PRIMEIROS PASSOS
Para iniciados no mundo da aquariofilia de água doce
12,643 topics in this forum
-
- 2 replies
- 964 views
OI pessoal, Eu tenho um dúvida na questão na iluminação! Eu tenho um aquário de 40 litros que vinha que uma calha de 15 watts (t8), mas como sabem isso é pouco para a litragem..como tal, queria adicionar mais 15Watts, e para isso estava a pensar em adquirir uma daquelas calhas de se seguram nas bordas so aquários, tipo arcadia tão a ver né!!Bom, mas entretanto surgiu-me a duvida!! qual é a diferença entre as luzes T8 e HQL??? quais são as melhores. Para uma calha aquapo de 15Watts posso adaptar para lampadas HQL...obrigada pela vossa ajuda Wooddy
-
- 3 replies
- 1.9k views
caros colegas em aquariofilia , primeiramente muito obrigado pelo espaço .. faz apenas 1 semana que resolvi trocar o substrato do meu aqua , pois , oque estava usando estava sujando muito a água , mas mantinha o ph 7.0 fiz a troca com tpa 70% e com o Aqua Soil Amazonia e Power Sand Especial S estou com ph 6.0 , é isso mesmo ? pois minha fauna requer um ph alcalino e agora ? terei que trocar novamente ? setup: dimenções : 60x30x40 60l com quase 2 meses filtro canister : Power Box 45 da Kotobuki com 400l/h com perlon , carvão ativado e uma parte com ceramicas substrato : Aqua Soil Amazonia + Power Sand Especial S iluminação : PG-5 8500k 20W + PG…
-
- 3 replies
- 1.5k views
Boas...tenho uma pequena dúvida...eu tenho um filtro EHEIM interior de "colar" ao vidro:) será que há problema em o filtro ficar num lado do aqua e o aquecedor do outro lado? Ou o filtro deve ficar virado para o aquecedor pa este apanhar com a corrente? Obrigado
-
- 1 reply
- 624 views
Boas pessoal...gostaria de saber se ao fazer o teste de GH se deve agitar a "proveta" a cada gota introduzida! Voces como fazem? Obrigado cumprimentos;)
-
- 19 replies
- 2k views
bem, estou a montar o meu 1º aquário e tenho algumas dúvidas. este aquário de 60L já esteve montado como substracto tinha um que fiz em casa com humus de planta e areia do rio (penso que foi um grande erro...) e passado uma semana de o ter montado assim pus os 1ºs peixes e plantas, uma plysperma, uma cabomba se não estou em erro e 6 guppys, como resultado morreram quase todos os guppys, salvando-se 2 fêmeas que meti num aqua de 15l e uma das quais teve alevins. esvaziei o de 60L , lavei o areão, filtei-o, fervi-o assim como todas as pedras e voltei a montá-lo com um substracto da SERA. enchi-o com água tratada com anti-cloro da avipar e ficou com a bomba de a…
-
- 9 replies
- 1.4k views
Boas ! Eu sou novo aqui no forum, apesar de já estar registado a algum tempo tenho apenas estado a ler todos os mais diversos topicos postados aqui por voces. Tenho ficado espantado por todo este mundo aquatico . Bom... eu já tenho aquas desde muito tempo, começei por um de 20l (40cm) que mudei para um de 50l (60cm) comunitario cheio de vida que está em casa da minha namorada Tenho também o meu velhinho de 20l destinado ao meus 4 Discos ( sei k provalvelmente eles deveriam estar num maior... são 2 pikenos e 2 medios, mas estao tao contentes e ficam loucos sempre que apareço na frente do aqua). Por razões de falta de espaço ( e de vontade dos meus pais ) n…
-
- 17 replies
- 2k views
Comprei que aqua pequeno...poruqe sou inciciante e os meus pais nao me deixaram comprar maior 30x20x25....15 litros lampada(redonda) de 15W Filtro Filter Pico(230V~50Hz 6.5W Gamx 350l/h) sem termostato(não sei se o compro) tempratura a 22ºC/23ºC 7.0ph... No entanto tenho muitas duvidas: Eu estava a pensar num pleco, 1 corydora, 1moly, espada ou guppy...é muito,né? Quantas horas tenho de deixar a luz ligada? É cerdade que o pleco cresce muito?É que eu perguntei na loja dos animais e disseram-me que só cresce consoante o tamanho do aqua.É verdade??? Sim consigo Não quero por plantas verdadeira...só artificiais... Invertebrados…
-
- 2 replies
- 1.2k views
Boas, Gostava que me esclarecessem uma duvida, o meu ph está baixo (6.4) e queria neutralizar mais a agua do aquario, acham que haverá problema em adicionar um produto da avipar (alcalino)? Já tenho este produto a algum tempo, mas agora que adquiri plantas o ph baixou-me um bocado, é que o aspecto do produto parece pre-historico será de confiança!? Ou será melhor utilizar metodo naturais tipo troncos... Cumprimentos!
-
- 5 replies
- 1.2k views
Bom dia, Ajudem-me p.f.f., tenho neste momento guppies femeas a morrer. Penso que será alguma bactéria. Acontece q tb tenho alevins com cerca de 1 semana. Posso administrar algum medicamento, sem causar a morte aos alevins? As minhas guppies ficam com o rabo ratado, falta de cor e uma delas parece inchada (já morreram duas).
-
- 1 reply
- 844 views
Olá, No outro dia inexplicavelmente, uma femea guppy morreu. Hoje, tenho duas femeas guppys na maternidade, e reparei que (palavra corrigida) não se encontram muito bem. Uma delas tem o rabo roído(pensei eu que (palavra corrigida) teria sido algum macho e por isso separei-a), e hoje está com as pontas do rabo escuras e a ficar espaçadas, e o resto do corpo com uma cor muito clara tipo despigmentada. A outra, tem o corpo também (palavra corrigida) a ficar claro mas que se sobressai uma pintas vermelhas. O que (palavra corrigida) devo fazer? Que medicamento devo administrar? PH 7 e temperatura a 26º
-
- 4 replies
- 1.2k views
Ola a todos!! :D :D Tenho 3 zebras, duas fêmeas e um macho. Penso que os peixes zebras costumam estar normalmente no nivel superior do aquario, mas as fêmeas que eu tenho muito raramente vão lá. Passam o dia todo no fundo do aquario e quando vão ao nivel superior do aquario o macho começa logo a andar atrás delas e elas vão outra vez para o fundo. Não sei o que fazer espero que me possam ajudar...
-
- 7 replies
- 1.1k views
Comprei um kit aquapor com um aquário de 100 litros, aquilo vinha com uma calha de 1 metro com uma lampada de 30 w. http://www.aquapor.pt/pt/starpor.htm A minha dúvida é: Será aquela potência suficiente para um aquário em que queria meter algumas plantas não muito exigentes e para os peixes???? Se não quais as soluções para a alterar (visto que o design até não é mau)?? Aguentará a calha com a simples mudança de lâmpada para uma mais potente?? Obrigado desde já... Vocês têm uma paciência inesgotável :D
-
- 13 replies
- 5.1k views
Boas Gostaria de ouvir opiniões sobre qual o melhor atlas de peixes de agua doce na vossa opinião. Estou a pensar comprar 1 e estou com algumas duvidas.
-
- 2 replies
- 912 views
Boas pessoal! Tenho andado aqui no fórum á procura das melhores horas para iluminar o meu aqua, mas nos posts que li são todos incompatíveis! tenho um aqua comunitário, com guppies, neons e camarões, e ligo a iluminação das 18H- até ás 8:00, será que ter a ilumnação a estas horas estará certa? ou será melhor deixa-los ás escuras de noite? espero uma resposta que me ponha finalmente fim a esta dúvida minha
-
- 13 replies
- 1.6k views
Hello, Tenho um aquario de 50 cm mas nao estou a conseguir manter as minhas plantas. Comprei umas plantas à uma semana e parece que estão a morrer, ficam amareladas, algumas folhas ficam "queimadas", ja deitei fertilizante de ferro (PlantaMin da Tetra) na agua, mas nao sei se preciso de CO2, o q é q acham?? é importante? e adubo? Tenho placa de fundo, mas está a puxar pouco, não sei se afecta as raizes. A lampada é uma AQUAGLO de 15w, espectro de 18000K. Aguardo por uma ajuda. Cumprimentos.
-
- 12 replies
- 1.8k views
bom dia, estou a ficar seriamente preocupado com a agua do meu aquario, enchi na sexta feira passada, este é o 3º dia e a agua continua muito esbranquiçada (turva), já me disseram que é normal, mas eu nao noto melhorias nenhumas, será que devo fazer tpa`s? tenho o filtro com carvao, esponja e ceramicas, pus o anticloro e as bacterias, será que tenho de começar tudo de novo? o aquario tem 240 litros, tem substrato para as plantas e cascalho lavado, o que estarei a fazer mal??? ajudem-me por favor.
-
- 3 replies
- 939 views
Primeiro que tudo, o meu bem haja a todos os que tornam este Fórum possivel, desde os Patrocionadores, Adm's, Mod's e user's. Como facilmente deprenderão sou novo por aqui e pouco ou nada, melhor nada percebo de aquariofilia Tenho um aquário de 100 L, á cerca de 1 mês e graças ás vossas dicas, tudo tem funcionado ás 1000 maravilhas Comprei um alimentador automático, que é fixado á tampa do aquário, só que a minha tampa não possui nenhum orificio para aplicação do alimentador Pensei em fazer um orificio, mas já constatei que quando abro a tampa do aquário a mesma se encontra repleta de vapor de água A minha pergunta, é a seguinte: Ao efectuar o ori…
-
- 18 replies
- 2k views
Olá a Todos os Forenses No outro dia, reparei numa femea de Guppy que estava prestes a dar a luz muito parada, pensei que (palavra corrigida) fosse aquele momento de ter alvins. Acontece que (palavra corrigida) à noite morreu e então reparei que (palavra corrigida) o rabo estava esquisito, parecia ratado. Ontem à noite vi uma outra fêmea da mm raça também (palavra corrigida) grávida, também (palavra corrigida) com o rabo ratado (de manhã não tinha nada). muito (palavra corrigida) intrigada fiquei, e estive alguns momentos a observar o aquário e só vi os guppys machos constantemente atrás delas. Por precaução separei as grávidas. Tenho dentro do aquário neons,…
-
- 11 replies
- 2.3k views
Olá! Montei o meu primeiro aquário há 3 semanas. É um aqua de 60 litros, plantado. Há 4 dias coloquei lá uma coridora albina, um ancistrus sp (ainda pequeno - cerca de 1,5 cm) e dois tetras serpae. Na decoração tenho 2 pequenos troncos. Acontece que o Ancistrus, que se manteve activo durante os primeiros dois dias, desapareceu... ou sou eu que não o encontro ... não o vejo há dois dias . Já procurei debaixo dos troncos, nas plantas... sei lá. Será possível que se tenha enterrado? Já agora, hoje testei a minha água e está com cerca de 7,5 de ph... Enfim... Obrigada pela paciência...
-
- 7 replies
- 1.5k views
Boa Tarde a todos. Sou novata nesta área, aliás adquiri um aquário de 50 cm à apenas uma semana. Preciso da vossa ajuda, colegas experientes, sobre que tipo de plantas devo colocar e a quantidade. Tenho apenas 2 anubias q me recomendaram na loja por serem resistentes. Qt peixes me recomendam para um aquário desta dimensão e que género? Quero apenas pacíficos. Tb estaria interessada em comprar um tronco a quem tiver. Aguardo notícias
-
- 13 replies
- 1.7k views
Olá a todos, Adquiri recentemente o meu primeiro aquário e tenho procurado informação acerca da melhor maneira de tratar estes maravilhosos seres que são os peixes. Tenho deparado, no entanto, com algumas dificuldades e dúvidas. Aqui vão algumas delas. O aquário foi montado há 12 dias e nos primeiros 2-3 dias apresentava uma névoa que julgo ter sido devido a partículas da areia em suspensão. No entanto, desde há 4 dias o aquário voltou a apresentar a água turva, sem razão aparente. Será devido a um tronco que está a começar a ganhas bolor (fungos)? Outra dúvida que tenho é acerca dos testes químicos da água, pois quero ter a certeza que o aquário está preparado para r…
-
- 2 replies
- 1.1k views
Antes de mais...felicito vos por este magnifico forum, esta mesmo muito bom...e tem me ajudado imenso. Cá vai mais uma duvida...o ciclídeo electric yellow labido dá se bem com neos e peixes mais pequenos? Pode se po los no mesmo aqua? electric yellow labido = ciclideo limao??? cumprimentos...
-
ola a todos tenho uma duvida importante que e a seguinte: o meu aquario e de quase quase 300 litros estou a pensar em fazer uma calha de 280w. ligada 10 horas por dia, tera um consume em €€€€ de quanto mensal(aproximadamente)?? ou sera mais economico uma calha hqi de 150w, ou 2 de 75w? para um plantado, com discus o que aconcelham?? ja agora as medidas do aquario sao 123comp, 54 larg, 45 alt
-
- 9 replies
- 1.8k views
Tenho um aquário de 100x50x40 e gostava de saber quando por o meu oscare e outros ciclideos? Tendo em conta: Tempratura-28 PH-7.0 Filtro Fluval 205 a trabalhar desde sábado(21 de Fevereiro de 2006) Areão e Decoração pronta. Produtos na Água:Nutrafin Aqua Plus,Nurafin Cicle. Por isto pergunto Quando???
-
- 3 replies
- 1.1k views
... MEEEE!!!..... ...sou novo nestas coisas.... Acabou-me de nascer 9 Guppys... que fazer?!!! Sei que tenho quee comprar uma "Maternidade", .... mas isso só pode ser amanhã... que fasso hoje?!!! AJUDEM-ME
-
- 4 replies
- 1.1k views
Boas pessoal....antes de mais felicito-vos por este forum excelente! Estou com uns problemas com o meu GH e preciso de o baixar urgentemente...kuais os métodos para o fazer? Há metodos caseiros? Pff ajudem...agradeço resposta...abraços
-
- 3 replies
- 1.8k views
Boas...tenhu uma barbo tigre "gravida" devo pô la na maternidade?
-
- 14 replies
- 1.6k views
Oi,Estou num dilema e não sei o que fazer ..., montei um aquário à 4 dias e encontra-se a fazer o ciclo . Gostaria de saber e aproveitando alguns conhecimentos dos colegas aquariofilistas se é necessário fazer TPA agora de início?Obrigado Cumprimentos João Fernandes
-
- 3 replies
- 937 views
Bem, fui ao carrefour do Montijo, qual não é o meu espanto que eles tinham aquários de 100 litros em promoção (kit completo, com filtro, termosestato, termómetro, calha já com lâmpada, e mais umas coisinhas por 119 euros), pareceu-me um bom negócio e pronto, lá "torrei" uma pipa de massa que não tinha programado por enquanto :D Passando ao que interessa... quando tiver tudo em condições (vai demorar algum tempo) queria lá meter uns peixitos, tava a pensar nuns escalares, e de resto não tenho grandes ideias feitas, que me recomendam já agora, os escalares grandes e pequenos dão-se bem uns com os outros
-
- 10 replies
- 1.3k views
Comprei um aquario num supermercado, tem 50cm de comprimento, 25 de largura e 25/30 de altura.... juntamente c o aquario veio uma 'Bomba de agua c fluxo ajustavel' ao visitar alguns sites a unica coisa k tnh lido sao sbr filtros, inda n li nenhuma referencia a bombas de agua... no fundo do aquario traz um compartimento com 3 colunazinhas, na do meio traz uma esponja azul... nao sei o k fzr c isto, ate à pouco tempo apenas tinha um aquario redondo de pequenas dimensoes e gostava mt de ter um aquario maior e com boas condiçoes... agradecia k esclarecem-se a mh duvida sbr a bomba de agua, k é o modelo p-p 302 da pacific...
-
- 18 replies
- 2.6k views
Olá a todos! Temos o nosso aquário montado há quase 4 semanas e comprámos tudo o que nos aconselharam, na loja de animais que nos pareceu mais fiável. Antes de colocarmos os peixes, certificámo-nos que os valores estavam todos correctos e no fim de todo esse processo, alegria das alegrias, os primeiros habitantes chegaram!... Entretanto, de há uma semana para cá, têm morrido peixes quase todos os dias... a água está turva... e os pequenitos nadam todos á tona, como se estivéssem com dificuldades em respirar... Mudámos 20% da água tendo o cuidado de utilizar o aqua plus, mudámos o carvão, e voltámos a colocar o cycle. Nada resulta! Pedimos a vossa ajuda, p…
-
- 6 replies
- 3.3k views
ola amigos,gostava de saber se a pedra de quartzo é prejudicial,se sobe o ph,etc....obrigado e um abraço
-
- 9 replies
- 1.3k views
ola, desta vez estou aterrorizado, o assunto e o seguinte, estava eu a vasculhar no forum quando dei com umas conversas sobre as espessuras dos aquarios, o meu aquario foi comprado a cerca de 10 dias, tem 120x40x50, a espessura do vidro da frente e de 10mm e o detras de 8mm, os laterais tem 8 mm tambem, mas nao tem qualquer travessa, de referir que o aquario vinha em kit, perfeitamente acondicionado e nao tem qualquer fuga, mas reparei que tirando as medidas, ao meio tem uma diferenca de meio cm em comparacao com os extremos, estou seriamente preocupado, pois tenho criancas em casa e tenho medo que aquilo rebente, por favor o que devo fazer, ja perguntei na loja e dissera…
-
- 9 replies
- 2.1k views
Tenho um aquario de 120l, comprei-o já montado a alguém que não se interessava muito pelos peixes, por isso, queria mantê-lo da melhor forma possivel. tenho feito tudo como tenho visto em sites e o que me tem aconselhado em lojas de animais, mas agora tnho uma duvida. Aconselharam-me a trocar de filtro (tenho 3 filtros internos, 2 shark e um fluval pequenino), mas aconselharam-me a trocar por outro, só que alguns dizem para trocar por um externo e outros por um bom filtro interno, visto ser um aquario nao muito grande, Que acham?
-
- 3 replies
- 1k views
Encontrei um neon morto no fundo do meu aquário, com 2 Discus a fazerem dele almoço. o que faço? deixo-os comerem o neon, ou será melhor tirar de lá o neon antes que se habituem aquele tipo de comida e começem a atacar os vivos?