JoseCarlosMarques Posted April 8, 2020 Share Posted April 8, 2020 Boas, Montei um novo aquário há cerca de um mês, mas estou a usar um sistema de CO2 caseiro e neste momento é quase impossível encontrar a levedura que usava na mistura (Fermipan). O meu tapete de Montecarlo está quase completo, mas temo que, deixando de usar CO2, as plantas comecem a morrer. Deixo aqui duas questões, para quem me possa ajudar: - É possivel substituir o Fermipan por levedura de padeiro normal... daquela que não é em pó? - Parando o fluxo de CO2, a Montecarlo continuará a crescer? Desde já agradeço todas as respostas. Abraço. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Alvaro Silva Posted April 8, 2020 Share Posted April 8, 2020 Boas José Sim podes,tens e que derreter a levedura com um pouco de água morna,o resto já tu sabes. Saudações Link to comment Share on other sites More sharing options...
JoseCarlosMarques Posted April 8, 2020 Author Share Posted April 8, 2020 Nem isso consigo arranjar, nesta altura. E compreende-se porquê. Há gente que prefere fazer o pão em casa do que sair à rua para ir comprá-lo. Mas ensinaram-me o método para fazer fermento natural, apenas com farinha e água, e um site que ensina a desidratar o resultado, para depois triturar e guardar em pó. Suponho que seja mais ou menos isso o Fermipan que usava. Quanto não vale ter o conhecimento da mãe que em pequena ajudava a avó dela a fazer o pão em casa... 🙂 De qualquer maneira, agradeço a sua resposta, Álvaro. Mais uma vez! Se a coisa resultar (vai demorar mais ou menos uma semana a preparar), deixo aqui a receita. Caraças... com tanto tempo de quarentena, qualquer dia dou por mim a fundir areia para fazer os vidros do meu novo aquário! 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tozé Nunes Posted April 9, 2020 Share Posted April 9, 2020 23 hours ago, JoseCarlosMarques said: Caraças... com tanto tempo de quarentena, qualquer dia dou por mim a fundir areia para fazer os vidros do meu novo aquário! 😂😂😂 Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Share on other sites More sharing options...
André Cardoso Posted April 9, 2020 Share Posted April 9, 2020 (edited) On 08/04/2020 at 23:13, JoseCarlosMarques disse: Nem isso consigo arranjar, nesta altura. E compreende-se porquê. Há gente que prefere fazer o pão em casa do que sair à rua para ir comprá-lo. Mas ensinaram-me o método para fazer fermento natural, apenas com farinha e água, e um site que ensina a desidratar o resultado, para depois triturar e guardar em pó. Suponho que seja mais ou menos isso o Fermipan que usava. Quanto não vale ter o conhecimento da mãe que em pequena ajudava a avó dela a fazer o pão em casa... De qualquer maneira, agradeço a sua resposta, Álvaro. Mais uma vez! Se a coisa resultar (vai demorar mais ou menos uma semana a preparar), deixo aqui a receita. Caraças... com tanto tempo de quarentena, qualquer dia dou por mim a fundir areia para fazer os vidros do meu novo aquário! Edited April 10, 2020 by André Cardoso Link to comment Share on other sites More sharing options...
Miguel Simões Posted April 13, 2020 Share Posted April 13, 2020 On 08/04/2020 at 02:27, JoseCarlosMarques disse: ...... - Parando o fluxo de CO2, a Montecarlo continuará a crescer? ...... Boas José, Falo por experiência própria, a montecarlo, com Co2 cresce mais rápido e fica mais compacta, sem o Co2 cresce muito lentamente, menos compacta e com folhagem mais pequena, tive 6 mêses sem Co2 (até me decidir desmontar o aqua) pois a montecarlo foi a planta mais resistente do aquario, nestes 6 mêses apenas fazia tpa's de 50%. O meu conselho para quem não quer usar Co2 é "não façam isso!" 😂 Cumps, Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech Link to comment Share on other sites More sharing options...
JoseCarlosMarques Posted April 27, 2020 Author Share Posted April 27, 2020 A experiência com fermento caseiro não resultou... felizmente consegui encomendar pela internet um fermento desidratado que está a funcionar, e evitei ficar sem CO2 no aquário. É da marca Condi, e comprei-o em Celeiro.pt. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts