PRIMEIROS PASSOS
Para iniciados no mundo da aquariofilia de água doce
12,633 topics in this forum
-
- 0 replies
- 613 views
Caros amigos Comecei à cerca de 4 semanas o meu novo vicio, para isso muito contribuiu este forum desde a construção do aquário até ao conhecimentos básicos para o início deste hobby. Durante as 1ªs 3 semanas deixei o aquario a fazer o ciclo do azoto já com a maior parte das plantas (sei que poderia ter sido menos tempo mas o seguro morreu de velho ) nesta ultima semana fui comprar a equipa limpeza constituida por 3 corydoras, 3 ottos e 1 red cherry. Acho que esta semana já posso juntar mais peixes ora é aqui que preciso da vossa ajuda. Mas antes cá vai o Layout 80x50x40 Filtro externo JBL 250 2x 6500ºK 18w 1x Gro-lux 18w 1x daylight star uv stop 18w …
-
- 2 replies
- 965 views
Amigos, Acabo de instalar o meu aquário. Há 15 dias introduzi 10 neos, 4 Serpea, 6 Pinguins, 1 Corydora e 1 Plecostemus (não sei como se escreve). Agora estava a pensar num casal de Colisas. O que devo fazer? Colisas? Guppies? outros? O aquário tem 80 litros. Obrigada pelas dicas
-
- 5 replies
- 1.3k views
"Herdei" recentemente um aquário com 150litros e nele habitam cerca de 50 guppys. Tem uma pedra de calcário e duas de xisto. Gostaria de colocar outras espécies e diversificar o habitat. Conheço muitos poucos peixes pelo que gostaria de ter Tubarões bala, Escalares, coridoras (limpa-fundos?) e camarões. Não sei se será a melhor opção, mas gostaria de saber a vossa opinião e sugestões (se tiverem fotos dos peixes seria bom) Obrigado
-
- 32 replies
- 3.2k views
Viva, Sempre tive peixes, a minha mãe tem um aqua grande, com 2 peixes vermelhos, e como a minha irmã mudou de casa comprou um balão e vai levá-los, por isso finalmete tenho o aquário livre. Já rematei um casal de discos, por 100euros, achu que fiz um bom negócio, irei com o meu pai buscálos. O que é que os tipos comem?poderei meter mais discos? quando de 15 em 15 dias lavava o aquário punha os peixes vermelhos num alguidar, com os discos parece que assim não funciona, como é que fazem?
-
- 33 replies
- 3.6k views
Já tenho quase tudo pronto para começar o meu primeiro plantado, só espero pelo móvel agora. Já tenho o SERA nitrivec, vou também comprar o SERA aqutan. Amanhã vou buscar o estrato. 1ª pergunta: acham que para o meu aquário 80 x 30 x 45 preciso de mais um saco de sub-estrato de 5l da JBL? Aconselham-me a comprar mais alguma coisa por agora? obrigado, andré
-
Olá pessoal, Sou um iniciante neste mundo da aquarofilia (2 semanas). O problema é este: Apareceram umas manchas amarelas no fundo do aquario e em algumas rochas. Mas apenas em areas localizadas que por coincidencia ou não é o meio do aquario. Será isto natural? O que devo fazer? Amanha farei a minha primeira muda de água, (10%?? certo?). Não tenho limpa fundos. Obrigado
-
- 9 replies
- 1.7k views
Viva, Montei um aquario de 60 litros no escritório da minha empresa. Tenho no aquario dois tipos de anubias, um especie de erva, dois troncos e vou hoje comprar alguma riccia para fazer um tapete à maneira . O aquario esta em processo de ciclo desde sexta-feira e como é lógico ainda não tem qualquer peixe! O valor do ph esta pelos 7.5/8 a agua não é macia nem dura (meio termo), os valores de Amónio e Nitratos ainda não sei. (não tenho ainda kit para medir, pois pediram-me 40 euros para ambos os kits, o que achei dinheiro a mais). Por fim o que eu queria era a vossa recomendação para os habitantes do aquario, procuro especies de relativa facilida…
-
- 7 replies
- 1.3k views
Boas desde já a todos e parabens por este excelente forum. Comprei o meu primeiro aqua de 60 litros ha uma semana atrás. Li atentamente a FAQ. e enchi o aqua pu-lo a trabalhar com agua do poço. Comprei dois Danio-Zebra para ajudar ao ciclo do azoto e pu-los lá. Tenho duas dúvidas: 1 - Durante o ciclo do azoto também se devem/podem fazer as trocas parciais de agua? 2 - A minha agua da torneira tem por norma um pH de 5,8, mas depois de uma semana com o aqua plantado, e o filtro a funcionar e a temperatura a 26/27 ºC o pH alterou-se para 7,2, tem isto a ver com o ciclo do azoto? Obgdo. desde já pela resposta ás minhas perguntas de noviço (que sou)...
-
- 31 replies
- 3.6k views
.... numa Box de tlm. da Vodafone que tem 18x18x18 cm ??? Que tipo de aquario montavam ?? Que peixes colocavam ??? Etc.... Já tenho : 1 Filtro interno 1 Bomba de Ar ( pode ser necessaria ou ñ ) 1 Termostato de 25w Varias conchas tipo caracol mas grandes . Aceito as v's propostas , uma coisa muito inportante eu sou um Rookie neste tipo de andanças.
-
- 7 replies
- 1.3k views
Amigos, Acabo de instalar o meu aquário. Há 15 dias introduzi 10 neos, 4 Serpea, 6 Pinguins, 1 Corydora e 1 Plecostemus (não sei como se escreve). Agora estava a pensar num casal de Colisas. O que devo fazer? Colisas? Guppies? outros? O aquário tem 80 litros. Obrigada pelas dicas
-
- 1 reply
- 839 views
Tenho um aquario de 240L com ph7 presentemente ocupado por: 1 casal de gouramies 3 pintas 1 colisa macho 9 Barbos tigre Estou a pensar em aumentar um pouco a população do meu tanque mas tenho algumas duvidas e gostava de ouvir uns conselhos de quem sabe mais disto que eu, estou indeciso entre: - Por corydoras, umas 4 ou 5, o problema vai ser alimenta-las o que penso fazer com pastilhas de fundo deitadas á noite ou simultaneamente com flocos para os outros peixes. Qd montei o aquario tinha corys que me morreram julgo eu devido à fraca oxigenação da água (temperatura alta no sitio onde está o aquario), pelo que tenho um pouco de medo de arriscar as co…
-
- 4 replies
- 1.3k views
Ola primeiramente, minha duvída é que eu estou pensando em comprar um aquario de 70 ou 80L no maximo por causa do meu móvel aonde ele vai ficar. Neste aquario eu que queria fazer um comunitario,com neos bettas e ou tipos, seria uma boa colocar esses juntos?Agora que ''decoraçoes'' eu poderia colocar nele,é melhor colocar pderas coloridas ow calcarias,tronco de madeira altera o PH.Por enquanto é so isso mesmo...mas se vcs puderam me falem tudo por favor!!!!!!!!! Obrigado
-
- 8 replies
- 1.5k views
Boas, Gostava de saber se é possível manter num aqua de 60x30x40, 2 escalares, 2 colisas cobalto (casal) e 2 kribensis (casal). Seria possível reproduzir colisas ou kribensis neste aqua? Tenho um pequeno aqua de 20 litros onde poderia colocar os alevins... Cumprimentos,
-
- 5 replies
- 1.2k views
sou mas e maluco mas ja ta comprada... comprei uma femea po meu betta e vou fazer criaçao ja sei que so mudo a femea pa dentro do aqua ( po pe do macho ) quando tiver com as listas verticais.....e depois liberto-a e vejo o ritual de acasalamento ( se e que se pode chamar assim ) depois do ritual retira-se a femea de ao pe do macho e deixa-se o macho a tratr dos futuros bebes ( espero eu )...... agora ja nao me lembro.... quantas horas depois disto tudo e que se deve tirar o macho ? 24 36 ? Perguntas : posso alimentar os pequenotes com flocos para bebes ? :D de momento tenho a femea numa maternidade... nao faz mal pois nao ( so ate ela mudar a…
-
Aquário Novo 1 2
by arty77- 31 replies
- 6.6k views
Olá a todos, Em Agosto adquiri o meu novo (e primeiro) aquário. O mesmo esteve três semanas em inicialização. Na primeira aquisição de peixes, quando regressei de férias, meti 3 coridoras, 3 guppy (1 macho + 2 fêmeas), 2 neons e 1 pleco leopardo. Nessa semana (semana passada) em dois outros dias adquiri mais alguns peixes. O aquário também tem algumas plantas. O pH da água está entre 7.5 e 8.0. Quem quiser comentar esteja à vontade, adoraria ler comentários e receber dicas. De seguida deixo uma descrição pormenorizada de tudo. Abraços, Artur -------------------------------------------------------------------------------------- Aquário JUWEL Rekord 60 • 5…
-
Olá pessoal Estou deveras tentada a criar um pequeno aqua de ciclideos, mas como o aqua que irei ter disponivel só tem 60x30x40, mais ou menos, queria começar com ciclideos americanos que me parecem ser os que crescem menos, agora ponho as seguintes questões: 1)aqui na minha zona ainda só me apercebi de ramirezis;no entanto estava tentada também em exerimentar apistogramas.... 2)o fundo tem de ser areia ou pode ser areão? 3)Rochas?Plantas?Que tipo de esconderijos? 4)O aqua não ganha algas no vidro???? 5)posso por corys??? 6)a iluminação deve ser igua à dos plantados????ou pode ser menor??? 7)posso misturar ramirezis e apistogramas????e em q…
-
- 7 replies
- 1.4k views
Boas Eu gostava de montar um Aquario as minhas primas pois elas gostam bastante de peixe.... qual sao os peixes e as plantas mais facil para elas comesarem no gosto pela aquarofilia.
-
olá :D sou novata nestas andanças, tenho um aquario pequeno que tem cerca de 15l com 3 kinguios. gostava de aquirir neos ou tetras (não sei o nome deles ) porque os acho muito girinhos. sei que provavelmente terei de adquirir outro aquario, e gostava que me indicassem o melhor só para albergar os neons. tenham em atenção de que vivo num apartamento e espaço não é muito abundante. e gostava também que me dissessem quais os cuidados a ter etc etc o que devo comprar para esse aquario, cuidados com a alimentação, como cuidar deles em geral desde já o meu muito obrigado nélia
-
- 6 replies
- 1.2k views
tenho 15 anos e juntamente com o meu pai temos um aqua com. e como tenho varias especies de peixes gostaria que alguem me desse uma receita caseira que desse para a maior parte dos peixes que eu tenho. estes sao : -neons vermelhos e azuis pretos -betta splendens -gourami perola -limpa-vidros fundos -alerquim -guppy's ( bebes adultos ) -viuva negra -tetra laranja ( nao sei o nome especifico ) acho que e tudo agradeço uma resposta em breve. obrigado João Faria
-
- 6 replies
- 5k views
Boas Em breve devo adquirir o meu 1º aquário. Para poder ajudar no inicio do ciclo do azoto pensei em introduzir 1 a 2 peixes que fossem resistentes para irem fazendo uns xixis e cocos. Quais recomendam e ao fim de quanto tempo depois de meter a aqua. Aquario de 60 ou 80 litros estou ainda a ponderar.
-
- 3 replies
- 1.1k views
Estou com uma grande dúvida. Para mudar parcialmente a água em 1/3 tenho que tb limpar o filtro? Ou o filtro só se limpa com mais tempo? É que a limpeza do filtro implica a introdução no aquário e isso acaba por stressar os peixes se o fizer semanalmente. pelo menos é o que acho. Ajudem-me se puderem
-
Iluminação
by Thor99- 6 replies
- 1.2k views
Tenho um aquário de peixes tropicais à pouco tempo e sei que o período de iluminação deve ser de 10 a 12 horas. A minha pergunta é a seguinte: - Depois de desligar a luz, posso utilizar na mesma a sala onde tenho o aquário e ver televisão? Digo isto porque ouvi dizer que a luz da televisão agita os peixes. Peço ajuda, pois não sei se é melhor deixar a luz enquanto utilizo a sala, ou utilizá-la com a luz apagada do aquário? Obrigado
-
- 11 replies
- 1.6k views
Boas Por vezes oiço falar em peixes que pelo nome fico a zeros. Será que existe algum site onde possa fazer pesquisa por peixe e aparecer as caracteristicas e seus afins? Desde já obrigado
-
- 4 replies
- 1.5k views
vou aumentar a flora do meu aquário, e pretendia ficar com a seguinte fauna: 2X guppy (casal) 2X molly (casal) 2X otocinclus 2X trichogaster trichopterus (gurami de três pintas ou opalino) (casal) 4X corydora ou 1X ancistrus qual dos dois escolho? ou os dois? e chega! para o meu aquário de 60 litrinhos está muito bem. acham bem ou vai haver problemas? e quanto ao ancistrus, queria fotos de vários para escolher um! e é vdd que eles só atingem o tamanho de 12 cm? Obrigado!
-
- 1 reply
- 1.2k views
neste momento tenho os meus níveis de fosfatos demasiado altos (leia-se 5) pelo que procedi a várias TPA diárias de 20%, surpresa minha, ao fim de uma semana neste ritmo continua na mesma!!!(Das outras vezes resultou) Que faço?
-
- 30 replies
- 3.2k views
Boas...! Era para saber se um aqua de 7 litros dava para alguma coisa...é que eu tenho-o praki e queria dar-lhe uso nem que metesse lá adubos e uma luz potente e fazia crescer lá riccia ou musgo com montes de fertilizantes.....e Co2!! Abraços... PS:Vou meter lá uma piranha secalhar...! :D
-
- 11 replies
- 1.8k views
Boas a todo o pessoal aqui do forum... Com este tópico venho perguntar se posso deixar os peixes uma semana sem comer...visto eu ir de ferias uma semanita pro alentejo e não ter quem lhe dê de comer....e tb não tenho alimentador automatico e não posso comprar porque estou mal de €€€€€... Abraços... PS:A comida pra férias vai sujar muito a agua?!!?!-....Não queria intreferir na boa qualidade de agua que consegui alcançar... É urgente responderem....porque vou-me embora num futuro breve!
-
- 5 replies
- 1.4k views
Nesta 6ª eu vou de ferias ..ate ao dia 28 e n tenho ninguem para tratar dos meus peixes, logo fiz um aqua comunitário, mas na minha opinião tá muito ''desiquelibrado''.O aqua e de 73 L., Tem +/- 40 Guppys e 8 alvins na maternidade, 5 neons , 1 corridora e 2 escalares e uma plkanta natural, tcº a 26º e Ph de 7.2 e tem também um alimentador automático (claro que antes de me por á viagem tenho de soltar os alvins).Não tou a conseguir postar as imagens Ppl como é que se metem imagens ? Por favor e urgente ... fico a espera
-
- 7 replies
- 1.2k views
vou montar um cubo de 50cm para colocar um casal de escalares para reprodução, gostava de saber se devo/posso colocar mais algum peixe?
-
substracto
by RASA- 1 reply
- 1.1k views
Gostava de saber qual o substracto que me aconselham para um aqua plantado de 200Lts? Oseu preço? Tb gostava de saber se aquando do envio deste seria possível mandar-me alguns camarões?
-
- 3 replies
- 1.2k views
Olaa pessoal... Eu tenho um aqua comunitário de 55cm... Acabei hoje de pôr as últimas plantas no meu outro aqua que montei ontem!!! o aqua tem 80cm!!! :D Quero fazer criação de Gupis e Platis...E estou a pensar em pôr alguns peixes do meu aqua actual para o outro(mais tarde-quando acabar o ciclo da agua...) Posso por no outro aqua as femeas quando forem parir?Elas não estranham? :D
-
- 12 replies
- 1.5k views
Olá tudo bem com vocês? Estou mesmo mesmo decidido a iniciar este hobbie e a conhecer o seu mundo complexo. Bem, já aprendi aqui mta coisa, mas queria saber ainda mais. Melhor ainda, visto que ainda não comprei aquário gostava de saber o que me aconselham sendo eu iniciante. Deverei comprar um kit? deverei comprar peça a peça (não sei se é assim ), o quão grande deve ser? Estava a pensar de água quente, doce....é bom para começar? Queria peixes um bocado exóticos (adoro os discos...ou discus não sei como se escreve bem :D ) ... Deem-me opiniões sffv . Á medida que for fazendo o meu Aqua, vou metendo fotos :D Abração!
-
Boa tarde, Este é o meu 1º post e se por acaso não estiver na secção correcta, agradeço à moderação que o coloque em sítio devido. Sou novo nestas andanças, e comprei um aquário já que o meu puto de 2 anos delira com peixes. Aliás até passaros ele trata por peixiiii... Bom, adquiri um aquário de 60lts, no qual coloquei: - 1 beta - 2 colisas - 8 neons (2 negros) - 1 molly - 2 guppy - 1 camarão (o meu preferido) - 1 esquisito preto com ventosa que não me recordo o nome - 1 limpa fundos - 1 rã Segui à risca as indicações da loja, no que respeita ao tratamento da água, e este fim de semana aconteceu o pior... Além da derrota do SCP, cheguei a c…
-
- 22 replies
- 3.2k views
gostava de descobrir quais os erros mais comuns que o pessoal tem vindo a cometer com peixes...
-
- 6 replies
- 13.7k views
Boa noite, Adquiri recentemente um aquário, que pode ser visto aqui e gostava de ter a vossa ajuda para o tipo e número de peixes que devo colocar. O aquário já foi preparado por mim com turfa, plantas, areão e água da torneira. Neste momento está em "repouso" para acertar o pH e receber novos habitantes. Julgo que as plantas que estão no seu interior são as seguintes: 1 Echinodorus (não sei sub-espécie) 1 Valisnéria 1 Lysimachia (não tenho bem a certeza) Gostava de conseguir ter uns 4 ou 5 peixes, e embora tenha preferências (Guppys; Raposa voadora; Plattys; Corydoras; Neóns), não tenho bem a certeza do que lá colocar. Apesar de já ter varrido est…