Brunomcc2000

CO2 de botija

Recommended Posts

Bom dia pessoal,

Estou a pensar em vir a usar CO2 de botija mas nunca usei este tipo de injeção de CO2 alguém me sabe dizer como o mesmo funciona, o sistema tem de ser aberto e fechado diariamente correto?

Estou a pensar comprar uma botija de 2kg para um aquário que cálculo que no fim fique com cerca de 40-45L, a botija ainda dura uns meses certo? Quanto é que acham que isto duraria?(Eu sei que é difícil dizer um número com toda a certeza porque a injeção também depende da quantidade/exigência das plantas etc mas chutem um valor que pela vossa experiência achem que isto pode durar)

Bom dia,

O sistema de co2 pressurizado convém que seja afinado conforme a necessidade do aquário e deixar ficar tal qual como está, a única coisa que interfere no fluxo do gás é só a válvula solenoide que deverá estar ligada a um temporizador de forma a manter um rotina de entrega de co2 ao aquário.

Para um aquário de 45L uma botija de 2kg deve durar entre os 4,5/5 meses aproximadamente, claro que isto vai depender da exigência do aquário por isso é sempre difícil contabilizar a sua durabilidade.

• Thanks 1

Conhecia a existência da válvula solenoide mas desconhecia por completo a sua função de facto isso ajuda bastante.

A injecção de CO2 deve começar antes da luz ligar e acabar antes da luz desligar correto? Como costuma fazer nos seus aquários Ismael?

Por norma deve haver um desfasamento de 1:30/2 horas para que assim que as luzes acendem já haja co2 disponivel na coluna de água de modo a que as plantas o possam consumir de imediato e o mesmo se aplica ao fim do fotoperiodo para que as plantas consumam o co2 presente de forma a não haver concentrações elevadas durante a "noite" propriamente dita.

Claro que há quem seja da opinião que o co2 pode ligar ao mesmo tempo que as luzes sendo igualmente eficaz, mas para mim o método apontado acima funciona e é nele que vejo uma boa lógica portanto equipa que ganha não se mexe!

Cumprimentos
Ismael Figueira

• Thanks 1