Periodo de Iluminação


Recommended Posts

Bom dia,

 

Costumo ter a iluminação do meu aqua ligada 11:30h por dia. Das 7:30 às 19h.

Uma vez que alimento os meus peixes normalmente 2 vezes ao dia, logo pela manhã 8h e depois ao fim do dia estava a pensar intercalar os periodos em que tenho as luzes ligadas. Tipo das 7:30 - 10h, depois desligo e volto a ligar às 12h até 21h.

 

O que acham disto? Será que não é problema de desligar durante as 10h até ao 12h. As plantas e os peixes não se recentem disto? Ou convêm deixar sempre ligado sequencialmente.

 

Agradeço os vossos comentários.

Obrigado.

Bruno

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A haver problema penso que será com as plantas... desde que o aquário não fique completamente às escuras, alguns peixes até gostam da penumbra.

Eu mantenho os meus com mais iluminação artificial durante o Verão (altura em que tenho a casa mais escura) e no Inverno só é ligada mediante um sensor quando começa a escurecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Problema real não sei se há, mas que não é nada natural não é.

Acho que mais vale fazeres o ciclo de iluminação normal, e a meio do dia tentares que o aquario apanhe mais luz natural (não deve levar com luz directa do sol). Lembra-te que o ciclo devem ser +- 12 horas de iluminação, se te apareçerem algas verdes é indicação de iluminação excessiva (pode ser também de levar com luz solar directa). Agora quanto a ligar, desligar e voltar a ligar, acho que não te traz nenhuma vantagem a não ser que compenses essa pausa na iluminação com luz natural. Se o que queres é ter o aquario ligado ate ires pa cama começa a liga-lo mais tarde.

Fikem bem 8):lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que quero é ter a luz ligada quando alimento os peixes de noite (por volta das 22:30+2h da digestão), ou seja queria desligar por volta das 00:30h.

 

Eu não tenho luz solar porque coloquei o aqua num sitio sem luz quase nenhuma, como se sugere neste forum por alguns.

 

Obrigado.

Bruno

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo o site da JBL, uma interrupção do período de iluminação não é natural e interrompe o bio-ritmo das plantas. Também li algures (não me lembro onde) que os períodos de fotossintese e respiração são alterados se existir uma quebra no período de iluminação.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Vlad era mesmo isso que temia.

 

Não queria era ter de alimentar os peixes com a luz apagada, li algures que convêm ter ligada a luz durante a alimentação e digestão dos mesmos (no meu caso guppies 2 horas).

 

Obrigado.

Bruno

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que alguns peixes perturbam-se imenso quando se liga a luz estando a sala às escuras. Deve-se ligar a iluminação gradualmente. Ou seja, a luz eléctrica ser ligada quando ainda / já há luz do dia. Penso que com plantas, ligar a luz às 12h00 e desligar às 00h00 é um bom principio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho andado com uma dúvida similar por causa da alimentação dos peixes, logo pela manhã porque saio para o trabalho perto das 8 da matina.

 

O que faço é acender as luzes dos locais onde estão os aquários mal me levanto, e dou-lhes de comer depois do banho (do meu entenda-se :D ) e apago as luzes quando saio de casa, altura em que já há luminosidade do dia a preencher a casa.

 

Não tenho tido sustos nos peixes, embora alguns sejam mais dificeis de acordar :( O facto das luzes que tenho nos locais onde estão os aquários serem ténues também devem ajudar a não haver sustos e aos bichos verem o suficiente para comer.

 

Espero que ajude.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal não sou o uníco com este problema...Vlad por isso disse que era porreiro ligar a luz de manhã 2:30h horas, tempo de eles se habituarem à luz (30m) e mais 2h para digestão e depois ligar de tarde mas parece que as plantas não gostam muito disto.

 

Já agora tu ligas luzes de fora do aqua para eles acordarem , dás de comer às 8h e depois a luz do aqua liga a que horas?É que acho importante eles terem luz na digestão.

 

Bruno

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A luz liga por volta das 14 horas e apaga à meia noite, mas existe iluminação em todas as divisões. Não é directa à excepção de um aquário, não é brilhante, é uma espécie de amanhecer :(

 

Ou seja, os peixes não volta a ficar às escuras.

 

Eu acho que tive sorte com os locais onde estão aquários para te ser honesto, não previ nada disto.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu tambem vou acendendo a luz gradualmente... principalmente depois de ter precebido que o meu betta tinha ataques de furia quando o acordava derrepente, hehehe punha-se a atacar guppys e afins, passei a gradualmente ir iluminando o aquario e ele deixou de ter esse comportamento. Custumo ligar as luzes por volta das 11h-12h e desligo ás 24h-1h . Custumo dar de comer 30 min depois de acender a luz e outra vez por volta das 21h. Acham este procedimento correcto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

boas,

 

Eu tambem tenho a habito de acender primeiro a luz do tecto e só passados 10 a 15 minutos acender a luz do aqua, mas ao contrario de vocês o periodo que tenho a luz ligada é das 20.00 as 08.00 da manhã, é que tenho filhos pequenos e assim junto o util ao agradável.

 

Um abraço

 

Paulo Miranda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.