• advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
pedronb

Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!

Recommended Posts

Já me lembro o que me fez grande confusão aqui foi a tal valvula(19€) de pressão que não dá para controlar a pressão no sistema.

Se colocares algo deste gereno num extintor já fico mais contente.

foto27.jpg

Mas pessoalmente gosto de teer uma torneira para fechar a garrafa em caso de emergencia.

Agora surgiu uma questão ao ver essa imagem..

Esse extintor parece-me ser um extintor normal(pó?). Será possivel usar um extintor desses? devidamente limpo não é? e quando for para encher meter CO2?

No caso de esse género de torneira que tipo é?

Será possivel usar um extintor desses? devidamente limpo não é? e quando for para encher meter CO2?

Probavelmente, se não de certeza, ninguem te o enche, não cumpre as normas, não assumem a responsabilidade de uma rotura=desastre durante o processo de enchimento...

Há bastantes tópicos aqui que falam deste assunto...

PedroC

CO2 pressurizado a bombar since today!

está 24/7 até chegar a solenoide, uma bolha todos os 3 segundos, irei aumentar gradualmente.

cumprimentos

Fx

Menes....!

Uma coisa que me está a moer a cabeça...

Foi-me dito que estes conjuntos NOVOS da TMC, a válvula que vem de oferta tem uma razão de ser. Não?

A rosca não é igual. Estas garrafas têm um sistema igual às de paint ball. O recarregar é diferente.

Só funcionam no seu conjunto.

Foi o que me disseram!

cumps

Isso já foi dito, a diferença é a norma de rosca que usam. A norma europeia é a DIN477, esse kit (tenho um) tem rosca com a norma americana (CG qualquer coisa).

Em relação à carga sei que as lojas que vendem isso mandam carregar em Lisboa salvo erro. Não sei se as lojas que carregam as garrafas normais tem forma de carregar isso mas tenho de investigar melhor o assunto.

Ando à procura de botijas de CO2 (novas).

Obviamente se for a uma loja on-line ou não de aquariofilia arranjo por volta dos 80€.

Durante a minha pesquisa deparei-me com a discrepancia enorme entre os preços de extintores de CO2 de loja para loja, como tal imagino que o mesmo se aplica às botijas de CO2 deste tipo.

Para terem uma ideia do preços dos extintores aqui ficam os preços em algumas lojas que contactei telefonicamente.

DISCLAIMER: Não me responsabilizo pela veracidade dos mesmos, estou a transmitir o que me foi dito.

Navefogo

- extintor co2: 2kg: 80€ + 5% iva

- carga/manutencao: 9€ + 7€/kg

Double Security Systems

- extintor co2 2kg: 39€ + 5% iva

- recarga/manutencao: 10€ + 22€/kg

Joaquim Godinho Lopes Godinho Lda (Moscavide)

- extintor co2 2kg: 40€ + 5% iva

- recarga: 5€/kg

Costa Silva & C Lda

- extintor co2 2kg: 46€ + 5% iva

- recarga/manutencao: 7.99€ + 8.5/2kg

Como podem verificar os preços variam entre os 39€ e os 80€ !

Bem eu vi no jornal do continente extintores de um Kg a 9,99€, não sei se vale a pena ou não mas pelo preço é capaz de vler o risco para quem quer experimentar...não é o meu caso mas aqui fica a dica

cumprimentos

Esses extintores não devem ser de Co2..... quase de certeza que são de pó químico.

Bem eu vi no jornal do continente extintores de um Kg a 9,99€, não sei se vale a pena ou não mas pelo preço é capaz de vler o risco para quem quer experimentar...não é o meu caso mas aqui fica a dica

cumprimentos

Mas atenção que têm de ser de CO2 necessariamente, os de pó químico (por norma mais baratos) não são certificados para levarem CO2, logo é um problema para serem recarregados.

Portanto, por 10€ tens a certeza de que é CO2 ?

Obrigado.

Mas atenção que têm de ser de CO2 necessariamente, os de pó químico (por norma mais baratos) não são certificados para levarem CO2, logo é um problema para serem recarregados.

Portanto, por 10€ tens a certeza de que é CO2 ?

Obrigado.

OK.. já estive a ver no continente on-line:

Extintor Aço Pó Químico JFO

1 un

Preço € 9,99 / Unid.

Nada feito !

Edited by jbrazio

Bem só referi isso porque há quem os tenha apesar dos riscos. Eu tenho dois kit (que ainda vou por em funcionamento) e são mesmo para aquários...ficou-me a bom preço (165€ os dois) um de 2kg com válvula solenoide etc e o outro 575Gr. Tive a sorte de poder comprar algum material directamente no fornecedor.

cump

Baratinho carago. Quando tiver o aqua maior tens que me dizer onde arranjas esse fornecedor que tb sou de Gaia. :medieval_mace:

O kit de 575Gr é o famoso TMC com manómetro simples que não permite ligação directa da solenoide e que não tem rosca com norma DIN477, mas não há problema. De inicio vou usar o kit assim e irei fazer melhorias gradualmente (válvula solenoide e talvez de agulha também) mas será só para mais tarde porque quero testar a duração da botija com uma cadencia baixa tipo 1 bolha cada 5 segundos (vai ser para um nano de 30l).

Cumprimentos

Brazio

E o que eu gosto de cerejas! :-D

A valvula de agulha é um tubinho muito fininho de metal (com um buraco tipo agulha daí o nome) que te permite ligar o tubo de co2 e teres um débito de 1 bolha por segundo ou 1 bolha de 5 em 5 segundos, a afinação como deves calcular neste regulador de baixo custo não é muito precisa...mas já tive das 2 maneiras.

O "afinador" não sei o que é mas podes perguntar à natur e colocar aqui a resposta.

ocirebla

"Já me lembro o que me fez grande confusão aqui foi a tal valvula(19€) de pressão que não dá para controlar a pressão no sistema."

Qual sistema?

A pressão da garrafa é de 70kg (no manómetro) e as bolhas saiem pela valvula de agulha a 1 por segundo no conta bolhas + check valve de comprei por 4,14 euros (para variar no ebay)...

Queres controlar exactamente mais o quê? Se estás a pensar no 2 manometro que dá a pressão de saida, este apresenta sempre o mesmo valor fixo independentemente das bolhas que tens a sair.

img_4901283_1245932457_abig.jpg

O extintor ou garrafa de paint ball têm de ser de co2 esse é um assunto já muito abordado.

Para poupar na garrafa a única hipótese viável é comprarem na loja de extintores 1 extintor em segunda mão que lá costumam andar pelos cantos...

Enquanto a valvula solenoide andar pelos 40 euros acho que não a vou testar. Desculpem lá mas os tempos são de crise :medieval_mace: Mais a diferença do regulador...se for o caso dá para muito co2

Extintor CO2 cheio 2kg, altura 50cm, base plana, com IVA 32 euros, em Sta Maria da feira, portes 15 euros Não alteram para valvula de volante.

site

Edited by pedronb

Boa noite,

Na Pontinha (M.Vieira 962 562 081) extintor 2Kg de Co2 € 35.00 com IVA. Em relação á torneira volante, o sr. Herculano Vieira, que me atendeu, vai verificar se consegue arranjar porque nunca lhe tinham pedido. Carregamento de 500 grs - € 5.00. 5***** bom atendimento e muito porreiros.

Isso é boa onda.

O que me tem sido dito é que ao alterar um extintor para uma válvula de rosca estamos a violar a homologação da botija, logo podem-se recusar a fazer refill a mesma.

Boa noite,

Na Pontinha (M.Vieira 962 562 081) extintor 2Kg de Co2 € 35.00 com IVA. Em relação á torneira volante, o sr. Herculano Vieira, que me atendeu, vai verificar se consegue arranjar porque nunca lhe tinham pedido. Carregamento de 500 grs - € 5.00. 5***** bom atendimento e muito porreiros.

Boas sou de arredores da pontinha caso tenhas novidades agradecia....

cump:

;)

Grande Alex é assim mesmo!

Será do post ou os extintores andam a baixar de preço o M Vieira já baixou 12 euros de Maio para Julho?

Preço Maio 45 + Iva = 47.25

Preço Julho 35 euros

É lá !

Agora paciência que já comprei o da feira... ;)

02f6cf9c9b71a1c2d856941dd91935c8.jpg

Edited by pedronb

Boas

Eu comprei um regulador com um manometro e valvula de agulha igual ao primeiro que aparece neste topico, comprei um extintor e liguei o regulador.

Segundo o que vi neste topico, com este regulador consegue-se mais ao menos regular o numero de bolhas emitidas de co2. O meu problema é que eu regulo para uma bolha por segundo e ao fim de três a quatro horas já está com um caudal inferior, e au fim de mais umas horas está quase parado.

Por que será?

cump

Olá anabruno,

O teu sistema só tem um manómetro mas tem duas torneiras! certo?

Uma, do redutor de pressão, para controlares a pressão de saida do co2,

e outra na válvula de agulha, para controlares o nº de bolhas por segundo.

Segue os seguintes passos:

1) Abre a torneira toda da válvula de agulha.

2) Vai abrindo a torneira do redutor de pressão, 1/4 de volta de cada vez, até começarem a sair mais bolhas/segundo do que as que desejas.

3) Vai fechando a torneira da válvula de agulha até teres o numero de bolhas/segundo que desejas.

4) Se passado alguma horas o co2 diminuir novamente, abre 1/4 de volta a torneira do redutor.

Cumps,

PC

Olá

O meu sistema penso que só tem uma torneira, é igual ao primeiro regulador que aparece neste topico, é um redutor com uma torneira verde flurescente.

cump

Então não tens válvula de agulha...

Se só tens uma torneira então, pelo que já aprendi com este tópico, não consegues controlar o caudal de uma forma precisa. Podes acrescentar uma válvula de agulha e se quiseres uma válvula solenoide.

Gostava que alguém diga qual a melhor forma de controlar um sistema deste pois eu também tenho um e queria saber. Se meter como referi acima, uma solenoide e uma agulha fico com um bom sistema mas se meter só a solenoide vou ter o problema do controlo da saída certo? Já agora, ninguem sabe onde comprar uma válvula de agulha a bom preço?

cumps

Boas,

Anabruno, acho que assim vai ser difícil controlares o Co2 com precisão.....

tenta abrir a torneira do redutor, 1/8 de volta de cada vez, ou menos, até conseguires ter o caudal perto do que queres.

celsoslec, na minha opinião o melhor é usares redutor+solenoide+válvula de agulha, só assim é que é possível um ajuste preciso do co2.....

e se comparares o preço total do sistema, a válvula de agulha é só cerca de 13€..... não justifica não se usar uma.

Para comprares a válvula perto de ti..... tenta procurar em casas de ar comprimido,

ou junta-te a uma compra em grupo e manda vir da aquaristic.

Também podes colocar um anuncio nos classificados do fórum.... pode ser que apareça alguém com uma a mais! :)

Cumps,

PC

Eu tenho uns manometros com redutor de pressão, manometro de pressão de garrafa e valvula de agulha, para venda se interessar manda mp..

São iguais aos da aquaristic!

Cumps