boas tebho uma duvida tenho um ph 6.5 se usar co2 vai baixar muito o ph ou depende kh ? Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk
-
- 2 followers
- 3 replies
- 3k views
Boa noite a todos. Tenho um aquário de aproximadamente 100 litros plantado com Monte Carlo (carpete) e Riccia (nas rochas). Estou neste momento a usar 2 kits NEO CO2 da Aquario, e tenho gostado dos resultados, mas os kits estão a chegar ao fim e não sei se devo optar por comprar as recargas ou avanço para uma opção diferente. Antes de ter os dois kits experimentei CO2 caseiro. Funcionava, mas por pouco tempo. Procurei soluções em lojas de aquariofilia, mas pareceram-me sempre bastante caras. Ouvi falar na utilização de extintores de incêndio, mas não sei se serão fiáveis e quais os acessórios que terei que adquirir para os por a funcionar correctamente. São muit…
-
- 3 followers
- 11 replies
- 2.9k views
Boa tarde, estou com um problema no meu sistema de co2, tenho o reactor da JBL proflora direct e o que acontece é que quando desliga a noite a água faz sempre retorno para o tubo já coloquei mais uma valvula mas mesmo assim a agua enche a válvula e continua pelo tubo, o que estará errado? Tenho o co2 com a pressão a 2bar e com 2bpm Obrigado
-
- 4 followers
- 6 replies
- 2.5k views
Boas, Montei um novo aquário há cerca de um mês, mas estou a usar um sistema de CO2 caseiro e neste momento é quase impossível encontrar a levedura que usava na mistura (Fermipan). O meu tapete de Montecarlo está quase completo, mas temo que, deixando de usar CO2, as plantas comecem a morrer. Deixo aqui duas questões, para quem me possa ajudar: - É possivel substituir o Fermipan por levedura de padeiro normal... daquela que não é em pó? - Parando o fluxo de CO2, a Montecarlo continuará a crescer? Desde já agradeço todas as respostas. Abraço.
-
- 0 replies
- 918 views
Boa tarde Sou bastante novo nestas andança e foi me aconselhado a colocar NEO CO2 como tal hj resolvi adiciona lo ao meu aquario de 24l Acontece que agora o aquario está inundado de bolhas ao ponto de parecer agua gaseificada, por momentos até temi ter o Pedro Tochas a saltar me pela janela a dentro, mas depois lembrei que com isto do covid as aparições ao vivo estão suspenas, então la relaxei. Posto isto Alguem sabe se é normal estar assim, visto ainda ser o primeiro dia, e em breve ira dissipar? A razão da minha preocupação é ter fauna que possa ficar asfixiada isso e baixar drasticamente o PH da agua. Grato por qualquer feedback
-
- 2 followers
- 10 replies
- 1.3k views
Boa noite Tenho um aquario de 60 Litros da Juwel , com filtro interno e bomba de ar. A bomba de ar convém estar sempre ligada 24 h ? É um aquario plantado , ainda em fase de ciclagem. Cumps Fábio
-
- 2 followers
- 5 replies
- 1.3k views
Deparei-me com esta situação... 2 drop checker, um com uma abertura grande (lado esquerdo) e o outro mais pequena (lado direito). Em qual devo confiar? Vou pela tabela KH/ PH para ver qual está certo? Esta foto foi tirada antes das luzes ligarem e está a ser feito um tratamento com excel, para eliminar BBAs, com 2 vezes a dose recomendada. Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
-
- 0 replies
- 1.2k views
Boa tarde a todos, Gostaria de saber se alguém já usou o Sera CO2 - Start e qual a vossa opinião sobre este kit. Tenho um aquario de 45Lt e à coisa de 1 mes e meio decidi fazer um "make-over", com umas plantas e inquilinos novos...Entrei no mundo do camarão... 😕 Até agora está tudo pacífico, tudo a conviver felizes da vida, mas reparei que as Eleocharis Parvula Mini não estão a propagar como esperava, ou seja, estão uns pequenos tufos e não está a ficar aquela "relva" pretendida. Uma vez que não tenho grande espaço a volta do aquário, não queria por uma botija de CO2 à mostra. Daí questionar-vos sobre este kit. Para além de ser mais barato que um kit de …
-
- 6 replies
- 1.3k views
Boas acho que tenho um problema com o redutor do co2 quando desligo o contador de bolhas continua a debitar co2 e estive a espera 3 horas e continua a debitar co2 sem a mesma densidade mas nao para de debitar , na vossa opinião qual será o problema ?
-
- 2 followers
- 5 replies
- 2.3k views
Bom dia pessoal, Estou a pensar em vir a usar CO2 de botija mas nunca usei este tipo de injeção de CO2 alguém me sabe dizer como o mesmo funciona, o sistema tem de ser aberto e fechado diariamente correto? Estou a pensar comprar uma botija de 2kg para um aquário que cálculo que no fim fique com cerca de 40-45L, a botija ainda dura uns meses certo? Quanto é que acham que isto duraria?(Eu sei que é difícil dizer um número com toda a certeza porque a injeção também depende da quantidade/exigência das plantas etc mas chutem um valor que pela vossa experiência achem que isto pode durar)
-
- 18 replies
- 22.9k views
Olá! Existe alguma disposição ideal de um difusor de co2 no aquário em relação aos restantes equipamentos, pelo menos aqueles que possam afectar a difusão do co2, por exemplo a boca de entrada de agua e a "flauta" de dispersão de agua do filtro externo. No meu caso tenho um 2217 para um aqua de 1m (180L)... Paulo
-
- 0 replies
- 1.2k views
Boas tenho uma duvida qual e o melhor kit co2 para um aquário de 80x30x40, um Abraço
-
- 3 followers
- 48 replies
- 4.6k views
Boas pessoal. Tenho uma duvida. Comprei um co2 da ocean free, daqueles que tem uma lata de spray um tubo transparente e a valvula anti retorno mais um generonde um copo por onde sai o co2. A duvida que tenho é a seguinte: no primeiro dia enchi um terço do copo de co2 mais ou menos 2 bombadas, 1H antes da luz ligar, e aquilo foi consumido durante 4h a dose que coloquei. No segundo dia fiz o mesmo mas nao foi consumido nada ou praticamente nada, o drop check está a azul o que significa que tem falta de co2. Nao entendo entao porquê que nao é consumido. Vou colocar a foto para verem o que falo Ja agora, posso substituir esse 'copo' por outro difuso…
-
- 0 replies
- 928 views
Olá a todos, Eu tenho um sistema de Co2 pressurizado com regulador da TMC e respectiva garrada de CO2 da TMC V2. Estou neste momento com um problema de fuga, mas não consigo perceber de onde. Tenho fuga porque: 1- as garrafas duram muito pouco (a última durou 2 dias); 1- oiço o gás a sair. Fiz o teste do sabão (mas zonas de ligação e roscas) para ver se consigo perceber de onde sai mas não vejo bolhas a sair. Mas se colocar o ouvido perto da zona onde está o simbolo da TMC...oiço bem o gás a sair. Já tenho este sistema há 5 anos e para dizer a verdade, sempre tive problemas em colocar a garrafa, pois nunca ficou bem à primeira. Mas agora está a ser de mais, princip…
-
- 0 replies
- 959 views
Boa tarde, Onde posso encontrar apenas o regulador de C02 das garrafas pequenas descartaveis de 45g? Já tenho a garrafa descartavel de Co2, o conta bolhas e o difusor. Falta mesmo o regulador.
-
Members